Enfraquecida, Dilma corre para Lula.

Não por acaso circula esta imagem na internet, comparando Dilma com uma galinha d'angola, cujo canto é " tô fraca, tô fraca, tô fraca"...

(Estadão) Na tentativa de reagir à crise política que enfrenta, com sucessivas derrotas no Congresso, a presidente Dilma Rousseff decidiu recorrer ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se encontra nesta quinta-feira, 12, em São Paulo. Além disso, o Palácio do Planalto intensificou as negociações dos cargos de segundo escalão com os aliados.

O encontro de Dilma e Lula vinha sendo tratado sob sigilo pelo governo. A presidente queria evitar a interpretação de que ela mais uma vez pedia socorro ao padrinho político. Tanto que tentou transferir a agenda com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que seria realizada nesta tarde, em Brasília, para a manhã de hoje, na capital paulista. Assim, quando terminasse a reunião, Dilma sairia para o encontro com Lula, sem que fosse necessário incluir o compromisso na agenda. 

A presidente e Steinmeier vão se reunir para tratar da visita de Estado de Angela Merkel ao Brasil em agosto. O ministro alemão, porém, só chega ao País na sexta e o encontro foi transferido. A presidente Dilma Rousseff embarca para São Paulo no início da manhã e realiza exames de rotina no hospital Sírio-Libanês. Depois ela se reúne com Lula. O encontro não está previsto em sua agenda oficial. 

A relação entre Dilma e seu antecessor está estremecida desde o ano passado, após ela se negar a acatar sugestões do ex-presidente. Lula, por exemplo, defendia a substituição do então ministro da Fazenda, Guido Mantega, troca feita por ela apenas neste ano, no segundo mandato. O ex-presidente também defendia que a presidente da Petrobrás, Graça Foster, fosse substituída há semanas. Mas a nomeação de Aldemir Bendine em seu lugar só ocorreu na semana passada. A crise na economia acabou contaminando também a política. A avaliação da presidente despencou. 

Na quarta, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, um dos petistas mais próximos a Lula, reuniu-se com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e depois com Jaques Wagner (Defesa). Marinho procurou minimizar o momento do governo, afirmando que o País já superou “crises muito piores”. “Esta é fichinha.”

Cargos. O governo também definiu uma série de ações no Congresso para tentar diminuir a crise. Uma primeira articulação ocorreu com o PRB e mais oito partidos nanicos, que, juntos, somam 39 deputados. O bloco ficou na órbita de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) durante a campanha para a presidência da Câmara. Foram oferecidos a eles cargos no Ministério do Esporte, comandado por George Hilton (PRB). A iniciativa irritou os presidentes das legendas. 

“(O governo) Ofereceu cargos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica para o bloco. E agora o PRB está oferecendo para estes deputados participarem do bloco com cargos no Ministério do Esporte”, disse Levy Fidelix, presidente do PRTB. Até a conclusão desta edição, o PRB ainda não havia se manifestado. 

Responsáveis pela articulação política do governo se reuniram na quarta com parlamentares de diversas legendas. Também foram acertadas reuniões de ministros e até da presidente com os partidos. A primeira deve ocorrer no dia 24 e terá como tema a discussão das medidas provisórias que tratam de alterações em regras trabalhistas, tema que tem enfrentado ampla rejeição na base, na oposição e até mesmo no PT. A expectativa é de que Dilma participe deste encontro. Líderes da base também terão reuniões semanais com ministros e, uma vez por mês, Dilma também deve encontrá-los.  

7 comentários

Foi abanar o rabinho pro dono

Reply

Lula e Dilma: nao ha' diferença. E' um so' governo. E o fraco Marinho, prefeito de Sao Bernardo, dizendo que a crise atual era fichinha? Vamos ver se sera'. A justiça brasileira dira' se o prefeito petista esta' certo ou nao em sua avaliaçao. Como eles galhofam com a justiça brasileira. Lula disse que judiciario nao tinha qualquer importancia e Marinho desdenha da crise, afirmando que ela e' fichinha, sem levar em consideraçao os BILHOES desviados dos cofres publicos.

Reply

Coronel,

desculpe, mas a galinha da angola é bonita, exótica! Come formigas e limpa os terrenos fazendo isso. Tem serventia!

Impossível comparar. Dilma só faz sujeira.

Flor Lilás

Reply

Coronel
Cargos, verbas, deputados, mercadantes,mais cargos, ministérios, partidinhos, hiltons (?), verbinhas, mais partidinhos, barganhas, conchavos, beija-mão-com-lula, reuniões, acertos, acomodações, trocas de interesses, bancodobrasil, caixaeconômica, petrobrás, mais cargos, reuniões com e entre deputados, renans, falcões, palpites, ameaças, chantagens, mentiras, falsidades, uiscadas, roubalheira, corrupção, lama, estercodechiqueirodeporco, lodo, mau cheiro, cachaçadas, putrefação do tecido social, cortes em direitos do povo, aumentos de salários para os graudões da República, inflação fora de controle, desemprego em alta, reunião de deputados, mais cargos e exigências, verbas, verbinhas, verbonas, bendines, contas no exterior, dólar nas alturas, mentiras no atacado e no varejo, mantegas, tesoureiros do PT, herois-do-povo-brasileiro, justiça benevolente, violência comendo solta, educação nota zero, trocentos ministérios, ministros modelo anta-paraguaya, mais mercadantes, saúde de terceiro mundo, haddades, subserviência a lula, corrupção em todos os escalões, de cima a baixo... e assim por diante.
O País está acéfalo, sem governo e entregue a u'a enorme, gigantesca quadrilha de saqueadores os mais vorazes. E, atenção, ainda não chegamos aos fundos de pensão, a outras estatais, às loterias da Caixa (aí tem coisa, e da grossa), às obras das hidroelétricas, às obras de rodovias, portos e aeroportos e por aí afora.
Coronel, meu amigo, ainda não vimos da missa a metade,
Dilma não governa, Dilma não é nada.
A oposição semelha ser gato-de-armazém, dorme em cima do saco.
O povo? O povo se submete bovinamente, anestesiado que está pelas bolsas, auxílios isto, auxilio aquilo e pelas falas, mentiras e vociferações de lulas pau-d'água e seguidores. E pelos tartadmudeios da Dilma.
Sindicatos comprados, na gaveta.
UNE, OAB, CNBB? Ainda existem?
Oremos, Coronel, oremos...

CABO

Reply

Achei muito engraçado !"Tô fraca, tô fraca, tô fraca... Como deu certo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

De uma fantoche como essa, só se pode esperar esse tipo de comportamento pusilânime.

Reply

Prefiro a galinha d"Angola.

Reply