PIB 2015: (-) 1,2%. PIB 2016: (+)1,0%. É a previsão funesta da equipe da Dilma.

A recessão está próxima com aumento de desemprego, queda nas exportações, aumento nos juros e nos impostos. Vejam na matéria o ministro Barbosa falando no Plano Safra. Desde quando a agricultura vai mudar o quadro do país com juros mais altos e dinheiro menor? O governo Dilma não para de mentir.
(Estadão) Depois de admitir que o crescimento econômico desse ano será negativo, o governo Dilma Rousseff agora estima que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 1% em 2016. A nova estimativa foi apresentada nesta quarta-feira, 27, pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que antes trabalhava com um desempenho um pouco melhor, de 1,3%. 

Para 2015, a projeção foi revisada na semana passada para um tombo de 1,2%, o maior desde 1990. Assim, o período de fraco crescimento do Brasil, iniciado em 2012, deve se prolongar até o final do ano que vem.

Apesar disso, o ministro do Planejamento reagiu, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, a questionamentos da oposição sobre a atual política econômica, considerada uma mudança total em relação a praticada pelo próprio governo até o ano passado. "O trem não virou ao contrário, a questão é que agora ele precisa subir uma ladeira", respondeu Barbosa, que completou: "são necessários ajustes de correção, mas a direção do trem é a mesma". 

A volta do crescimento, ainda que pequeno, em 2016 se dará, advogou o ministro, por meio de uma agenda que começará a colocar em prática. Segundo Barbosa, o ajuste fiscal é peça fundamental para gerar as condições para a recuperação econômica. 

Incentivos. Além disso, o ministro defendeu que o governo Dilma Rousseff tem "uma série de iniciativas" para promover essa alavancagem do PIB. Aos deputados, Barbosa afirmou: "Teremos na semana que vem o Plano Safra, em seguida o pacote de concessões de infraestrutura e até o fim de junho o ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, vai soltar os detalhes do Plano Nacional de Exportação. Esperamos também para julho o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida".

"O esforço fiscal é intenso, estamos cortando os nossos próprios programas para conseguir chegar na meta fiscal deste ano", disse Barbosa aos parlamentares. "Como acontece em qualquer família ou empresa, sempre que há uma contenção dos recursos a disposição é preciso se organizar melhor. É isso o que estamos fazendo, mas vamos manter os investimentos prioritários", afirmou.

O ministro também rechaçou planos de criação de novos impostos, como a antiga CPMF. Segundo Barbosa, os planos do governo foram focados em elevações, ou "ajustes", de impostos e tributos que já existem. Foi o caso da alta da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) a instituições financeiras, de 15% a 20%, anunciado na semana passada.

"Na questão do esforço de arrecadação entrou a CSLL, que foi escolhida porque era necessário uma elevação mais rápida na receita", disse Barbosa. Alterações de contribuições, como a CSLL, tem efeito mais rápido do que o aumento de alguns impostos, que tem regra de recolhimento anual. Barbosa também foi questionado sobre as chamadas "pedaladas fiscais", que são atrasos nos pagamentos ou repasses do Tesouro. 

Ele é uma das 17 autoridades do governo Dilma convocadas a se explicar perante o Tribunal de Contas da União (TCU) pela prática de atrasos propositais de repasses de recursos do Tesouro  a bancos e autarquias com o intuito de melhorar artificialmente as contas públicas. Barbosa admitiu que as pedaladas  existiram, mas negou que elas infringiram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

10 comentários

A recessão não está próxima, já está instalada, dentro, visível no comércio, no desânimo dos brasileiros.

Mas não tem preço ver a cara de c* de quem votou na bandalha petista e tem agora que engolir a seco.

Que venha mais!

Reply

Atenção descendentes de franceses no Brasil! Lembrem-se do que seus tataravós fizeram no passado lá na França pós medieval (que parecia o que o Brasil é hoje em pleno século XXI!) e mesmo vcs sendo uma minoria façam de Brasília uma nova Bastilha pois pelo visto os descendentes de portugueses que são a maioria não tem coragem para isso ou estão preocupados demais com o futebol. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Agora a verdade pode vir a tona, afinal Dilma conseguiu mentir,desconstruir os adversarios e se reeleijer.

Reply

Coronel,

PIB 2015: - 2,0%

PIB 2016: - 0,5%

JulioK

Reply

Coronel, a seta da imagem é claríssima, ela indica exatamente o local aonde o brasileiro vai tomar direitinho.

Reply
Paulistano Estressado mod


" Descendo a curva da ladeira
só quem viu que pode contar
Fedendo a muita roubalheira
Dona Dilma eu vi enganar..

De saia justa costumeira
gira a pomba
que parou prá olhar
Com seu jeitinho mentiroso
fez o povo inteiro..chorar.. "

Reply

Pura balela. A crise vai se agravar no segundo semestre e afundar de vez em 2016, quando as medidas de restrição do crédito aliada ao dueto "desemprego e preços altos" ser fará sentir.

Está começando a chegar no interior do país, agora está batendo ainda nas cidades de médio porte (300 mil a 500 mil habitantes.


Lanterna.

Reply

PIB 2015 = (-)3
PIB 2016 = 0
PIB 2017 = (+) 1

ISTO SEM CONTAR COM AS MENTIRAS DO PT, DA IMPRENSA COMPRADA E DOS INITUTOS DE PESQUIZA DO GOVERNO TODOS COMPRADOS.

Reply

Ai pelegada que votou no PT... Não havia sido considerado como um governo "bom/ótimo" no final do ano ? Não elegeram esta porcaria ?.... Agora comam capim... povo burro, merece, pois não foi por falta de informação, que chegou a todos. Lamentável !!!

Reply

E o brasileiro que não quer trabalhar em serviços que impõem menos qualificação ainda tem de lidar com a terceirização e as levas de haitianos e bolivianos que entram todo dia no país.

Céu de chumbo!

Reply