O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) que lhe assegure o direito de não ser preso durante depoimento à CPI dos Grampos, marcado para esta terça. Protógenes quer que o STF lhe garanta o direito de ficar em silêncio diante de perguntas cujas respostas possam provocar a autoincriminação. Leia mais aqui.
12 comentários
oOo
ReplyCOLIFORMES MENTAIS
Maria Lucia Victor Barbosa
28/03/2009
Dia 26 deste, durante entrevista coletiva que encerrou o encontro oficial de Lula da Silva com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente brasileiro mais uma vez contaminou a platéia com seus coliformes mentais. Deitando falatório pelos cotovelos como se estivesse num daqueles comícios em que leva a mãe do PAC a tiracolo, ele sapecou diante da delegação inglesa a seguinte “preciosidade”, referindo-se à crise mundial: “É uma crise causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis que antes da crise parecia que sabia tudo e agora demonstra não saber nada”.
Deixemos de condescendências. Não foi uma gafe, como se costuma dizer para atenuar os desastrados gracejos do presidente da República. Foi uma estupidez. Pior. Foi crime de racismo, coroado pela gabação xenófoba de que aquela gente branca, irracional, de olhos azuis são uns ignorantes que não sabem nada. Lula da Silva deve achar que só ele entende das coisas, como seu alter ego, Hugo Chávez, igualmente populista e chibante.
Questionado por um repórter britânico se sua declaração tinha viés ideológico, o presidente titubeou, engasgou e se saiu como mais uma idiotice: disse não conhecer nenhum banqueiro negro ou índio.
Acontece que existem banqueiros negros, como Stan O’Neil, ex-presidente do Merryll Lynch, um dos bancos norte-americanos que teve que ser vendido por causa das perdas bilionárias com as hipotecas subprime. E o negro Frank Raines, ex-presidente da Fannie Mae, instituição financeira que ajudou a desencadear o colapso de Wall Street.
Mas Lula da Silva sabe que ao associar raça e classe, como se todos os brancos de olhos azuis fossem capitalistas exploradores de negros e índios, joga bonito para platéia brasileira e mesmo latino-americana. Afinal, não somos todos de esquerda nessas plagas? Se formos temos que levar adiante a luta de classes como fiéis seguidores de Karl Marx. Mas nem esse chegou a tanto, pois teorizou sobre burguesia e proletariado e não sobre brancos de olhos azuis e negros de olhos escuros.
Vai assim Lula da Silva como porta-voz das garbosas esquerdas brasileiras fomentando ódio e preconceito. Em nome do PT ele veio para desagregar e não para agregar a nação. Como um Chacrinha de auditório propositalmente confunde a mente dos incautos que enxergam nele o defensor dos pobres e oprimidos, quer dizer, dos índios e negros, vítimas dos brancos irracionais de olhos azuis.
Diante desse despautério a impressão que se tem é que o presidente da República quer se portar como um Hitler subdesenvolvido ás avessas. Ele não gosta de gente branca de olhos azuis, como se existisse pureza racial. E se quis referir aos países desenvolvidos, especialmente aos Estados Unidos, esqueceu que no Brasil existe gente branca de olhos azuis. São descendentes dos europeus que para aqui vindo deram uma substancial colaboração para o progresso que o país hoje desfruta.
Além do mais, alguém conte para o presidente que brancos de olhos azuis, aqui, na Europa ou nos Estados Unidos, não são intrinsecamente maus ou ignorantes e nem sempre são ricos. No Brasil muitos se casaram com negras, com índias, e seus descendentes compõem nossa sociedade multirracial. Como resultado dessa miscigenação não temos um tipo racial específico.
O bestialógico de Lula da Silva deve ter soado no mínimo inusitado aos ouvidos dos ingleses. Mas o presidente deu mais vexame. Segundo o Estado de S. Paulo (27/03/2009), ele “se expressou com pouca familiaridade sobre questões que estarão em debate no encontro de cúpula do G-20, em Londres, no próximo dia 2”.
Naturalmente, nesse encontro, o presidente da República defenderá os pobres e oprimidos e clamará contra o protecionismo daquela gente branca de olhos azuis. Curiosamente, matéria do jornal citado dá conta de que o Brasil dobrou barreiras em 2008. Yes, nós somos fortemente protecionistas e nossos principais alvos foram a China, a Europa e os Estados Unidos.
Outra incoerência que se observa em nossa política externa diz respeito à generosidade de um presidente que, se por um lado defende negros e índios, por outro permite que seu governo, do qual é o principal responsável, se recuse no Conselho de Direitos Humanos da ONU a aprovar resolução que condena duramente as “graves violações de direitos humanos na Coréia do Norte. As atrocidades cometidas na tirania comunista norte-coreana incluem a fome, a tortura e a perseguição política. Horrores que existem em Cuba, também vigorosamente apoiada por Lula da Silva e seu governo. O Itamaraty tampouco condena regimes acusados de violações graves como os do Sudão e do Congo. Mas endossa fortes críticas contra Israel.
Os coliformes mentais de Lula da Silva foram lançados para inglês ver, sendo que nesta enorme Sucupira em que vai se transformando o Brasil são tidos como lampejos de genialidade. Em todo caso, nossos brancos irracionais de olhos azuis que se cuidem. E se Lula cismar de mandá-los para aqueles chuveiros de onde não se volta?
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
mlucia@sercomtel.com.br
oOo
É, Coronel. Mudou.
ReplyAgora, é Protogelou.
Peça socorro à Abin, delegado !
30/03/2009 - 20h23
da Folha Online
...
Na semana passada, Protógenes esteve no Congresso e disse que iria detalhar o envolvimento de todas as pessoas ligadas ao esquema de irregularidades investigadas na Satiagraha.
O delegado também afirmou que iria "individualizar condutas e dizer o papel de cada pessoa" investigada. Protógenes disse ainda que há uma espécie de orquestração de denúncias contra ele para desmoralizar o resultado das investigações da Satiagraha.
O apoio a Protógenes foi prestado pelos senadores José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Inácio Arruda (PC do B-CE), e pelos deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Luciana Genro (PSOL-RS), Ivan Valente (PSOL-SP), Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Janete Capiberibe (PSB-AP).
Segundo o deputado, Protógenes não falou a verdade ao afirmar que a participação de homens da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na Operação Satiagraha foi apenas "informal".
Alguem tem que lembrar ao Lula,que ele não interfere em nada ,no contexto mundial.2%,do PIB,querendo ditar regras?.É o cocô do cavalo do bandido nesta produção mundial.Volta ao Brasil,corta 2 terços de Ministérios,acaba com 80% dos cargos corporativos,deixa de sair grana para o MST e vamos começar a melhorar.Para de viajar.Governa,e se não sabe pergunta.Está perdidão.
ReplyA oposição já tem uma assessoria jurídica para ajudar na formulação de perguntas que a "lenda" não possa se recusar a responder?
ReplyO homem afinou feio.
À Maria Lucia V. Barbosa,
ReplyParabéns pelos seus comentários.
E caso o Apedeuta resolva enviar os nossos brancos de olhos azuis para aqueles chuveiros de onde não se retorna, que comece com D. Martaxa.
Seria maravilhoso!
Coronel:
Replyoutro que precisa afinar é o queniano que preside os USA.
Vai ser doloroso por algum tempo, mas é a única saída para a enfatuação do país com um pretencioso, pretty-boy econo-moron chamado Barack Obama e seu canto de sereia socialista/fascista com o qual êle está atraindo o país para a destruição financeira.
Hereticus
Ninguem espere que o delegado Protogenes irá falar qualquer coisa de importante na CPI. Alias, essa CPI é mais umas das piadas de nosso Congresso.
ReplyProtocagou. Cagou-se, borrou-se, melou-se.
ReplyCOVARDÃO!!!
O VALENTÃO.
ReplyEsse delegado é tão valentão, o justiceiro, por que está com medo da CPI?
Deveria aproveitar a oportunidade e falar o que sabe de uma vez.
Talvez o que saiba tenha sido de modo ilegal, daí vai sair preso do Congresso.
Tomadaque o habeas corpus lhe seja negado.
Gostaria de vê-lo de algemas.
Será que a foto seria publicada nessa nossa imprensa oficialesca?
Quase posso apostar que irá de calça marron.Dora
ReplyPrezado Coronel
ReplyComo a "marrra" dessa gente passa rapidinho, não?
Basta bater o pé mais forte um pouqinho e esses esquerdopatas saem todos correndo com o rabinho entre as paernas!
Eu só diria p/ esse idiota do Protógenes, o seguinte:
"O Sr é um fanfarrão, Sr Protógenes!!"
Esse indivíduo mancha a reputação da nossa PF!
TFA
ue?
Replyso vai ser preso se mentir ou desacatar alguma autoridade...
ele vai mentir?
curioso eh que ele vai se valer de um recurso jurídico que seus métodos de investigação e acusação não permitem que sejam utilizados por seus interrogados...
eh a tal da pimenta no fi-o-fo...