Petistas usam justificativa tucana para defender gastos de Saúde de Aécio e do PSDB que Dilma criticou.


Em meio a um rombo nos cofres públicos que provoca o atraso no pagamento dos servidores, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), conseguiu na Justiça um alívio provisório. Para isso, tanto ele quanto o governo federal tiveram de defender ações do PSDB que a presidente Dilma Rousseff criticou em 2014.

Decisão publicada na quinta-feira (7) diz que o Estado não terá que pagar, ao menos por enquanto, R$ 14 bilhões extras à saúde por atos dos governos dos tucanos Aécio Neves (2003-2010) e Antonio Anastasia (2010-2014), como pede o Ministério Público Federal.

Na prática, se o magistrado acatasse os argumentos do Ministério Público, além de usar ao menos 12% do Orçamento para a saúde, como prevê a lei, o Estado teria que liberar quantias extras para o setor. Já a União teria que deixar de repassar recursos do Fundo de Participação dos Estados caso Minas não pagasse esse adicional.

Na defesa, o advogado da União Marcos Vinicius Pereira de Castro afirmou que as contas dos tucanos foram aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e que, por isso, seria "razoável presumir a legalidade e correção dos atos". O governo de Minas também disse que não houve irregularidades.

Na eleição de 2014, Dilma tinha uma posição diferente em relação ao episódio. "Quando o governo de Minas foi dirigido pelo senhor [Aécio Neves], vocês não cumpriram a Constituição, que é destinar o mínimo para a saúde. Desviaram em torno de R$ 7,6 bilhões", afirmou a então candidata em um debate.

Assista aqui o segundo vídeo sobre o assunto em debate na Band.

4 comentários

Sobre a proposta do PT de cobrar a CPMF apenas de quem ganha "mais", proponho que somente filiados ao PT paguem a CPMF.

Reply

A anta deveria ser processada por plágio.

Reply

Ganhou a eleição fazendo o diabo!Quero ver esses incomPTentes resolverem os próprios problemas!Berram safados!

Reply

Muitos acreditaram nesse partido, infelizmente todos estão pagano e ainda pagarão pom muitos anos.

Reply