Tarso Genro, admitiu ontem que o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá revogar a sua decisão de conceder refúgio ao italiano Cesare Battisti, mas afirmou que, para que isso ocorra, a corte terá de contrariar quatro decisões que tomou anteriormente em casos semelhantes. O ministro procurou ressaltar que se considera alinhado com a jurisprudência estabelecida pelo Supremo em processos anteriores, mas defendeu que a decisão do tribunal seja respeitada. "A decisão do Supremo tem que ser respeitada, seja a favor do nosso ponto de vista, seja contra. Para que Battisti tenha negado o seu refúgio, o Supremo tem que mudar de posição, em decisões que já tiveram escore de nove a um. Se mudar, mudou. Mas jamais vou poder ser apontado como alguém que decidiu contra decisões anteriores do Supremo", afirmou Tarso. Leia aqui.
8 comentários
Antes tarde...
ReplyCoronel
ReplySó existe um comentário para a declaração do Tarso:
ha,ha,ha
A meu ver, cada caso é personalissimo e é desejavel que se analise cada um com as suas peculiaridades.
ReplyA vida e seus acontecimentos são tão dinâmicos!O que já foi pode não ser mais nesse momento da historia...
Coronel
Replytarso genro irá ser lembrado como o defensor de assassinos. A da Via Campesina, este Cesare Battisti, os MST, LCP e por aí adiante. Aliás, como advogado, sempre gostou de defender os malandros.
Coronel, olha um dos comentários postados no blog do "Mascarado de Serviços". É de amargar:
Reply"Enviado por: Augusto
Isso tudo é muito estranho! Eu até agora estou simplesmente impressionado com a união de todos a favor de Dantas. Todos, sem exceção!. A Globo, a Veja, o Estadão, o Globo, a Folha, a Band, GM, Eros Grau, Marco Aurélio, Celso de Mello (Quem dia! Celso de Mello?), Heráclito Fortes, Quércia, Serra, FHC, Aníbal, Zeca Diabo, Tarso Genro, Luis Fernando Correa, OAB, Toron, Sakf, Fiesp, banqueiros, Elen Gracie, PSDB, PT, Demo, Temer, Sarney, Itagiba, Jungmam, todos unidos com um único propósito: salvar Dantas! O que ele tem de tão especial assim para merecer tanto apoio? Ele é uma unanimidade! Por outro lado, todos esses citados estão contra Protógenes, De Grandis, De Sanctis. Protógenes vai virar uma lenda literalmente. Vai acabar na cadeia. O pior é que essa gente nem disfarça mais. Tão se lixando para o povo. Desculpe, Nassif, mas parece uma grande máfia se movendo ou uma espécie de organização secreta. O que há por trás de tudo isso???".
COMO PODE EXISTIR ENERGÚMENOS ASSIM ?
Parece discurso de quem sabe que vai perder.
ReplyEspero que perca mesmo.
Senado, Tarso defende refúgio a Battisti, reclama de crítica e descarta comparações com cubanos
ReplyPublicada em 12/03/2009 às 12h56m
Agência Brasil; Agência Senado; O Globo
BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, voltou a defender nesta quinta-feira, em audiência pública no Senado, sua decisão de conceder refúgio político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti - condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos 70. Durante a sessão, o ministro também reclamou das críticas que recebeu em decorrência da decisão e descartou comparações com a deportação dos atletas cubanos que abandonaram a delegação do seu país, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
"
Nós não poderíamos deter dois jovens (cubanos) que queriam sair, contrariamente a Battisti, que manifesta sua vontade de ficar
"
- Não se pode comparar um caso a outro. Nós não poderíamos deter dois jovens (cubanos) que queriam sair, contrariamente a Battisti, que manifesta sua vontade de ficar - disse Tarso, negando que tenha expulsado os boxeadores.
Segundo o ministro, as declarações do governo italiano - que pede o cancelamento de refúgio político a Battisti - contestam a soberania brasileira. O caso é analisado agora pelo Supremo Tribunal Federal, que deve se pronunciar ainda este mês .
- O governo italiano pediu o cancelamento do refúgio numa constante alusão a nosso país e à fragilidade da soberania do Brasil e de nossos juristas - disse.
O ministro lembrou ainda que a concessão de refúgio é um ato político atribuído ao Executivo e que o Supremo já apreciou quatro casos semelhantes ao de Battisti, sem, no entanto, a mesma repercussão (nos casos de Pietro Mancini, Luciano Pessina, Achille Lollo e Pasquale Valitutti, que tiveram suas extradições negadas).
- Lamento que, em alguns momentos, tenham assacado contra o despacho que deferi sem analisar o conteúdo de suas afirmações para criar um juízo na sociedade que antecede o julgamento do STF.
Para Tarso, Batistti não teve acesso a ampla defesa em seu país.
- Me parece que não há o exercício da ampla defesa no caso do Battisti, porque ele deu uma procuração em branco, que foi preenchida à posteriori por um advogado que ele não conhecia e que defendeu co-réus. Não há demonstração de que há respeito à ampla defesa e ao contraditório - afirmou.
Ministro da Defesa italiano acusa Tarso de tentar influenciar STF
Também na quarta-feira, o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, acusou Tarso de tentar influenciar o STF e pediu que o brasileiro pare de fazer "previsões de loteria". ( Leia mais: senador italiano pede que Brasil 'acelere extradição' de Battisti )
Em entrevista para o site Affaritaliani.it, o ministro italiano afirmou, no entanto, que "não nutre nenhum respeito" pela decisão brasileira para "aquele assassino do Battisti".
Que tal colocar Tarso nas celas comuns que ele quer pra todos os presos e o seu adorado terrorista italiano ?
Reply