DEM rumo à extinção.

(Valor) A Comissão Executiva Nacional do DEM decidiu ontem, por 21 votos a 4, dar prosseguimento às negociações para a fusão com o PTB. O novo partido ficaria com o nome do PTB, considerado tradicional, e levaria à urna o número do DEM, 25. As negociações para uma fusão com o PTB abriram uma cisão no Democratas, uma das principais siglas de oposição ao governo federal.m De um lado, estão o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), e o prefeito de Salvador (BA), Antonio Carlos Magalhães Neto, que trabalham pela junção das duas legendas. De outro, o líder do partido no Senado, Ronaldo Caiado (GO), francamente contrário.

Dizendo-se voto vencido e prometendo lutar até o último momento contra a junção dos partidos, Caiado disse não querer sair da sigla, mas sublinhou que a nova legenda será uma bagunça ideológica. "O DEM sobreviveu a duras penas contra ações do governo para nos desgastar, mas é hoje uma referência da oposição. Todo eleitor vai se perguntar qual o sentido disso, porque os deputados do PTB continuarão votando com o governo e nós, com a oposição. Fui surpreendido com o placar da votação no DEM, mas vou lutar contra até o fim", disse, antes de atacar: "A única coisa que essa fusão vai fazer é realizar a profecia do Lula, de que o DEM deveria ser exterminado".

Segundo Agripino, o acordo com o PTB prevê que os atuais líderes do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE) e no Senado, Caiado, permanecerão nestes postos no novo partido, o que lhe garantirá, acredita, coerência ideológica. "Quem vocaliza a posição dos partidos são seus líderes. E está pactuado que os líderes do novo partido serão os do DEM", contou. Do lado do PTB, estão à frente da negociação a presidente da sigla, Cristiane Brasil - filha do antigo mandatário, Roberto Jefferson - e seu antecessor, deputado Benito Gama (BA). O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro (PE), está fora das negociações e não tem definido seu futuro político, segundo interlocutores.

A fusão asseguraria a permanência de ACM Neto, bem avaliado na capital baiana e que teria iniciado um movimento para deixar o DEM em busca de melhores condições para disputar a reeleição. A vingarem as tratativas, o "novo PTB" contaria com 47 deputados e seria a quarta maior bancada da Câmara. No Senado, somaria oito cadeiras.

19 comentários

DEM + PTB = não né....

Reply

Políticos nordestinos são antes de tudo governistas. O DEM já estava extinto faz tempo. Sem ele o panorama partidário brasileiro só terá partidos comunistas, socialistas, sociais-democratas e trabalhistas. 38 ao todo.

Reply

Se falar que é zona, ofende as dignas senhoras que se dedicam à atividade.
Lamentável. Por aí se percebe que o Brasil está órfão de políticos sérios e comprometidos com a nação. O povo não tem a quem recorrer. Aguns dizem que o voto é uma arma, é sim mas voltada contra o eleitor.

Reply

Excetuando alguns senadores e deputados que assinaram contra a fusão com o PTB, o DEM assinou embaixo TODA A CORRUPÇÃO perpetrada pelo PT e seus asseclas. Lamentável. Ainda bem que SOMOS MILHÕES NA OPOSIÇÃO.

Reply

CADE a dita "DIREITA" no Brasil?

DIREITA/ESQUERDA são coisas que parecem que existem MAS NÃO EXISTEM, todos somos MERCANTILISTAS?

Compramos a plebe e os capitalistas, se associação com aqueles que elegem os seus próprios chefes(concursados), em nome da manutenção no poder!

O QUE RESTA A ESTE PAÍS? UMA ESCULHAMBAÇÃO! CORRUPÇÃO! NEGLIGENCIA! IMPERÍCIA! IMPROBIDADE!

A MAIORIA é PSICOPATA! Vide novelas, pastores e padres. Políticos, é a soma de tudo isto.

Reply

Tudo isto só para satisfazer o ACM Neto, prefeitinho de Salvador, que tem como aliada a anta do planalto. Esta lhe prometeu verbas para a cidade se a fusão ocorresse.

Torço pelo Senador Ronaldo Caiado, um grande oposicionista do DEM.


Chris/SP





Reply

Hora de fazermos o PFL voltar?

Reply

Digo sempre...o pt esta mais vivo que nunca, nada do que esta ocorrendo o prejudica em nada, o caos total é a meta de todo grupo revolucionário e sendo assim o caos do momento só pode beneficiá-lo.

O pt tem que sair do governo sob pena de em breve estarmos vivendo debaixo de uma ditadura comunista.

O pt não sairá do governo pacificamente.

O brasileiro mais cedo ou mais tarde terá que escolher ou acaba voluntariamente com essa palhaçada de que é pacífico ou deixará de ser pacífico quando tiver a sua pátria extinta e passar a ser pagador de impostos e escravo da belicosa pátria grande católica anti progresso e anti capitalista.

Os padres só desejam que isso seja pacífico enquanto isso for capitalista e minimamente democrata, então todos tem que ser pacíficos para poderem ser derrotados pelo projeto católico/comuno/totalitário depois vocês verão o pacifismo.

Reply

O DEM é a maior vítima do PT e do Bolsa Família. Na hora que o PT com os programas sociais acabou com o feudo dos capitães do Nordeste, o DEM (ex-PFL) morreu. Simples assim. Este partido vivia da exploração dos pobres daquela região brasileira.

Reply

Cuidado ACM o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Quem te elegeu foi a oposição e ela não vai te perdoar. O DEM é um partido respeitado o PTB um desconhecido pau mandado que por apoiar a Dilma já esta extinto. Isso é uma vergonha.

Reply

Ou aparece algum candidato pelo NOVO, o partido de direita que estão falando, ou então terei que começar a anular meu voto. Me recuso a votar em partidos de esquerda. O brasilzinho tá acabando mesmo.

Reply

Erro manter o nome de PTB. Não voto em nenhum partido com nomes de trabalhista, socialista, comunista, popular, operário... O povo está mostrando seu repúdio a esses pseudo populistas.

Reply

O PTB REJEITOU a fusão.

DEM continua oposição, para desespero dos candidatos a pelego.

CAIADO WINS! FATALITY!

Reply

Acabo de saber do Senador Caiado que essa união DEM +PTB não vingou, foi o PTB que caiu fora!Ideologias diferentes.

Reply

Antonio Carlos Magalhãs está se debatendo dentro do caixão, e o neto vai se ver com o pai e o avô quando chegar lá.

Reply

Mas que m**da é essa?!

Num momento como o atual, elles me aparecem com essa!

Só falta agora o PSDB se fundir a algum partideco pra ficarmos entregues.

Será que vão ter que refundar o PFL? Sinceramente viu! Depois quando o povo bota esse bando todo no mesmo saco, eles ficam reclamando.

Reply

Coronel,

muito em breve saberemos quais os conluios e conchavos feitos por ACM Neto.

Mendonça Filho concordou com isso?? Vendeu a alma?

Mais uma vez o Verme conseguiu o que desejava: destruiu o DEM. Quando este ser das trevas sairá de vez de nossas vidas???

RONALDO CAIADO ME REPRESENTA!!!

Flor Lilás

Reply

>>

Se houver realmente essa inacreditável união do DEM com o partido mais vagabundo e fisiológico do Planeta, o PTB, eu espero que seus principais líderes, como Caiado, abandonem o partido.

<<

Reply