PMDB prepara posse de Temer.


Líderes do PMDB e emissários do vice-presidente da República, Michel Temer, intensificarão a partir desta quinta-feira, 3, as costuras nos bastidores para que o peemedebista possa assumir com forte respaldo político o cargo de Dilma Rousseff caso ela venha ser impedida de concluir o mandato iniciado em janeiro.

No roteiro traçado pelo grupo de Temer e pela ala oposicionista do PMDB, o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), é considerado fundamental para o sucesso da estratégia. Nos últimos meses, Renan atuou como um espécie de líder informal do governo Dilma Rousseff no Congresso.
 
Anteontem, no entanto, o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de dois novos inquéritos que têm como alvos Renan. A Corte atendeu a um pedido de Rodrigo Janot, procurador-geral da República.

O presidente do Senado, até então, acreditava que o Palácio do Planalto tinha poderes para influenciar a conduta de Janot e evitar o avanço da Operação Lava Jato contra ele. Por causa disso, conforme apurou o Estado, ontem mesmo petistas próximos da presidente Dilma Rousseff já acreditavam que Renan teve participação na decisão de Eduardo Cunha de abrir o processo de impeachment da petista.
Um integrante da direção do PMDB afirmou à reportagem que Cunha fez chegar a Renan o seguinte recado após o pedido de inquérito de Janot e o anúncio do PT de que não apoiaria o presidente da Câmara no Conselho de Ética: “Não podemos confiar neles”.

Desde as primeiras denúncias contra ele, Cunha tem afirmado que Janot atua conforme os interesses do Planalto e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – eles negam.

O apoio de Renan ao projeto de PMDB de levar Temer até a Presidência é considerado fundamental para enfraquecer as defesas de Dilma no Congresso e para que o PMDB possa demonstrar alguma unidade em torno do desafio de assumir o Palácio do Planalto.

Michel Temer se afastou da presidente Dilma após a temperatura da crise ter aumentado, em julho e agosto deste ano. O distanciamento entre eles provocou desconfianças no PT de que o vice esteja trabalhando dia e noite pelo impeachment da presidente. Temer, porém, nega as acusações de que está “conspirando” e diz que sua intenção é deixar a presidente “à vontade”.Segundo um deputado do PMDB próximo a Temer, a decisão de Eduardo Cunha não foi compartilhada nem debatida com ninguém do partido. 

O presidente da Casa fez duas ligações, poucos minutos antes da coletiva: uma para o vice-presidente e outra para Renan, que estava presidindo a Mesa do Senado. Cunha, no entanto, apenas comunicou a decisão, relata o deputado. Esse mesmo parlamentar diz que Temer não fez tentativas de demover Cunha de aceitar o pedido de impeachment.

O assunto deverá ser discutido hoje, em uma reunião da bancada. A ala oposicionista do PMDB promete cobrar Leonardo Picciani (RJ) por uma declaração em que ele criticou a decisão de Cunha.
Matemática. Deputados do PMDB fazem as contas e, segundo um parlamentar com trânsito no Palácio Jaburu (onde mora o vice), a “dissidência” (grupo pró-impeachment) conta com 25 dos 64 deputados, mas pode deve aumentar se houver pressão das ruas.

Cunha (PMDB-RJ) tentou se esquivar de comentar ontem à noite a reação da presidente Dilma Rousseff após o anúncio do acolhimento do processo de impeachment. “Não vou comentar. Já comuniquei a decisão e está lá escrito”, afirmou Cunha ao deixar a Câmara no final da noite de ontem. Dilma disse que as razões que fundamentam o pedido de impeachment são “inconsistentes e improcedentes” e se declarou “indignada”.

8 comentários


O Brasil está ainda mais nesse FUNDO DO POÇO, justamente porque já é histórico acontecer do povo conseguir tirar um bandido do cargo e no lugar entrar um "papagaio de pirata" que sempre esteve no local dos crimes usando também 'a mão grande' no desenrolar da trama.
Sai o roto entra o rasgado e as maracutaias continuam acontecendo.

Reply



"Michê" Temer conseguiu!!

PMDB sempre viveu de prestar serviços ('programas'). Um autêntico prostíbulo.

Dilma ganhou no tapetão, com mentiras, trapaças e mutretas criminosas. Michê foi no pacote, sabendo das armações.
Não estaria impedido de ocupar o cargo também?

Reply

Agora é com o PMDB, assim como em 86. TEMER tem que descolar de dilma e do PT e manter o controle da Câmara e do Senado. Liquidar a terrorista o mais rápido possível e desPTizar a nação. Será que dilma ainda completará mais um ano no cargo? TEMER, com ITAMAR 93 terá a missão de preparar o BRASIL para um novo recomeço SEM O PT!

Reply

É outro bandido,....
Mais um bandido é menos mal do dois bandidos,......

Reply

Que venha Temer. Pelo menos o país toma um fôlego... E volta a esperança, serão anos d muito sofrimento, mas q seja logo pois quanto mais demorar pior

Renuncie Dilma,pelo bem do pais

Reply

kkkkkkkkkkkk michel é um gênio...ATÉ AGORA, NINGUÉM PERCEBEU QUE A PEC DA REELEIÇÃO, CASO APROVADA, NÃO ATINGIRÁ TEMER, QUE POR SER VICE , CASO ASSUMA, PODERÁ SE REELEGER POR UMA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKK

Reply

Concordo em gênero...numero...e grau

Reply

Nao importa !! Agora o Brasil precisa de fôlego !! Algo novo!! Sangue novo !! E o PT fora !! O povo clama por isso !!

Reply