Dilma abastece a inflação: diesel sobe 4% e gasolina 6%.

(Folha) A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento passou a vigorar a partir desta quarta-feira (30). A decisão foi tomada pela companhia na noite desta terça-feira (29) diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias –em setembro a moeda americana se valorizou em 13% ante o real. 

O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, que passou a ser comanda por Aldemir Bendine em fevereiro, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis. "A empresa tem independência na sua política de preços e assim será", disse o executivo à Folha em julho. 

Integrantes do governo disseram à Folha que o próprio Palácio do Planalto considerou inevitável o reajuste dos combustíveis em razão das dificuldades financeiras da empresa, fortemente impactada pela disparada recente do dólar, o que ampliou os já elevados níveis de endividamento da companhia. 

A nova alta dos combustíveis também deve ser um novo desafio para o Banco Central cumprir a sua meta de inflação (4,5% neste ano em 2016, com tolerância de dois pontos percentuais), já que a mudança de preço se reflete em uma série de itens, como transporte público e transporte de carga. 

O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos. Em geral, segundo sindicato dos postos de combustíveis, os últimos aumentos de preço para o consumidor têm sido um pouco menor que o das refinarias. 

O reajuste anterior da gasolina havia acontecido em novembro, 11 dias após o segundo turno da eleição que garantiu o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, houve um aumento de 3% no preço da gasolina e de 5% no do diesel nas refinarias. Em anos anteriores, o governo (principal acionista da empresa) havia resistido a liberar o aumento, pelo seu impacto na inflação. 

Desta vez, porém, o endividamento da Petrobras (que já perdeu o grau de investimento de duas das maiores agências de classificação de risco, Moody's e S&P) está crítico e vem sendo pressionado pela alta do dólar, já que parte dela (73%) está atrelada à moeda norte-americana. Segundo dados do primeiro semestre (os mais recentes), a estatal tem uma dívida de US$ 140 bilhões. Desde então, o dólar à vista se valorizou em 32%. 

Outro problema para a companhia é que a valorização da moeda americana fez com que a estatal passasse a ter nas últimas semanas prejuízo na venda da gasolina –vende o combustível mais barato no país do que a cotação internacional. 

Estimativa do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) mostra que essa defasagem era de 5,8% no dia 23. Essas dificuldades, além do escândalo de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato, contribuíram para as ações da estatal perderem um terço do valor neste ano.

8 comentários

Até hoje não vi uma única atitude certa dessa energúmena.

Reply

E os pentacampeões, claro, vão pagar a conta da péssima gestão e da roubalheira bonitinhos e sem reclamar. Em um país estuprador tributário como o Brasil sonegar imposto passa a ser legítima defesa! Então, cano neles no que não for retido na fonte, seus covardes! Vão pagar a conta até quando? O dinheiro de vcs vai parar na conta corrente do Lula, na carteira da Dilma e dus cumpanherus, para ditadores de países comunistas e o que sobra e fica aqui serve para sustentar vagabundos com bolsas, paradas gay, copas, olimpíadas e para comprar artistas e políticos corruptos.

Reply

Correto, "independência" na politica de preços e independência no desvio de dinheiro. Que pague a conta quem colocou LADRÃOS num antro estatal de corrupção desde o primeiro dia de sua criação!

Reply

A mentira e o engodo continua. Apesar do dólor, o preço do petróleo está em baixa no mundo todo. Andamos na contra-mão, como sempre e pagando o pato do descalabro administrativo, político e econômico dos Governos, nos três níveis. Melhor é privatizar logo essa m...

Reply

O aumento será muito maior, pois nos reajustes anunciados não estão computados os impostos.

OS PETRALHAS ACABARAM COM A PETROBRÁS!

FORA DILMA! FORA PT!


Chris/SP

Reply

Eo governo continua abastecendo nossas telas com um monte de propaganda mentirosa. Quantos bilhões se Dilmão cortasse verba de publicidade, mas é disso que gov. populistas vivem.

Reply

A gente está assustado mas alguns deles (esquerdistas) estão tendo orgasmo de tanta alegria! Mandaram o país de volta para os anos 80. Quando chegar ao nível dos anos 60 (matar opositores sem dar satisfação) será o climax desses bandidos! E como sempre digo: TOMA POVO! CONTINUEM SENTADO NA FRENTE DO SEU PC ACHANDO QUE VÃO RESOLVER TUDO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO! E aproveitem! Porque seus computadores terão que durar muito tempo com o dólar lá em cima e esse governo com cisma de que tecnologia é coisa capitalista dos zamericanos!

Reply

Nunca vi a presidenta tão burra?

Reply