A falácia dos juros.

Lula avalia que o Copom demorou muito para reduzir os juros - cujos efeitos demoram pelo menos seis meses para se mostrar — na contramão das demais grandes economias, que iniciaram o processo de relaxamento da política monetária logo após a explosão da crise, em setembro. Ontem, os juros caíram 1,5 ponto percentual, mas continua em 11,25%, a maior taxa real de juros do mundo. Henrique Meirelles vai pagar uma conta que não é só dele. Com juros beirando zero, a maioria das grandes economias do mundo continua, seis meses depois, em plena recessão, o que comprova que o problema é muito mais amplo. O que resolve é cortar custeio, impostos e, por que não, a lingua descontrolada e imbecil do presidente da marolinha.

27 comentários

O grande problema por trás dos juros básicos da economia brasileira, é a dívida interna. Esta é rolada diariamente e paga este juro para os investidores. A dívida é astronômica e praticamente impagável, chegando a mais de 1,2 trilhão de reais (em 2002, era de 700 milhões). Ao reduzir muito os juros, os investidores vão para outras bandas, o que poderá gerar uma crise de caixa no governo federal.

Enquanto isso, o nível tributário alcançou níveis nuncaantesatingidosnessepaís, com um percentual de 36,56% do PIB, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), em 2008. E continua crescendo, mesmo sem a famigerada CPMF.

Equação difícil de solucionar...

Reply

Ah !!!!!!!!!! Cortando a língua do apedeuta o alívio será imediato !

Reply

Lulla realmente é um imbecil completo. E os efeitos da crise sequer atingiram seu ponto máximo. Mas o que vale no Brasil são os números do CNT/Sensus não é mesmo ?

Reply

Opto pelo corte radical não só da língua, mas da CANETA!

O Câncer é eliminado pela interrupção do SANGUE que o alimenta.

Reply

Quando a crise estourou, era norma ver na TV as caras de preocupação do Sarkizi, da Merkel, do Branw e tantos outros.

Enquanto isso no emisfério sul, víamos o Chaves comemorando o fracasso do capitalismo e o Lula com cara de deboche desdenhando a crise e fazendo piadinhas como se apenas ele no mundo soubesse como resolver a mesma.

Agora que a marolinha bateu em brasília ele fica com aquela cara de preocupado (capa do globo), mas sem perder a pose, apostando que o país ainda vai crescer 4% este ano.

Alguém tem de pagar a conta, a vez é do BC.

Até quando vamos ter de conviver com tamanha mediocridade?

Reply

é off
mas não dá pra deixar sem resposta


de Tarso o GENRO


“Brasil não é apenas um país de dançarinas, como dito por algumas autoridades italianas”



Claro que não é só de dançarinas e prostitutas, Tarso, é também paizeco de 5º mundo, coalhado de vagabundos, mensaleiros cuequeiros,analfabetos que ditam regras ortográficas e morais, terroristas,assassinos, assaltantes de bancos, que há 6 longos anos comandam essa merda de terrinha.

Chega ou preciso me estender mais, matéria é que não falta???????

Reply

Aí, SIM, foi no olho da mosca:

"O que resolve é cortar custeio, impostos e, por que não, a lingua descontrolada e imbecil do presidente da marolinha."

Foram feitos direcionamentos de investimentos de alto consumo de capital para barrar a inflação (EUA bush incluso), com incremento via crédito presente para escurecer o futuro (mas aí serão outros que se virarão), ainda com a proteção da compartimentalização do mercado financeiro que isolou bufunfa que, parecendo lucro, não existia lastreada. No fim o "cassino" desapareceu com esse lucro virtual sugando-o para um buraco negro.

O fato é que os impostos impedem que lucros produzam investimentos, fazendo com que empresas se prostituam com a quadrilha governante a fim de obter financiamento "subsidiado" para os investimentos, ficando ETERNAMENTE DEPENDENTE de uma organização (corporação estatal) que, sugando todo o capital disponivel através de impostos, taxas, "contribuições" e o escambau, acaba tornando-se a única fonte possivel de capital para investimento (com os lucros disponiveis no mercado não é possivel investir, tão baixos estão ante a furia arrecadadora-assalto a mão armada).

Ou seja, as empresas ficam reféns da organização corporativa estatal. Dependendo de empréstimos "subsidiados" e comprometidos eternamente.

Tal acontece com fazendeiros que "fornecem a mercearia" aos seus trabalhadores que com ele se individam e assim ficam indefinidamente dependentes. É ISSO QUE O GOVERNOS FAZEM. Coloca a burguesia na mão da burocracia.

...Mas é impossivel levar iosso indefinidamente. Muitos se arruinarão - perdendo patrimônio honestamente acumulado para cobrir a deficiencia (prejuizos) oculta por firulas financeiras. É assim que a conta vai fechar com o tempo. Afinal a corja governante jamais arcará com qualquer prejuízo, sempre diluirá o prejuízo entre toda a sociedade através do empobrecimento (diminuição do patrimônio JÁ acumulado honestamente) de muitos que ousaram trabalhar, produzir e investir. Daí as "crises" cíclicas que nada são se não uma cretina arrumação das coisas trazendo os números para a realidade: consumindo capital acumulado para fechar a conta das fantasias.

Assim percebo.

Abs
C. Mouro

Reply

Se injetar liquidez resolvesse o problema, já viveriamos no Paraíso.
Não há como produzir sem lucro capaz de bancar o nvestimento. Não dá para "criar poupança" via emissão.

É, de fato, uma falsa lógica esta idiotice que serve apenas para iludir e empurrar a questão até que a conta feche através do empobrecimento geral, não muito percebido, tão diluído no tempo.

Reply

Sempre dando um pitaco, tentando enganar que sabe das coisas. Não é capaz de avaliar e compreender a crise, chama tsunami de marolinha, não estudou nem gosta de ler pra estar atualizado com o mundo, só fala depois que alguem lhe enfiou orelhão adentro qualquer baboseira, é completamente desacreditado e não cala essa boca que mais parece latrina de tanta m.&¨%$*.er &¨%$%.da que fala.
Deus, salve o Brasil!

Reply

Coronel

lula não tem o direito de avaliar porra alguma, está mentindo como um canalha, pois vivemos numa ditadura do proletariado pé descalço e ele manda até nos juros.

Todos se cagam perante a presença desse ditador corrupto e cumprem suas ordens, ninguém tem direito a ter qualquer iniciativa, senão è despedido do cargo.

São todos palhaços bajulando o bobo, o alcoólotra.

Reply

Bando domina soldados e rouba 7 fuzis do Exército
10 de março de 2009

E agora, General Esper?

Crime ocorreu em Caçapava (SP), pouco mais de 72 h após assalto a centro de treinamento; ninguém foi preso.


http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6252&Itemid=1




E agora, General Esper?

Reply

Prezados,

Brasil, um país de todos:

SURFANDO na MAROLULA

Boolas

Reply

Palavras do Pinóquio Marolinha Pitu 51 da Silva:
“Obviamente que, tendo em vista os lucros que tiveram o Itaú, o Bradesco e os outros bancos, o Fernando Henrique Cardoso não é nem pai: ele é pai, mãe, avô, avó, tio, tia do sistema financeiro, que nunca ganhou tanto dinheiro como está ganhando agora”.
(Candidato Lula, 2001, Entrevista a Ziraldo)

Palavras dos banqueiros:
"Quando ele foi eleito, eu tive uma preocupação de que levasse o governo para uma linha de esquerda, mas ele foi mais conservador do que eu esperava”.
Olavo Egydio Setúbal, presidente do conselho de administração da holding que controla o banco Itaú.
(12/08/2006)

Mas como mente nosso Presidente!

Átila

Reply

Coronel:Falou e disse.

Reply

Coronel

Apenas transcrevo um artigo de Carlos Alberto Sardenberg.

"É a política, estúpido!

Na primeira eleição de Bill Clinton, em 1994, quando perguntavam ao seu principal assessor, James Carville, qual o mote da campanha, ele repetia: é a economia, estúpido! Os EUA estavam em recessão, com perdas de emprego, era fácil atacar o Bush pai por isso.

Em 2008, Obama também se elegeu principalmente com a economia. Se os eleitores americanos tinham alguma dúvida sobre a necessidade de mudança, a crise econômica acabou com ela. A diferença é que, na era Clinton, a recessão era muito branda e, para falar a verdade, a recuperação já estava a caminho no momento do voto.

Agora, Obama topa com um problema de dimensões inimagináveis até bem pouco tempo atrás e com um enorme obstáculo político: ele sabe que a solução passa pelo resgate do sistema financeiro com dinheiro público, mas sabe também que o público americano está farto dessas ajudas aos bancos. Na mídia e na política, frequentemente a coisa aparece como “dinheiro do contribuinte para salvar banqueiros inescrupulosos e ladrões”.

O bilionário Warren Buffet, eleitor, amigo e colaborador de Obama, disse em entrevista recente à teve CNBC: “Há mensagens confusas e o público americano não entende. Eles sentem que não sabem o que está acontecendo e sua reação é a de se retrair… (a saída) depende enormemente não apenas da sabedoria das políticas do governo, mas da maneira pela qual são comunicadas adequadamente”.

Em São Paulo, ontem, um ex-diretor do Fed, Frederic Mishkin, disse que o governo Obama, por medo da reação popular à ajuda aos bancos, está atrasando movimentos mais firmes. E se arrisca a cair em medidas que simplesmente empurram o problema para a frente (impedem a quebra dos bancos, mas não resolvem a falta de capital). Foi o que o Japão fez nos anos 90. Levou mais de dez anos para resolver a crise bancária, um período todo de recessão.

É como se o Obama soubesse o que tem de fazer, mas não faz por medo da reação popular. Logo, é a política, estúpido – ou é a comunicação, estúpido."

http://colunas.g1.com.br/sardenberg/

Reply

Para o vagabundo cachaceiro, sempre os outros são culpados de tudo que há de ruim e é o autor de tudo que acontece de bom, como o crescimentos dos últimos 6 anos, mesmo que tenha sido pífio por sua culpa.

Reply

Filoxera,

"É como se o Obama soubesse o que tem de fazer, (...)"

Desde quando o farsante sabe alguma coisa?

No programa desta semana o Olavo de Carvalho comentou que o dito-cujo não fala sem um teleprompter, aliás, não era difícil desconfiar, já que em entrevistas a coisa se enrola todo. Não é difícil desconfiar que usa um ponto eletrônico como o "noço" cachaceiro.

Reply

QUEBREI !!! DEPOIS DE ADMINISTRAR MINHA EMPRESA DURANTE 30 ANOS , NINGUEM É IMCOMPETENTE 30 ANOS CONSECUTIVOS EM UM MESMO RAMO, ESQUERDA BRASILEIRA !! HJ CAIO NA "CLANDESTINIDADE" E COM TODAS AS MINHAS FORÇAS EU GRITO SELVAAAAAA!!!!! E COM TODA CERTEZA , IGUAL A MIM EXITE MILHARES E TALVEZ MILHÕES DE DE PAIS DE FAMILIA ( DE CLASSE MÉDIA, PQ É QUEM ESTA PAGANDO ESSA CONTA ) INDO PARA O MESMO CAMINHO , E COM TODA CERTEZA ESSES MILHARES OU MILHÕES UMA HORA OU OUTRA IRÂO SE JUNTAR E AI COMEÇARÁ O INFERNO DE VCS!!!!!! ( NÃO ASSINAREI HJ POR MOTIVOS ÓBVIOS , MAS.. O CORONEL SABE DE QUEM SE TRATA !)

Reply

Anticomunista

Eles, os EUA, estão bem pior que nós, pois são a maior super-potência mundial. Podem muito bem tirar essa fraude do caminho, como fizeram com Kenedy e mais uns quantos ao longo da sua Historia.

Mas, nós com este vagabundo alcóolotra corrupto e mentiroso que faz impunemente o que quer, não vejo como tirá-lo do Poder. E ele sabe, que os generais sabem que ele sabe que eles são covardes e corruptos.

Reply

Coronel:

Em setembro deste ano, o livro Human Action de Ludwig von Mises fará 60 anos de existencia. É um dos verdadeiros grandes "classicos" da economia moderna. Não só entre os economistas da Escola de Viena, mas também para um número crescente de outros leitores, esse brilhante tratado de von Mises é levado a sério como uma "cornerstone" para a compreensão da natureza de uma sociedade livre e o funcionamento da economia de mercado.

No dia em que ele for usado como livro-texto nas nossas faculdades de economia, ou melhor ainda, em que os nossos empresários e administradores de empresas se basearem nos princípios nele ensinados, saberão como lidar com as crises, sem apelar para o Estado-babá e outras baboseiras keynesistas que só adiam o acerto de contas.

Se alguém pretende ler um livro este ano, que seja Human Action de Ludwig von Mises. Não quero dizer que esse livro tem a receita para o sucesso e o enriquecimento pessoal. Pelo contrário, aprenderão nele a importância das decisões pessoais, e os riscos que elas acarretam. Mas esta é a essencia da liberdade, sem a qual a ação humana é um mero fardo.

Hereticus

Reply

Filoxera,

A meu ver estão demorando muito para tirarem o farsante por lá e enfiarem na cadeia por falsificação de documentos (no mínimo).

Não foram os ianques que mataram Kennedy. Foi queima de arquivo da KGB (mais precisamente, da Novosti). Isso fica muito claro na entrevista de Yuri Bezmenov.

http://www.youtube.com/view_play_list?gl=BR&hl=pt&p=4CDAB99FAB5980BA

Reply

Anticomunista (nova ortografia)

Quanto à fraude queniana, o Tribunal já deu a sentença: não vai averiguar porra alguma.

Lá como aqui, a Justiça está dominada! Toda ele corrupta, dominada por duas instituições: a corrupção e a oligarquia.

Obrigado pelo YouTube.

Reply

Filoxera:

sobre assassinatos de presidentes americanos, veja o capitulo 7 "Brave, Beautiful Liberals" do recente livro de Ann Coulter, GUILTY. Em particular, veja as páginas 254 - 264.

O único que não era de esquerda foi John Winkley que atentou contra Ronald Reagan. Mas o júri considerou-o "not guilty by reason of insanity." Ann Coulter comenta que esta é a melhor definição que ela conhece de esquerdista...

Em suma, Obama não parece correr nenhum perigo de vida, pois é o presidente mais esquerdista que os EUA já teve.

Resta a esperança da Suprema Corte tirá-lo de lá. Mas tenho pouca fé que isso aconteça. Os americanos estão mais ralados do que nós. O Beato Obama ainda tem 4 anos de mandato.

Hereticus

Reply

Não adianta o linguarudo culpar outros. Só há um culpado: ele mesmo!

Reply

Hereticus

Se ele não mexer no lobby armamentista nem do petróleo, pode ser que viva. Mas que ele è uma aberração como presidente, disso não duvido. Um "moleque" do Clube de Bilderberg para mostrarem ao mundo que até colocam no Poder uma fraude e, depois o protegem.
Será mesmo que o protegem de algum doido?

Hereticus, ele colocou a chefiar a CIA um cara que dedicou sua vida a tentar destruir a CIA! Denunciou espiões e um deles foi abatido creio que na Holanda. Agora manda na CIA e tem acesso aos seus segredos mais profundos?

Que sucedeu com os EUA que conhecíamos?

Onde está a segurança dos EUA se ela começa fora das suas fronteiras através da CIA e esta, está sendo chefiado por quem a quis aniquilar?

E se a fraude queniana proteger o vagabundo cachaceiro? E se ele gostar da 51 ou da Pitu?

Reply

Filoxera:

Muitos americanos pensam que a administração Obama pode resolver os problemas econômicos dos EUA. Infelizmente, essa é uma esperança vã. Embora o Beato Obama tenha prometido "change," o que se vê é apenas continuação das mesmas soluções superficiais que tanto prejudicaram muitas economias no passado, e que só vão atrasar o retorno da prosperidade.

Essas "soluções" são baseadas na falsa crença que o livre mercado falhou. Mas não foi o mercado que falhou. Foram as intervenções no mercado que falharam. O Federal Reserve e sua manipulação do dinheiro e dos juros é que falharam. Nada disso pode ser atribuido ao livre mercado.

É urgente que os responsáveis venham a entender a teoria dos ciclos econômicos explicada pela escola Austríaca sob a liderança de von Mises. Sòmente se os americanos avaliarem corretamente o debacle poderão encontrar a verdadeira solução.

Após anos vivendo além dos meios, comprando tudo a crédito e com "dinheiro falso" criado do nada, está na hora de acordar. Mas o governo Obama vai continuar com o nonsense atual: tentando curar endividamento com mais endividamento, inflação com mais inflação. Nunca foi tão urgente que os fundamentos da educação econômica fossem melhor compreendidos.

Hereticus

Reply

Coronel e colegas comentaristas:

Para uma explicação, ao alcance dos leigos em economia, da crise econômica atual recomendo o livro

Meltdown: A Free-Market Look at Why the Stock Market Collapsed, the Economy Tanked, and Government Bailouts Will Make Things Worse.
Autor: Thomas E. Woods Jr.

Pode ser encomendado pela Amazon.

Hereticus

Reply