Para a cientista política Maria Celina D'Araújo, do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica da FGV, o episódio com os jovens do morro da Providência assassinados após serem detidos pelo Exército precisa ser tratado como grave crise institucional de uso eleitoral das Forças Armadas para beneficiar um grupo político. Autora de estudos e livros sobre a atuação das Forças Armadas, ela diz que o governo Lula tem empurrado os militares a funções que não são as deles e que eles não querem assumir, como o papel de polícia ou a atuação em projetos sociais. Segundo Maria Celina, estão "brincando" com as Forças Armadas, desvirtuando-as de sua função como se fossem a solução para todos os problemas.
FOLHA - Em 2006, quando o Exército ocupou o morro da Providência para tentar recuperar fuzis roubados, a senhora disse, em entrevista à Folha, que a atuação nas ruas por tempo indeterminado era um risco alto e que, em todas as vezes em que isso ocorreu, eles acabaram respondendo por abusos de poder. Não foi isso que aconteceu agora?
MARIA CELINA D'ARAÚJO - O que eu sempre disse foi que um soldado não é treinado para atuar como polícia. Quando isso acontece, acabam surgindo problemas de abuso de poder. Além disso, quando se põe um soldado para combater o narcotráfico, há sempre o risco de contaminação e de ele se envolver com os traficantes. Foi o que ocorreu na Bolívia, na Colômbia, no Paraguai e nos países que colocaram os militares para combater bandidos. Isso não foi uma profecia, mas um diagnóstico comum aos chefes militares que conheço. Neste caso específico da Providência, o que considero mais grave é o fato de os militares estarem trabalhando num projeto político para beneficiar um candidato [à prefeito da cidade] que é do partido do vice-presidente da República e ex-ministro da Defesa [José Alencar]. É inédito no Brasil ver as Forças Armadas usadas em projetos nitidamente político-eleitorais. Já tivemos experiências de intervenções dos militares em comunidades e acusações de abuso de poder, mas seu uso como braço de um partido ou até de uma igreja [Marcelo Crivella, do PRB, é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus], é a primeira vez. É muito grave.
FOLHA - Os militares têm interesse em exercer essas funções?
MARIA CELINA - Não acredito. Militar não quer subir morro para combater bandido ou fazer serviço social. São atividades que a sociedade precisa, mas ela tem os órgãos certos para cada função. O que a gente observou no governo Lula foi um retrocesso do ponto de vista da política militar, que foi o uso político-eleitoral das Forças Armadas, contra a vontade dos militares, que têm que obedecer. Isso reflete uma falta de compreensão da nossa classe política. Estão brincando com as Forças Armadas como se elas fossem uma agência a ser usada a serviço de qualquer problema social, econômico, de transporte ou de saúde. Claro que em todo mundo elas podem cooperar nessas atividades, mas aqui estão banalizando isso.
FOLHA - A imagem do Exército fica arranhada?
MARIA CELINA - Sim. Pelo que me lembro, foi a primeira vez desde o fim da ditadura que as pessoas jogaram pedras no Exército. Há, sem dúvida, um crime a ser investigado porque um tenente se comportou como marginal. O comandante das operações também deve ser questionado por não ter tido capacidade de controlar seus homens.Suponho que as Forças Armadas, que são profissionais, não vão acobertar o caso como se fazia no regime militar. Todos terão que pagar pelo que fizeram, mas o que eu estou querendo chamar a atenção é que eles não deveriam estar naquele lugar. Há no episódio uma questão fundamental a ser debatida que é o uso que estamos fazendo de nossas instituições.
37 comentários
Grande novidade?
ReplyMas quem é que não sabe que o Lula conspira tudo o tempo conta o nosso Estado.
Desmoralizar o Exército é somente uma parte do seu maquiavélico e insano plano de criar o que denominam república bolivariana.
Ele está convencido de que ser insano é o melhor caminho para ele.
Como disse o Olavo de Carvalho: o lugar do Lula é na cadeia, junto com os outros vagabundos e bandidos da laia dele.
“LIBERDADE DE JORNALISMO”
Reply"A bem da verdade, inauguramos hoje esse Blog JORNALISTA, na forma da Lei e da Constituição!
Jornalista Federal deve obediência à Constituição e à Lei!
Não ao Terrorista Luis Inácio Lula da Silva & Terroristas!"
http://journalistpress.blogspot.com
___________________________
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/06/17/imprensa20267.shtml
E vai sobrar para quem mesmo?
Reply"Três dias após o assassinato de três jovens do morro da Providência, atribuído a traficantes do vizinho morro da Mineira, não houve nem sequer perícia ou exame de local, procedimento técnico obrigatório para tentar identificar onde os rapazes teriam sido mortos.
Até o início da noite de ontem, nem a Polícia Militar nem a Civil haviam feito investida na favela para tentar prender traficantes da Mineira, que são apontados pela polícia como assassinos. Ninguém da favela foi preso ou formalmente apontado pelo crime. A Secretaria da Segurança informou ontem que não havia nenhuma operação em curso ou prevista para a Mineira.
Por enquanto, a 4ª Delegacia de Polícia focou suas ações na investigação dos militares." (Folha de SP)
Coronel:
ReplySe as Forças Armadas não estão preparadas para segurança urbana, o que fazemos no Haiti? Só temos preparo para gir na casa dos outros?
Alfeu Boscardin
Gramado/RS
Sobre o Exercito, o cupaldo é simplesmente o Presimente. - Mas gostaria de falar sobre a vergonhosa pilantragem do Agripino Maia e seu comparsa Arthur Virgilio ontem no senado, Coronel estes dois elementos que estão acabando com a oposição do pais ontem foram a tribuna do senado, e tome discurso, que a MP e inconstitucional, crime contra o pais, que o Supremo já tinha definido que MP para credito suplementar e ilegal, quando ocorre uma revolta dos Senadores Mão Santa, Heraclito Fortes, Papaleo Paes e o homem serio do Acre Geraldo Mesquita mostraram a população a vergonha qúe é está oposição no Brasil - CORONEL ESTE DEMOCRATA COM AGRIPINO MAIA E UMA VERGONHA, E PENSAR QUE GASTEI MEU TEMPO DEFENDENDO ESTE MALA SEM ALÇA!!!!!
ReplyCOLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU
Estamos em um momento crítico, onde o alto comando das FA deve se posicionar de maneira muito acertada, estratégica para o futuro.
ReplyRecusar uma missão que não faz parte das atribuições, da formação e do treinamento é delicado. Recusar ajudar o país em problemas de polícia, já que a polícia parece não ser mais polícia é mais delicado ainda.Por isto o Comando, o Ministério e o Presidente devem ser homens sábios, fanfarão não tem vez nestes postos...
Como já foi afirmado em vários lugares - claro que não na midia rabo preso - a intenção principal é retirar o EB do morro, para não atrapalhar os 'negócios'. Quanto à ausência de críticas e repúdio aos traficantes (na midia rabo preso) é absurdamente lógica. Ninguém vai criticar os patrões, certo? pois se puxarem um dia os fios, colocarem as conexões à nú, sabem alguns e desconfiam muitos onde a coisa vai parar. E aqueles que mandam e controlam não querem isso, evidentemente. São tempos hipócritas, degradantes e nojentos esses que vivemos.:
ReplyCoronel
ReplyComo comandante em chefe, o senhor Lula foi o melhor exemplo, quando entregou os cubanos de bandeja ao senhor Castro. Ou o caso dos cubanos foi diferente? Segundo o nosso governo, na época, tudo foi de acordo a lei. Que lei??? E ainda deram uma desculpa esfarrapada que eles queriam voltar. Queriam tanto, que um deles já fugiu da ilha para a Europa . Se a imprensa internacional não tivesse dado tanto destaque, o desfecho, com certeza, seria outro, talvez o paredão. Longe de querer justificar o acontecido. Mas não podemos ignorar que durante anos a propaganda maciça para denegrir essa Força, pelo Governo, é uma constante. O sucateamento bélico, os proventos vergonhosos(os mais baixos do serviço público federal) e desrespeito a esses homens é real e foi longe demais. As evasões nos quadros das FFAA é uma constante. O Congresso, ciente, mas omisso se fez de cego surdo e mudo. Sobra quem para preencher as fileiras? Certamente não serão os filhos de presidentes e nem de políticos.Tudo orquestrado para acabar com essa Força. Só falta o prestigiado e financiado MST , que faz o que quer, onde quer e como quer, tomar o seu lugar. O respeito do Governo à lei e a ao País não existe. A Constituição é clara. O Estado soberano e FFAA estão jungidas, um não subsiste sem o outro.
Abraços
J.Angel
Coronel, piada contada em Portugal sobre brasileiros. Qualquer semelhança é mera coincidência:"Fizeram, num país da Europa, concurso para premiar a melhor polícia do mundo. Primeira bateria, concorriam a Inglaterra, os Estados Unidos e o Brasil (reprentado pela famosa polícia de Diadema). Tarefa: soltar um coelho na mata e, um de cada vez, capturaria o seu coelho. Quem fizesse em menos tempo era o vencedor. A primeira a ser testada foi a Inglaterra. Soltaram o coelho que imediatamente se embrenhou na mata. A polícia inglesa foi atrás do animal. Lupa na mão, bonezinho à Sherlock Holmes, faro aguçado... em 1 minuto e 35 segundos, voltou da mata com o coelho na mão. Bravo!!!
ReplyChega a vez do americano.Pinta no pedaço aquela pessoa de cabeça raspada, vestindo um macacão de nylon cheio de adesivos,mascando chicletes, com uma potente metralhadora na mão, dessas que cospem raios, entra em seu helicóptero azul, sobe, sobrevoa a floresta e... em não mais que 1 minuto, regressa com o seu coelho. Viva!!!
Por fim o policial brasileiro, da força policial de Diadema, calças jeans, camisa estampada, óculos rayban, aquele ar de malhandro e arrastando-se pe selva. Trinta segundos depois, ei-lo de volta, arrastando um porco todo machucado, sangrando...
Mas isso não é um coelho!
Tá certo! Mas ele confessou que era!!!"
João Ballarin
Sorocaba/sp
Coronel
ReplyEsta noticia também è para os militares, os responsáveis DIRETOS por esta baderna toda!
lula diz não ter dinheiro para os militares. Sempre diz isso, mas no entanto todos sabem que ele gasta como um louco o dinheiro da União para ajudar seus amigos bolcheviques e países "amigos".
Mas isto que coloco è a ponta do icebergue, pois esse fdp já está gastando 36% do nosso PIB em despesas maior parte inúteis. Tais números só são comparáveis e compatíveis em ditaduras soviéticas, mas mesmo assim, eles usavam-nos na industria militar e serviços de sinformação e repressão. E aqui usa-se na corrupção e enriquecimento desmesurado e ilícito.
"Agência Estado
[ 18 de junho de 2008 - 09h15 ]
Porteiro e enfermeiro controlam repasses do Incra no PA
São Paulo - Coube a um porteiro e um auxiliar de enfermagem a incumbência de fiscalizar a aplicação de R$ 382 milhões liberados nos últimos anos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá, no sul do Pará. A verba é para atender 76,5 mil famílias de trabalhadores rurais de 473 assentamentos em uma área total de 4,4 milhões de hectares.
(continua)
http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/jun/18/749.htm
Bom dia Coronel:
ReplyA Lúcia Hipólito disse hoje que existem culpados e responsáveis nesse caso. Os culpados são o Tenente e sua tropa, fica claro e "bem badalado" isso. Mas os responsáveis ainda não se fizeram aparecer, Id Est: O Comandante do Leste disse que não; o Comandante do Exército disse que não...Mas os Sinistros da Defesa e das Cidades disseram que sim e lá foi o exército fazer um trabalho que não devia e para o qual não foi treinado. Coisa de quem realmente tem que fazer cair por terra o conceito da população com uma das poucas instituições desse país que "merecia" respeito. Agora vão ficar batendo nessa tecla até não poder mais e tudo que se fizer do lado da defesa das FFAA será tratado com desdém. Uma enorme sacanagem, Desculpe o mal jeito...
Bom dia Coronel:
ReplyA Lúcia Hipólito disse hoje que existem culpados e responsáveis nesse caso. Os culpados são o Tenente e sua tropa, fica claro e "bem badalado" isso. Mas os responsáveis ainda não se fizeram aparecer, Id Est: O Comandante do Leste disse que não; o Comandante do Exército disse que não...Mas os Sinistros da Defesa e das Cidades disseram que sim e lá foi o exército fazer um trabalho que não devia e para o qual não foi treinado. Coisa de quem realmente tem que fazer cair por terra o conceito da população com uma das poucas instituições desse país que "merecia" respeito. Agora vão ficar batendo nessa tecla até não poder mais e tudo que se fizer do lado da defesa das FFAA será tratado com desdém. Uma enorme sacanagem, Desculpe o mal jeito...
PF quer responsabilizar Dilma por dossiê FHC.
ReplyMatéria
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2008/06/18/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=67751/em_noticia_interna.shtml
Considero que nos morros cariocas há um governo, que não é o brasileiro. Há uma parte do território nacional ocupado por uma força hostil, ou seja, os narcotraficantes.
ReplyAssim, penso que há justificativas para a presença do exército nestes territórios.
A atuação do exército, porém, mostra um despreparo para este tipo de ocupação, que é difícil de ser executada, como fica evidente no Iraque, onde tropas americanas passaram maus momentos e, mesmo tropas brasileiras no Haiti enfrentaram dificuldades.
Outro ponto, que aparece, é a falta de sintonia destas tropas com as forças policiais do Rio. Creio que falta uma ação mais eficiente do setor de inteligência, de ambas as forças. Uma atuação conjunta evitaria o “contágio” das Forças Armadas, com o poder de corrupção dos narcotraficantes.
Mas o pior é o exército receber recursos, para realizar o trabalho de ocupação, do Morro da Providência, para beneficiar um candidato, que tem apoio do governo federal.
MANCHAR A IMAGEM DO EXÉRCITO.
ReplyParte da imprensa e dos formadores de opinião estão é querendo fazer um joguinho sujo que, esse sim, suja a imagem do Exército.
O Exército não fez nada errado. Está na favela por ordem superior.
Se algum soldado fez algo errado tem que ser punido.
O problema nos morros do Rio é grave, mas não por causa da presença do Exército, mas porque a sociedade carioca está tão contaminada pelo narcotráfico que está apodrecendo.
Ao invés de atacraem o Exército os intelectuais deveriam estar atacando os traficantes. Mas acontece que a intelectualidade carioca, boa parte consumidora de cocaína e maconha e adeptos do santo credo do pobrismo, gosta de fazer o joguinho mostrado no excelente filme Tropa de Elite.
É um povinho chulé que de dia vai protestar em marchas em Copacabana e de noite vai buscar drogas para aliviar a sua própria má consciência.
O Reinaldo Azevedo foi claro em seu blog sobre o que há no Rio e porque o Exército precisa estar lá:
"O narcotráfico, senhores generais, É UMA FORÇA MULTINACIONAL, ESTRANGEIRA, QUE DOMINA PARTES DO SOLO BRASILEIRO. Entenderam? É, sim, assunto para as Forças Armadas."
De fato, essa é a verdade nua e crua. A cocaína vem toda as Farc. E as Farc atuam, desse modo, indiretamente, pois contam com a simpatia da intelectualidade, inclusive a carioca.
Os intelectuais cariocas são responsáveis pela violência do Rio, assim como a omissâo do Estado. As Farc fazem parte do Foro de São Paulo. O Foro de São Paulo foi fundado por Lula e Fidel.
Será que é preciso ser mais claro para mostrar porque a violência interessa a muita gente?
Coronel, bom dia,
ReplyNão sou técnica neste assunto,mas vejo claramente o INTERESSE deste DESGOVERNO em ENFRAQUECER as FFAAS, já que elas são consideradas nacionalmente , até pela última pesquisa como as mais CONFIÁVEIS e como eles tem interesse em transformar a Nação em um País COMUNISTA é claro que querem desvirtualizar as FFAAS para que enfraquecidas e desfiguradas sejam marginalizadas.Isto ficou claro neste lamentável fato. O que aconteceu precisa ser investigado e os responsáveis punidos, mas é mais que hora das FFAAS se unirem e tomarem posição.Dora Jardim
Caro Coronel,
ReplyParabéns.
Precisaria ser mais divulgado esse ponto de vista: o EB está sendo descaradamente usado para, posteriormente, ser desmoralizado por esse governo que aí está!
Jornalista M.F.Machado,
Parabéns a você também pela iniciativa e muito bem-vindo ao diminutíssimo clube.
Coronel
ReplyConheçe o termo dicotomoia! Pois bem, aqui temos um novo termo: tricotomia! Como pode o noso país ter descido às profundezas do inferno pela mão de canalhas?
Ontem lula queria a saída dos militares. O Promotor a mesma coisa. Os militares a mesma coisa. jobim, não! Mas aqui ele coloca os interesses de Crivella e Edir Macedo acima da Honra das FFAA. AS FFAA para ele, vão para a PQP. Crivella do seu partido, tem de ser prefeito do Rio custe o que custar e os militares que vão levar na bunda!
Depois vem o FDP do 51 dizer que o Estado tem que fazer reparação dos atos insanos dos militares!
Mas militar è treinado para a guerra, para matar e não para fazer serviço de policial!
A policia è treinada para os problemas de segurança urbanos e saber como lidar com eles e não para a guerra!
Então porque esse FDP do 51 mandou os militares ajudarem Crivella, tanto na segurança como nas obras, contraiando tudo o que os generais disseram? Grande malandro! Grande FDP!
Senão veja, tudo o que diz a Agência Estado.
"Agência Estado
[ 18 de junho de 2008 - 13h19 ]
Defensor público pede que Exército deixe morro no RJ
Rio - O defensor público da União André Ordacgy entrega hoje à Justiça ação civil pública pedindo a retirada imediata das tropas do Exército do Morro da Providência. Segundo ele, a ação foi motivada porque o Exército está exercendo função de polícia no morro, o que não é sua função constitucional. O pedido foi motivado pelo fato de militares envolvidos na segurança das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na favela supostamente terem detido e entregue três jovens a traficantes do Morro da Mineira, que mataram os três."
(continua)
http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/jun/18/1785.htm
==============================
[ 18 de junho de 2008 - 13h25 ]
Jobim nega saída imediata do Exército de morro no RJ
Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que esteve ontem no Rio de Janeiro, disse que conversou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a participação de militares na morte de três jovens no Morro da Providência, no Rio. Os militares teriam entregue os jovens a traficantes do Morro da Mineira. O ministro, no entanto, disse que neste momento não há possibilidade de o Exército sair da favela.
(continua)
http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/jun/18/1820.htm
=============================
[ 18 de junho de 2008 - 13h17 ]
Lula quer 'reparação' às famílias de jovens mortos no Rio
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a condenar a participação de militares na morte de três jovens, no último fim de semana no Rio de Janeiro, e disse que o governo vai trabalhar, agora, na reparação às famílias das vítimas. "Nós agora precisamos trabalhar para fazer justiça com as famílias. O estado tem que fazer reparação", afirmou. Os jovens do Morro da Providência, foram entregues por militares que faziam segurança às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a traficantes do Morro da Mineira.
"O que aconteceu foi uma coisa abominável não está na cabeça de pessoa normal o que aconteceu. Não é possível que três jovens inocentes sejam vitimados de um ato que eu diria insano, de uma pessoa que estava lá para colocar ordem", ressaltou. Lula disse que vai conversar com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que está retornando da Alemanha, e com ministros para ver o que é possível fazer ainda sobre este caso."
(continua)
http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/jun/18/1787.htm
PF quer responsabilizar Dilma por dossi� FHC
Replyhttp://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2008/06/18/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=67751/em_noticia_interna.shtml
Nesse governo de picaretas e dos fora da lei temos que assistir diariamente essa quadrilha praticando escândalos.
ReplyAcorda Coronel..Milicada já era!!! 64 não volta mais...Pare de se iludir....Acorda para realidade. A milicada teve muito mais corrupcão ! O PT e as FA Saõ a mesma coisa!!
ReplyCoronel
ReplyMuito me admira a tamanha preocupação que tarso genro, lula, jobim e outros panacas que nos desgovernam demonstram com três moradores da favela, dois com cadastro e passagem na policia, e isso quando nem foram os militares os matarem! Imagine se fossem eles os assassinos!
Politicos boiolas, mas grandes boiolas, sempre a quererem ferrar os militares! Se não fossem eles, nem estariam no Poder!
E mesmo eles foram bons demais, pois deviam ter morto todos estes bolcheviques panacas que nos desgovernam. Se o tivessem feito o Brasil estaria muito melhor, sem corrupção e traição!
Vagabundos! Pode ser que a sorte mude, que "Deus" seja brasileiro e militar ao mesmo tempo!
Para Alfeu Boscardin,
ReplyAs situações são completamente diferentes. Resumindo: a missão da ONU no Haiti é para manter a ordem entre a população civil,sem interferir em seus assuntos locais, além dos soldados não serem hostís para os locais. No caso específico das favelas é completamente diferente. O exército é tratado como INIMIGO do poder local que é exercido pelos traficantes.
Coronel:
ReplyO Brasil e' um doente em estado terminal. E' um paiz inerme, pois nao tem defesa nacional nem FFAA. Governado por um bando de parasitas mentirosos, hipocritas e ignorantes. Nausea e' o adjetivo mais suave que me ocorre, para descrever o que sinto frente `a tirania exercida por antigos terroristas, que tentam ainda hoje, implantar no BRASIL a praga comunista.
Hereticus
Jorge Serrão responde à minha pergunta que a imprensa amestrada esconde:
ReplyDos três “HERÓIS” presos pelos soldados do Exército e depois torturados e mortos pelos traficantes do morro da Mineira, dois tinham passagem pela polícia.
Um por associação para o tráfico e o outro por porte de arma e corrupção de menores.
A informação oficial é da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Pois é! "Nestipaiz" dos petralhas, bandidos são vistos como heróis. Não estranhem se ganharem estátuas, nomes de ruas e praças, etc..
A propósito, TODOS SABEMOS QUEW OS MILITARES NÃO TORTURARAM OS "heróis". Por que a polícia não caça os assassinos?
Aliás, o Jorge Serrão pergunta:
Será que os doutos representantes dos direitos humanos fariam a mesma coisa, se as vítimas dos bandidos fossem os militares?
Por que a mesma comissão não foi criada para apurar, com todo rigor, a tortura sofrida por jornalistas de O Dia, por grupos pára-militares de milícias, na favela do Batan, em Realengo?
Ô Coronel
ReplySe de manivela não dá mais,
chama a milicada aí para ajudar a empurrar esse blog .
Tudo béeeim?
E ainda tem Argentina hoje...
NP
Não estou gostando dessa história de indenização pros 3 mortos nãoo...que é que há?Eles não foram mortos pelos soldados, não etavam presos em quartel...quem matou foi o traficante e nós que vamos pagar pras famílias dos bagaças com ficha criminalll?
ReplyPéra lá.Daqui a pouco vamos pagar por todos os executados pelo crime organizado.Gozado que policial que morre assassinado fazendo bico, fora do horário de trabalho, deixa a família na pindaíba,não tem direito a nada.Agora bandido que foi morto por traficantes de "equipe" concorrente merecem indenização??Legal, o que vão agora dizer que mataram por algum militar mandou vai sopa...
¬¬
LIa
Tá nos jornais:
ReplyA justiça determinou que o exército se retire da favela. O pavão Jobim, chefão dos militares, não conhece a constituição federal. As forças armadas sairam sapecadas dessa fogueira. E agora José?
O Coronel, pq vc nao fala sobre o DEM aqui em SC, que esta na triplice alianca podre, representada por LHS? Seria interessante vc falar alguma coisa sobre esta pouca vergonha, pilantragem e maracutais aqui. Particularmente, eu nao sou de nenhums "tendencia". O que eu abomino e a picaretagem. Entao, fale algo. Com sua lucidez, quem sabe eu comece a entender pq os demos daqui agem assim. Abracos e continue escrevendo.
ReplyGeff - Porfessor da rede publica.
Senhor Coronel,
ReplyÉ claro que no seu blog, o senhor recomenda o blog de quem quiser. Mas tenho a curiosidade de saber a razão de o senhor não recomendar, permita-me, o blog de um dos nossos: Reinaldo Azevedo.
Qualquer comandante deve manter o seu comando, quando é desacatado e não vê por parte de quem de direito, seus superiores, ação coercitiva, naturalmente tomará providências, senão não comandará mais nada. Foi isso que o Tenente Vinícios tendou fazer,não imaginaria que que os rapazes fossem mortos, principalmente por não ser do Rio e ainda não ter experiência suficiente.
ReplyOs culpados são os seus superiores que usaram a chamada disciplina intelectual, pregada erradamente, ou seja "vaca de presépio" em ter aceito essa missão de colocar o Exército em favela fazendo serviço de operário.
Já havia o cso de militar afastado por ter sido ameçado de morte. O que foi feito quanto a isso? Deixaram a critério de tenentes sem experiência?
Causa indignação fer um tenente, muito bom de comando, ser execrado pela mídia, enquento os verdadeiros assassinos estão rindo dos militares e financiando políticos como a corja que está no poder.
Dentro desse grande "imbroglio", vale a pena recordar que durante os governos do casal Garotinho, leia-se Igreja Universal, é que o trafico de drogas e outras ilegalidades cresceram e muito no Rio de Janeiro, sem que, entretanto, os organismos responsáveis tomassem providencias. Agora o Sr. Crivella quer que o exercito brasileiro resolva?
ReplyÉ no minimo hilário. O dever/obrigação é da PM e Policia Civil locais. Que sejam acionados pelo Sr. Crivella e cumpram o seu dever.Deixem as Forças armadas em paz!!!!!!!!!!!!!
Sr. Coronel:
ReplyPosso estar enganado, mas até agora apesar de meu esforço em pesquisar o assunto, não encontrei uma nota sequer que faça referência aos executores dos assassinatos, no que se refere a sua possível punição.
Caro Anônimo:
ReplyEste blog não recomenda o blog do Reinaldo Azevedo porque ele não gosta de recomendações. Nunca vi ele recomendando algum blog no espaço que possui, que é nobríssimo, o que ajudaria em muito vários blogueiros. O Noblat, por exemplo, recomenda. Este blog começou bem porque o cabeça branca recomendou. O de chapéu não gosta disso, o que não significa que não seja um excelente jornalista.
Um abraço.
CORONEL
Coronel
ReplyHoje ouvi o 51 dizer entre outras barbaridades "...3 jovens inocentes foram assassinados...".
Inocentes? Dois tinham cadastro e passagem pela policia. O terceiro era aprendiz com um bocado de sorte!
Mas se não foram os militares a assassinarem, porque razão suas familias têm de ser indenizadas?
Assim sendo, está aberto um grave precedente para as familias dos milhares de brasileiros assassinados nas favelas!
Coronel
ReplyUma noticia sobre esse tal Crivella.
Em 17 de março, ma tribuna do Senado: "O PAC começa na favela da Rocinha, no Morro do Alemão, em Manguinhos, e também no Morro da Previdência, onde aqueles soldados heróis iniciaram as primeiras moradias improvisadas".
Que rapidez se passa de heroi a assassino pela boca dos politicos!
Achei este texto muito interessante e acho que vele uma lida...
ReplySÓ SOLDADOS NÃO PODEM ERRAR
Por Vinícius D. Cavalcante, CPP
Uma das coisas que aprendi na atividade de segurança é que qualquer pessoa que aufira ganhos a partir do sacrifício pessoal de sua equipe, do esforço e da exposição ao risco de seus subordinados, obrigatoriamente deverá ser escrupuloso, colocar-se no lugar dos homens e não exigir deles aquilo que ele próprio não faria se estivesse em seu lugar. Isso é um pressuposto de liderança que normalmente não compõe o rol de preocupação de muitas autoridades em nosso país. Lendo em nossos jornais do Rio de Janeiro, sobre a ação dos militares do Exército em serviço no Morro da Providência, percebe-se que, mais uma vez, os políticos fazem e desfazem e quem se prejudica são os profissionais das armas, lá na ponta da linha.
Bastou a ocorrência do primeiro revés e ninguém assume o fato de haver escolhido o Exército para um tipo de missão completamente diverso daquele que lhe compete cumprir originalmente. Quem mandou o Exército para o morro? Não acredito que as autoridades militares tenham feito isso por auto-deliberação!
No Brasil se vem usando as Forças Armadas para todo o tipo de ação tapa-buracos e se esquece que a função dos militares é ...
O link:http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=325&Itemid=36