Que bem faz uma mordomia.

Eliane Catanhêde, colunista da Folha São Paulo, passou uma semana nos Estados Unidos, a convite do Governo Lula, produzindo press releases a favor deste. Seja para Celso Amorim na reunião da OEA, seja para Nelson Jobim na sua visita a convite do Departamento de Estado. Aí vai mais um, na íntegra, na forma de uma coluna dominical defendendo os corruptos usuários dos cartões corporativos. Teresa Cruvinel começou assim. Hoje tem um emprego milionário na TV Brasil.

Ovinhos de Páscoa

"BRASÍLIA - Lá pelas tantas, em meio à avalanche de denúncias sobre o uso do cartão corporativo, telefonam para a Defesa num final de sábado com "uma bomba": a FAB havia gasto sabe-se lá quanto num motel do Rio de Janeiro. Foi um deus-nos-acuda, com assessores civis ligando para majores, que ligavam para coronéis, que ligavam para brigadeiros. A hierarquia avançou a jato. Passam-se as primeiras horas, e ninguém conseguia explicar. Passa um dia inteiro, e nada. Até que, enfim, surgiu a luz: um suboficial tinha batido com um carro da FAB no muro do motel. Pagou-se com o cartão.

Esse tipo de situação, juntamente com tapiocas de R$ 8 e ursinhos de pelúcia que não eram ursinhos de pelúcia, mas sim panos para toalhas de mesa de recepções, dá um tom meio carnavalesco ou às vezes dramático a toda essa história. Foi por isso que o controlador-geral da União, Jorge Hage, dividiu as opiniões quando foi ao Congresso e criou a expressão "escandalização do nada". Tinha razão, se a gente olha pelo lado da miudeza, do "nada". E não tinha razão nenhuma se o olhar é pelo lado do princípio.

No frigir dos ovos (não os de Páscoa), a mistura de tapiocas com hotéis cinco estrelas e aluguéis de carros em feriados e fins de semana produziu um bom omelete. O que se discute é o que pode e não pode, o que é ilegal e o que é ilegítimo, o que é um erro e o que é abuso consciente, uma mutreta.

A CPI da Tapioca já nasceu morta, porque nem o governo atual nem o anterior têm interesse em que se vasculhem seus gastos e suas compras, guerreando entre eles com armas curiosas: os tucanos, com os cartões; os petistas, com as contas "tipo B". No fundo, a mesma coisa. Assim, vamos patinar na "escandalização do nada" e na "não-investigação de tudo". Em alguns casos, o nada é nada. Em outros, pode ser muito. E é melhor uma gente escandalizada por nada do que simplesmente cansada de se escandalizar".

13 comentários

Eu quero me escandalizar mais. Porque então tanto sigilo? Quanta babaquice!!!!!

Reply

CORONEL,

Que textinho vagabundo!Mal escrito,confuso,banal!Feito para cumprir obrigação.
Faltou a jornalista investigar e dar detalhes do "acidente" no muro do motel.Houve conserto do muro,do carro? As notas dos gastos faziam constar o material,o estabelecimento,a quantia?
A jornalista diz,literalmente que "a FAB havia gasto sabe-se lá quanto num motel do Rio de Janeiro."
Quanto gastou e em que motel,cara pálida?Foi feita licitação?
Claro que são detalhes que não interessam à jornalista.O único objetivo da sua coluna é divulgar a versão do Governo,sem questionamentos,reforçar a teoria de "escandalização do nada" do Controlador que nada controla,desqualificar todos aqueles que,como nós,querem saber como,quanto e onde é gasto NOSSO dinheiro.
Antigamente,um jornalista convidado,com despesas pagas,costumava mencionar o convite ao fazer as matérias.Mas isso seria ética demais para a sra.Elixane(lixo+eliane).

Abraços.

Reply

mais uma a entrar no rol das vacas petralhas.

Reply

Ô dona castanhola, a questão que os Brasileiros discutem, e se envergonham, é a imoralidade.
A sua mãe, d. Eliane, não lhe ensinou que quem rouba 1 rouba um milhão?
Quanto à merreca de 8,30 -aliás, exorbitante pra um treco sem sabor, é que se o Ministro não tinha $R 10,00 na carteira é melhor ele prestar um concurso pra jardineiro, copeiro, que, com seus PHDs,passará.
E te mais: conta aqui pra nós, qual o troco que a Sra. está levando pra vender sua cosnciência e distorcer os fatos?

Reply

Quero fazer uma boa omeleta é com os ovos do Lula...

Tal raciocínio deve ter escapado aos fazedores de leis, né não?Tapioca pode?Não é crime se foi roubada ou paga com dinheiro que não era para isso?
Hummm...
E vale para a pobre coitada que furtou(sim, não foi roubo),uma latinha de manteiga Aviação?Vale para o cara que entornou uma garrafinha de gorduchinha, uma cachaça em embalagem PET,ali mesmo no mercadinho e não tinha grana para pagar a fortuna de R$1,50?Vale para o outro que ficou meses presos porque furtou uma galinha lá no nordeste?

A lei põe no mesmo saco o ladrão de manteiga e o de banco, menos quando ele rouba em nome do governo, né?No caso de assalto/roubo a banco ganha até ministério depois, sem NUNCA ter puxado cana pelo crime...Sem falar que tem jornalista tecendo loas ao ex bandido, santificando-o no altar da política como exemplo de honestidade intelectual.
Aff!Que enfado..

Vou 'te contar', como diz o outro,até a bagaceira que foi mandada para Austrália era uma bagaceira melhor que a nossa...Daí que na Aussie transformaram um limão em limonada, aqui transformaram o 'paraíso onde plantando tudo dá' em um lixão.

Lia¬¬

Reply

Um estudo detalhado do portal da transparência mostra que, no Ministério da Defesa, a Marinha não ficou só no caso do ursinho que não era ursinho. Há vários saques em dinheiro, despesas fracionadas e gastos que, se ocorressem num navio, prenderiam o Comandante e o Imediato.

Reply

Que vergonha hein, Dna. Eliane! A que ponto a Sra. chegou. Além de publicar um texto vagabundo fica puxando o saco do governo em troca de uma viagenzinha. Mas a FOLHA não tem OMBUDSMAN? O que êle diz disso? Ou só fica nas superficialidades?

Reply

Não me parece que um acidente de viatura militar batida contra um muro seja motivo de pagamento via cartão corporativo. Se ainda valessem as regras antigas, seria instaurado um IPM e, caso o motorista fosse considerado culpado, o prejuízo lhe seria imputado, caso fosse inocente o motorista, aí sim o custo seria arcado pela "viúva". Quanto ao texto de EC, tenho que concordar com sua conclusão: é melhor nos escandalizarmos por nada do que pararmos de nos escandalizar!

Reply

A ESSENCIA DO PENSAMENTO DA DELINQUENCIA PETRALHA ESTA MUITO BEM ESCANCARADO NO PENSAMENTO DA AMESTRADA ELIANE CARRAPETA NÃO É CRIME USAR E ABUSAR CRIMINOSAMENTE DO DINHEIRO PUBLICO PARA PAGAR TAPIOCAS E SUPOSTOS MUROS DE MÓTEIS E OUTRAS COSITAS MAS PARA ELA, A VAGABUNDA, ISSO É LEGAL,É VÁLIDO!! AS DEMAIS DESPESAS SÃO "SECRETAS"... NÃO PODEMOS SABER... ESTA VIRA-LATA DO JORNALISMO AMESTRADO ESTA FAZENDO MUITO BEM SEU PAPEL MOLEQUE DE BAJULAÇÃO DO LULOPETISMO, ESTA JOGANDO SUA BIOGRAFIA NA VALA DAS PODRIDÕES ABJETAS DE LULACORLEONE, ELIANE CARRAPETA É MAIS NOVA ESTRELA VERMELHA DA IMPRENSA CHAPA BRANCA PROVANDO ASSIM QUE A IMPRENSA BRASILEIRA COM RARAS EXCESSÕES É VoLUVEL E FACILMENTE COOPTADA A TROCO DE CASQUINHAS!!!!

Reply

É uma vendida, uma cretina!

Reply

Boa noite Coronel.
Sinceramente li e reli a coluna e continuo achando que a jornalista está justamente condenando o toma-lá-dá-cá dos petralhas e psdbistas, que não investigam nenhum escândalo porque se protegem.
Abraço.

Reply

Gente:

alguem me explique a diferenza entre Eliane Cantanhede e Paulo Henrique Amorim. Eu nao vejo a diferenza entre esses dois "jornalistas". Sao vendidos, e merecem perder seus empregos.

Coronel:

seu blog esta' cada vez melhor. Visitei hoje um amigo, engenheiro, a quem eu indicara o seu blog, e ele me disse que diariamente, antes de comezar a trabalhar, visita o Blog do Coronel. Ele acha que vc tem uma equipe inteira trabalhando full-time para o sr.

Hereticus

Reply

Ao Anônimo das 21:01

O perigo destes jornalistas "isentos" é escamotear.
Faz de conta que defende a verdade,mas aproveita para validar as palavras do Hage,para minimizar as incorreções no uso dos cartões.
Desqualifica os que reclamam de irregularidades e coloca uma frase de efeito,no final,que contradiz as entrelinhas.
As notícias nos telejornais são dadas assim,num bate e assopra.
É um jogo sutil e sujo,muito sujo.

Abraços.

Reply