Homenageando os primeiros comentaristas do primeiro post deste blog, feito em 15 de novembro de 2007, mando um abraço a todos vocês que fizeram este primeiro milhão. Vocês sabiam que vocês já passaram a marca de 50.000 comentários, em 5.486 posts?
Nariz Gelado disse...
Muito bem-vindo, CORONEL. Estou certa de que, tanto quanto o comentarista, o blogueiro será um sucesso estrondoso.Beijo.NG
j disse...
Até que enfim, Coronel. Bela iniciativa. Estarei sempre por aqui. Beijos.
Kika Albuquerque disse...
CORONEL, querido amigoBenvindo ao clube!Que alegria vê-lo de volta!Quanta honra ter o link do meu blog por aqui!Sucesso, paz e bem!Nós não somos mornos.Sabemos de que lado estamos.Os outros? A gente vomita!Grande abraço.
Anônimo disse...
Parabéns, Coronel!Vez ou outra faço comentários no Blog da Nariz. No blog do Noblat já fui banida há tempos, afinal, rasgo o verbo...e, não poupo os incompetentes vermelhos e mal intencionados que tomaram de assalto o governo brasileiro.Quanto ao rei da Espanha,fez o que a maioria dos cidadãos de bem latinos gostaria de fazer.CALE A BOCA CHÁVEZ!
Velhinho-Rabugento disse...
Clap clap clap clap clap clap...É isso aí, Coronel. Congratulações.Sucesso!!!;^)
Cristal disse...
Coronel!!!Que belo presente vc nos dá nesses dias tão difíceis!Seja mui bem vindo a Trincheira daDemocracia!!!Abraços!
Mãe Brasil disse...
Bemvindo, CORONEL!Que saudade!Só para avisar que pantufas não as uso nunca. Estou sempre alerta! Coturnos ao lado da cama, just in case...O tempo tem sido pouco, mas não pense que fico ociosa, não senhor!Sentido!Copio artigos importantes do Reinaldo, da Nariz querida, e espalho para meio mundo.É uma tática silenciosa, mas a única que ainda posso usar no meu minguado tempo. Água mole em pedra dura...Um grande abraço, sucesso e amigo, continuemosFIRMES NO FRONT!!!Me permita mandar um abraço aos amigos queridos que vieram visitá-lo.
Anônimo disse...
O meu coturno já está engraxado e pronto p/ uso.
Anônimo disse...
Que ótimo, Coronel. Mais um bravo que não vai fugir da luta.Estou a postos.
Italianinha disse...
Parabéns Coronel!!!Seja muito bem-vindo!!!Meu coturno já está afiado!!!Um abração
Anônimo disse...
Coturno neles Coronel!!!A hora é agora!!!!Daqui à pouco tempo, poderá ser tarde demais!!!!Avante!!!!!Maria Cristina SP/SP
Anônimo disse...
Não só o coturno como outros petrechos estão sempre de prontidão aqui ao lado.Vida longa ao blog.Rial
Angelo da C.I.A. disse...
Seja bem-vindo, Coronel. Muito sucesso.
Aspira Cuidadosa5 disse...
Coronel, queridíssimo!!!Que presente maravilhoso seu blog no ar! Já "favoritei" esta página para vir sempre aqui me informar com sua inteligência, seu humor e sua verve!Quanto aos coturnos, vou já e agora ligar pro Fernandinho Pires prá me fazer um lindíssimo e de salto quinze! Posso levar a doze?Beijos e mais beijos!
Anônimo disse...
Boa Coronel , pisa nos petralhas com o seu coturno . Já coloquei o blog no meu favoritos , vida longa a esse novo projeto.Saudações do retafinal .
blues_woman disse...
Que bom vê-lo na blogosfera. Vida longa e sorte! Abraços.Bluesamambaya/blues_woman
Lisete disse...
Seja bem-vindo, Coronel! Tenho certeza que seu blog será mais uma trincheira, guardada por um sentinela esperto, pronto a atirar contra essa quadrilha que tomou de assalto nosso país. Já está entre os meus favoristos. PS.: Se precisar, podes convocar, estaremos nos "alistando" para o combate.
Anônimo disse...
Valeu Coronel!!!A Blogsfera te acolhe de braços abertos.Swordfish
José Oswaldo disse...
Parabéns Coronel, já está entre meus favoritos.
Soube disse...
- Soube?- Do quê?- Viu, o Coronel tem um blog?- Vi, sim!- É... ainda bem, porque o nosso tá devagar, quase parando.- É!- Espero que, logo, logo, tenha que engraxar o coturno, de tanto chutar traseiros esquerdistas.- É!- Sucesso e muita graxa pra coturno!
Anônimo disse...
Ótimo, Coronel!Já estava sentindo sua ausência no Noblat e imaginando a causa.Será que, como eu, também se cansou do debate, inútil, com os petralhas?Comemoro o aparecimento de mais blog sem ambigïidades e muito menos, politicamente correto e que, ainda por cima, sabe defender suas opiniões.Boas vindas!Já está nos favoritos.Jaqueline.
Anônimo disse...
CORONEL já era bom no Noblat. Aqui nesta trincheira vai ser ainda melhor. Que não ousem os petralhas e mullinhas exibir seus traseiros fedorentos no Coturno Noturno.O chute é certeiro e vigoroso.Longa vida, Coronel.
55 comentários
Dr Evil ja abriu a garrafinha de Cristal. Parabens Coronel pelo primeiro milhao de acessos.
ReplySucesso e saude e um grande abraco ao amigo.
O Coronel chegou,o Coronel taíiiii...
ReplyEu era um anônimo na minha primeira vez!Beeeeemmmm...não que tenha mudado muita coisa,rsrssrsrs.
Agora então,em um milhão!
Nome Próprio
Sem palavras a vc.
ReplyMas muito obrigado, obrigado até, por muitas vezes, ouvir nosso mal humor.
É pq vc dá uma luz ai no fim do tunel.
Transmite, sim, uma esperança, a aqueles que um dia querem ver este país, um país sério.
Meus parabéns.
E muito obrigado.
Cel
ReplyNão peguei o nº 1.000.000 porque estava aqui embevecida com o coração radiante de esperança de que, com a nossa contribuição, mudaremos a pouca-vergonha enraigada em nossa amada Patria.
Dyana
PS: E parece que estamos conseguindo. O presidente do Senado está se mexendo.É isso aí! Estamos de olhos (e boca) bem abertos.
Coronel
ReplyParabéns Coronel pelo seu sucesso. E vamos para dos dois milhões. Este ano? Como as coisas andam, acredito que sim.
Somos suas forças especiais de elite na Blogosfera, uma força de combate que em nenhum outro Blog se pode encontrar, que o senhor soube tão bem escolher e treinar cuidadosamente com excelentes posts, marcando-nos indelevelmente para que nos tornássemos mestres na arte da guerra contra este governo corrupto e traidor.
Em nenhum outro Blog se poderão encontrar comentaristas tão críticos e cáusticos como a sua tropa de elite que estão autorizados a denunciar aqui, tudo quanto de podre política, social e economicamente jamais se viu em 500 anos de nossa História. Não falarei em nomes, pois temos os nossos soldados que assinam como anônimos. Todos que o senhor deixa postar comentários, de um modo ou outro, são uma obra prima sua. Foi como partir pedra (Maçonaria utiliza muito esse termo) e moldá-la de um modo, direi, gramscista, ao seu modo, ao seu jeito, pois soube orientar-nos sem que impusesse sua força, sua vontade, suas ordens e de um modo indelével, deixou-nos escolher o estilo e deu-nos forma. Hoje, sabemos que se somos bons comentaristas e a si o devemos, pois comentar, è uma arte, um aprendizado que seu Blog com seus excelentes posts, conseguiram realizar.
E foi preciso que um Coronel patriota criasse esse espaço na blogosfera. Um militar corajoso, que um dia soube dar um BASTA e tentar fazer algo pelo nosso Brazil. Um militar que desafiou frontalmente poderes instituídos, corporativismos militares, sem receio que seu imaculado status militar saísse manchado. Um Oasis neste deserto árido em que se transformaram as nossas FA.
Para si Coronel, um apertado abraço de agradecimento.
Como não domino a tecnologia dos YouTube, coloco este vídeo em sua Homenagem.
http://www.youtube.com/watch?v=LH4-tOqLH94&feature=related
Prezado Coronel, parabéns pelo sucesso de seu blog, eu teve a honra de receber a medalha de número 1.000.000.
ReplyA luta continua, ainda faltam 654 dias.
Presto continência virtual
Ricardo
Parabéns,Coronel
ReplyJá raiou a liberdade,
Raiou a liberdade no horizonte
Começarás tudo de novo
Prepares o teu rocinante
Novas cordas ao alaúde
Novas garrafas de vinho
Poemas,paixões,desejos,amores...
...tudo novinho
Acorda,peito arfante!
Põe- te de pé e busca teus sonhos
Feito um cavalheiro de Cervantes
Alegra-te!
Segue sem temer desventuras,
andante
Pois nunca há de faltar musas
Para um poeta errante.
(?)
Nome Próprio
Sr. Coronel:
ReplyO José Oswaldo virou Batata, e continua firme na leitura de suas notas e de sua elite de comentaristas. Já aprendi muito com o Coturno, mas estou certo de que aprenderei muito mais.
Um grande abraço a toda a Família Coturno Noturno.
Agora já oficial, parabéns Coronel.
ReplyMago
O Filox está atrasado.Tudo bem,Filox,larga os discos e venha para a festa.Estou separando uma porção de ostras defumadas para você e dona Filó?
ReplyNome Próprio
Coronel
ReplyJá abri a garrafa de champanhe!
"hip, hip, hurra!..."
"hip, hip, hurra!..."
"hip, hip, hurra!..."
É o grito de vitória, por ter alcançado um milhão de acessos.
Para si e para o seu blog votos de grande sucesso.
Como não sei fazer um vídeo para festejar, deixo este:
"A conquista do paraíso"
http://www.youtube.com/watch?v=FQwpzAFz13s&feature=
PlayList&p=8EC653A8113AF634&playnext=
1&playnext_from=
PL&index=1
Ih! O Soube não soube da festa?
ReplyNome Próprio
Boa noite, Coronel, comentaristas, leitores e amigos. Gosto do blog, passo aqui nesse espaço sempre que posso. Leio os post, tbém todos os comentários. Me sinto bem aqui. Hoje até fui premiado com o acesso de nº 1.000.000. Abraços e parabéns à todos.
Reply............minatti
Tem muito paulistano atrasando hoje, viu Coronel ! Sampa estava debaixo d'água. Quem sabe o Sujismundo volte.
Replyhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sugismundo
Em tempo:
Viva a blogsfera anti-petralha !
Parabéns, minhas homenagens pela sua perseverança !
Abraço do Sharp a todos.
Eu cheguei agora e nem sabia da festa. Meus parabéns. Tá crescendo esse guri, tché!
ReplyLuiz Riogrande
Corona,parabéns!
ReplyGrande trincheira em defesa de nossa democracia contra a "nação" petralha, que você proporciona na blogsfera.
Você é fera!
Ptsauro.
Denunciem a crescente "socialização" do país sob a égide do desgoverno comunopopulista que aqui foi instituído pelo Foro de São Paulo!
ReplyDenunciem o fato de que a nossa democracia vem sendo mortalmente parasitada por um desgoverno insidioso, maquiavélico, ditatorial, que pretende tomar conta do país pelos próximos cincoenta anos, pelo menos!
Denunciem o crescente avanço do exército paramilitar do MST, que é o braço armado do Foro em nosso país!
Denunciem os assombrosos escândalos de corrupção que o nosso povo e os nossos representantes em todas as instituições vêm se empenhando em ignorar!
Não se deixem enganar: a situação do país, do ponto de vista político e institucional, é grave, gravíssíma, e algo precisa ser feito com urgência antes que o que nos resta de democracia se perca!
Viva!!!!!!!!!!!!!!!!
ReplyParabéns pela lógica apurada, lucidez e sobretudo, coragem.
Replyum milhão de acessos é só o começo!!!
A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável
Mahatma Gandhi
Em homenagem ao destemido COTURNO NOTURNO
HINO NACIONAL BRASILEIRO
http://www.youtube.com/watch?v=7ip3rPMp2js&feature=related
Minatti, meu acesso 1.000.000 está documentado e o seu??
ReplyPensei que só os petralhas ficavam com as honras alheias
Ricardo
Caros comentaristas,a degustação começou lá no vídeo da Kika.
ReplyCirculem.
Nome Próprio
Ricardo e Minatti,que não haja sangue.Para voces duas caipirinhas de maracujá,já!
ReplyCoronel
O geo visite parece atacado de catapora!
Nome Próprio
Nome Próprio
ReplyObrigado, adoro ostras. Aliás, conheço os viveiros de ostras aí no sul. Defumadas nunca provei. Como os aviões têm voos atrasados, terá de ser em outra altura que as provaremos.
Estou contente, bastante mesmo pelo significado simbólico das entradas no Blog do Coronel terem atingido um milhão em pouco tempo, pois representa muito para a Liberdade do Brasil e mostrar como apoiamos os militares sérios e com profundo conhecimento do signoficado da palavra Honra.
Um abraço
Pois é Ricardo, minatti resolveu passar o scanner ...documentado. E olha que nem pensei em honras...rsss
ReplyAbraços
....minatti
Boa Noite
Replye um gde abç a todos e um especialíssimo ao nosso querido Coronel!
Sabe,Coronel, como eu não sei ainda mexer na minha câmara,não mandei minha mns ao You Tube, mas acho que lhe dei um presente, que é de todo coração:
Faço minhas orações à tarde, e de todo coração, coloquei vc e todos os amigos do Blog nas intenções das mesmas.Pedi que Deus nos abençoe e que proteja nosso Blog e que um dia consigamos atingir aos nossos melhores propósitos! Que a Paz reine sempre entre nós!
Cumprimentos a todos que ajudaram a fazer este blog,especialmente a NG!
Estamos felizes com vc,Coronel!
Zinha
Coronel: parabens pelo milhão e que logo serão dois ou três, muito antes do reloginho chegar à marca zero de tempo para o vil petralha mor!!
ReplyDe novo - e até o segundo milhão, em breve - , PARABÉNS, CORONA!
ReplyGrande abraço, deste admirador.
Bem unidos façamos
ReplyDesta luta a final
Um Brasil sem lula e petralhas
Autêntico
Nacional
Parabéns amigo. No ano que vem, com a eleição, dobramos esse milhão rapidinho. Um abraço.
ReplySalva de canhões, ora são um milhão de acesso... cinquenta mil comentários...
ReplyParabéns!!!!
Muito obrigado, por nos mostrar que não estamos sós, que o respeito ao Estado de Direito, o viver com dignidade, respeito e honestidade não nos torna aberrações neste país de espertalhões.
Colucci
Parabéns Coronel,
Reply1.000.000,00 é um milhão de conquista para o melhor blog de oposição ao governo PTralha do AlibábáLulálá e a sua turma de mensaleiros.
Nacionalista
Felicit os primeiros felizardos a vistarem este nosso (perdoe-me o atrevimento) Blog. Com inicial maiúscula mesmo, como maiúsculos são os ideais e objetivos que o delineiam.
ReplyÉ neste nobre espaço que expomos nossas idéias e nos sujeitamos aos bombardeios sinceros de tão amigos que não se omitem quer em desmontar nossos argumentos quer em cerrar fileiras. Muitas vezes nos sentimos incompreendidos e nos recolhemos à nossa insignificância. Mas, muitas outras vezes e as mais delas, somos agraciados por comentários que nos motivam estimulando-nos a continuar a luta pelos nossos ideais que por honestos, sempre encontram eco entre pessoas tã seletas.
Vez por outra erramos - não somos perfeitos - e quando descobrimos, nos redimimos submetendo-nos com humildade, porém com altivez às reprimendas dos nosso amigos.
Obrigado a todos por nos tolerar a rabujice.
Obrigado aos amigos Coronel e Nariz Gelado pela gentileza de nos acolher e pela dedicação e afeto por todos nós.
Brasil, ame-o ou deixe-o. Coturno Noturno ame-o ou caia fora seu petralha de uma figa!!!
Continuemos nossa batalha diária na busca do nosso objetivo maior
Peço-lhe desculpas por haver conhecido o blog
Congratulations Coronel!
ReplyMay your success continue and the popularity of your blog increase.
Together we will kick the leftist into oblivion! Keep up the good work and God bless you.
Alan & Helena
Fort Worth, Texas
Coronel:
ReplyParabéns pelo milhão de acessos !
Nada mais apropriado, nesta ocasião, que os versos de Alfonso II. No provençal antigo eles rezam assim:
Belhs amics, tornatz.
Per merce, vas me de cors.
Que traduzo assim:
Velhos amigos, volvei,
Por favor, ao lado meu.
Agora vou brindar com uma garrafa de Chateau Petrus 1961.
Saúde Coronel, saúde demais comentaristas and friends all.
Hereticus
Minatti
ReplyJá enviei para o Corona a prova do 1000000, espero que Vc faça o mesmo e que no conselho de guerra se resolva.
Nome proprio, caipirinha para os amigos, para petrlhas balas
Coronel
ReplyTomei a liberdade de preparar um prato para os petralhas,que ficam
lá ,fora da festa,mas loucos por uma boquinha.
Especialmente para eles:
Sujestão do Próprinho
(feitas a quatro mãos)
Lulas ao molho de lambarís com laranjas
Primeiro escolha a dedo uma lula bem cabeçuda e com 9 tentáculos.
Para que não fiquem borrachudas é importante que as refogue muito rápidamente,mas nesse caso específico,sugerimos que usem o método mais tradicional e que pode ser bem terapêutico para quem o executa,que é batê-las até que não restem dúvidas que ficaram macias.
Após esse trabalho de 'amaciamento'
deixe-as descansar exatos 13 minutos em uma garrafa de uísque,mas pode ser de cachaça,ao final dá no mesmo.
A seguir refogue-as em óleo muito quente,junte os lambarís,esprema algumas laranjas até obter só o bagaço,deixe reduzir e pronto,pode chamar os aloprados.
Nome Próprio e Nome Próprio II
Coronel!
ReplyObrigada pela lembrança e quanto ao milhão ele só vem confirmar o que já se sabia, que este está entre os melhores blog's do país.
Parabéns!
Não é para matar petralhas, muito embora saiba que eles detestam, mas, para deliciar os ouvidos daqueles que sendo militares matarãoa a saudade e reconhecerão de imediato esse dobrado, e aos civis que nos agraciam e que conhecendo-o e há muito não têm o prazer de ouvi-lo e aos que nunca o ouviram para que o conheçam, pois sei que jamais o esquecerão: é amor à primeira vista, digo oitiva (tsc, tsc, tsc). Não há dobrado militar mais belo.
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=orZ0pi252d0
Como não poderia deixar de ser, ao nosso anfitrião.
(Já o ouvi duas vezes enquanto procurava uma versão com imagens peculiares. Como este é o vídeo cuja qualidade sonora não deixa a desejar. Optei por escolher este em que os militares estão em trajes civis (à paisana)por duas razões: primeira, pela qualidade sonora; segunda, para homenagear os civis.)
Cordiais e honrosas saudações, amigos. Deleitem-se.
Coronel,
ReplyParabéns pelo Milhão, gosto muito do seu blog e acesso sempre que posso. Estou dentro do primeiro milhão, e espero fazer parte do segundo, do terceiro ...
Desejo-lhe muita saúde e vida longa ao seu blog, saudações
ms
por favor, complete o texto do post das 22:16h. Deve ter sido cmido pelo micro (tsc, tsc, tsc,)
Replyo complemento:
"...somente muito tempo depois de criado. Contudo, o prejuízo, asseguro-lhes, foi meu."
Imaginem
ReplyTentei fazer O vídeo.Tinha farda
completa,insígnias de general,coturnos e ambientes legais.Mas pouco tempo.Tinha uma melancia também.Aí,resolvemos colocar um gato no meio...
Daí o gato colaborou,mas a luz pifou.A luz natural estourava e a
interna não era suficiente,mudávamos de lugar,o gato não acompanhava.Cooorta tudo!
O tempo acabou.
Bem mais tarde(bota tarde nisso),
nova tentativa. Entrou em ação um dos chapéus do Tio REI,taças,vinho e licor.Pronto, acaba a luz.Agora tem uma luz linda de velas,e não tem mais bateria.
Lá fora relâmpagos e trovões.
Do material que obtivemos tudo era ruim.Não deu.
Mas foi divertido.Ver os olhos do
Próprinho,a diversão estampada neles...foi algo,que será inesquecível.Um pastelão.Mas convenhamos acabamos por comer bem,hein?
Nome Próprio
Coronel,permissão para aproximar!!
ReplyReceba o mais afetuoso abraço de um velho "cachorrão verde-oliva"!
Parabéns!!
Brasil,acima de tudo!
Anônimo das 22:37 disse:
ReplyMinetti ....
Esqueci de assinar
Ricardo
Caro Coronel,
ReplySeu blog me ajudou a ser mais otimista, a acreditar que a verdade ainda é o melhor caminho. Nenhum derrotismo e muita vontade de preservar a liberdade e a democracia. Parabéns e obrigado!
Nego Heinz
Coronel, parabéns pelo 1 milhão de acessos. Que esse blog continue sua missão sob o lema da nossa bandeira “Ordem e Progresso”.
ReplyVale lembrar:
”Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis." (Abraham Lincoln)
Parabéns!
Abraços
J.Angel
Coronel
ReplyAs minhas desculpas. Imperdoável! Faltou o meu cartão de visitapara toda petralhada esquerdopata que vem aqui insultá-lo.
http://www.youtube.com/watch?v=yYZ98jQrIHk&playnext=3&playnext_from=QL
Este é o Show do Milhão que a tigrada petista detesta.
ReplyComo é bom ver algo honesto prosperando neste país tão carente de brasileiros de quatro costados como é o seu caso, Coronel.
Um forte abraço daqui do México (como é bom ver o indicador de conexões reluzindo por todo o planeta).
Brindo com o melhor tequila que encontrei por aqui. Um Herradura extra añejo. Salute!! Una larga vida de éxitos!!
Coronel
ReplyÉ muita emocionante um blogueiro independente,ágil e sagaz,sem rabo preso, sem meias-palavras e praticamente sem patrocínio,MAS COM LEITORES E COMENTARISTAS inteligentes atingir tal estágio, marcando, seu milionésimo gol, todos de placa. Olha só a festa que há no blog, feita de peito aberto com acendrado amor à democracia e total repúdio à esquerdalha abjeta.
Tanto maior a emoção que sinto ao verificar que, anonimamente, já no primeiro dia deste blog aos 15 de novembro/07, entrei em campo para fazer parte do timaço do Coronel.
LONGA VIDA AO COTURNO NOTURNO
Os petrechos continuam ao lado e a matraca sempre preparada.
ReplyAbraços.
Parabéns ao guerreiro.
ReplyE antes do fim do ano poderá vir o segundo milhão.
Forte abraço
C. Mouro
Grande Coronel
ReplySenhor!
Vós que abrigais o PE na nobre missão
de orientar o responsável,
de corrigir o irresponsável,
de prender o incorrigível.
Vós que mostrais os vocábulos do padrão PE
da honra, da lealdade, da disciplina e do exemplo;
Dai-nos a força e a coragem
para manter o cumprimento da ordem,
patrulhar o pessoal,
controlar o trânsito,
assegurar à autoridade,
à atenção para pilotar
e conduzir a escolta com precisão,
a resistência para conter a turba,
o conhecimento para ensinar o cão de guerra,
a arte de combater.
Obrigado Senhor Deus,
pois o orgulho de ostentar o braçal PE
se mantem forte ao exaltarmos:
Uma vez PE,Sempre PE!
BRASIL!
Pelo milhão
ORAÇÃO DO 2ºBPE
patriota
Alo Amigos.
ReplyUm milhão,passamos a régua e recomeçamos.
A turma DE LÁ ainda está instalada e atuante.
abraços
ai meus porres!
DIRETO DO INTERIORRRRRRR DE SÃO PAULO e com chuva!
Coronel,
Replymeus parabéns por esse extraordinário resultado!!
O time de comentaristas também é nota 10, o sr. está em muito boa companhia.
No que depender de malfeitos das ratazanas vermelhas, o blog tem tudo para chegar a vários e vários milhões de acessos.
Desejo longa vida ao Coturno Noturno.
Abraços.
Patriota, obrigado pela grata lembrança.
ReplyMeu querido 2º BPE. Pertenci aos quadros da 2ª Companhia de Fuzileiros, tendo sido depois, por força do conhecimento de Eletrônica e Eletricidade, transferido internamente para a Companhia de Comando e Serviços. Lembro-me com saudade daqueles dias na Rua Abílio Soares, 1130, onde hoje nem lembrança resta, esta vive apenas nos nossos corações e na fibra de heróis que conquistamos.
Lembro-me do dia que retornando do 6ºBI, em Caçapava onde fazíamos o treinamento que encerrava o CBFMS, ao descer da viatura, beijei o solo do meu Batalhão simbolizando a segurança e a paz que apesar das jornadas de instrução diuturnas, retornava ao meu espírito por estar novamente em casa.
Havia um velho Coronel de nome Francisco Antônio do Amaral Paca, figura nobre que conquistou a confiança e a admiração de seus subordinados pela maneira justa com que nos tratava. Jamais esquecerei dois momentos em que ele se mostrou o chefe que era ao lado do ser humano sem comparação
1º o dia em que ardendo em febre, sentado no banco à frente do Corpo da Guarda, fui abordado por ele.
- Boa tarde, soldado. Está tudo bem?
- Sim, senhor Coronel
- Você está sentindo alguma coisa?
- Sim, senhor. Acredito que estou com febre, pois os olhos estão ardendo.
Imediatamente aquele homem que passaria a contar com a minha eterna gratidão mandou que eu fosse conduzido à enfermaria e que me fosse dado um antipirético.
Após ser avaliado pelo graduado de serviço, fui mandado de volta ao Corpo da Guarda (aquela velha visão de que militar quando alega estar doente está embromando).
Ao cabo de alguns minutos vi surgir no portico do Pavilhão de Comando o Coronel Paca:
- Deram-lhe o remédio?
- Não, senhor, pois não tem o remédio, foi o que informou o "enfermeiro de dia".
Indignado e aos berros, o coronel chamou o comandante da guarda e determinou que me conduzisse à enfermaria e dissesse ao enfermneiro de dia que não me permitisse sair de lá mesmo que estivesse com apenas meio grau de febre e que se virasse e providenciasse o remédio necessário;
2º - Ele, S3, pessoalmente deu-nos uma instrução sobre segurança. Disse com todas as letras que o dever do PE era manter em segurança o lugar onde estivesse. Dias sombrios aqueles. Tudo causava espécie e o mais leve mal estar de um general em Brasília fazia a trpo entrar em prontidão de nosrte a sul. Dizíamos que uma diarréia seria capaz de mobilizar a tropa toda.
"- Soldados, o dever dos senhores é manter a segurança a qualquer custo. O segurança deve estar a tento a tudo que o cerca. O menor movimento estranho deve ser considerado e o nãon estranho, vigiado. O dever do segurança lhe impõe ignorar o RCont (para os leigos é Regulamento Continências, Honras e Sinais de Respeito). Se passar o General com a bandeira, o segurança deve tornar-se mais vigilante, não tem que prestar hnraria nenhuma, pois morto o general e o segurança, a bandeira restaria desamparada."
Passados alguns dias estando como "segurança à viatura", tive o desprazer de ver passar à minha frente um capitão aviador, na Rua Conselheiro Crispiniano. O homem foi e voltou indignado por não ter recebido a continência que lhe cabia e quanto mais ele falava, mais eu o ignorava, pois não queria desobedecer a ordem recebida. Seria muito grave se a metralhadora Beretta 9mm que eu portava caísse em mãos estranhas e acreditem, apesar da vociferação do Capitão, eu me preocupava agora com asegurança dele pois tinha certeza que ele estava sob minha responsabilidade.
O indigitado, ingrato, foi até À viatura e bradando aos 4 ventos dedo em riste, vociferou ao cabo Lima que o soldado não lhe havia prestado o sinal de respeito. O cabo desceu da viatura e do alto dos seus quase 1,85 de altura prestou impecável continência ao ingrato e em tom firme, mas quase sussurando para não ser ouvido pelos transeuntes, disse-lhe:
- Ele apenas cumpre ordens, senhor capitão. A nossa segurança, a minha e a do senhor, e também, da viatura, é respnsabilidade dele, espero que o senhor compreenda. Permissão para me retirar, pois também estou cumprindo ordens e caso o senhor queira confirmar, ligue para o 2º BPE e fale com o Coronel Paca.
O ingrato ligou reclamando, mas foi repreendido pelo Cronel que manteve o que ordenara. Isso aureolou este comentarista que foi citado na formatura de leitura do Boletim naquele mesmo dia, e eleogiado pelo Coronel Paca diante de todo o Batalhão.
Obrigado Cornel, General por honradez, onde quer que o senhor esteja. Sei que já n ão pode estar entre nós encarnados em virtude da idade que à época demonstrava ter. Sei que Deus o colocou no S3 do BPE do Céu para que trate com dignidade seus subordinados e lhes ensine a agirem qaundo necessário para manter a segurança do Céu e dios seus membros.
Que Deus o recompense posto que não pude fazê-lo, senão respeitando-o e alimentando os mais nobres sentimentos que um soldado pode alimentar por seus verdadeiros chefe.
Obrigado, Patriota, obrigado pela viagem que me proporcionou à minha velha casa.
Jamais esquecerei a voz de comando do SGT Freitas ao comandar o 3º Pelotão na saída do Batalhão ao término das jornadas diárias de instrução, dizendo-nos em alto e bom som com aquele vazeirão inconfundível:
"- Terceiro Pelotão, sen-ti-do! Terceiro Pelotão, descan-sar! Escola! Sen-ti-do! Abrem-se as portas da perdição (nesse momento dava o sinal ao guarda do portão das Armas para que abrisse o portão principal)! Fora de forma! Marche!"
Desculpem-me a viagem. Obrigado.
Servi o exército em 1973/1974 no 3º Pelotão do 2º BPE. Lembro-me muito bem do Coronel PACA e do Sargento Freitas.
Reply