PSDB enquadra Alckmin e fecha questão sobre maioridade penal. Governador foi encarregado de levar decisão a Cardozo.

(Maria Lima, O Globo) Com o aval do governador Geraldo Alckmin, que se encontrará na tarde desta terça-feira com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir a maioridade penal, a bancada do PSDB aprovou fechamento de questão sobre um pacote com três propostas do partido. O pacote, segundo o presidente do PSDB, Aécio Neves, será agora submetido à executiva nacional para formalizar o fechamento da questão e marcar posição contra a redução linear da maioridade para todos os crimes.

Pela proposta do PSDB, serão encaminhadas paralelamente a mudança infraconstitucional do Estatuto da Criança e do Adolescente aumentando o prazo de internação do menor de três para oito anos; a redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos - neste caso seria ouvido o Ministério Público para depois o juiz decidir com base no Código Penal - , e o agravamento da pena para o adulto que alicia menores de idade para o crime.

Essas são as propostas defendidas por Alckmin, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Aécio, respectivamente. Na reunião da bancada, Alckmin defendeu sua proposta e fez restrições a parte da proposta de Aloysio que delega a promotores e juízes a decisão sobre se o menor tem ou não discernimento sobre o crime praticado, para que seja julgado com base no Código Penal. Mas acabou concordando com o fechamento de questão sobre o pacote com as três propostas.

— São proposta ousadas e responsáveis. Lembrando que todas tiveram a oposição do PT até aqui. A do Aloysio perdeu por dois votos, por conta do PT. A do Alckmin teve a obstrução do PT durante todo o ano passado. E a minha sequer teve a tramitação adequada na CCJ do Senado. Hoje, temos dois grupos em campos diferentes: o PT, que quer deixar tudo como está, e o outro que quer a redução da maioridade linear e que não somos a favor. Essa é nossa proposta, quem quiser se somar a ela será muito bem vindo — disse Aécio, referindo-se à movimentação da presidente Dilma e do ministro Cardozo para discutir a proposta de Alckmin.

No encontro, que terá agora a tarde com o ministro José Eduardo Cardozo, o governador de São Paulo vai comunicar que o PSDB fechou questão sobre as três propostas.— Estamos trabalhando no PSDB 100% contra a redução linear da maioridade penal e imediatamente vamos aprovar a alteração do Estatuto do Menor e Adolescente para aumentar o prazo de internação e as penas dos adultos que aliciam menores. Em seguida vamos apoiar a tramitação da emenda constitucional que reduz a maioridade para crimes hediondos — relatou Alckmim para um grupo de deputados antes de começar uma palestra sobre pacto federativo na Câmara dos Deputados. 

Deputados tucanos que participaram da reunião com Aécio e Alckmin comemoraram o fechamento de questão sobre o conjunto das propostas, mas mostraram desconforto com a iniciativa da presidente Dilma Rousseff e do ministro Cardozo de "pegarem carona" na discussão da proposta de Alckmin.

— Fechamos consenso em torno das três propostas contra a redução linear. Temos divergências com o PT, que bombardeou a aprovação das três propostas, inclusive a do Alckmin, e agora, de maneira oportunista, assume uma posição de convergência? O PT está querendo pegar carona de forma oportunista — reclamou o ex-líder Wanderley Macris (PSDB-SP).

22 comentários

Cel
Alckmim é igual Lula, não tem caráter e só quer levar vantagem em tudo.
Átila

Reply

Vai conversar com petralha? Olho na carteira!

Reply
Coronel Poliakov mod

Caro Coronel
Segunda-feira, dia 15, após o tal congresso da petralhada e as pauladas que darão no Levy, será um ótimo dia para ele pedir as contas e voltar para o Bradesco, coordenando a compra do HSBC.
Gostaria mesmo é saber como os baianos vão receber a petralhada.

Reply

O PSDB precisa via Aécio enquadrar Alckmin e FHC que traem o partido!

Reply

o xuxu tem de sair logo do armário e ir para o PSB...

que é pra nao ficar muito feio pra cara dele indo direto para o PT...

Reply

Hoje Aécio é o senador mais produtivo da República !
O Brasil precisa dele na Presidência da República, façamos acordos com os políticos do Centro-Oeste e do Sul para contrapor o fogo "amigo" de SP , garantindo assim a liderança dele!

Gabriel-DF

Reply

Aécio vá para o DEM some com Caiado farão esse partido tomar corpo. As pessoas estão de saco cheio do "S" e do "T".

Reply

Dou razão a quem disse que para acabar com o PT é necessário acabar antes com o PSDB.

Reply

Que merda de PSDB. Uma pena estes esquerdopatas. Maioridade penal deveria ser 12 anos. Se nao tem castigo, nao tem mudança de comportamento.

Reply

Humm está amarelando esse Psdb como sempre.Reduz a maioridade penal e pronto.

Reply

Acho que houve algum equívoco. O texto da matéria não está em concordância com o título da matéria. Corrijam, por gentileza.

Reply

Iniciemos a campanha: fora Alckmin!

Reply

PSDB como sempre no muro. Nem lá nem ca..

Reply

O PSDB e todos o seu corpo político só deveria deixar de ser covarde.
O Brasil decente quer a redução da maioridade penal de forma AMPLA e não essa palhaçada que planeja o PADB.
Decepção total.

Reply

PSDB é o PT com complexo de superioridade. Perdeu meu voto. Sentar para discutir com petista? pra mim vale tanto quanto o PT. Tô fora!!

Reply

Não tem nada a ver o título com o conteúdo. Eu entendo que houve acordo entre todos do partido, inclusive pelo Alckmin, mesmo porque este projeto é em grande parte dele e do Aluysio. Criticar por criticar, não acrescenta nada.

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

A proposta do PSDB não atende ao que a população exige, não passa de uma colcha de retalho para agradar ao Alckmin, ao governo e contra a redução irrestrita da maioridade penal.

Reply

Quando um Partido deixa de ouvir o Povo,ele cava sua própria sepultura!
PSDB,somos quase 90% que querem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos,sem meio termos.Sou um daqueles 51 milhões de votos,eu e minha numerosa família,que o Sr.SENADOR AÉCIO NEVES,recebeu.Até ontem,sempre fomos(família)eleitores fieis do Sr. e todos do PSDB.NÃO SEREMOS MAIS!!! O Sr. Senador Aécio,preferiu ouvir seus pares no Partido ao invés de escutar a voz de seu POVO BRASILEIRO,quanta DECEPÇÃO!!! Ainda dá tempo de rever e voltar atrás! Pensem muito bem,pois o POVO NÃO AGUENTA MAIS TRAIÇÃO E NEM COVARDIA! Se mantiverem esta postura,e, votarem contra a vontade popular,tenham a certeza que estarão dando UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ.ADÉUS PSDB!!!

Reply

Quanta esquerdice PSDB, andando em círculos para não aprovar a maioridade penal que já se cristalizou no povo.
Assim não dá, assim não pode!

Reply

Outra balela dos tucanos, os PTralhas do lado B. Que conversa é essa de crime hediondo?? Quem qualifica se um homicídio é simples ou qualificado?? Quer dizer que sequestro, um crime que tortura psicologicamente vítima e familiares não é crime hediondo? O priminho do goleiro bruno não o praticou no sequestro de elisa samúdio?? Quer dizer que assalto, onde um vagabundinho mete uma arma na cara da tua esposa ou do teu filho não é hediondo?? Tráfico de droga é hediondo??? Outra manobra para a Lei não ter efeito algum.

Reply

O projeto de redução da maioridade penal -É mais um GOLPE contra o povo!.Sobretudo porquê não resolve o problema grave da violência no Brasil.E concomitante a este fato,não trata conjuntamente que o problema envolvendo o menor,tem quase sempre o maior por trás,financiando e cooptando o menor para o cometimento de crimes!.Por quê o MAIOR não entrou sequer no debate a respeito deste assunto().E para pensar e refletir.

Reply

Cel
Primeiro o Aécio chamou o povo para as manifestações e não foi. Covarde!Ele próprio dizia que era por causa do PT dizer que estava fazendo o 3º turno, ou seja, medinho do PT e desrespeito ao povo. Nas eleições dizia que era a favor da redução da maioridade penal para 16 anos e agora, arrepia carreira, de novo. Isto é que é jogar na lata do lixo os votos que teve. Idem o Alkmin. Esse PSDB sempre se unindo ao PT no que é a pior proposta. Que se junte a ele de uma vez.
Esther

Reply