Ponto final na "nação étnica".

Da Folha:

Gélio Fregapani, 72, diz conhecer como poucos o Estado de Roraima, onde pisou pela primeira vez no início dos anos 1960. Coronel reformado do Exército, foi um dos fundadores do Cigs (Centro de Instrução de Guerra na Selva), trabalhou por dez anos na Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Diz que o Exército é "fervorosamente contra" a demarcação contínua da reserva.Apontado pela PF como um dos responsáveis por municiar os arrozeiros que atacaram índios, disse que, se isso tivesse ocorrido, a PF não estaria mais na região. "Esse pessoal não pode competir comigo."

FOLHA - Por que a Raposa/ Serra do Sol deve ser demarcada em ilhas?

GÉLIO FREGAPANI - A demarcação contínua de uma grande área indígena, com diferentes etnias e culturas, provoca a criação de algo parecido com o Curdistão, uma nova nação étnica separada dos países. Se for em ilhas, não tem problema nenhum.

FOLHA - Há pressão internacional para formar uma nova nação?

FREGAPANI - Sim. Essa história de índios nômades é falácia. Claro que existe possibilidade de migrações, mas os índios não são nômades. Não é necessária uma área do tamanho de Portugal para isso tudo. Na fronteira é o perigo.

FOLHA - O sr. defende que os índios não levem em conta sua cultura e se considerem apenas brasileiros?

FREGAPANI - Sim. Se nós [fizermos isso], damos [permissão] à criação de nações dentro do Brasil, estamos contribuindo para desagregar o país. Os EUA desejam isso, a Inglaterra, a Alemanha. Porque querem aquelas jazidas que têm lá e querem lidar com um governo mais dócil, não com o governo brasileiro. Se o Brasil ganhar a Raposa, haverá condições de contestarmos outras [terras].

FOLHA - O governo diz que pode entrar a qualquer tempo nas terras.

FREGAPANI - O governo está dividido. Há uma parcela de traidores no governo. Além do mais, o Exército é fervorosamente contra essa reserva, a ponto de poder haver motins se a demarcação for contínua.
FOLHA - Quem são os traidores?

FREGAPANI - Não vou citar. Há um esforço para dividir o Brasil. Chega um momento em que nem o Exército consegue entrar. Nenhuma fronteira é sagrada. Só ficam razoavelmente definidas quando habitadas. Fala-se da floresta, mas é para desviar o assunto. Querem é a serra que separa o Brasil da Venezuela e das Guianas, por causa do potencial mineral.
FOLHA - Os índios não têm direito?

FREGAPANI - Eles têm toda a terra de que precisam. Aquilo é grande. É terra demais e os índios não estão ligados a isso. Isso é coisa de estrangeiro.
FOLHA - A PF o acusa de ajudar os arrozeiros com táticas de guerrilha.

FREGAPANI - Se tivesse ensinado táticas de guerrilha não tinha um policial federal lá. E quem afirmou isso estaria morto. Esse pessoal não pode competir comigo. Agora, quando a região se declarar independente, aí sim vou fazer guerrilhas.

22 comentários

coronel
onde posso me alistar? To mesmo com vontade de dar uns tirinhos em petralhas, mst's e bandidos CIMIescos. Já me encheram o saco essa turma.

Reply

Coronel

Grande Coronel! Isso è linguagem de militar!

Posso me alistar sob as ordens desse Coronel? Conheço bem guerra de guerrilha!

Reply

Coronel,

Esse deve ser um dos poucos nao-melancias que restam.

Se ele for pra guerrilha, pode contar com a ajuda de Dr Evil.

Reply

Sou mulher com mais de 40 anos, mesmo assim posso me alistar?

Reply

- Velho Coronel, está louco para pegar os bombados camisas pretas do Tarso.
- Com ele o bicho pega, aí não tem midia, nem fanfarronice como a prisão do Pita.
- Vai lá Tarso, vai...

Reply

Conheci o Cel Fregapani quando era ele comandante do CIGS e eu gerente de estatal, e pude testemunhar o que ele fazia, num esforço imenso para manter e ampliar o pequeno zoológico da corporação, incentivando os empresários do comércio e das indústrias do Polo Industrial de Manaus a se integrarem nessa missão. Na época ele promovia o depois famoso "Almoço com as Estrelas" nas quartas feiras com o objetivo de cada vez mais agregar voluntários à campanha. E deu certo...Tanto que por algum tempo foi seguido pelos seus sucessores. Bom de selva ele é...Até hoje, os militares que conheço, da reserva ou da ativa, que serviram sob suas ordens ou não, o têm na mais alta conta e como um exemplo a ser seguido.
O coronel tem "balls" honradas igual ao Gen Heleno.
Aceitará ele colaboração de especialista civil na tropa dele? Tô dentro...

Reply

Esses garotos mimados que apremderam combate com o Duke Nunken ou no máximo com o Wolf 3D acha que sabe alguma coisa de combate. Babacas, vocês sõa unsa almofadinhas que não conseguem distinguir uma escorva de sua carga. Voltem para suas academias de direito (com inicial minúscula mesmo), e tentem aprender o mínimo para que possam exercer a profissãso, pois como combatentes, você são uma pilhéria.
Diz bem o Coronel Fregapani: se houvesse uma única ação militar por parte de mebros das Forças Regulares, vocês já eram.
Já enchi meu cantil, Coronel. Aceito o convite que virá, mas, com uma condição: que não haja anistia nenhuma depois.

Reply

"Fala-se da floresta, mas é para desviar o assunto."

Não é só a floresta. Os índios também estão sendo usados para dividir o Brasil. São os menos importantes nessa história.

Será que alguém ainda tem dúvidas disso?

Verdade seja dita, a divisão do país para que outros se apossem vem acontecendo há décadas, praticamente, desde que a ONU foi criada. A reserva ianomâmi é um exemplo típico; tal etnia sequer existe, como denunciou Orlando Villasboas.

A pressão internacional sempre existiu. Entretanto, tinham que encontrar e apoiar uma canalha facilmente comprável (eu diria "dável") e corrupta para facilitar o que governos anteriores vinham obstaculizando.

Em tempo: será que o Cel Fregapani precisaria citar os nomes dos traidores? Vejam que essa acusação é gravíssima!!! É CRIME DE LESA-PÁTRIA!!! Se nós, os contra-o-desgoverno vencermos neste julgamento não há como evitar o processo de impeachment!!!

Reply

Meu apoio incondicional às palavras e atitude do oficial, inclusive para colocar o Tarso e seus Homens de Preto no lugar, ou seja, que não são páreo para nossas Forças Armadas.

Tem razão e todos estamos vendo que o que querem os bolivarianos é nos dividir e contam com o apoio incondicional do boca-de-fossa e conspirador mor "danação".

Reply

Boa tarde Coronel,

Tenho 53 anos, sou mulher, mas gostaria de me alistar.

Reply

Coronel, por falar em Abin, que situação lá no Pará mais que ridícula: o superintendente com ações penais e pedido de Habeas Corupus; falsificação de certidões de tempo de serviço para aposentadorias fraudulentas nas dependências do órgão público; descoberta de ossadas provavelmente pertencentes a ex-guerrilheiros do Araguaia em Belém; e denúncia de agente da repressão trabando na Abin do Pará.
A Corregedoria Central precisa trabalhar, e muito, para evitar desdobramentos mais graves. Fonte: Jornal Diário do Pará (www.diariodopara.com.br), página A-4, edição de hoje, 27 de agosto.
Situação gravíssima.

Reply

Esse Coronel é dos meus...

Mandou bem...

Carla

Reply

Apesar da esquerda estar no poder e muito mais fortalecidade do que a própria "direita", aqui no Brasil, se demarcarem como contínua... vamos fazer o maior protesto que essa nação jamais viu!

Reply

-Ai pessoal, passei da idade para ser guerrilheiro, meu pai "caçou muito", mas caso precisem de um cozinheiro de campanha, estou dentro, assados de caça em geral, inclusive de comunas e seus aparentados, tem uma india naquelas bandas que come até carne de sapo barbudo, vou requisitá-la para acessoramento no rancho.
Me liguem ou deem sinal de fumaça. A propósito "Joãozinho Caminheiro 12 anos", para o Sub do rancho. rsssss

Reply

Coronel, notícia do jornal O Liberal (www.oliberal.com.br) na página 3, hoje, 27/08:
A Receita Federal começou o projeto de suas novas instalações, que ocuparão uma área cedida pela Aeronáutica na Dr. Freitas. Todos os setores do órgão ficarão ali.
Logo, somente a Abin deverá permanecer ocupando o 13° andar do prédio. Será possível ?

Reply

Até que enfim, General Heleno fazendo escola.

Será que o apedeuta conseguirá realizar o seu intento, a tão desejada luta de classes?


Evitar nova guerra de secessão
http://www.dcomercio.com.br/noticias_online/1114460.htm
Por Roberto Fendt 27/08/08

Reply

Boa, nada melhor para afastar um bandido do que uma boa arma na cintura e uma voz firme de "alto lá senão atiro".

Reply

Que falta faz nos dias de hoje mais alguns líderes da estirpe do Cel Fregapani!!!!

Reply

Êta cabra arretado!!!!
Tô na reserva é só me chamar, com um Comandante assim vou até as últimas consequências.....

Reply

Pode contar comigo, to dentro.

Estou com 57 anos, mas disposiçao e vibraçao de garoto, garanto pelo menos uns dois anos de luta no mato.

O dia que nao puder mais lutar e ainda vivo, entro com meu intelecto e dinheiro pra ajudar os irmaos que continuarem na empreitada.

Snaiper .50 na corja de entreguistas, sejam do executivo ou do judiciario.

Reply

Como eu entro em contato com esse coronel ?
Quero fazer parte de sua equipe prá ajudá-lo à extirpar os malditos petralhas esquerdopatas em todos os cantos do país !
MALDITOS PETRALHANTRAS !

Coronel, conte comigo...vou entrar em contato !

Reply

Ainda bem que existem militares com H maiúsculo

Reply