Uma conta para safadeza, com certeza.

Investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (Foto: Andre Penner/ AP Photo)
(Época) Em setembro de 2012, o publicitário mineiro Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão, deu um depoimento ao Ministério Público Federal. Na ocasião, falou de contas no exterior destinadas a saldar dívidas da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Referiu-se a uma conta específica, no banco francês Crédit Lyonnais, atual Crédit Agricole, que, segundo Marcos Valério, movimentou R$ 7 milhões. Ainda de acordo com Marcos Valério, a história de tal conta envolvia o próprio Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e o português Miguel Horta e Costa, ex-presidente da empresa Portugal Telecom. Em investigação conjunta com autoridades internacionais, a Polícia Federal brasileira descobriu que essa conta efetivamente existe. Seu número é 01-00685-000. Confirmadas as suspeitas, seria a primeira conta descoberta no exterior a servir campanhas do PT.

Inquérito contra Lula é de 2013 (Foto: Reprodução)

A denúncia de Marcos Valério levou a Polícia Federal a instaurar, em abril de 2013, o inquérito sigiloso 0431/2013 – o primeiro a investigar a existência de uma conta secreta associada à campanha de Lula e com conexão com o mensalão (leia acima). Ao longo das investigações, a PF tomou uma série de depoimentos. Foram ouvidos, por exemplo, os cantores Zezé Di Camargo e Luciano, que atuaram em shows na campanha de Lula em 2002, Palocci e, por três vezes, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu

Segundo Marcos Valério, o PT passou a fatura da dívida com a dupla sertaneja para a Portugal Telecom pagar em 2005. Após acionar as autoridades suíças em busca de informações da conta secreta, a Polícia Federal recebeu neste ano uma informação nova. A correntista responsável pelas transações financeiras era uma empresa chamada Motil Partners. Sediada apenas no papel em Londres e representada por laranjas, a Motil Partners já apareceu em relatórios de inteligência da PF associada a uma offshore que integrou a mesma estrutura de lavagem de dinheiro usada pelo doleiro Alberto Youssef no caso Banestado. Foram os primeiros indícios da veracidade dos relatos do publicitário Marcos Valério, operador do mensalão.

Em janeiro deste ano, o executivo português Miguel Horta e Costa, da Portugal Telecom, respondeu a diversas perguntas enviadas pelos investigadores brasileiros. A Polícia Federal o interrogou por meio de carta rogatória remetida às autoridades de Lisboa, conforme documento obtido pela reportagem de ÉPOCA. O ex-presidente da Portugal Telecom negou que tenha utilizado uma subsidiária em Macau para quitar débitos de campanhas do PT, usando a conta suíça. A partir desses primeiros indícios, as investigações continuam. Lula, Palocci, Dirceu e Miguel Horta e Costa negaram em depoimento as acusações de Valério.

10 comentários

Já está na hora do Marcos Valério abrir a boca e entregar o chefe de uma vez.Caso contrário, ele vai pagar sozinho pelo erro de outros.É muito bobo esse cara!

Reply

Coronel,

Eu pensei que pela primeira vez na história um vigarista impostor iria ficar impune e a frase do Lincoln não se aplicaria. A mim este pulha nunca enganou. Eu trabalhei contra ELLE todos os dias, cada minuto, e me sinto recompensado ao ver o PARLAPATÃO desmascarado. Vai para o lixo da história:

"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."
Abraham Lincoln

Reply

Enquanto não enquadrarem o Lula, nada vai mudar para melhor nesse País.

Reply

Eeeeecaaaa. Que fedor, Só lama podre.

Sugestão para o coronel: colocar na foto da lama em que aparece a vagabunda se afogando, coloca o casal, o velhaco e a vagabunda.

Reply

Vamos iniciar uma campanha. Todo cidadão de bem comprar o máximo do fogos de artifício e guardar, bastante mesmo. Assim que for noticiado no JN, a prisão do LULLA,realizaremos o maior foguetório da história desse País. Muito mais que na virada do ano.

Reply

Após a queda desses pilantras deveria ser criada uma constiuinte exclusiva .O Brasil deve buscar um sistema de governo democrático
com semelhança aos países mais estáveis e desenvolvidos .chega desse
presidencialismo que só deu certo nos Estados Unidos.Por que não um
sistema parlamentarista semelhante aos usados em páises como a Ingla-
terra, Alemanha,Suécia Japão etc.

Reply

Coronel,

vamos gritar nas ruas dia 16 de agosto:

LULA CACHACEIRO,
DEVOLVA MEU DINHEIRO!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

mais uma para o dia 16 de agosto, para ecoar pelo Brasil afora:

LULADRÃO, SEU LUGAR É NA PRISÃO!

Flor Lilás

Reply

Esta na hora do ratão ensebado ir pra cadeia!

Reply

na minha opinião, é um erro considerar que o MENSALÃO foi uma coisa única, separado de tudo. teve início, meio e fim. não ! o MENSALÃO foi descoberto, por acaso ou não, dentro do PROCESSO TOTAL DO PROJETO PETISTA. não existe MENSALÃO, nem existe PETROLÃO. EXISTE O PROJETO GLOBAL DE ROUBO E CORRUPÇÃO ! por isso "as figurinhas" se repetem, estão sempre aparecendo. essas empreiteiras SEMPRE estiveram coladinhas ao petismo. o zé diceu e o palocci, NUNCA desembarcaram desse governo petista. ou o brasil estanca agora essa quadrilha ou NUNCA mais sairá do CAOS !

Reply