Israel autoriza entrada de ajuda em Gaza.

O governo de Israel nesta terça-feira abriu passagem para a entrada de ajuda humanitária na faixa de Gaza. Segundo a embaixada de Israel no Brasil, 49 caminhões carregados de alimentos, remédios e equipamentos entraram hoje na região. O WFP (Programa das Nações Unidas para Alimentos, em português) voltou hoje a entregar mantimentos em Gaza, após um recesso de dois dias. A passagem de Kerem Shalom também foi aberta para a entrada de 80 carregamentos de ajuda humanitária. O depósito de combustíveis de Nahal Oz funcionou e enviou 215 mil litros de diesel especial (necessário para a estação elétrica da região), 93 mil litros de diesel para uso dos diversos organismos das Nações Unidas e 50 toneladas de gás de cozinha para uso doméstico. Leia mais aqui.

3 comentários

Coronel,

Essa ajuda vai mesmo para a populacao ou acaba nas maos dos terroristas? Dr Evil agora fica em duvida. Se a ONU permite que terroristas se instalem em suas escolas, porque nao entregariam os combustiveis, por exemplo, aos terroristas?

Reply

coronel a federação israelita paulista divulgou a seguinte nota repudiando a do pt:
FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO SE POSICIONA SOBRE NOTA DO PT
São Paulo, 06 de janeiro de 2009

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, entidade que representa a comunidade judaica do referido estado, recebeu com indignação a nota do Partido dos Trabalhadores (PT) relativa ao conflito no Oriente Médio.

Em primeiro lugar, jamais este partido se manifestou contra os ataques do grupo terrorista Hamas contra o território israelense, que acontecem há anos, inclusive durante o cessar-fogo, que jamais foi respeitado por esta milícia.

Jamais este partido se manifestou contra o assassinato de 400 civis em apenas dois dias no Congo, nem com a "limpeza étinica" que vitimou mais de 100 mil pessoas em Darfur.

Israel, como um país soberano tem todo o direito de se defender de ataques terroristas. Israel não atacou os palestinos.

O sul de Israel vem sendo quase ininterruptamente bombardeado pelos Hamas há 7 anos e o Exército não tem respondido para evitar congelar os progressos nos acordos de paz realizados com a Autoridade Palestina (oposição do Hamas). Israel retirou-se da Faixa de Gaza há 3 anos num gesto de paz e os ataques pioraram, pois o Hamas ficou mais próximo da fronteira israelense. Após uma breve trégua utilizada pelo Hamas para se fortalecer e se armar, os ataques palestinos se intensificaram. Nestas circunstancias Israel iniciou o contra-ataque atual para evitar os lançamentos de mísseis. Qualquer país no mundo faria o mesmo para se defender, no entanto, todos condenam Israel com o termo "Nazistas" ou "Massacre" num claro jogo sujo e baixo de desinformação e manipulação.

Convocar seus militantes a se manifestarem causando a importação do conflito é um erro crasso. O PT, como partido que governa este país, em seus 30 anos de existência deveria se preocupar mais em contribuir para um processo de paz duradouro e eficaz na região ao invés de jogar gasolina em uma história que desconhece.
FISESP INFORMA - Informativo da Federação Israelita do Estado de S. Paulo
marcia 1907

Reply

Coronel

O Dr Evil tirou-me as palavras que ía escrever! Quanto dessa ajuda chegará mesmo ás mãos dos civis necessitados? Como controlar sua distribuição?

Israel fez mal em autorizar essa "ajuda humanitária".

Reply