IBAMA: 200 pra licenciar, 3 pra fiscalizar.

O Mato Grosso foi responsável por mais de 50% do desmatamento sem precedentes ocorrido no final do ano na Amazônia. O órgão que fiscaliza os desmatamentos é o IBAMA. O escritório do IBAMA de Alta Floresta, um dos municípios mais atingidos, é responsável pela fiscalização de crimes ambientais em 13 municípios da região norte de Mato Grosso, que somam 92 mil km2.

Hoje, na Folha de São Paulo, o chefe-substituto do escritório do Ibama em Alta Floresta (830 km de Cuiabá, MT), Cláudio Cazal, declara: "É uma área superior ao território dos Estados do Rio de Janeiro [43,7 mil km2] e do Espírito Santo [46 km2] juntos. Teríamos que ter ao menos 50 servidores para dar retorno a essas medidas de emergência, mas temos só três. E, atualmente, nenhum carro."

Em 2007, o IBAMA pagou R$ 892 mil em diárias para 221 funcionários em Mato Grosso.Como é que não existe pessoal para fiscalizar? Em que trabalham estas mais de duas centenas de pessoas, se com terceirização de vigilância, limpeza, conservação e informática, o IBAMA do Mato Grosso gastou R$ 2,7 milhões em 2007? Fazem o quê, no IBAMA de Mato Grosso, além de torrar dinheiro público? Qual é o “meio ambiente” em que atuam estes funcionários públicos? A explicação é simples: deve haver muita gente fornecendo licenças para desmatar e pouca gente para ir lá conferir o estrago. O repórter da Folha de São Paulo, que foi tão longe para fazer a matéria, esqueceu de perguntar. Poderia ao menos ter ligado para Dona Santinha, a ministra, para saber. Mas para isso, quem informa tem que se informar, o que não é o caso da maioria dos repórteres da Folha. Assinantes podem ler aqui.

1 comentários:

Em entrevista exclusiva, governador contesta dados do órgão federal e diz que desmatamento caiu 20% em Mato Grosso
Os últimos dados de desmatamento na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) colocaram Mato Grosso contra a parede. Dos 3.233 km² de derrubada detectados pelo Sistema de Desmatamento em Tempo Real (Deter) entre agosto e dezembro, 1.786 km² seriam no Estado. Apesar de aliado do governo federal, Blairo Maggi (PR), governador de Mato Grosso e um dos maiores produtores de soja do mundo, foi responsabilizado pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.
Nesta entrevista exclusiva ao Estado, por telefone, Maggi, de 50 anos, no segundo mandato, reage, contestando energicamente os números e lançando uma suspeita sobre o órgão federal: "O Inpe está mentindo a serviço de alguém." Ele ainda chama de "besteira" a suspensão de créditos, uma das medidas adotadas pelo governo federal: "Ninguém pega crédito para desmatar."
O que acha das medidas adotadas pelo governo, de suspensão de créditos e envio de força-tarefa?
"Suspensão de crédito não muda nada porque ninguém pega crédito para isso. Nunca teve crédito para desmatar. Isso é besteira. Enviar agente policial para cá pode ajudar. Mas antes da Polícia Federal, podia ser o Exército, para uma presença preventiva. Tira esse povo lá do Rio de Janeiro, da fronteira da Amazônia, onde está todo mundo coçando o saco, e traz para cá."

Alô Maggi (mais conhecido como o Nero do centro-oeste): uma intervençãozinha militar aí nessa zorra ia cair bem, hein?
URUTU MAGGICO
www.pracadarmas.zip.net

Reply