Onde estão as provas do crime?

Capa de um jornal de Mato Grosso, informando que focos de desmatamento aparecem nas fazendas do amigo do Lula.

Blairo Maggi, governador do Mato Grosso, estado responsável por 50% do brutal desmatamento cometido nos últimos meses no Brasil, é amigo do peito do Presidente Lula. Sobre agricultura, o presidente consulta o fazendeiro-governador. Lula até já pernoitou na Fazenda Tucunaré, de propriedade de Maggi. Foi para ele que Lula liberou R$ 1 bilhão, nos primeiros dias da campanha do segundo turno de 2006, em troca do seu apoio. Também foi Maggi o avalista de Luiz Antonio Pagot para a diretoria geral do DNIT, aquele que atuava no público e no privado, ganhando salário do Senado sem nunca ter aparecido por lá. Depois de 180 dias, Maggi venceu e colocou seu apaniguado num dos mais valiosos cargos da república.

Em 2004, a The Economist denunciava o governador como "inimigo da floresta". Em 2005, The Independent (20/05/2005) publicou uma bombástica reportagem de primeira página com o título: “O estupro da floresta... e o homem por trás disso.” Os autores Michael McCarthy e Andrew Buncombe foram implacáveis com Maggi: “O homem que mais do que qualquer outro representa as forças que estão fazendo isso acontecer é Blairo Maggi, o fazendeiro milionário e político irredutível que preside a explosão brasileira na produção de soja". Hoje os jornais do mundo inteiro noticiam o aumento do desmatamento na Amazônia, com recorde no estado governado por ele. A Folha de São Paulo destaca que o seu primo mantinha empregados em regime escravo e condições degradantes. E um jornal de Mato Grosso mancheteia que as imagens de satélite mostram focos de desmatamento em fazendas do governador.

Se existem imagens de satélite que mostram desmatamento na fazenda do governador amigo de Lula, é caso de polícia. De cadeia. De impeachment. De uma nova Operação Curupira que não pegue só os bagrinhos. O Governo Lula tem por obrigação mostrar as imagens de satélite, pois se identificou 32 cidades, sabe exatamente onde foram cometidos os crimes. As fotos do satélite são as provas do crime. Estamos aguardando a prisão dos culpados.

2 comentários

Coronel, muito bom! Por vêzes chega a dar uma dor visceral, ao ler artigos como estes, ao ver um trabalho bem feito como o seu, e ter a certeza de que não repercute.
NP

Reply

Concordo com o NP. Mas o que me salta aos olhos e que quem tem que botar ordem nessa zorra toda e o poder judiciario. Ja venho comentando em outros blogs faz tempo, o que mais prejudica este rascunho de pais e a inexplicavel abstencao do poder judiciario, que nem e o mais corrupto dos poderes. E obvio que o que mais indigna a populacao hoje em dia e a impunidade. Quando e que as pessoas vao perceber que a grande reforma estrutural que se precisa fazer no pais e a reforma do judiciario?

Reply