Condenado agroterrorismo do MST.

Do Estadão, hoje:

O advogado agrarista Augusto Ribeiro Garcia, membro da diretoria da Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDO), avalia que a Justiça Federal acertou ao condenar os três sem-terra do Pará ao pagamento de R$ 5,2 milhões. "A punição tem fundamento", afirma. "Os sem-terra fugiram do foco da questão fundiária, da reforma agrária".

O que o sr. acha da punição aplicada aos três líderes do MST?

A punição, do meu ponto de vista, é legal, tem fundamento, em virtude de uma ação que extrapola a finalidade do movimento, a finalidade da reforma agrária.Sem-terra dizem que a invasão da ferrovia é uma maneira legítima de protestar contra a privatização e o agronegócio.

Isso é válido?

Não, porque os sem-terra fugiram do foco, em si, da questão fundiária, da reforma agrária. Estão desvirtuando da sua finalidade.O MST fala em tentativa de criminalização do movimento.

O sr. concorda com essa avaliação?

Embora a Constituição brasileira assegure a liberdade de manifestação do pensamento, quando essa manifestação foge dos princípios democráticos e da ordem social, ele deve ser criminalizado. Não tem caráter pacífico.

No direito agrário, há algo específico sobre movimento social, invasão de terra, que permita analisar até que ponto esse tipo de ação é um protesto ou um crime?

Não, não tem. Toda a legislação agrária brasileira está dentro dos princípios democráticos, centralizados em associações, cooperativas, condomínios. Existe todo um formalismo legal que deve ser obedecido.

O MST vê pressão crescente sobre movimentos sociais.

Está na Constituição. O artigo 5.º, em seu inciso 22, garante o direito de propriedade. No inciso 23, diz que a propriedade obedecerá à sua função social. Quando a propriedade deixa de cumprir a sua função social, o Estado vem e desapropria - desapropria, não expropria. A terra, enquanto estiver sendo produtiva, está protegida pela Constituição. Se for improdutiva, cabe ao Estado ir lá e desapropriar. Passar na frente do Estado não.

9 comentários

A polícia deveria é prender estes bandidôes. Na verdade, a polícia defende o MST e vai contra o produtor rural.

Reply

Os deuses demoraram para razoar o que os mortais já sabiam, que o MST é um movimento terrorista.

Reply

Coronel,

Só falta o Molusco e sua quadrilha fornecer 5 milhões de reais a uma das ONGs do MST para pagar a multa.

Pega ladrão! No governo!
Pega ladrão! No congresso!
Pega ladrão! No senado!
Pega lá na câmara dos deputados!
Pega ladrão! No palanque!
Pega ladrão! No tribunal!
É por causa desses caras que tem gente com fome, que tem gente matando, etc e tal.

Reply

Alguém saberia dizer do que vivem e onde moram Stedile e Rainha. Ou aquele outro gorinho barbudo, que agora não me ocorre o nome?

A imprensa já se mobilizou para ver isso in loco? Não, né? O que a impede?

Lilyanne

Reply

Coronel

Outra invasão das milicias armadas do lula. Desta vez foi em fazenda do Dantas.

"Agência Estado
[ 25 de julho de 2008 - 11h58 ]

MST invade fazenda de Daniel Dantas no Pará

Belém - Cerca de mil agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram esta manhã em Eldorado dos Carajás, no Pará, a fazenda Maria Bonita, que pertence à Agropecuária Santa Bárbara, do Grupo Opportunity, de Daniel Dantas. Segundo o coordenador estadual do MST, Charles Trocate, a invasão foi um "protesto contra a corrupção do grupo desse banqueiro na região".

A Polícia Militar foi chamada por um gerente da fazenda, mas informou que só por intermédio de ação de reintegração de posse poderá retirar os invasores. Com foices e enxadas, os invasores começaram a armar barracas dentro da fazenda e avisaram que pretendem permanecer no local."

(continua)

http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/jul/25/1439.htm

Reply

Coronel,

Olha so que surrealista:

MST invade fazenda de Daniel Dantas no Pará
Cerca de mil integrantes do movimento ocupam propriedade em 'protesto' contra corrupção do banqueiro

Carlos Mendes, de O Estado de S. Paulo

BELÉM - A fazenda Maria Bonita, localizada em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, foi invadida e ocupada na manhã desta sexta-feira, 25, por cerca de mil agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A propriedade pertence ao banqueiro Daniel Dantas, preso duas vezes há quinze dias pela Polícia Federal e solto por habeas-corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Reply

Em Cascavel, PR, a filha do Che fará uma palestra amanhã (sábado) em uma "Jornada de Agroecologia", da qual participam 5000 MST, Vila Campesina e assemelhados.Tudo ocorre em uma universidade pública, com ampla proteção da polícia militar do PR. São 4 dias de falação contra o agronegócio, transgênicos...È a lavagem cerebral inculcada por um bando de espertalhões nas cabeças de "trabalhadores sem terra" que não sabem pensar por si próprios.
È o resultado da ignorância de um povo que vende seu voto em troca de celulares, viagens...

Reply

Ao anonimo das 15:58:

e' o eco-terrorismo em plena atividade. O Brasil que nao se queixe quando a producao de alimentos diminuir, e faltarem itens nas prateleiras dos mercados.

E nao adianta se queixar ao bispo, este tambem e' eco-terrorista.

Hereticus

Reply

Caro Hereticus

Leia esta noticia sobre o que não nos contam sobre o MST.

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4937&Itemid=221

Reply