Dilma viaja para Bélgica e dá pedalada política no Congresso do PT.

(Folha) No momento de maior distanciamento entre o Palácio do Planalto e o PT desde as eleições de 2010, a presidente Dilma Rousseff cancelou sua participação na abertura do 5º congresso do partido, nesta quinta-feira (11), em Salvador, e irritou dirigentes petistas. O esforço do comando da sigla e do ex-presidente Lula para tentar acalmar os ânimos de setores da legenda, que preparam críticas diretas à política econômica e à atuação da presidente, foi considerado "em vão" com a mudança de roteiro.

Dilma viaja(ou) para a Bélgica na manhã (tarde) desta terça-feira (9) e a previsão era a de que voltasse ao Brasil para a abertura do congresso petista ao lado de Lula. O retorno, no entanto, foi marcado para a madrugada de sexta (12), inviabilizando o plano. Até a noite de segunda (8), a cúpula do PT ainda contava com a presidente na abertura do congresso e sua presença no evento já havia sido confirmada nos materiais que foram divulgados pelo partido.

Dirigentes petistas consideram agora fazer um novo ato para que Dilma possa discursar, caso resolva ir na sexta ou no sábado (13). O último dia desse tipo de evento, porém, é bastante esvaziado, visto que as decisões são tomadas no primeiro e segundo dia.  

RECADO O PT esperava que, ao ir à abertura do congresso, Dilma "testemunhasse" e "chancelasse" bandeiras que podem reaproximar o partido e o governo de suas bases históricas. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deve ser alvo durante o congresso.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) levará ao evento críticas ao ministro e ao governo Dilma, a quem acusa de ter promovido uma "guinada na política econômica, com ataques a direitos dos trabalhadores". Petistas pedem à presidente acenos à esquerda em contrapartida ao ajuste fiscal, como benefícios aos trabalhadores, retomada do crescimento econômico, fim do fator previdenciário, imposto sobre fortunas, entre outros temas caros ao governo.

Lula e a cúpula do PT atuaram para que as críticas fossem mais amenas, mas a ausência de Dilma no ato de abertura só acentuou a insatisfação com o governo entre os quadros do partido.

11 comentários

O melhor para "eçepaiz" é que se explodam todos os petralhas. Aliás a puliça bem que podia baixar lá no tal congresso dos apedeutas e já levar um bom bocado de meliantes.

Reply

>>

Espero que a quadrilha baixa a ripa em Joaquim Levi.

Horre bem feito, ele merece!!

Mas porque ele participa desse governo incompetente e corrupto? Porque ele não cai fora?

<<

Reply

Que se arrebentem uns aos outros, qto mais discórdias entre as facções diversas do PT quem ganha é o Brasil!
Que se estraçalhem, e a escorregada de Dilma foi um bom recado!
Gostei dessa esvaziada!

Reply

Eu quero que o PT e os petista sifodam.

Reply


É O PT EM "FASE TERMINAL".

Graças a DEUS!

Reply

CEL,

Eu acho bom que os menos avisados liguem o "desconfiômetro" e fiquem alertas. Se não deporem a atual presidente nos próximos 2 ou 3 meses e impedirem os partidos comunistas de atuarem neste país nada irá mudar porque, assim que as tais medidas do Levy começarem a surtir algum efeito acaba-se o momento de euforia e indignação e a acomodação geral vai prevalecer assim como o esquecimento. Eles vão dizer: está tudo bem agora, a economia do país está se recuperando, o nível de emprego está aumentando, tem o circo das Olimpíadas 2016, um pouco mais de dinheiro para o Bolsa Eleição, novas promessas, etc. etc e tal. E assim vai, não faltarão os crentes de sempre e a 'nomenklatura' jamais admitirá qualquer culpa ou erro, e eu disse JAMAIS. Estou prevendo que a merda vai continuar fedendo do jeitinho que aí está: manipulação dos mais pobres, ferro na classe média, aumento de impostos, governo dos mesmos para os mesmos, inchado como sempre, novas corrupções, novos desmandos, mensalão, petrolão e bndesão passando com penas suaves e brandas e regados a pizzas para os mais variados gostos e os "cumpanhêros" comemorando um novo mandato em 2018. Afinal, todos não estão sabendo que o PeTê tomou o poder para se perpetuar nele? A oposição continuará fazendo o que pode do jeitinho que aí está. O povão vai continuar batendo panelas e acreditem, não vai adiantar. Tenha a Santa paciência! Quem quiser ser otimista é livre e que seja mas do jeito que as coisas caminham não vislumbro mudanças pois temo que a lavagem cerebral já se solidificou. Não há mais discernimento, a neblina é densa.

Índio Tonto/SP

Reply

Convenhamos os ajustes eram necessários e estava passando da hora de faze-los!
Temos uma contrapartida em matéria de produtividade muito baixa para ter tanto direito trabalhista ....

Gabriel-DF

Reply

A maldita propaganda do pt,diz que o país passou a ser de todos,desde quando assumiu o "governo".Mas, uma classe passou a ter pose de "HERÓI" - OS ladrões do dinheiro público>Isto não falam.

Reply

Quem diria, diuma deu um fora até no evento do seu partido! Ignorou os petistas que ainda estão filiados... tem coisas mais interessantes a fazer, kkkkk. Bem feito, tem mais é que aprenderem que são apenas serviçais.

Reply

Mais cá prá nós só de saber que Dilma está longe do Brasil neste momento já fico feliz.

Reply

Voltou a trás né! Claro farinha do mesmo saco. Os interesses do partido se sobrepõe ao do Brasil. Como pode? Um encontro tão importante na Europa. Isso só confirma que o Brasil está a deriva. Fora Dilma, fora PT e leve o Lula com você. A palavra tem força e irá se cumprir.

Reply