Para livrar a cara para 2018, Lula tira o corpo fora e joga culpa em Dilma e no PT. Perdidos, petistas dizem amém.

(Globo) Dirigentes ouvidos pelo GLOBO nesta segunda-feira, que preferiram não se manifestar publicamente, disseram que o diagnóstico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o governo Dilma Rousseff é certeiro, mas o vazamento das críticas, sobretudo contra a presidente, no momento em que ela amarga a sua pior avaliação, serve para dar munição à oposição e aumentar o fosso entre Dilma e o partido. A interlocutores, Lula diz que nenhuma dessas críticas é novidade para a presidente, já que ele não esconde sua posição quando os dois se reúnem, de forma privada, em São Paulo.

As reclamações sobre Dilma, principalmente em relação às medidas que afetam direitos trabalhistas, são endossadas por dirigentes da sigla. No entanto, o congresso do PT, há menos de duas semanas em Salvador, eliminou do documento final até mesmo a expressão “ajuste fiscal”.

Para alguns petistas, essa narrativa pode ser um ensaio de Lula para iniciar um descolamento de Dilma. Já um dirigente diz que eles são inseparáveis como “a corda e a caçamba”. Em outra frente, as críticas de Lula encontraram ressonância em alas do PT que fazem esse debate interno desde as manifestações de junho de 2013. O problema é que, na instância do partido em que essas questões deveriam ser discutidas, Lula não foi por esse caminho.

— Eu acho que ele está certo. Isso já vem sendo discutido principalmente no âmbito das redes sociais, área que eu coordeno. A militância vem criticando o excesso de burocratização e de institucionalização do partido. Ele está vocalizando a militância. Há crítica muito grande à acomodação dos petistas. O partido precisa voltar-se mais para a juventude — disse um dos vice-presidentes do PT, Alberto Cantalice.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos líderes do grupo Mensagem ao Partido, o teor da fala de Lula é o mesmo de uma carta divulgada recentemente por 35 parlamentares, mais da metade da bancada, que pedia a renovação da legenda, inclusive com novas eleições internas. A carta foi rejeitada pela maioria do último congresso do PT, cuja corrente interna mais numerosa, a Construindo um Novo Brasil (CNB), é a de Lula.

— A gente esperava que o congresso decidisse por aí, mas decidiu por nada — reclamou o deputado.
No sábado, conforme O GLOBO revelou, Lula disse a religiosos católicos, em um encontro no seu instituto, que é um “sacrifício” convencer Dilma a viajar pelo país e defender o projeto petista. Ele afirmou que, em relação à popularidade, ele e ela estão no “volume morto”, enquanto o PT está “abaixo do volume morto”.

Lula voltou as baterias nesta segunda-feira para o PT, em uma nova autocrítica bastante contundente. Para o ex-presidente, o partido que fundou há 35 anos “está velho”, sem projeto e paralisado pela burocracia porque “só pensa em cargos”. A avaliação foi feita durante debate promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo, com o ex-presidente de governo espanhol Felipe González. Para o petista, o PT “perdeu um pouco a utopia”.

O partido não reagiu diante das declarações. O presidente da legenda, Rui Falcão, que estava no mesmo debate, não quis falar com a imprensa na saída. Dirigentes petistas ouvidos pelo GLOBO dizem que o ex-presidente tem mostrado insatisfação nos últimos meses tanto com a acomodação da legenda quanto com o desempenho de Dilma no segundo mandato. O tom, no entanto, tem subido a cada desabafo.

— Eu lembro como é que a gente acreditava nos sonhos, como a gente chorava quando a gente mesmo falava, tal era a crença. Hoje, precisamos construir isso, porque hoje a gente só pensa em cargo, a gente só pensa em emprego, a gente só pensa em ser eleito, e ninguém hoje mais trabalha de graça — disse Lula.

O ex-presidente disse estar “cansado” e falou que o partido precisa se renovar com pessoas mais jovens e “mais ousadas, com mais coragem” — O PT está velho. Eu, que sou a figura proeminente do PT, já estou com 69 (anos), já estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que eu falava em 1980. Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido, uma revolução interna — disse o ex-presidente, e completou: — Temos que decidir se nós queremos salvar a nossa pele e os nossos cargos, ou se queremos salvar nosso projeto. 

Ao lado de González, Lula também voltou a reclamar da imprensa e acusou veículos de “fazer oposição pelo editorial”. — Aqui no Brasil nós reclamamos muito da mídia. A oposição é a imprensa. Em alguns jornais, eles fazem oposição pelo editorial. Ao invés de brigar com isso, temos de saber usar melhor a internet, as redes sociais — disse Lula, que defendeu mais uma vez a regulação da mídia.

21 comentários

Lula e Dilma são uma coisa só! Ambos são culpados por tudo que está ocorrendo hoje!

Na campanha de 2010, ele dizia algo assim: Vote em Dilma, como se estivesse votando em mim. Então, tome que a filha é tua Lula!!!

FORA PT, FORA DILMA, FORA LULA!


Chris/SP

Reply

Os petistas do meu Facebook estão pedindo a prisão de Lula, e dizendo que apoiam o protesto do dia 16.
Que Diabos está acontecendo??

Reply

Como sempre, muita besteira. O pete vai perder tudo: emprego (boquinhas), cargos, projeto(?). A verdadeira oposição é o povo e não a imprensa. Vai se dar conta disso em 2016, pois irão perder mesmo em lugares onde a imprensa não alcança, mas sim a inflação e o desemprego. Incompetentes.

Reply

As ideias que lula e o pt defendem ê que estão ultrapassadas, carcomidas e envelhecidas. E ele deveria fazer uma mea culpa pois o exemplo das práticas negativas partiu dele e da cúpula.

Reply

Fico impressionado com a capacidade desse pilantra embromar a sua entourage. O sacana "sacaneia" eles todos, o tempo todo, e as negada não aprende, tudo arreganhado pra ele...

Reply

>>

E esse pinguço tem 35% dos votos se as eleições fossem hoje.

Isso é um perigo. O povão ignorante e oportunista ainda associa o chefe da quadrilha a época da fartura e da gastança desordenada e também não liga esse sujeito com a corrupção e a roubalheira que seu partido promoveu.

Não será fácil derrotar essa quadrilha em 2018.

<<

Reply

O dedo-duro, como todo "traíra", está tirando o corpo fora e jogando a culpa nos outros.

Reply

Segundo Lula, o "Condutiere" fascista do PT, a utopia vivida pelo neocomunismo
esboroou.O remédio disse ele,seria criar nova utopia.Seria o Tetrafarmacom
de Epicuro? Só hospício dá jeito nesses criminosos.

Reply

Vai ser IMPOSSÍVEL Lula ser candidato em 2018, muito menos presidente.
Hoje a Equipe Moro está assoberbada na recuperação dos roubos feitos pelo governo Dilma, a mira é enquadrar e destituir Dilma, mas assim que todos forem presos e o fruto do roubo recuperado, esses competentes juízes da EQUIPE MORO cuidarão de enquadrar o Lula. Isso é certo e inevitável.

PT/DILMA e LULA CHEGARAM AO FUNDO POÇO E AO FIM DA CARREIRA.

GLÓRIA A DEUS!

Reply

Mentiras, mentiras, enganação,conversa mole.
Tudo combinado entre eles.
Só enganação e mentiras.
Povinho baixo, vagabundo.....

Reply

Um recado para Alberto Canalhice: a juventude não quer mais saber do PT!!! Fiz parte de um grupo que, quando jovem, fomos encantados dos "charme da esquerda" e nos desiludimos, fomos enganados!

Como diz um amigo, "pior que um direitista só um ex-esquerdista". Hoje temos ódio ao PT e faremos de tudo para manter no chão a máscara que caiu.


Lanterna

Reply

Como muitos dizem, Lula é muito esperto. Pode até ser, mas o trágico da questão é que ele é um tremendo e irrecuperável MAU CARATER.
Com sua maldade, a vida toda usou sua esperteza para o mal, por isso deu com os burros n'água. Embora ignorante, se Lula fosse honesto, humano e tivesse usado sua esperteza para o bem, teria chegado longe e iria muito mais alto. Morreu do próprio veneno. Como disse FHC, vai sangrar até morrer e ele sabe disso.

Portanto, estamos numa época de recuperação do Brasil, a tarefa está indo de vento a vapor, esse câncer Lula/Dilma/PR está nos últimos instantes de ser extirpado. A tarefa de reconstrução dos estragos feitos pela quadrilha PT será árdua, mas cheia de glórias e um resultado feliz. SEM Lula e o PT tudo será mais fácil. Os bandidos pangarés que ainda restarem, agora terão GOLIAS(UM POVO HERÓICO) e os juízes do bem(EQUIPE MORO e os que mais chegarem), que estão atentos para exterminá-los antes que ataquem.

Reply

os caras tomam um esporro e ainda elogiam a fala do crápula como "analise certeira"...

mas são um bando de pelegos mesmo...

Reply

Rui Falcão foi eleito presidente do partido com mais de 90% dos votos, índice só alcançado por ditadores. Alguns dizem que ele pagou as mensalidades atrasadas dos filiados. Quem quer isso para um partido político?

Querem salvar as suas peles, os seus cargos e seu projeto bolivariano?

O Brasil acordou! Perdemos tempo com essas merdas de esquerdas há mais de 50 anos. Um país como o nosso, com mais de 20 milhões de pessoas superdotadas ainda dá aulas em prédios construídos há 200 anos. Não que alguns não sirvam aos projetos educacionais ou a outros propósitos, mas a Educação, o Ensino, deveriam estar integrados a projetos científicos civilizatórios, com lay out moderno, área ampla, cidade educacional e universitária para todos, e não a projetos e doutrinação política. Deve haver o Ensino político sim, mas não doutrinação.

Reply

O cínico está em pânico! Delícia observar que não sabe mais o que fazer para voltar a ser " deus". Acabou, " Brahma ", você representa, com sua "tiurma", o que há de pior para o país!!! Recolha-se à Venezuela, Coreia do Norte ou peça asilo ao Estado Islâmico. Não tente Cuba, porque, com o andar dos fatos, você não será mais benvindo por lá!

Reply

23 de junho de 2015 08:50

Xiiii, finalmente descobriram que são apenas "idiotas úteis"?

Será que leram a matéria de Aluízio?

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/11/imperdivel-entenda-como-funciona.html

Reply

Não fez crítica, isso aí é treta.

Difícil é o eleitor dessa corja fazer autocrítica.

Reply

Coronel

O facdbook me mandou esolher as figuras de uma flor. Não está compartilhando este link

Reply

Ele quer que ela viaje pelo país!Nem na tv ela pode aparecer!Panelaço nela!Porque ele não se oferece pra ir junto?Será que o episódio do aeroporto deixou o Brahma com a pulga atrás da orelha?Deveria dar uma voltinha na rua!

Reply


NADA COMO VER LULA EM "DELIRIUM TREMENS" , usou um tempo prolongado e abusivo de mentiras e trapaças, agora impedido, se vê em delírio falando bobagens mais absurdas ainda do que antes.

Lula, seu fim chegou, esse seu sonho de 2018, é PESADÊLO, acorde. A hora da prestação de contas chegou, não tem mais jeito.

Reply

Lula que joque a culpa onde ele quiser. Não tem mais onde jogar. Fudeuram-se todos!

Mariana

Reply