Em 2012, no dia em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou IPI zero
para carros 1.0 como forma de estimular o consumo e a economia, o
ex-presidente fez uma brincadeira ao dizer que, em São Paulo, muita
gente deve culpá-lo pelos problemas no trânsito, já que "foi esse Lula
que deu : carro para pobre". Em 2015, o mercado de carros de passeio caiu quase 25%. Ou seja: de cada quatro brasileiros que comprava um carrinho mil, um não pode mais comprar. E muitos outros tiveram que vender ou entregaram seus veículos para as concessionárias.
As vendas de veículos (entre carros, utilitários leves, caminhões e
ônibus) encerraram o ano passado com queda de 23,9%, maior retração
percentual do mercado brasileiro desde 1987. Segundo fontes do setor
automotivo, as montadoras comercializaram 2,191 milhões de unidades
entre janeiro e dezembro de 2015 contra 2,880 milhões de 2014. Na
próxima quinta-feira a Anfavea, associação que representa as montadoras,
divulgará os dados oficiais relativos à produção de veículos no ano
passado.
Com o recuo de 2015, o setor automotivo acumula três anos
consecutivos de queda nas vendas — somando perda de 32,5% — depois de um
ciclo de nove anos de alta. Raphael Galante, consultor da Oikonomia,
atribui o desempenho negativo da indústria no ano passado à baixa
confiança do consumidor no futuro e ao crédito mais escasso. Em sua
estimativa, o segmento automotivo só voltará a ter aumento nas vendas em
2019.
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O primeiro passo para a reversão desta curva é a retomada da confiança
do consumidor. E isso só ocorrerá quando a conjuntura econômica se
mostrar equilibrada novamente — explicou.
No levantamento da Oikonomia, com série histórica iniciada há 20
anos, a retração nas vendas de veículos em 2015 chega a 25,58%. Pelos
cálculos da consultoria, as montadoras comercializaram 2,296 milhões de
veículos no ano passado contra 2,474 milhões de 2014.
Durante o ano mais de 400 revendas de carros fecharam as portas e 26
mil empregados foram demitidos, segundo dados da Fenabrave. A entidade
estima ainda que os cortes podem atingir 40 mil funcionários até a
metade deste ano.
2 comentários
Se for der o desconto de considerar a venda de onibus para renovar a frota adaptando ao novo diesel (ex. RJ- frota olimpica c/ arcondicionado para impressionar gringo)e a distribuição de retroescavadeiras pelo governo federal para prefeituras companheiras podemos ter ideia do quão proximo do abismo gigantesco estamos. P.S. Vale a pena ler artigo do Marco Antonio Vila sobre novo curriculo escolar.
ReplyEnquanto estiver no poder e não for desmpoleirado o PT, será atraso sempre!..
ReplyENQUANTO ISSO, NA VENEZUELA...
Os congressistas venezuelanos recém empossados chegaram dispostos a partir para a briga, não são do tipo bunda-mole PSDB daqui, que finge ser oposição do PT, ou o PMDB, base de aluguel ajudando como oportunistas para esconderem as trapaças do PT, e na posse, já começaram articular a jogada no chão do regime chavista do podre Maduro!
É isso isso, gente, pé no traseiro desses vampiros e chantagistas comunistas!
O maldito regime revolucionario comunista é composto de homens malvados, em cujas cabeças só tem mehda!
Um regime de aventureiros, espertalhões e onde entra só traz miseria, muita violencia, destruição e morte e phode de vez o país, caso da outrora progressista Venezuela, hoje uma grande desgraça!
A fracassada Cuba é o exemplo de quase 60 anos do obsoleto comunismo e ainda vivendo no tempo das carruagens - de menos os donos da mafia, caso do burguês e capitalista F Castro e sua dinastia!
O PT é um regime de velhacos, espertalhões e oportunistas, sem caráter algum!