Triste Bahia.

Para o coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Antônio Dantas, 69, o baixo rendimento dos alunos da faculdade no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) se deve ao "baixo QI [quociente de inteligência] dos baianos". Os alunos de medicina da UFBA obtiveram conceito dois no exame. "Se não houve boicote dos estudantes, o que não acredito, o resultado mostra a baixa inteligência dos alunos." Para Dantas, que é baiano, o corpo docente da faculdade é qualificado e não seria justificativa para o mau resultado no exame. O coordenador disse que o suposto baixo QI dos baianos é hereditário e verificado "por quem convive [com pessoas nascidas na Bahia]". "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria", afirmou, ressalvando que há exceções a sua regra. Leia mais aqui.

32 comentários

Precisa-se ver se há correlação entre os baixos resultados dessas universidades e a política de cotas.
Se houver...

Reply

Meu Coronel,

depois de um depoimento desses só nos resta apelar à mãe Menininha de Gantois. Onde já se viu tamanho disparate ! O cidadão em pauta está completamente alinhado com "noços" mandatários, senão vejamos:
"Falta alimento? A culpa é do povo que está comendo demais".
"Epidemia de dengue ? A culpa é do povo que não combate o mosquito".
"A educação está uma "josta" ? Culpa do povo que é burro."
Quosque tandem......
Saudações

Reply

pois é, é a cultura lullista de que a culpa sempre é do outro fazendo literalmente universidade....
marcia1907

Reply

A nova ministra de igualdade racial com a palavra, sobre um comentario tao nitidamente racista como o desse professor baiano.

The Ghost Hunter

Reply

Falam tanto em "politicamente correto" nesse país e um ANIMAL desses abre a boca para falar tamanha asneira. Deveria estar numa jaula ou numa privada. (o que seria uma injustiça para com os cocôs)...

Reply

CORONEL,

É a segunda vez que a UFBA mostra estes resultados.Merece uma pesquisa,até sobre a política de cotas ou aparelhamento.
Antigamente dizia-se que "baiano burro garanto que nasce morto".
Pode ser que de tanto ouvir axé e pular atrás de trios elétricos,os neurônios baianos ficaram comprometidos.Haja visto o Ministro Gil,em um vídeo muito popular no you tube,tentando definir o que é música.Hilário!
O assunto é sério,mas a estória do berimbau foi engraçada...ah,se foi!

Abraços.

Reply

Piloto de guerra:

que tal acrescentar

"A aprovacao do Lula esta' na estratosfera? Culpa do povo que e' burro."

The Sea Serpent

Reply

Coronel

O anônimo das 14:50 tocou com o dedo na ferida!

Reply

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), classificou de "surto de imbecilidade" as declarações do coordenador de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Dantas, de que o mau desempenho dos alunos numa avaliação do ministério da Educação reflete o "baixo QI dos baianos". A afirmação foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo

Flávia.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2858879-EI6578,00.html

Reply

COM CERTEZA, PARTE DO MAU RESULTADO DEVE-SE A PROFESSORES DA CAPACIDADE DESSE SR. QUE CLARAMENTE MOSTRA ESTAR INCAPACITADO PARA A FUNÇÃO DE EDUCADOR. DEVE SER UM DESSES "DECOREBAS", COM CONHECIMENTO MAS SEM SABEDORIA; COM A INSTRUÇÃO MAS SEM O DISCERNIMENTO QUE A PROFISSÃO DE ENSINAR EXIGE ! OU TALVEZ, MAIS UM DESSES "APADRINHADOS" POLÍTICOS OCUPANDO, E SE ASSOBERBANDO DE UM CARGO PÚBLICO !!

Reply

Pq a diferença de inteligencia entre povos, raças, regioes, etc eh um tabu tao grande? Ser politicamente incorreto eh dificil, mesmo por aqui.

Reply

Em princípio, não concordo com as críticas dos comentaristas ao coordenador Antônio Dantas que pode, perfeitamente, estar correto na sua avaliação, até por ter a coragem de declarar uma VERDADE.

As universidades são destinadas à ELITE INTELECTUAL. Qualquer outro critério para seleção, tais como cor da pele, raça, sexo ou ideologia política, é pura canalhice "politicamente correta".

Reply

"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria"

Essa foi forte hein!?
Como ele faz parte do meio, por quê não dar-lhe um pouco de crédito, não é?

Mas que é triste é.
Lilyanne

Reply

Quem determina a qualidade de um instituição de ensino, principalmente no nível superior, é o ALUNO.

Reply

Uma vez na Bahia, vi uma pessoa estudando para o vestibular, dei uma olhada no material, era um simulado, não lembro de que universidade, só sei que era bem + difícil que as que fiz no Cesgranrio.

O nivelamento por baixo dá nisto, tenho um exemplo em casa da falta de estímulo que o jovem vem sofrendo. Tive que escutar da minha filha: Estudar "pra" que, se as vagas serão preenchidas pelas cotas?

Assim fica difícil dialogar, ela pode estar certa, mas também não posso dar o braço a torcer e deixa-la cair no desanimo.

Reply

Enquanto isso, o mascate do dinheiro mole continua promovendo o seu trofeu iBesta, aquele mesmo que foi rejeitado pelo PHA quando saiu escorraçado do seu antigo endereço. Continuando no intúito de enganar quantos puder, o máximo de tempo, o mascate pede votos, fingindo que alguem de respeito liga para esse tipo de premiação. Que vergonha… ou falta de.

Reply

Perguntinha rápida: esse indivíduo é baiano?

Reply

O tal Antonio Dantas apenas não foi politicamente correto. Mas por algum motivo os pretendentes a esculápios baianos (e também os oriundos das universidades federais de Alagoas, Pará e Amazonas) foram bombados no exame. Se não foi por idiotia explícita, foi por desleixo ou boicote, que não deixam de ser demostrações de cretinice. O resto é gritaria besta!

Reply

Pensei a mesma coisa do fnunes:
Que ensina é uma ANTA como se vai aprender alguma coisa?

Reply

I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L

Reply

Coronel

Agora que acabou o jogo do "meu" Chelsea, aqui o esperamos. O Manchester United não è tão forte no seu coletivo como o Liverpool. Vai ser fácil...espero!

Reply

Coronel,
Desculpe o mau jeito. De novo em Claudio Humberto:

"30/04/2008 | 9:10
Venezuela faz intriga de Bolívia com Brasil
Depois da petition on-line circulando na internet "em defesa da demarcação das reservas indígenas" no Brasil (veja aqui), o consulado da Venezuela no Brasil divulga novo manifesto conclamando "bolivarianos" a defender a Bolívia, que enfrenta grave divisão interna e que "sempre foi "cobiçada", com a perda do Acre, para o "grande capital". Termina clamando por uma "Bolívia unida e inseparável". Um dos destinatários de e-mails da cônsul-geral Grisette Corvo é o sociólogo "de esquerda" Emir Sader."

Reply

Coronel, parece que a coisa de viajar é ponto de honra no governo petista. Há o seguinte comentário em Claudio Humberto:

"30/04/2008 | 0:00
Expectativa baiana
A grande expectativa na Bahia, esta semana, é saber se o governador Jaques Wagner (PT), pela enésima vez no exterior (desta vez ele foi aos Emirados Árabes), vai encontrar tempo para visitar o Estado, no feriadão."

Reply

"O governador da Bahia, que não é baiano, classificou de "surto de imbecilidade" as declarações do coordenador de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA)."

:-)

Olha, acho que o primeiro comentarista tem razão: é importante ver se há correlação, não em função de "raça" (conceito ultrapassado), mas pela ofensa à meritocracia que são as tais cotas.

Reply

Coronel,

É o azeite de dendê,a pimenta,aquela comida codimentada faz mal aos neurônios.
Eu adoro os baianos, principalmente as baianas, o tratamento é todo especial, meu rei, meu dengo.
O que chama atenção é que a faculdade é de Medicina, já pensou?
O assunto é grave, mas não deixa de ser engraçado, pela peculiaridade daquele povo maravilhoso.
Pelas palavras do coordenador, chego a imaginar que a Bahia, está povoada de zumbis, porque baiano burro nasce morto.

Abraços.

Reply

existe uma teoria:
A MINHA ,
que acredita que o calor no cérebro e o barulho nosuvido causam danos irreversíveis.
Ali na Bahia poderiamos testar tal teoria.
A falta de saneamento,educação primária,infra-estrutura,alimentação não destrutiva...são componentes secundários e importantes nesta teoria.
Um fator multiplicativo da degeneração da raça é ficar subordinada a grupos familiares por décadas,esperando que seus problemas sejam sempre resolvidos por painho e mainha.
Uma característica que se nota nesta falha genética é a utilização excessiva de vogais em fazer suas composições vocais.Principalmente músicas.
abraços

Reply

ACM está fazendo falta para a Bahia.

Se estivesse vivo esse coordenadorzinho sairia fugido da BA com o rabo entre as pernas.

Além de tudo é ignorante, quais são os principais musicos brasileiros, tirando o ministro gil é claro.

Estava no Rock in Rio, elle, o ministro, foi aplaudido, mas depois de 10 minutos só gritando REALCE, tomou uma vaia digna do Maraca...hehehe

Reply

Coronel

Desde que ouvi o molusco dizer que os membros do MST podiam entrar em Universidades através de cotas especiais, mesmo sem ensino básico fundamental, fiquei esperando por isto.

E ainda è só o início!

Que médicos iremos ter? Acougueiros?

Que engenheiros iremos ter? E economistas? E por aí adiante!

O próprio molusco è que está sendo racista ao fazer-lhes esta sacanagem só para conseguir votos!

Reply

"Ele afirmou que não foi notificado pelo MEC sobre os resultados e que vai analisar os erros dos alunos assim que recebê-los."
Essa frase está na reportagem indicada pelo link.
Se ele não foi ainda notificado e por consequência não analisou AINDA os erros dos alunos, que raio de professor é esse que tira conclusões apriorísticas e com alto teor de discriminação?
Acho que o Conselho de Administração de UFBA deve convocá-lo em regime de urgência para que explique seus critérios de nivelamento por baixo.

Zé do Coco

Reply

Alô Boss.
Colocando uma lenhazinha na fogueira.
Quando eu era pequeno lá em Barbacena diziam:
Dê uma enxada e um martelo para um baiano.
Êle usa como instrumento musical,menos ferramenta de trabalho!!!
kkkkk,mardade.
abraços

Reply

p/ mario s.
Qunado eu era pequeno todos diziam que baiano não crescia porque andava com lata d'água na cabeça. E não era racismo.

Reply

Prezado Mario S.

Quando escreve: "Um fator multiplicativo da degeneração da raça é ficar subordinada a grupos familiares por décadas, esperando que seus problemas sejam sempre resolvidos por painho e mainha."

Tem razão, pois se trata de reminiscências do seu passado tribalista em África, onde em uma sanzala (em África tem o significado de aldeia) ou aldeia, o "soba" (chefe da aldeia), ditava o destino de todos.

Na Bahia, dos tempos modernos, falta esse "soba" que se personificou no painho e na mainha.

È uma questão a aculturação do DNA aos tempos modernos. Reminiscências do passado que não quer ir embora.

Repare, não quero ser nem sou racista, Existe na sociedade estratificada, espaço para todos. Apenas trata-se de um fato, já que a Bahia era um entreposto de escravos. Sua cultura prevaleçe, ligeiramente modificada e algo já afrobrasileiro.

Reply