A democracia experimentou um retrocesso mundial, pelo segundo ano consecutivo. Um em cada cinco países retrocedeu nos direitos políticos e nas liberdades civis, segundo o estudo “Freedom in the World”, da Freedom House, que é realizado desde 1972.
Na América Latina, o único país “não livre”é Cuba, mas Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela aparecem como países “parcialmente livres”. Brasil, Argentina, Peru e Chile estão entre os países “livres”. Pelo ranking, 90 países são “livres”, 60 países são “parcialmente livres”e 43 países foram considerados “não livres”. A pior classificação ficou, novamente, para Cuba, acompanhada da Coréia do Norte, Líbia, Sudão, Somália e Burma.
O estudo aponta como obstáculos à democracia o ressurgimento de ditaduras pragmáticas dotadas de recursos energéticos e uma queda na liberdade de associação, juntamente com instituições governamentais fracas e extremismo islâmico.
Sobre a Venezuela, o estudo detectou tendências muito fortes por parte do governo contra a realização de manifestações e protestos, atividade de mídia e liberdade acadêmica. Sobre Cuba, a Freedom House já desistiu há anos. Só mesmo Lula para ser apaixonado por aquilo lá.
2 comentários
Parabens pelo blog, visito todos os dias. Gostaria de colocar teu link no meu blog. Você permite?
ReplySaudações.
Janete Cerqueira.
http://grupobrasilmostratuacara.blogspot.com/
Jazinha:
ReplySem problemas. Obrigado pela visita e volte sempre.
CORONEL