O Exército escalou três generais às vésperas da aposentadoria para atacar e mostrar a insatisfação da Força com a Estratégia Nacional de Defesa. Na reunião do alto comando, hoje, eles apresentarão três documentos com críticas ao plano elaborado pelos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Nos textos, obtidos pelo Estado, os militares se queixam da politização em curso na pasta e alertam contra o projeto de centralização de compras de armamentos, mais permeável, segundo avaliam, a casos de corrupção. Os documentos foram elaborados pelos generais Luiz Cesário da Silveira Filho, ex-comandante Militar do Leste, Paulo César de Castro, chefe do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, e Maynard Marques de Santa Rosa, chefe do Departamento Geral de Pessoal. Leia mais aqui.
25 comentários
Perguntar de novo é preciso
ReplyQuando será pedido o impeachment do Lula?
Coronel, vamos ver até qaundo vai este movimento.Eu,sinceramente espero que algo IMPORTANTE resulte desta reunião.Dora
ReplyEspero que eles sejam a segunda voz na escuridão.
ReplyO que este governico está fazendo já deu.
Lilyanne
E quem liga p/ militares hoje? Curvaram demais as costas. Não conseguem mais ficar eretos.É a crua realidade.
ReplyDO CESAR MAIA
ReplyFUNDOS DE PENSÃO ESTATAIS! FALTOU DIZER!
A gula do PMDB manteve oculto o personagem principal. Quem manda mesmo nos Fundos de Pensão das Estatais Federais é o Gushiken, amigão do Lula, ex-ministro e mais ministro que nunca, agora fora das câmeras, porém mais ativo do que nunca. Conversem com a associação de engenheiros da Petrobrás ou mesmo com quem conhece o Previ-BB, ou todos...
* * *
LULA, PT E OS FUNDOS DE PENSÃO! O PMDB NÃO ESTÁ SÓ!
1. Quem reler a revista Veja do início de 1985 verá uma matéria com Lula onde a revista pergunta a razão do PT não vai votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral. A resposta de Lula foi pronta: 1) Queremos aumento do salário mínimo; 2) Queremos que os sindicatos controlem diretamente os fundos de pensão. Ou seja, se Tancredo liberasse os fundos de pensão para a CUT, o PT votaria nele. Essa era a moeda de troca. Gushiken, presidente do sindicato dos bancários, iniciou a partir daí um intenso treinamento para se tornar especialista em fundos de pensão e ser o coordenador da CUT/PT com vistas às mudanças da lei naquela direção. O PT conseguiu uma diretoria para os sindicatos em cada fundo de pensão, em geral a diretoria de benefícios. Mas não ficou por aí. Avançou sobre o FGTS e sobre o FAT-seguro desemprego. Delúbio Soares foi o quadro do PT deslocado para representar a CUT nessas funções. O PT e Lula sempre tiveram em mente a manipulação dos recursos financeiros dito dos trabalhadores como forma de fortalecimento do PT e da própria CUT.
2. Na revista Isto É de 16 de janeiro de 1985, Lula responde a pergunta e sublinha: "Outra coisa fundamental: que os trabalhadores controlem os fundos que são, compulsoriamente, recolhidos em seu nome."
Coronel
ReplySeus textos já estão no Jorge Serrão desde sabado. Só faltava indicar nomes.
Tenho pena deses 3 generais, que vão servir de palhaços perante lula, jobim e unger, pois a decisão dos bolcheviques está tomada.
Esses 3 generais, hoje, com seu prestigio, serão os bobos dos bolcheviques. Serão os palhaços do dia! Triste! Aposentam-se e saem pela porta dos fundos! Porca miséria!
Não íam e mostravam assim o que pensam!
Essa gente rouba ate o exercito, qualquer dia os soldados não terão munição nem cueca!
ReplyCoronel, estou divulgando a minha trincheira: http://democraciaoumorte.blogspot.com
Replygrande abraço
Gerson
DO C.H.
ReplyLula quer ‘incentivar’ aviões brasileiros
O presidente Lula afirmou ontem (2) que o governo vai “promover discussões internas para descobrir maneiras de ampliar o uso de aviões da Embraer no Brasil”. Lula afirmou que as demissões realizadas pela empresa foram causadas pelos cancelamentos de encomendas de clientes internacionais. A primeira medida do presidente poderia ser vender seu avião de US$ 56 milhões, o francês Airbus A320.
Ao menos em final de carreira alguns oficiais criam um mínimo de coragem.
ReplyAliás, a criação do esdrúxulo "ministério" da defesa (por FHC) teve, exatamente, este objetivo: desmoralizar a voz dos fardados.
OFF:
ReplyEnquanto isso, lá no norte, o farsante queniano está propondo desativar o escudo anti-mísseis, do "Guerra nas Estrelas", criado por Reagan.
A canalhada comunista está acabando com a liberdade no planeta.
PARA MIM, O PIOR DO TAL DOCUMENTO É A TENTATIVA DE IDEOLOGIZAR O ENSINO NAS ACADEMIAS MILITARES !
ReplyQUEM LEU, SE ARREPIOU COM O CONTEUDO !
CHAVISMO?
GRAMCISMO?
MARXISMO?
PETISMO?
LULISMO?
...SIM! E TUDO JUNTO NA CABEÇA DOS CADETES!
ENTÃO COMO OS MILITARES VAO MESMO MAIS UMAVEZ PERDER MAIS ESTA BATALHA, NAO TENHO MAIS E A MENOR SOMBRA DE DUVIDA DE QUE NAO HA MAIS ESPERANÇAS P. NOS E O BRASIL !
A DITADURA DELES, VIRÁ MESMO !!
Veja o que o MST é capaz de fazer com as crianças. Reparem na idade delas e me digam se isso não é doutrinar. Do meu ponto de vista os dirigentes desse movimento e os pais deveriam estar atrás das grades, pois são verdadeiros criminosos formadores de futuros terroristas.
Replyhttp://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1024832-16021,00-GOVERNO+GAUCHO+CANCELA+CONVENIO+COM+ESCOLAS+DE+SEMTERRA.html
O articulista do Estadão precisava começar o texto citando que os generais estão em vias de se aposentar?
ReplyMago
APOSENTADOS.
ReplyOs generais falam, se aposentam e ficam ou doutrinados. As aulas nos quartéis devem ser iguais às que são dadas nas academias de polícia, onde impera o dirieto achado na rua.
Delegacia agora é local de plantão social. Delegado é um tipo de assistente social.
Já era...
Do asunto "boxeador cubano" já falamos bastante, demos bastante dor de cabeça para elles.
ReplyVoltemos aos assuntos antigos.Como estão:
- o caso da moça na Suiça?
- o caso Batistti?
Os petralhas gostam de centralizar tudo em direção aos seus bolsos.
ReplyOla coronel
ReplySurge uma luz no horizonte da esperança.
O brasil está parecido com uma pedra
postada em determinado terreno,e servindo como mesa para colocar restos putrefados para banquete de abutres humanos.Bom seria se debaixo desta pedra houvese a existência de um mundo habitado querendo retirar a pedra para poder receber um ar limpo e livre deste fedor de carniça.
YUR
O da "mansão do lago" (aquele que é mas não é) entregou o cargo. Devia entregar tb o passaporte.
ReplyATT: GENERAIS/OFICIAIS/ MILITARES EM GERAL.
ReplyULTIMO AVISO :
ESTA CORJA QUE ESTA AHI SÓ SAIRAH PELA FORÇA.
NÃO TENHAM DUVIDAS, SÃO ELES OU NÓS!
AS FF.AA SÃO RESPONSAVEIS PELO PONTO DE DESCALABRO A QUE CHEGAMOS.
MENTIROSO.
ReplySe Lula quer incentivar o uso de aviões da Embraer para ajudar uma empresa brasileira por que não vende o aerolula e usa um nacional? Por que esse presidente nunca dá um bom exemplo?
Sobre a chiada dos generais: AGORA A INÊS É MORTA"!!!!!
ReplyPara ser o "do contra" vou comentar utilizando axiomas conhecidos por todos:
Reply1) Quanto à "politização" da, podemos assim chamar, POLÍTICA de Defesa, temos:
"A guerra é a Política feita por outros meios" - Karl Von Clausewitz
2) Quanto à centralização do processo de compras, que não inclui compras isentas de licitação, temos:
"O estreitamento da frente favorece a defesa" - 'Sir' Basil Henry Liddell Hart
Colocar "kamikases" à frente dessa crítica foi necessário, mas revelou fraqueza.
Considero a END não como o "FIM", como esses tradutores de botequim e profetas apocalípticos de pouca sabença a têm colocado.
É um passo. E assim a devemos encarar.
Falta muito, sem dúvida. Mas ao menos um passo foi dado!
Me lembrei de uma frase que ouvia em meus tempos de caserna: "O EB nunca muda!". Espero que mude, e o começo está aí.
Prezado Coronel
ReplyComo também milico e oficial das FFAA considero pífia e tardia essa manifestação dos três "4 estrelas", uma vez que estão às portas de passarem p/ a reserva.
Sob a égide da disciplina intelectual (que podemos traduzir, no popular, pela expressão "o chefe tem sempre razão e não adianta bater de frente ou quem se ferra é você"), as FFAA estão entregues à cultura da subserviência.
Vale tudo p/ conseguir um salariozinho indireto (missão no exterior, nomeação p/ o MD ou p/ o Gab do Cmt da Força, nomeação p/ adido militar no exterior, fazer cursos no estrangeiro...tudo isso pode até quadruplicar o salário da oficialidade...ou seja...essa boquinha qualquer milico está louco p/ pegar....ou uma DAS por função especial...
E assim se compra a consciência da oficialidade e os valores tradicionais da caserna vão perdendo a sua força!
Esses generais deveriam ter se manifestado logo depois que foram promovidos ao último posto...assim poderiam transformar seus subordinados em caixa de ressonância de suas idéias e poderiam tornar-se verdadeiros líderes dentro do EB! Vide o caso do Gen Heleno que meteu a boca no trombone e não perdeu o cargo.
Falar agora, que estão perto de vestir o pijama, para mim, como militar de carreira que sou, é a mesma coisa que sair atirando porque a festa acabou...vale o mesmo que nada!
Se tivessem usado a função que ocupavam p/ sensibilizar os subordinados em relação a essa coisa ridícula chamada EDN, teriam conseguido criar um movimento de pressão que certamente chgaria até o Planalto e colocaria uma pulga bem grande atrás da orelha do apedeuta, Jobim das Selvas e Cia Ltda...
Fazer o que fizeram esses generais, não vale de nada!
Desculpem o tamanho do post.
TFA
O dia em que os militares (e já fui um) abrirem mão das aviltantes regalias previdenciarias, tornadas "legítimas" durante aqueles tempos de Geisel e até antes, aí sim tornarei a considerá-los como dignos de crítica.
ReplyNão têm verba para equipamento e instrução?
Quanto vai para esse desparate que é aposentadoria com promoção automática, hereditária (filhas que não se casam), e afins?
Direito adiquirido? A que preço?
O preço é pago pela nação que deveria ser defendida!
O apedeuta realmente não tem nenhum valor. Mas herdou um abacaxi que nem Figueiredo (Deus o tenha!) quis (sem antes se promover de maneira 'pouco comum').