Em novembro de 2004, o governo brasileiro reconheceu o status de economia de mercado à China. Esse tema foi incluído no memorando de entendimento entre os governos brasileiro e chinês sobre cooperação em matéria de comércio e investimento assinado por Lula e um tal de Hu Jintao, um chinês de quem ninguém mais lembra. Em março de 2009, quando deveria estar produzindo a pleno para as entregas de inverno, a Azaleia, uma das maiores empresas de calçados do Brasil, anunciou férias coletivas para 1.580 trabalhadores de Sergipe, Ceará e Bahia. É o segundo anúncio de paralisação de linhas da produtora de calçados neste ano. Em fevereiro, 2.300 pessoas entraram em férias coletivas de cerca de 20 dias. Antes disso, todos os trabalhadores ficaram afastados entre dezembro e janeiro. A Azaleia divulgou que as férias foram concedidas por causa do aumento da entrada de calçados estrangeiros. As importações da China, de acordo com a empresa, cresceram 47% e passaram de US$ 209 milhões em 2007 para US$ 307 milhões no ano passado. A maior paralisação das atividades acontecerá em Sergipe, onde a empresa produz em Frei Paulo, Lagarto e Ribeirópolis. Dos 2.500 trabalhadores, 750 ficarão em casa. O tempo de afastamento da produção varia de um mês a 40 dias. Em Horizonte (CE) e Itapetininga (BA), unidade que também teve paralisação de atividades em fevereiro, as férias coletivas atingirão durante um mês, respectivamente, 680 e 150 trabalhadores. As férias coletivas surpreenderam o Sindicato da Indústria Têxtil de Sergipe, pois, de acordo com a entidade, a empresa concedeu recentemente férias de 18 de dezembro a 20 de janeiro. "Esperávamos agora um período de pico na produção de calçados", disse o presidente Gizeldo dos Santos. Pode botar a conta do calçado na conta do Lula, o imbecil que dirige este país.
18 comentários
Economia de mercado. Selvática.
ReplyQuer competir, apedeuta.
Volta o povo para o tronco que dá.
Quando é que estepaíz volta a ter GOVERNO ?!
Coronel:
ReplyHu Jintao é o presidente da China comunista. Se ninguém ouve falar mais nada sobre êle, é pura incompetência da nossa imprensa.
O iraquiano que tentou acertar um sapataço no Bush foi condenado a 3 anos de cadeia. Que tal alguém atirar uma havaiana da Azaléia nas fuças do Lulla? Algum cara pintada bem corajoso? Ou só o MST tem militantes corajosos? Aliás, a julgar pela reação das autoridades, as militantes do MST não correm nenhum perigo de irem para a cadeia, nem sequer ir a uma delegacia para prestar depoimento.
Hereticus
O governo Lula aceitou a concorrencia desleal chinesa em troca de uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU para satisfazer o seu ego. O Lula trocou um acordo assinado por uma promessa verbal que não foi cumprida. E quem saiu perdendo foram os trabalhadores que o Lula "defende".
ReplyPrezados,
ReplyQuerer competir com a China nessa atividade com um (des)governo liderado por um babaca beira a insanidade.
Boolas
A empresa precisa investir na China!
Triste realidade...
Como se fala (ou se escreve) MAROLINHA em mandarim?
ReplyPor tras dos interesses chineses deve haver os lobistas de sempre, como aquele ex-terrorista cassado que vive nas sombras com o rabo cheio de dinheiro…
ReplyCoronel
ReplyExportamos para a China, produtos básicos com destaque para minério de ferro, soja, café em grão, petróleo bruto, fumo, algodão e celulose.
Já os produtos chineses importados pelo Brasil possuem um maior valor agregado, como bens intermediários e de consumo.
E por quê tudo isso? Por que lula quando chegou da China, declarou satisfeitos, que agora as classes D e E seriam as beneficiadas devido ao preço baixo dos produtos chineses.
Inteligente! Besta quadrada que com isso, levou à falência inúmeras pequenas e médias empresas brasileiras que viram seu mercado ser invadido por produtos chineses sem qualidade e baixo custo, pois a mão de obra chinesa è escrava. E è escrava por que não possui leis trabalhistas e a procura è superior à oferta. O trabalhador è considerado produto descartável. Mas aqui quando a Embraer mandou embora alguns, até esse vagabundo ficou histérico.
Imbecil? È pouco, muito pouco!
Boolas,
ReplyNão é só nesta atividade. Em qualquer uma o mundo prde porque a mão de obra na China é escrava e a ONU (OMC) faz vistas grossas até porque os maiores investidores são do Club Bilderberg, como George Soros e sua laia.
"(...) o imbecil que dirige este país"
Reply"dirige"????
quem?
o quê?
como?
quando?
Os chineses tem os mesmos direitos sociais e trabalhistas que os ingleses tinham em 1850. E viva o governo do povo...
ReplyCoronel Coturno, tomemos nota: o fechamento de muitas empresas, no Brasil, ocorrerá depois de esgotados os recursos financeiros que as mantêm e as fazem mover.
ReplyOs chineses estão desesperados com o fechamento das importações dos americanos, precisam despejar seus produtos onde puderem alcançar.
E, não existe maior porta aberta para a entrada de produtos chineses a não ser a do Brasil, país de todos, inclusive dos chineses.
Conclusão: muitas empresas brasileiras vão sangrar (custos fixos, indenizações trabalhistas, financiamentos do BNDES e afins, multas, invasões, caixas dois de comunistas) até desaparecem, finalmente. Quem duvida?
Pois é Coronel , quem vai levar o Barsil a sério se o pr´prio desgoverno não se leva..Dora
ReplyEnquanto isso o chineses empregados pela azaléia (lá na China) estão produzindo os calçados importados pelo Brasil.
ReplyAlguém se lembra do cara que anunciou na globo a morte de Tancredo? Foi ele que montou fabrica da azaléia na China.
kakakak................bem feito tmbem pra essa gente que votou(principalmente no nordeste) no Lula, vão ficar sem emprego.aGORA SEUS BURROS JOGUEM AZALEIA NO MOLLUSCO! PANACAS!
ReplyAlgum dia, talvez, ainda tenhamos um noção do quanto estão custando para o Brasil o torneiro e seus apaniguados. É certo que eles não afundaram o país de uma vez, como prometeram por mais de vinte anos que iriam fazer. Encantados pelo poder e suas morcomias, dividiram o país entre si e trataram de manter a herança bendita do governo anterior na política econômica, já que não tinham plano econômico nenhum além das bravatas que vociferavam nos tempos de oposição. Perderam, porém, sem reformas estruturais, contenção dos gastos públicos e avanços criativos na política econômica, uma janela de oportunidade que não volta mais. Além disso, rebaixaram a política e as instituições a um nível jamais visto antes "nesçepaíz", fazendo com que retrocedêssemos, em muitos aspectos, ao período anterior à revolução militar. E vão nos legar, assim, uma herança maldita para os próximos 50 anos. Só para despetizar a máquina pública vamos precisar de uns 15 a vinte anos. Pode?
ReplyOlá Coronel,
ReplySomente uma pequena correção: A cidade baiana onde está localizada a Azaléia é Itapetinga e não Itapetininga que fica em São Paulo.
Um abraço.
chines está acostumado a pisar em porcarias, mesmo.
Replytrecheiro
A política externa do Lula é uma piada.
ReplyEle estava crente que reconhecendo a China como economia de mercado, coisa que quase ninguém reconhece, ela seria favorável a obsessão dele de colocar o Brasil no conselho de segurança da ONU. Só que os chineses roeram a corda e foram contra a idéia.
Lula queria tirar uma onda de “nuncantesnestepaíz”, “eu, um operário, é que coloquei o Brasil no conselho”, etc...
Só que desta vez ele “sifu”.
Mas quem paga o pato é o trabalhador brasileiro.
Essa gente tinha que um dia pagar pelos erros cometidos.