Como sempre, PMDB quer o bônus sem o ônus. É assim no impeachment.

 (Folha) A cúpula do PSDB mandou um recado direto ao vice-presidente Michel Temer (PMDB) na semana passada, às vésperas de sua viagem à Rússia. Disse que o impeachment da presidente Dilma Rousseff só ocorrerá se o PMDB, principal beneficiário do afastamento precoce de Dilma, assumir a liderança do processo. 

Segundo a Folha apurou, a mensagem foi repassada ao vice-presidente por três líderes do PSDB: o senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador José Serra (SP).Aécio falou com Temer no último dia 11, antes de o vice viajar para o exterior. Procurados pela Folha, tanto o senador mineiro como a assessoria de Temer disseram que os dois falaram pelo telefone e que o assunto foi um projeto de lei que permite trocas de partido antes das eleições municipais do próximo ano. 

No mesmo dia, à tarde, Temer recebeu Serra em sua residência, em São Paulo. Segundo o senador, eles conversaram sobre a situação econômica e a crise política apenas "genericamente". Serra e o vice-presidente são amigos. 

Aliados de Aécio, FHC e Serra dizem que os três concordam com a ideia de que o PSDB não pode ser o condutor do processo de impeachment e que a sigla só deve assumir posição de protagonismo se for chamado a debater publicamente a situação política e os rumos do país. 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, outro líder da sigla, também prefere a cautela, segundo aliados. Ele teme que, se o PSDB não calcular os movimentos com cuidado, pode dar a Dilma a chance de se apresentar como vítima diante da crise. 

Numa conversa recente com um aliado, Aécio que a cúpula da sigla está fechada com essa tese e emendou: "Se nos convidarem para conversar às claras, à luz do dia, não há como negar. Mas não vou, na calada da noite, falar sobre o desfecho da crise". 

Segundo esse aliado, o senador avaliou que seu partido só terá legitimidade para debater abertamente o suporte a um eventual governo Temer depois que o peemedebista fizer um "pronunciamento firme de que a nação precisa de uma nova fase". 

"Se ele fizer isso, eu e o Fernando Henrique seremos os primeiros a sentar na mesa, porque não jogamos contra o país", afirmou Aécio, segundo o aliado. Serra, o líder tucano mais próximo de Temer, teria feito a mesma avaliação. 

QUEM PISCA
Esse entendimento está orientando a atuação da chamada tropa de choque da oposição, deputados mais jovens que participam mais ativamente do grupo que trabalha para que a Câmara aceite discutir em breve um dos vários pedidos de impeachment apresentados contra Dilma. Segundo esses deputados, Aécio os tem orientado a continuar ao lado dos que defendem o afastamento de Dilma, "mas nunca na primeira fila", como disse numa conversa recente com um deles.
 
Do lado do PMDB, os mais próximos do vice-presidente dizem que não se deve esperar dele movimento incisivo, ainda que haja uma expectativa de que, em novembro, no congresso da legenda, o partido abandone formalmente o governo. "Ele chegou onde chegou sendo cauteloso e não vai mudar", diz um aliado. 

Sempre que é cobrado, Temer diz que não quer a pecha de conspirador ou golpista. Por isso, alguns dos principais nomes do PMDB no Senado e na Câmara advogam que seja a oposição, em especial Aécio, o principal vetor para o afastamento de Dilma. Aliados dizem que o mineiro descarta a hipótese. Aécio não vai baixar o tom, mas manterá o discurso de que o impeachment, mesmo legal, exige cautela e base jurídica. 

Em tom irônico, um parlamentar do PSDB afirmou que "eles não podem esperar que o Michel, sem voto, com o fantasma da Lava Jato rondando o PMDB, ganhe a cadeira sem botar as caras".Integrantes de outros partidos de oposição, como o DEM, têm a mesma posição.

13 comentários

Não falem mal do PMDB. Lá só tem estadistas pensando no povo o tempo todo. KKKKKKKKK

Reply

Michel Temer deve encabeçar o impeachment em respeito à população que está sendo a maior vítima das burradas desse desgoverno que faliu o Brasil. Primeiro porque Temer está junto a esse governo e participou até certo ponto das improbidade e também porque há tantos anos M.Temer mamando nas tetas, nunca deu nada em troca da fortuna que já recebeu do contribuinte, como salário , nesses anos todos 'entabulado' na política.
Portanto nesse momento caótico o dever de todo mundo, do povo e principalmente quem recebe salários dos cofres públicos, que são empregados do povo, devem justificar esse salário, banindo o PT do mapa, só assim o Brasil recupera a saúde, sai de estado terminal.

Reply

Tutti amici!

Reply

Correto!
Tem que dar a cara para bater, sempre estiveram ao lado do PT durante todos esses anos e herdarão a presidência caso Dilma seja afastada não é justo que o PSDB compre esta briga correndo o risco, dependendo do cargo ou do pixuleco , do PMDB tirar a escada e deixar os tucanos pendurados no jirau.
A condicionante é mais que necessária pois o PMDB viu a vaca indo para o brejo e nada fez, participou da banquete, usufruiu das benesses, trocando a saúde econômica por cargos e propina.
Estamos de olho PMDB!

Reply

Rússia????? hummmmm.....será que Temer retornará com alguma bagagem filosófica duvidosa?
A última coisa que o Brasil precisa é trocar experiência com Rússia, Venezuela, Cuba, Perú...

Reply

pmdb se calou perante este desgoverno, está deixando muito a desejar, a mulher destruiu o pais , a petrobras e eles só olhando, lamentável -pmdb, quem cala consente

Reply

Para o Temer ser vice e Presidente e a mesma coisa ele e governo.

Reply

Peru não nada a ver com esquerdopatia, Sanja. O equador sim.

Reply

A Dilmandioca agora negocia três ministérios para o PMDB, em troca de retardar o impeachment.

É VERGONHOSO! de ambos os lados tal conchavo.

O ideal seria poder chamar novas eleições.


Chris/SP

Reply

Que me desculpem, mas está faltando valentia de todos citados no post! Um jogo de empurra-empurra pode acabar mais do mesmo!

Reply

Razões mais que suficientes para substituir o presidencialismo por Parlamentarismo. Do jeito que vai só Deus para fazer valer o que está na Constituição.

Reply

Quanta falta faz ao país líderes com a estirpe,a oratória e a inteligência de um Carlos Lacerda,um Ulisses Guimarães ou até mesmo a matreirice de raposa felpuda de um Tancredo Neves,Aécio mire-se nestes exemplos e deixe de ser bundão.

Reply

PIXULECO, HOJE, EM CAXIAS DO SUL, RS. AGRESSORES LULOPETISTAS FURARAM O BONECO DE LULA COM ESTILETE.
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/09/pixuleco-hoje-em-caxias-do-sul-rs.html
BRIGADA PERSEGUE TERRORISTAS QUE APUNHALARAM O PIXULECO EM CAXIAS DO SUL
http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/09/brigada-persegue-terroristas-que.html

Reply