Hoje o Blog do Noblat publica um artigo do próprio blogueiro avaliando se o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, é um bom ou um mau juiz, em função da sua posição opinativa em relação aos principais fatos nacionais. O último deles foi afirmar que é uma "ilicitude" o governo financiar "crimes" como as invasões de terra feitas pelo MST. A questão de fundo está errada, pois não existe um órgão que possua um regulamento tão rígido quanto o STF, o que impede personalismos no exercício da função de julgar. Alguns pontos: as decisões, via de regra, são tomadas em plenário de onze ministros, onde o presidente apenas vota para desempate; a distribuição dos processos é feita por sorteio informatizado, aberto ao público, sendo que o presidente não recebe nenhum para relatar ou julgar; há prioridades que orientam a pauta, começando pelos pedidos de habeas corpus, pedidos de extradições e assim por diante. Gilmar Mendes, o presidente do STF, apenas julga pedidos de habeas corpus, como o de Daniel Dantas, quando os demais juízes estão impedidos, como é no caso de recessos. Gilmar Mendes não deve, jamais, ser considerado um juiz, mas sim o presidente de um dos Três Poderes da República, cuja maior função é guardar a Constituição e a Democracia. Como juiz, sua opinião pouco vale. Como autoridade máxima do Judiciário é uma garantia de que os demais poderes agirão sob o estrito respeito às leis. Quem tiver alguma dúvida sobre como funciona o STF, pode ler aqui o seu regulamento. Para não sair por aí colocando falsos dilemas.
19 comentários
um artigo do próprio blogueiro?
Replymilagre!
era coisa rara, raríssima de acontecer por aquelas bandas...
vai chover canivete hoje a noite, preparem-se...
Bem, Coronel, vamos combinar que a realidade no Brasil não confirma essa teoria. A Consituição tem sido desrespeitada descaradamente e não vemos ninguem punido nem qualquer fato revertido. Parece mais que há um confronto de egos no STF, do que uma junção de forças para fazer valer as regras que VC acaba de mencionar. Vemos mais bandidos amparados do que os interesses da Nação defendidos. Será que não?
ReplyTherê:
ReplySeis ministros do STF são indicados pelo Presidente da República. Portanto, a maioria do plenário. Portanto, pode ficar pior. Se tivermos mais dois mandatos do PT, aí sim, vamos assistir uma tragédia. Penso que devemos defender um Gilmar Mendes de olhos fechados, mesmo com o seu ego lustroso, pois hoje é a única voz que incomoda a esquerda no Brasil. Sejamos sensatos e pragmáticos. Não dá para lutar contra forças tão poderosas usando o fígado. Tento não fazer isso, pelo menos.
Um abraço!
Prezado Cel,
ReplyColoque em seu blog editorial do jornal o Estado de Sao Paulo, de hoje, do cineasta e jornalista Ipojuca Pontes,explanando as razoes da demissao so jornalista Mario Morel da TV BRASIL.
Um abraco,
CMG Netuno
O Ministro Gilmar Mendes foi alvo hoje de ataque em massa dos jornalistas de aluguel do PT. A coluna do Kenedy Alencar, por exemplo, é uma agressão explícita. Em tempo, não incluo o Noblat nesse rol de jornalistas de araque.
ReplyCoronel
ReplyConcordo com sua análise. É perfeita.
Ricardo Noblat infelizmente está precisando se reinventar e parar de ficar dando uma esmola pro santo e outra pro diabo, pra agradar aos 2 lados.
Chega de isentismo e irresponsabilidade na apuração dos fatos (no caso de certa brasileira “agredida na Suíça por neonazistas”)
É mau jornalismo, Noblat.
Não podemos confundir o juiz com o Presidente do Supremo que aponta as imperfeições (desculpe-me pelo eufemismo) do processo democrático brasileiro.
A verdade precisa ser dita.
Ninguém está acima ou à margem da Lei como querem os marginais atualmente no poder. Financiar movimentos ilegais (sem personalidade jurídica)com dinheiro público, além de ser proibido pela Constituição é mais um exemplo do atoleiro moral que lulas,dirceus,tarsos e casséis praticam no dia a dia.
Mendes está prestando um excelente serviço ao Brasil.
Se o Congresso é corrupto e a oposição inepta, alguém tem que coibir os excessos desses sanguessugas amorais que se apoderaram do Brasil com a posse de lulalá, o chefe da quadrilha.
Todo apoio ao Ministro Mendes.
...
Como disse hoje Reinaldo Azevedo: -(Esbirros)Caros e baratos estão irmanados no esforço de silenciar o presidente do STF, buscando intimidá-lo com acusações de partidarismo. Que ele resista!
...
Coronel,
ReplyParabéns pelo seu post. Realmente acho que o Noblat no artigo citado, em vez de estimular a polêmica, estimulou a confusão. Parece até que o espírito da Eliane Catanhede baixou nele na hora em que ele estava escrevendo.
Se é pra opinar com tamanha cretinice, acho melhor o Cubano continuar no copia/cola.
ReplySugestão de enquete para ele:
Eu sou um "jornalista isento, imparcial e bonzinho" ou não, pessoal?
Coronel,
ReplyO maior problema e que estao se esquecendo que no Brasil existem 3 poderes. Todo mundo acha que o cachaceiro pode fazer e desfazer, da maneira que bem entender. E o ministro Gilmar Mendes, como chefe de um dos poderes pode e deve manifestar-se. Para garantir que a constituicao seja cumprida.
Então, ponto.
ReplyQuando Noblat bloga é lavagem cerebral na moçadinha.
-O Judiciário tá capengando mas é sério, tem princípios.
Reply-O Legislativo, bão; só uma fugimorização no Senado e na Camara, na base dos Urutus, isso se eles ainda estiverem andando, o percentual de políticos sérios é insignificante, em relação a grandiosidade e audácia dos larápios que lá se acoitam.
-O Executivo; bão: Tá na mão da CUMPANHERADA.
Coronel
ReplyLi seu comentário.
Mas realmente o que pode fazer concretamente Gilmar Mendes para além de algumas vezes denunciar o que está errado?
Ter o Poder de desempate quando a maioria vota o que lula quer? È isso?
Não Coronel, não adiante. O senhor deveria ler com calma o que dois generais de 4 estrelas e no ativo, escreveram, mas que Jorge Serrão não diz quem são. Preocupante, è o mínimo que se pode dizer. Caminhamos para um confronto total, a menos que os militares coloquem já um travão.
Isto agora, só mesmo com intervenção militar! Batemos forte no fundo. lula conseguiu destruir o Brazil e colocar as nossas FA, nomeadamente o Exercito, desarmado!
Não contente, está e vai continuar dividindo-as geograficamente para poder reinar, sem perigo de levar no focinho, um levantamento militar que diga BASTA!
Em se falando de Noblat sabemos que o blog deixou de ser interessante, faz muito tempo. Era muito bom nos tempos em que o Coronel era comentarista assíduo. As pesquisas de intenção de votos que alguns comentaristas faziam lá, era muito legal. Hoje o Noblat está mais preocupado em agradar o patrão, qualquer crítica ao governo dos guerrilheiros é podada. Lula, embora não tenha nenhum respeito pelos brasileiros, no Noblat, ele tem que ser endeusado porque é uma "otoridade" contituida. O que se vê muito lá é petralha inventado bravatas do bocó mor, centenas de comentários idiotas desses. Salvo algumas matérias, ler Noblat hoje é doooose! Uma das poucas coisas que se salva é o diário do avô! Shiiiiii!
ReplyTambém estou cansado de escrever que o Noblat morde e assopra. Um lado ou outro. Não posto mais lá depois da degola mas continuo dando uma passada de olhos. Achei o artigo sobre o Ministro Gilmar Mendes pobre, escorregoso e como tem acontecido com regularidade, outro truque para gerar frequência.
ReplyMago
Eu tinha há um bom tempo o Noblat no meus favoritos e o lia diariamente e comentava bastante também. Mas com o tempo vi que esse papo dele estar sempre em cima do muro ("isento" argh!) com a série de escândalos desse governo, eu não tive dúvidas e deletei o link dos favoritos e nunca mais entrei no blog dele.
ReplyPara mim aquele blog virou uma porcaria só.
Coronel, dos 11 ministros que compõem o STF, 7 são indicação do voço guia. Os que não foram indicados por elle são os mimistros, Celso de Melo, Marco Aurélio, Ellen Gracie e o hoje presidente Gilmar Mendes. Está arriscado elle indicar mais 1 no lugar de Ellen Gracie, que deve ir para o exterior. Daí sim, teremos 8indicações do embriagado. Brasileira indiganada.
ReplyPs: há uma súmula que diz que maioria absoluta no STF são 5 ministros.
ReplyBrasil, país da piada pronta...
É por essas e outras que a esquerda sempre ganha da direita. Eles falam as maiores bobagens em todos os níveis (inclusive Presidente do Executivo) e ninguém de esquerda os critica. Aí vem uma voz de direita, que pode se fazer ouvir mais do que 1000 blogs do Noblat e é criticado?? Durma com um barulho desse...
Replygente
Replynunca existiu direita no brasil - o mais próximo disso e que vez em quando esboçava um soluço foi o pds dos milicos. de resto, são partidos de aluguéis e de negociatas como o pmdb, psdb, ptb, pdt escambau de bico. só vale o interesse pessoal de cada um deles, nada mais.
político brasileiro só quer ganhar indenizações das suas viagens vãs, embolsar o salário dele e se deixar, embolsa o nosso também - e de quebra vender o seu voto no balcão do parlamento para aprovação dos interesses do presidente da república e qualquer outro que lhe ofereça vantagem de dinheiro.
lulla está certo quando diz que foi sempre assim, só não diz que foi ele que amplificou centenas de vezes o desbunde nacional com a sua revolução cultural - o pior é que tem 84% de aprovação no datalulla.
é procedente o comentário do coronel, a gente se segura para não explodir - de raiva - e o presidente do stf tem direito a opinião política sim, e deve se pronunciar sempre que achar conveniente - afinal, o povão é anta mesmo, e a nação precisa ouvir uma voz diferente, sensata e firme, com autoridade, diferente de fernando henrique cardoso - o quinta coluna!
trecheiro