"Eu me julgo um ignorante."

Entrevista do "Mr. Harvard", que conhece melhor Yellowstone do que a Amazônia, à Folha de São Paulo:

Escolhido para coordenar o PAS (Plano Amazônia Sustentável), o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) não pensou muito quando questionado se conhece suficientemente a região. "Eu me julgo um ignorante", disse. Mas são muitas as convicções do ministro, a começar por considerar "vazia" a polêmica entre o avanço do agronegócio e a proteção da floresta. Entre o governador Blairo Maggi (MT) e a ex-ministra Marina Silva, Mangabeira foge da opção. Sua missão, descreve, é buscar "reconciliação profunda" entre os pólos do debate. E espera que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, "seja um colaborador meu no futuro".

FOLHA - Qual é o problema da Amazônia?
MANGABEIRA UNGER - Acho que o debate está falsificando a situação real, que é mais interessante, mais grave, mais perturbadora e esperançosa do que o debate sugere. Um número pequeno de brasileiros acha que a Amazônia deve ser preservada como um parque. Um número igualmente pequeno de brasileiros aceita entregar a Amazônia às formas predatórias da atividade econômica. A grande maioria insiste no desenvolvimento sustentável, mas não sabe como conseguir. O problema não é a divisão entre ambientalistas e desenvolvimentistas, o problema é a confusão.

FOLHA - É possível conter o desmatamento sem frear o agronegócio?
MANGABEIRA - Não tem nada a ver com agronegócio. Nosso problema é que não temos feito nem de longe o suficiente nem em matéria de preservação nem em matéria de desenvolvimento. Por isso, estou discutindo intensivamente com os governadores da Amazônia Legal as medidas necessárias para dar conteúdo prático ao desenvolvimento sustentável.

FOLHA - O sr. assumiu o PAS, plano discutido desde 2003. Mas parece que está partindo da estaca zero.
MANGABEIRA - O PAS é um conjunto de diretrizes e compromissos, mas não é uma planilha tecnocrática. Não é um plano de medidas concretas. Há mais de 25 milhões de brasileiros lá. Se não tiverem oportunidades econômicas, serão levados a uma atividade econômica desordenada que provocará o desmatamento.

FOLHA - O sr. está em rota de colisão com Carlos Minc?
MANGABEIRA - Eu nem tive ainda a oportunidade de estar com ele. Eu o vejo como um grande colaborador meu no futuro.

FOLHA - Entre Blairo Maggi e Marina, a quem dá razão?
MANGABEIRA - É natural que haja tensões. Mas é um desserviço acalentar divisões no meio desta neblina. Não estou dizendo que há fórmula mágica. Não tem o menor sentido disputar uma espécie de império que não construímos. Nosso problema é avançar na construção, sem dogmas, sem preconceitos, sem prevenções, neste esforço de produzir reconciliação profunda e duradoura entre preservação e desenvolvimento. Minha tarefa é colocar a imaginação a serviço da eficácia.
FOLHA - O sr. se julga suficientemente informado?
MANGABEIRA - Eu me julgo um ignorante. O que eu sei fazer é construir uma tarefa com pessoas de idéias contrastantes. A premissa da discussão com o mundo a respeito da Amazônia é a reafirmação da nossa soberania. Mas não devemos cultivar uma atitude paranóica.

12 comentários

O Minc vai cair do galho já, já. A dupla Minc & Mang é cheia de incompatibilidades. Agora, pelo menos, admiro a sinceridade do Mang, quando diz que não entende nada de Amazonas. Mas o Minc, que só conhece o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, não confessa sua ignorância. E fica pavoneando como defensor da natureza.

Reply

Bom dia Coronel:
Só prá enriquecer um pouco, o título do post deve ser lido cabidamente com o "leve" sotaque que a peça rara tem.

Reply

Coronel:

O que se conclui do palavrorio do "professor" e' que ele nao tem a minima ideia do que tem de fazer, nem quais sao os objetivos do PAS, que existe desde 2003. Bem, existe no sentido lulista do termo: algo e' criado no papel, e em seguida alardeado como "algo nunca antes feito neste paiz", e 5 anos depois estamos na estaca zero.

Na questao do debate entre preservacao e desenvolvimento, o "professor" se posiciona como Neruda quando esteve no Brasil em 1968 e foi perguntado sobre a invasao da Checoslovaquia, teve a coragem de dizer que estava dos dois lados !!! Explicou: "Sou amigo da Checosloquia, paiz que me deu asilo quando dele precisei, e tambem sou amigo da Uniao Sovietica." (No caso da Uniao Sovietica nao explicou qual a razao.) Em outras palavras, estava com a vitima e com o criminoso do estupro. Deu a maior prova de covardia. Foi agraciado com o Premio Nobel logo a seguir. Prevejo um Premio Nobel para o nosso Mangabeira Unger, por estuprar e preservar a Amazonia ao mesmo tempo.

Hereticus

Reply

Coronel:

O Denis Rosenfield, no Estadao, tem numeros interessantes sobre as areas dedicadas ao agronegocio no Brasil;as unidades eu traduzi para
1 milhao de hectares = 1 MKhe.

1)areas indigenas: 107 MKhe

2)area conservacao: 176 MKhe

3)assentamentos MST: 77 MKhe

4)culturas temporarias (feijao, milho, soja, trigo, arroz, algodao): 55 MKhe

5)culturas perenes (cafe', citricos, frutiferas): 17 MKhe

6)florestas plantadas (eucalipto e pinus): 77 MKhe

8)pecuaria: 172 MKhe

A RIQUEZA brasileira, e a mesa dos brasileiros que vivem nas cidades, dependem dos itens 4, 5, 6, 7, 8. Os assentamentos rurais, que representam 9% do total, NAO produzem riqueza alguma, e vivem de cestas basicas e dinheiro do contribuinte, e ocupam uma area maior que a soma 4+5, que so' da' 72 MKhe. E, curiosamente, tanto 3 como 8 ocupam a mesma area. Mas 8 e' vitima de acoes criminosas constantes por parte da Via Campesina. Sem que o Ministro da Justica tome qualquer providencia.

A cronica de Denis Rosenfield e' apropriadamente entitulada "Qual latifundio?" Li no site do Diego Casagrande, la' de Porto Alegre.

Hereticus

Reply

Coronel:

eu tambem me julgo um ignorante. Ate' Einstein se julgava um ignorante. O problema e' entregar decisoes politicas e estrategicas para um ignorante presuncoso. A diferenca entre os ignorantes esta' na ausencia ou nao de presuncao.

McAvelli

Reply

Coronel

Amazônia? Mais uma vez para dizer o quê?

Olhe Coronel, e se os militares tomnassem o Poder e em quatro dias expulsassem da nossa Amazônia todas as ONGs, nacionais e estrangeiras, fazendo cumprir o artigo 142 da nossa Constitiuição?

Isso está perfeitamente ao alcançe dos nossos militares. È só querem, para que a nossa Nação volte a ser nossa de fato e respeitada.

E o panaca do principe Charles com o MI-6 a protegê-lo saíssem daqui para fora de um vez por todas?

Ingleses colonialistas da merda!

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4600&Itemid=223

Reply

O mascate não pára de elogiar o Mr. Harvard…
Estranho. Isto está cheirando a dinheiro vivo. Esse pessoal deve estar aprontando alguma, o que não surpreende, pois em volta (atras, do lado, embaixo) do Lula só tem roubalheira.

Reply

Coronel:

permita-me uma errata em meu comentario das 10:49.

Quando afirmei que, curiosamente, tanto 3 como 8 ocupam a mesma area, eu queria dizer tanto 3 como 6 ocupam a mesma area (77 MKhe).

Obrigado,

Hereticus

Reply

Coronel:

so' uma petralha contumaz e perfeita como a Marina Silva, pode ser autora de uma Joia como esta:

"Ha' uma tendencia de referendo dado pela sociedade brasileira de que se deve desenvolver, mas com sustentabilidade ambiental."

Aqui fiz uma pausa para me recuperar do ataque de riso que fui acometido.

Que perfeicao, que maravilha, de petralhismo! "Ha' uma tendencia de referendo..." Da' para encher de ar tantos baloes com essa frase, que o nosso Padre Voador, nao o Bartolomeu de Gusmao, mas o de Santa Catarina, nao teria problemas desta vez em cruzar o Atlantico, e voltar sao e salvo.

Amanhan, ela substitui "Ha' uma tendencia de referendo..." por "Ha' um consenso unanime na sociedade brasileira..."; e estamos falados: a sociedade brasileira ja' se reuniu e comunicou para os ouvidos privilegiados da Marina Silva, o que ela sociedade brasileira pensa do assunto.

Hereticus

Reply

Dr Evil vai abrir uma excessao e concordar com o ministro. Dr Evil concorda com o ignorante. E e so.

Reply

Coronel

Já viu algum agente da CIA ignorante?

Reply

Na contra-mão da maioria achei pertinente os comentários do Mangabeira Unger. Galgado a posição de estratégista do Governo Lula ( um incapaz em termos administrativos), cabe Sr Ministro elaborar um Projeto de Médio e Longo Prazo para a Amazônia. Ele deve buscar idéias em todos os interessados na questão amazônica, por tanto deverá evitar cair na tentação de tomar posições !
Se o Presidente Lula fosse uma pessoa capaz, usaria os dados do IPEA, FFAA, IBAMA, GREENPEACE, e não precisaria ter feito tanto barulho !! Mas uma vez sindicalista, sempre sindicalista !! E vai pro megafone !!!

Reply