Da série "Todos contra Gilmar".

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, defendeu ontem a criação de uma corregedoria judicial de polícia "para que não haja mais um órgão com acúmulo exagerado de poder" no País. "Talvez precisássemos pensar num controle externo efetivo da polícia, que é necessário, e até numa corregedoria judicial de polícia, de modo que o Judiciário pudesse controlar esses eventuais abusos."A tese causou imediata reação no Ministério Público Federal. "É inconstitucional", declarou Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, procuradora-regional chefe em São Paulo. "O ministro não refletiu bem sobre a questão. A Constituição estabelece que o controle externo da atividade policial cabe ao Ministério Público. Esse controle é permanente."A fiscalização do Ministério Público, contudo, sofre pesada resistência da polícia. São frequentes os episódios de atritos entre ambos. Recentemente, em Brasília, procuradores tentaram entrar em uma delegacia para verificar uma denúncia e foram barrados por policiais armados. Leia aqui.

4 comentários

Que desmoralização do MP! Pelo visto as armas sempre cantam mais alto.

Reply

Coronel

Essa tal Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, procuradora-regional chefe em São Paulo, tem medo de quê?

Não deveria ser a primeira a defender essa ideia de Gilmar Mendes? Nos EUA, as corregedorias têm obra feita.

Reply

Coronel

Usando frase similar à do ministro, com as alterações que se fizeram necessárias. Em meu entender, pelo que estamos observando e no que está ocorrendo no PJ:

Talvez precisássemos pensar num controle externo efetivo da justiça, que é necessário, e até numa corregedoria policial da justiça, de modo que pudessem ser controlados os eventuais abusos do Judiciário.

Perito

Reply

Os promotores tem medo do que ?

Se trabalharem direitinho, não há o que temer...

Lembrem-se da promotora que mandou o seu segurança sair para brigar c/ seu filho; do promotor que assassinou o jogador de basquete e do outro que, bêbado, atropelou uma família...

TODOS DEVIDAMENTE INOCENTADOS !!!

Reply