Negócios da China: é "mentila" da Dilma.

(Veja) O anúncio de que a China trará mais de 53 bilhões de dólares em investimentos para o Brasil causou certo ceticismo entre analistas de mercado e empresários brasileiros. Isso porque o país asiático tem fama de divulgar obras megalomaníacas durante viagens oficiais que muitas vezes não saem do papel. Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo publicado nesta sexta-feira identificou oito projetos anunciados pelo governo chinês no país que não foram realizados e totalizaram pelo menos 24 bilhões de dólares.

Entre eles, há desde um projeto de construção de uma fábrica e de um porto seco em Barreiras, na Bahia, a uma siderúrgica que seria erguida em parceria com Eike Batista em Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Ambos foram cancelados.

Outro caso é o da construção de uma ferrovia que ligaria os municípios de Cuiabá (MT) e Santarém (PA). Em 2012, o Banco de Desenvolvimento da China e o governo do Mato Grosso assinaram um acordo de financiamento de 10 bilhões de dólares. Desde então o projeto está paralisado. Na área de mineração, a ECE (Organização de Exploração e Desenvolvimento Mineral do Leste da China) assinou carta para a compra da Itaminas por 1,2 bilhões de dólares, em 2010. O negócio, contudo, ainda não foi fechado.

O jornal ainda afirma que dos 35 acordos assinados na terça-feira entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, apenas 14 têm recursos assegurados e estão com o processo mais avançado.

Após os anúncios feitos na terça, que iam desde uma ferrovia transcontinental que ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico à criação de um fundo de investimento para infraestrutura de 50 bilhões de dólares, o governo federal fez questão de dizer que os acordos não passavam de "memorandos de entendimento" - ou seja, que ainda necessitavam de estudos de viabilidade e formalização de contrato.

13 comentários

Então estão empatados, pois o governo chines promete e não cumpre a execução de obras grandiosas, da mesma maneira que o governo brasileiro promete e não executa nem obras grandiosas e nem mixurucas. Empate técnico.

Reply

E assim é com todos que cogitam fazer negócios com os chineses! Minha filha quase caiu nessa ! Levara-na para China , fizeram um monte de promessas , mas o que queriam mesmo era ficar com nossa empresa de GRAÇA! Custou para ela entender o que queriam! Não dão ponto sem nó e não cumprem nenhuma promessa. Queriam nossa empresa e minha filha seria a testa de ferro deles.

Reply


Ferrovia transcontinental ?
Parece que já vi esse filme antes,ou seriam vários filmes..?

Reply

Já a rifa da Petrobráx na bacia das almas para os chineses, essa vai de vento em popa.

Quando babacas como o Lula voltarem a falar em Petrobrax para sacanear FHC, este deveria devolver a piadinha com coisas do tipo "Petloblás"...

Reply

O engraçado é que depois do que gastaram com uma tremenda bobagem que foi a Copa do mundo agora fazem festa com um investimento chinês de 53 bilhões de dólares que ainda por cima é mentira. Falando nisto, e o investimento da Copa? Cadê o retorno? Cadê os benefícios? Pois é, e os otários ainda vestiam camisas da seleção (verdadeiro uniforme de babaca) e saiam por aí torcendo igual trouxas e agora toda a gastança da festa foi para o esgoto, e pior, sem a taça do mundo que ficou para uma nação (Alemanha) que já tem tudo que um país precisa ter para ser primeiro mundo e nós ficamos com nada!

Reply

Negócios da China Financiado pelo BNDES... PODE!?!?!?

Reply

QUE FASE!!!!!

Reply

Bem, já que o Petrolão secou, a dilma e o pt criarão o chinelão!

Reply

Imagina a quantidade de 3% nessa historia toda...! os chineses vao arregalar os olhos.

Reply

A diferença entre o Americanos e Chineses:
O primeiro empresta se não paga recorre a orgão internacionais.
Já o segundo nunca empresta dinheiro, nunca faz negócios sem garantias assassinadas. A Petrobrás já é deles. É questão de tempo do governo anunciar. A China não é diplomática com países da AL como os EUA. Não pagou? Não tem problema! Amanhã tem uns milhões de chineses no teu quintal entre civis e soldados.

Reply

Portugueses ganharam muito com o Brasil.
Ingleses ganharam muito com o Brasil.
Americanos ganharam muito com o Brasil.
Agora é a vez dos Chinese...

Brasil parece PUTA, todo mundo tira um proveito!!!

Reply

Muito boa a comparação

Reply

Este acordo brasileiro com a China de 53 bilhões é tão verdadeiro como a camisa lacoste que eu comprei de uma loja chinesa na 25 de março !!!

Reply