Tesoureiro do PT durante o escândalo do mensalão, Delúbio Soares pediu para voltar ao partido. A cúpula simpatiza com o retorno, que depende de votação do diretório nacional.Em carta de três parágrafos entregue ontem ao presidente da sigla, deputado Ricardo Berzoini, Delúbio disse que sofreu uma pena dura e que merece uma segunda chance. À tarde, o ex-tesoureiro visitou gabinetes petistas no Congresso, num lobby pela sua reabilitação. Não deu declarações, só sorrisos.Berzoini prometeu a Delúbio, expulso no auge do escândalo, em 2005, que colocará o pedido em votação na próxima reunião do diretório, em maio. O deputado preferiu não comentar ontem o assunto: "Tenho a obrigação de conduzir esse processo, portanto, não falo sobre seu mérito".O mensalão foi revelado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), em entrevista à Folha, em junho de 2005. Na essência, foi um esquema de repasse de recursos do PT, coordenado por Delúbio, para deputados do partido e de legendas aliadas ao governo. O dinheiro era canalizado pelo publicitário Marcos Valério.Há pelo menos um ano Delúbio vem pavimentando seu retorno ao PT. O ex-tesoureiro viajou para vários Estados organizando plenárias com a militância, nas quais propagandeava sua lealdade ao partido que ajudou a fundar e a suposição de que nunca se beneficiou do esquema. Nas entrelinhas, o recado era o de que assumiu o ônus da culpa calado.Segundo relatos de pessoas influentes na máquina partidária, a volta de Delúbio tem muita simpatia na legenda. Sua mulher, Mônica Valente, é integrante do diretório, e ele conta com o apoio do ex-ministro José Dirceu -apontado como "chefe da quadrilha" do mensalão no inquérito que corre sobre o caso no STF (Supremo Tribunal Federal), no qual Delúbio também é réu. Todos negam irregularidades."Os argumentos dele fazem sentido. Pretendo avaliar com calma o pedido", disse o líder do partido na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), um dos visitados pelo ex-tesoureiro.Paulo Ferreira, sucessor de Delúbio na tesouraria, afirma que o partido tem de discutir. "Se o Delúbio formalmente quer voltar, o PT tem de pautar. Ele merece que isso seja feito rapidamente, em nome de 25 anos de sua militância", afirma.Como tesoureiro, Ferreira tem como sua maior função tentar reverter o desastre financeiro do partido causado pelo esquema de Delúbio. O rombo permanece em cerca de R$ 40 milhões.
"STF" petista quer absolver Delúbio.
quinta-feira, 19 de março de 2009 às 08:30:00
Da Folha (não saiu na página policial, saiu na página de política...)
13 comentários
Os canalhas não tem limites coronel, vão continuar sua marcha rumo a destruição da Nação.Dora
ReplyCel
ReplyO quê faz o ocupante da "Diretoria de Acompanhamento da Opinião Publica" do Senado?
Vai que nos intervalos de tanto serviço ele vem aqui no Coturno e encontra as nossas "blasfemias" contra a nobre casa da mãe Joana?
Ui, que medo...Será que ele manda "nóiz" tudo pro xilindró?
Certamente assistiremos o filme, "Petralhas o retorno". Para isso os PBS (Petralhas, Bandidos e Simpatizantes) contam com a inversão de valores que este governo promoveu e também com a memória curta que o brasileiro tem.Eles sabem que o bandidão que hoje o povo pede a cabeça é o "coitadinho que já foi severemente punido" de amanhã.Pobre Brasil sem personalidade.
ReplyAh...O "Homem-bomba" virou "ómi-trac".
ReplyCoronel
ReplyNão quer! Já está absolvido, como não podia deixar de ser. O STF è formado por homens de confiança de lula. A quadrilha selvagem è muito extensa.
Coronel,
ReplyO Delúbio tem a cara do Partido.
Sua expulsão foi hipocrisia; fica claro, agora.
Não vejo razão que impeça seu retorno às origens.
Delúbio e PT: ave de pena igual, voa junto.
Típico. O Sr Delúbio deve ter muitas balas na agulha para conseguir o seu empreguinho de volta. Imagina se um cidadão desses resolve abrir a boca.
ReplyCoronel,
ReplyMais uma definição do Governo PeTralha:
"O governo Lula é igual à Camisinha:
A camisinha permite inflação, impede produção, destrói a próxima geração, protege um bando de porras e ainda transmite um sentimento de segurança...
Enquanto, na verdade, o povo está sendo fodido!!!"
Incontestável...
Átila
"Não vejo uma miserável razão para Delúbio estar fora do PT. Ou alguém vai dizer que lhe falta moral para ser petista? Jamais faltará moral a qualquer um para ser do partido." [Reinaldo Azevedo]
ReplyQuanto maior a folha corrida, maior será a admiração dos petistas.
Que ele volte a "brilhar" no PT, não tenho nada contra. Vai, com certeza, ter a oportunidade de completar sua "obra".. Mas, a candidatar-se a cargo político, vai ser símbolo e síntese da porcaria do sistema político que arrasa o país. É lamentável assistir, aos poucos, a volta dos que nunca realmente foram...
ReplyParafraseando o Reinaldo:
ReplyNão vejo uma miserável razão para Delúbio estar fora do PT. Ou alguém vai dizer que lhe falta moral para ser petista? Jamais faltará moral a qualquer um para ser do partido.
Falou e disse.
Só nos rersta as FF.AA.Judicirio cheio de petistas,Congresso uma pouca vergonha.Apareça um LIDER,que darei minha vida.VIVA O BRASIL.
ReplyEles tem uma fraqueza:São mortais.
Reply