Os movimentos vem pra rua estão nas ruas. Ninguém sabe que tamanho terá a mobilização.


Os movimentos que organizaram os três grandes protestos de rua para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff marcaram para hoje novos atos, desta vez com o objetivo de emparedar o Congresso. Se em abril, maio e agosto as manifestações eram a forma de pressão para que o pedido de impedimento fosse aceito, a partir do acolhimento, no dia 2, as ruas passaram a ser consideradas tanto pelo governo quanto pela oposição como o termômetro para a tramitação do processo no Parlamento.

O desafio extra para os organizadores é realizar, em um prazo de menos de duas semanas, um protesto que seja mais representativo que o ato de apoio a Dilma organizado como um contraponto aos movimentos sociais alinhados ao PT, como a CUT, MTST e UNE, que esperam levar 50 mil pessoas às ruas de São Paulo e Brasília na quarta-feira.

Pegos de surpresa com a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) após protelar por diversas vezes o acolhimento do pedido de impedimento da presidente, os organizadores dos atos pró-impeachment dizem que, em função do pouco tempo para mobilização, não têm a pretensão de achar que o ato de hoje será algo do porte que levou milhares de pessoas às ruas em 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto. Por isso, a manifestação de hoje é considerada um “esquenta” para um grande protesto que deve ser realizado em 2016, ainda sem data marcada. 

Ainda assim, o feedback nestas duas semanas empolgou o empresário Rogério Chequer, porta-voz do Vem Pra Rua. “Vai ser um pouco acima de um esquenta”, disse ele. O empresário argumenta que, inicialmente, o plano era envolver apenas as capitais, mas houve demanda espontânea de outras cidades. 

Para Renan Santos, um dos líderes do Movimento Brasil Livre, a interação nas redes é maior que nos atos anteriores. “Conversamos com as pessoas nas ruas e tem muita gente sabendo. Vamos ver como será.” Até sexta-feira à tarde, o Vem Pra Rua tinha confirmado atos em 85 municípios e o MBL, em 67. Em alguns deles, os grupos dividirão espaço entre si e com outros movimentos de menor expressão. 

2016. Em São Paulo, cinco carros de som se concentrarão próximos ao Masp, na Avenida Paulista. O MBL vai levar balões gigantes com os rostos de Dilma, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin e dos deputados Celso Russomanno (PRB-SP) e Rogério Rosso (PSD-DF). “Estamos de olho em 2016”, disse Renan Santos.

No Rio, o diretório carioca do PSDB convidou Cunha para o protesto no Posto 5, em Copacabana. Por meio de sua assessoria, o presidente da Câmara informou que não comparecerá ao ato, organizado por cerca de dez movimentos anti-Dilma. (Estadão)

5 comentários

Eu vou em São José dos Campos- Pça Afonso Pena - Centro às 14h.
A maior corrupção do mundo não pode ficar impune. O Brasil é de todos e não de um partido e de bandidos que desaliparam os cofres públicos.
Vem pra rua você também.

Reply

IMPEACHMENT FORA PETE, DILMA PEGUE SEU BANQUINHO E SAIA DE FININHO

Reply

#DerrubarDilmaVez #VemPraRuaBrasilJá
OLÊ, OLÊ, VAMOS ÀS RUAS PRA DERRUBAR O PT.
UM SÓ GRITO: “FORA PT”, “FORA DILMA”, "BANDO DE LADRÕES" IMPEACHMENTJÁ... DE VERDE, AMARELO, BRANCO OU AZUL, CORNETAS, BUZINAS APITOS , CARTAZES FAIXAS... LEVEM SUAS CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS ... VAMOS MOSTRAR A NOSSA INSATISFAÇÃO JÁ, HOJE, AGORA, DOMINGO, 13.

Reply

A GLOBO mente! O site noticioso G1 mente! A Sra Cruvinel mente! No rito do impeachment de Collor em 92, quando o processo saiu da Câmara e deu entrada no Senado, conforme diz a Lei, o Presidente já estava afastado temporariamente por 180 dias. O Senado, apenas de forma SIMBÓLICA, dentro d'um acordo de Líderes, conforme o próprio texto da matéria, recepcionou o processo de impeachment. Não houve dúvidas ou discussões se caberia recepcionar ou não a denúnica. Tudo conforme prescreve a Constituição e a Lei. A manobra de Renan e Janot é um coice na boca do estômago da democracia e do ordenamento jurídico. Admira-se esse Janot estar fazendo barbaridades, agora se intrometendo nos assuntos da Cãmara Federal, onde lá todos são detentores de mandato popular, com tamanha desenvoltura que lhe prestam os criminosos do PT. Ninguém pode enquadrar esse sujeitinho venal, sem-vergonha e golpista, não??

Reply

Eu entendo que o manifestação foi vitoriosa, porque esta é uma segunda etapa, que pós aceitação do pedido de impeachment, isto porque antes a luta era pela admissibilidade do pedido, então é o começo, a sinalização para a mobilização de março, isto porque o processo já estará mais consolidado, o que deverá aumentar a mobilização.

Reply