FHC recua sobre impeachment.

FHC, uma opinião por dia. Como se alguém no PSDB estivesse pedindo um "golpe de estado" e não apenas investigações que estão acumulando provas e mais provas de crimes contra o país cometidos pelo governo petista.

(Estadão) O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que tem se manifestado contra o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na conjuntura atual, disse nesta quarta-feira, 22, que "não há divergências internas" no PSDB sobre o tema, apenas opiniões distintas, e que os líderes do partido "estão no papel deles de expressar o sentimento da sociedade". 

"A liderança política do PSDB tem de atuar de outra maneira, mais próxima do clamor das ruas", afirmou FHC, em evento no Rio. FHC afirmou ainda que o impeachment não pode ser apenas um "objeto de desejo", mas sim um processo. "Não é um passo simples, porque tem de pensar no depois", defendeu o tucano.

O ex-presidente insistiu no aprofundamento das investigações da Operação Lava Jato, o que deve ser uma "reivindicação democrática real" para apurar as responsabilidades. "A questão central é levar adiante Operação Lava Jato para ver se existe punibilidade de algum poderoso no Congresso ou no Executivo", afirmou Fernando Henrique. "Uma questão dessa magnitude não é partidária, não é do PSDB, é questão nacional", afirmou.

Para o ex-presidente, além de ir a fundo nas investigações, é necessário verificar se há condições jurídicas e "clima" para um impeachment e ouvir juristas sobre as implicações, caso seja comprovado o crime de responsabilidade de políticos. "Não adianta colocar o carro na frente dos bois", disse.

36 comentários

CALA BOCA FHC! FORA FHC ! CALA BOCA ANA AMÉLIA !

Reply

Puxa vida só o FHC não viu ainda o clamor das ruas,deve estar esclerosado ou surdo.

Reply

Eita cara que fala prá lá e prá cá; na hora que vê as coisas apertando para o PT, para não dar impressão ruim para ele de ser defensor do PT, muda de ideia, amacia a coisa, diz q tem de ouvir as ruas; esse veio tá caduco?
O q não pode ser ouvido é o senhor!

Reply

FHC é o mais indigno e nocivo petista do Brasil.

Reply

Esse infeliz ainda não percebeu que só fala besteira. Fora FHC! Você já foi oposição e hoje está em DEComposição.

Reply

Esse Sr.deveria saber,que é obrigação do governante zelar pelo patrimônio público.O que se viu nestes últimos 12 anos foi uma roubalheira endêmica,jamais vista desde a proclamação da república,levando a maior empresa estatal do país à lona.

Túlio Xavier

Reply

LULLA no intimo quer o impeachment, pois estaria super fortalecido para 2018. Cada qual com sua opiniao; tem que erradicar o PT!!!! Dai' sim.

Reply

Tirar dilma e deixar o chefe....., os lulistas agradecem!!!

Reply

CALA A BOCA PT! CALA A BOCA FHC!

Reply

Vou dizer algo que ainda não foi visto por analiticos , articulistas políticos e blogueiros: fhc sempre foi o mentor e o garante do foro de são paulo.

Reply

Ou com medo

Reply

>>

FHC está gagá, senil. Ele já deu sua espetacular contribuição ao país: o Plano Real, que colocou a inflação sob controle que os 12 anos de governos da quadrilha petista estragaram tudo e voltamos a ser uma nação com inflação altíssima.

FHC será lembrado como um grande estadista mas agora deveria ir pra casa, cuidar dos netinhos, ou bisnetos e deixar a politica para gente mais jovem.

<<

Reply

Jogo de cena. É comprometido com a causa comunista, refém da ideologia.
Esse partido monta um esquema criminoso, rouba a Nação à vontade durante doze anos, frauda a campanha eleitoral (quiçá a votação), mente descaradamente, possui objetivos ditatoriais e contra a soberania nacional, administra mal, prejudica o crescimento e pune quem sustenta o país. Desmascarado, aparecem pessoas como FHC, as quais detinham ainda um certo prestígio, para falar em diálogo e no que vem depois. O que vem depois é prisão para quem igualmente andar fora da linha, Sr. Ex presidente, e também maior liberdade para investigar e recuperar o que está sendo roubado e acobertado pela conivência do partido que permanece ilegitimamente no poder.
Qualquer coisa diferente disso é ratificar que o crime compensa e assumir que o Brasil é o prostíbulo do mundo ao invés de celeiro do mundo.
Perde tempo e prestígio. Melhor seria ficar calado.

Reply

O PT desconstruiu tanto a imagem de FHC que hoje tudo o que FHC fala é irrelevante.Se o PT o quer hoje como aliado, está perdendo tempo.Bem feito!

Reply

FgagáC, por que não te calas?

Reply

"clima" para impeachment? O ex-presidente FHC deveria deixar de ser burro e cínico.
E quem deve estabelecer "clima"? FH e Serra?
Para impeachment não precisa de "clima" mas de provas, que já existem bastantes. FH ainda não percebeu que é carta fora do baralho, não manda mais no país.
Cala a boca, otário.

Reply

Depois de tudo q o pt fez durante a campanha eleitoral e no governo, o mínimo q se pode exigir é o impeachment ou a renúncia dessa incompetente e irresponsável com o País e o povo. FORA! JÁ!

Reply

É isso que dá fumar maconha na juventude: senilidade na velhice!

Reply

Como todo esquerdopata, não tem cura.A ideologia comunista estará mais presente de acordo com o verniz educacional. Lula nem selador levou.FHC estudou mas agora está senil. Porque não te calas?

Reply

Já fui fã de FHC. Mas hoje digo que ele calado é um POETA.

Reply

22 de abril de 2015 16:07

Está muito longe para ser um grande estadista. Sinceramente ainda não nasceu ninguém no Brasil para ter esse título
A ideologia esquerdista mostra que a inteligência foi para o espaço. Essa esquerda jurássica se acha sem nunca ter sido, deveria ler e ver o vídeo, talvez sobra um sopro de respeito.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/04/tempos-de-guerra-para-liquidar-o-pt.html

Reply

FgagáC, o oscilante, de tucano que caga no próprio ninho a biruta de aeroporto, mas sempre inconveniente.

Reply

Onde estão os militares que tanto o PT chama de ditadores, acaso foram ou estão sendo processados por fraudes e assaltos aos cofres públicos?
Qual deles está enfiado?
E os vampiros do PT que tentavam institucionalizar o crime como programa oficial de partido, hem?
Qual deles não está enfiado?

Reply

Sabemos que para o impeachment ocorrer requer crime de responsabilidade comprovado e enquadrado na Lei 1079. Além disso, também é necessário ambiente político propenso a isto.

Só clamar das ruas não é suficiente, pois a maioria das pessoas desconhece o que determina a lei. Querer por querer, não é suficiente. É dar um tiro no próprio pé.

Já imaginaram se a oposição propõe o impeachment, a câmara aceita, digo Eduardo Cunha, e na votação não são obtidos os 2/3 dos 513 deputados necessários??? Aí o PT sai por cima. Neste caso, concordo que não se deva colocar a carroça na frente dos boias.

Desconsidero o que diz FHC, porque este, infelizmente, muda de opinião todos os dias. É melhor que ele fique longe deste debate.


Chris/SP




Reply

Tenho outra visão: se houver impeachment, todo o PT naufraga, ao contrário daqueles que dizem que o chefão vai se beneficiar. Aliás, o primeiro passo para o desmonte, seria mesmo o impeachment. Se houver base para tal, é claro!

Reply


FHC DEVERIA ESTÁ NO FUNDO DE UMA REDE,TROCANDO O FRALDÃO DE HORA EM HORA,SO FALA BOBAGEM...

Reply

Ele fala e volta atrás em várias declarações. Parece estratégia. Só que não entendo. Ele quer confundir a população.
Só o que sei é que o PSDB está perdendo eleitores.
O Aécio deveria do PSDB.

Reply

Tal qual Pelé, que embora tenha dedicado a vida inteira ao Santos F. Clube, era vascaíno, o FHC, embora no PSDB, sempre foi, acreditem, petista.

Reply

FHC assim como o LULA tem só que olhar as manifestações. O povo está cheio de bla bla bla.Acho que agora as redeas estão passandp para o povo, já esteve nas mãos dos políticos e não resolveram nada.O Brasil está ladeira abaixo com essa desgovernanca.

Reply

O senhor FHC não passa de um poltrão, apesar de ter sido o maior presidente que esse país já teve. Sua figura hoje é lastimável e medrosa, creio que está tomando caldo de galinha demais.Não devemos esquecer que pertence a um partido de extrema esquerda, e que no fundo adora o operário Lula; atingindo Dilma, atinge o projeto de poder do PT com o Lula. Ele precisa de um operário para chamar de seu, os esquerdistas adoram ser enrolados e bobos.

Reply

Sempre votei em FHC, por isso tenho o direito de dize-lo: Estás destruindo tua imagem. Cala-te, Ilustre Presidente, cala-te neste momento, com todo o respeito. Nada existe pior do que PT, Dilma, Temes neste desgoverno. INVESTIGUEM a participação da SMARTMATIC na apuração. Por favor, povo brasileiro, PT, Dilma e Temer acham que todos nós somo imbecis. CHEGA!!!!!!!!!

Reply

PSDB e Reale reunidos

Caciques tucanos estão reunidos neste momento na casa de Aécio Neves, em Brasília, com Miguel Reale Júnior. O assunto à mesa, é claro, é o parecer encomendado pelo partido ao jurista sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

Por Lauro Jardim


Espero que FHC não esteja presente.



Chris/SP

Reply

Seu verniz de intelectual não esconde a sua sintonia com a ideologia diabólica do petismo. Foi contra o impeachment de lula e agora tenta desacreditar o real anseio da população brasileira pelo impeachment de dilma , contra os mais balizados argumentos de juristas renomados. Será que ele se acha um grande jurista para saber mais do que eles? Pelo que sei ele não é nem advogado. Portanto é melhor calar e engolir a seco. Desta vez vai sair o impeachment sim senhor, pois motivos não faltam e o povo deixou de acreditar em lobos disfarçados em pele de cordeiro.

Reply

Os tucanos e o impeachment; diferença é de ênfase, não de substância


Não é o caso, acho eu, de procurar chifre em cabeça de cavalo — ou de tucano. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso minimizou, nesta quarta, eventuais divergências na cúpula do partido quanto ao eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Tanto ele como o senador José Serra (PSDB-SP) deixaram claro que ainda não veem caracterizada a situação que permita ao partido apresentar à Câmara uma denúncia. O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, preferiu ser mais afirmativo: disse que, se ficar comprovada a participação de Dilma na chamada pedalada fiscal, o partido pedirá, sim, o impeachment.

A diferença, me parece, é só de acento, não de substância. Será que FHC e Serra defendem que não se ofereça a denúncia, mesmo que fique evidente o cometimento de crime? Ora, é claro que não! E foi o que disse Aécio.

Minha posição aqui é clara, como sempre. Fui o primeiro na grande imprensa a escrever a palavra impeachment, associada a Dilma. Vejo razões para tanto. Mas entendo que o maior partido de oposição seja cuidadoso. Seria um desserviço ao país apresentar uma denúncia que fosse imediatamente derrubada na Câmara.

Ora, como disse Serra, impeachment não é um programa de governo — ou um programa de oposição. O que me parece é que todos concordam que não se admite que uma presidente que tenha cometido crime continue no poder.

O jurista Miguel Reale elabora um estudo para o partido. Ela terá mais tempo para apresentar seu parecer. Disse Aécio: “Não faltará ao PSDB a coragem necessária para, no momento certo, se identificados realmente os crimes que agora são noticiados, vamos agir como esperam de nós a grande maioria dos brasileiros. Nem pedimos prazo ao jurista. Ele está examinando todas essas frentes”.

Por Reinaldo Azevedo


Portanto, cautela nunca é demais!



Chris/SP

Reply

Esse FHC sempre arrumando um jeitinho para livrar a cara dos seus companheiros petistas. Cala a boca FHC!

Reply

CEL,

Concordo com o ex presidente FHC, deve haver um aprofundamento das investigações da Operação Lava a Jato e também da operação de privatização da CVRD, o maior roubo de um governo na história:

O maior roubo da História

"Revistas, políticos, judiciário, pessoas comuns até jornais do exterior dizem que mensalão e Petrolão foram os maiores roubos da nossa Historia. Sem diminuir a importância dessa ladroagem devemos nos lembrar da venda da CVRD. Avaliada no CONSENSO DE WASHINGTON DE 1982, (FHC presente), por Rockfeller e Jorge Soros, de que o valor seria algo em torno de 5,5 TRILHÕES DE DÓLARES. Pois bem, a CVRD, foi privatizada 15 anos depois, por FHC, por 3,3 bilhões de dólares, compreendendo 7.500 áreas de mineração com as maiores jazidas do mundo, 03 ferrovias, 03 portos de grande calado, 30 navios da Docenave e mais outras menores. Seus funcionários comentam que ainda haveria muito dinheiro em caixa e que o pagamento seria pago com lucro de 06 meses. Que a Vale, estatal, não dava tanto lucro pelos programas de assistência social que executava e que o preço justo em 1987 seria algo em torno de 7 a 8 trilhões de dólares. Contudo não podemos nos iludir pensando que não havia corrupção. Havia sim e muita, mas a da venda caberia no livro dos recordes..." (Trecho do artigo de Gelio Fregapani).


Índio Tonto/SP

Reply