Quando é que o "governo paralelo" da Oposição vai dizer ao país qual a solução para impedir que empreiteiras corruptas sejam perdoadas pelo atual governo "para que o Brasil não pare"?

É assustador o silêncio da Oposição diante da escalada promovida pelo governo contra o Ministério Público Federal, contra a Polícia Federal e contra a Justiça Federal para que seja promovido um acordo de ocasião com empreiteiras corruptas, para que elas sejam minimamente prejudicadas, voltando a funcionar normalmente após o pagamento de uma multa.

Isso é uma imoralidade! O secretário executivo da Controladoria Geral da União (CGU) teve o desplante de afirmar ao O Globo de hoje que efetivamente pressionou a Força Tarefa da Operação Lava Jato para que o consórcio do crime fizesse um acordo coletivo com a Justiça, pagando uma multa para poder continuar apto a realizar obras públicas. 

— O processo punitivo leva à declaração de inidoneidade. E a experiência que tivemos com a Delta e a Gautama (construtoras punidas em escândalos anteriores) é que a declaração de inidoneidade provoca uma grande possibilidade de fechar a empresa —disse o secretário executivo da CGU, Carlos Higino. Higino sugeriu a fixação de multas às empreiteiras como punição máxima em âmbito administrativo. Com isso, as empresas teriam que devolver aos cofres públicos uma quantia em dinheiro, mas se livrariam da punição mais drástica: a declaração de inidoneidade.

Ainda bem que o MPF entendeu que não seria possível limitar as punições a multas às empresas que até o momento não aceitaram colaborar com as investigações. Por enquanto, a maioria das construtoras apenas aceita reconhecer parte das acusações e pagar uma indenização. Elas não querem acabar com o esquema criminoso. Elas não querem revelar o nome dos políticos envolvidos. Elas querem continuar operando da mesma forma criminosa.

De outro lado, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, veio hoje ao Estadão defender a mesma imoralidade: um acordo de leniência com as empreiteiras para minimizar o impacto da Operação Lava Jato na economia. Segundo ele, o instrumento evitaria que as empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras, muitos delas com diretores ainda presos,  sejam proibidas de firmar contratos com o poder público. 

Leiam, abaixo, trecho da entrevista de Luiz Adams, um dos cotados para ocupar vaga no STF, dada hoje ao Estadão:

Em termos jurídicos, o que pode ser feito para recuperar a imagem da Petrobrás? 
As respostas a Petrobras está dando. A empresa criou uma gerência de risco, iniciou um processo de auditagem interna com dois escritórios, está fazendo um processo de depuração muito grande. Uma das soluções que está ao alcance das outras empresas envolvidas é buscar os acordos de leniência com a administração. Do ponto de vista da administração, atendidos os requisitos da lei, não há por que não haver esse acordo. 

Quais são os requisitos?
Reconhecimento do ilícito, ações de colaboração com as investigações, comprometimento com eventual necessidade de ressarcimento e regras de compliance que a empresa adote para evitar situações futuras. 

O acordo de leniência é visto como uma saída para que não se deixe de contratar com as empreiteiras envolvidas?
É uma alternativa que a lei oferece às empresas. Atendidos esses quatro requisitos, a administração tem a tendência de acatar um acordo e isso reduz penas, afasta a inidoneidade e permite que a empresa possa continuar (contratando com o Poder Público). Qual é a lógica disso? Você não vai levar ao limite de uma empresa fechar por causa de um funcionário, de dois funcionários ou mesmo de alguém que praticou um desvio. As empresas têm um conjunto de empregados, cadeias produtivas que devem ser preservadas. De novo: é uma iniciativa da empresa. 

Vejam o número de absurdos proferidos por esta autoridade da República em meia dúzia de linhas. Que respostas a Petrobras está dando? Não demitiu a diretoria, apesar das inúmeras provas de acobertamento. Esta diretoria de compliance é chapa branca. É nomeada pelas raposas da Petrobras. A empresa de auditoria internacional continua sem assinar o balanço da empresa.As empresas não estão fechando por causa de um ou dois funcionários. Os donos estão presos! Os diretores estão presos! Os gerentes estão presos. São estruturas inteiras dedicadas à corrupção.

Mas onde está a Oposição? Onde está o "governo paralelo"? Onde estão os especialistas do PSDB, DEM, PSB para proporem uma solução para estas empresas? Devem ter seus bens confiscados e leiloadas para interessados que as comprem? Devem repassar as carteiras de obras públicas e os investimentos que possuem em sociedade com o governo para empresas internacionais? O que deve ser feito? O que a Oposição faria se fosse governo, pois esta é a essência de um "governo paralelo".

Chega de ver partidos com fundações para, em vez de abrigar técnicos, ficar pagando esqueletos familiares de políticos aposentados. Queremos ver o dinheiro público dos fundos partidários empregando gente que pense o Brasil e não a manutenção das suas boquinhas e tetinhas. Os 51 milhões de eleitores continuam fazendo Oposição para uma Oposição que até agora não se manifestou com soluções diante da grave crise nacional, nem mesmo diante deste deprimente espetáculo de tentativa de salvação do esquema de corrupção que tomou conta da Petrobras.

40 comentários

Coronel,

hoje lá pelas 12:30-13hs a repórter Petra, da CBN, conversou com um outro repórter. Não peguei o nome.
Ela perguntou sobre a posição de Lula nesta fase política e o quanto haverá de problemas para os políticos na situação atual.

Acreditem-me Coturneiros. O tempo todo o moço chamou Lula de Presidente, e ao ser perguntado sobre os problemas para os políticos ele disse: muitos, é só ver a falta de água em São Paulo!!!

Sim, Coronel, o mundo está desabando com tudo o que está sendo encontrado no Petrolão e o cara fala de um problema que independe do governo de São Paulo!

Obvio que o cara é um Petralha desgraçado com um microfone na mão! Mas o que chama a atenção é como esses miseráveis fazem bem direitinho seu trabalho: mudam o foco, desviam as atenções, manipulam todo mundo.

Ou a oposição trabalha como oposição ou isto aqui será sim uma Venezuela. Nem Cuba será! Porque Cuba - graças ao nosso suado dinheiro que foi roubado por Dilma e desviado na surdina protegida um sigilo "pela segurança nacional"- terá bilhões de negócios a fazer com os USA!!!

Aécio Neves!!! ACORDA!!!!!

Flor Lilás

Reply

pergunta: temos realmente algum partido de oposição ou teremos que criar um?

Reply

Cel
Tudo isto é uma vergonha. Será que a oposição deitou de novo em berço explêndido? A verdade é que estamos desassistidos numa nau sem rumo ao bel prazer dos bandidos que nos desgovernam.
Esther

Reply

A pergunta que não quer calar: Onde anda o 'menino do rio' dono de + de 50 milhões de votos, que deveria liderar a oposição. Não precisa de governo paralelo, pois isto é uma babaquice, mas sim agir, atuar, fiscalizar e denunciar à nação os malfeitos do governo.

Reply

Não existe oposição no Brasil. O que existe é uma situação que está no poder e outra que está fora do poder. São tudo farinha do mesmo saco.

Reply

O problema histórico do Brasil é que do meio de dezembro até o início de março do ano seguinte o país para literalmente.Quando o carnaval cai no mês de março é pior ainda.O Congresso está de férias. Quem vai deixar de estar com a família muitas vezes em passeio ao exterior(Miami,rota preferida dos políticos e artistas) para se preocupar com o destino do Brasil?Tenho pra mim que oposição pra valer será a que o povo fizer.Mas aí vem os campeonatos regional, nacional e sul americano de futebol consumindo a mente de pelo menos 70% dos brasileiros.Tem o BBB também.Sinceramente não vejo perspectiva de melhoria.Nem Aécio, Serra,Caiado , Álvaro Dias, Agripino e demais serão oposição à altura.Só o povo o será se exigir dentro da legalidade, do respeito ao patrimônio público, ao estado de direito e respeito profundo à Democracia a saída da presidente e repúdio total ao PT e à suposta volta de Lula em 2018.Está tudo esquematizado para Dilma empurrar o ano de 2015 e os demais com a barriga.Estou duvidando muito que o Congresso barre a volta da CPMF. Alguém tem que pagar a conta.

Reply

A fulustreca de camisola preta ai no twitter faz o que aqui no Brasil?
nao esta la na Palestina, pregando a liberdade porque?
E se quiser gritar por liberdade de biquini?
so esta ai gritando asneiras ai em Brasilia porque aqui tem liberdade para isso.
mas o modus vivendi calhorda dela nao permite!
minha filha , poe um biquini , vai praia curtir a vida,e ser feliz,dancar um forro apertadinho sei la.
quer o que ? Todo mundo de camisola e toalha enrolada na cabeca, de quatro cinco vezes por dia? Me poupe! Cai fora, volta pra la e vai chacoalhar seu papelzinho, aqui nao rola .Eu hein!
luciana fellows



Reply

Não tem acordo NÃO, vai racha, temos de passar o Brasil a limpo. Errou, pagou e vamos limpar este país. IMPEACHMENT JA.

Reply

A oposição se omite.
O Aécio sumiu...
A quem recorrer?
Abs.

Reply

MENSALÃO
RÉU DO MENSALÃO EM SEU PAÍS, EX-PRESIDENTE DA PORTUGAL TELEFÔNICA SE DIZ INOCENTE
JUSTIÇA DO BRASIL PEGOU LEVE COM LULA, MAS A PORTUGUESA INVESTIGA PROPINA DA PORTUGAL TELECOM PARA O PT

http://www.diariodopoder.com.br/noticias/reu-do-mensalao-em-seu-pais-ex-presidente-da-portugal-telefonica-se-diz-inocente/

Reply

Assim como todo mundo já sabia que iria acontecer, a oposição dormiu de novo. É só acabar as eleições que acaba oposição.

Acabou a mobilização, acabou os discursos inflamados, acabou tudo.

O que foi visto na votação da PLN36 foi o ultimo grito da oposição pelos próximos 4 anos.

As vezes tenho a impressão que o que nossa oposição realmente quer é assumir o esquema que o PT criou, não acabar com ele.

Reply

Grande Coronel,

Falou tudo!!! É uma vergonha esta entrevista , é um acinte !! Mas ainda bem temos o MP e os demais órgãos sérios que nao concordaram com esta vergonha!!!

Oposicao avante!!!!

Coronel por favor escreva sobre o que escreveu disse o dono da UTC , uma bomba para Dilma!!! E estes corruptos no poder!!

Reply

Este é o país do carnaval, que só começa a trabalhar em março de 2015.O que realmente é uma vergonha.

Reply

lula jah deveria estar no ostracismo ha muito tempo....................continuam dando corda, ele continua o "enredo sujo"!

Reply

A gentalha se aproveita de tudo. Não estará havendo um certo aproveitamento do recesso dos parlamentares? Não sei, mas dessa CGU e AGU aí, tudo se pode esperar.
Ô gente sem escrúpulos.

Mariana

Reply

Desde quando é papel de um órgão de controle salvar empresas do setor privado? Conduzidas por larápios e metidas em falcatruas com o governo? E o que mais os representantes da dita oposição estão esperando acontecer pra se mexerem e tirarem esses comunas do poder?????????

Reply

Coronel. No geral os lideres são reflexo de sua história. Um homem como Aécio que nuca fez oposicionismo para valer e que mesmo como candidato não conseguiu transmitir a firmeza de propósitos necessária infelizmente não esta a altura das necessidades deste momento da história do Brasil. É o que tínhamos em 2014 talvez seja a alternativa em 2018, mas só porque não temos outra alternativa.

Reply

Em crises assim só um partido de direita age corretamente. O PSDB não tem fôlego para isso.

Reply

Faço minhas as palavras de Flor Lilás:

ACORDA AÉCIO!

ACORDA AÉCIO!

ACORDA AÉCIO!

Reply

Prezado Coronel,
A propósito deste comportamento pusilânime da (falsa) Oposição, gostaria, se possível que o senhor poste alguma informação sobre a tal da auditoria das urnas eletrônicas, solicitada pelo deputado Carlos Sampaio e concedida pelo TSE. Foi feita? Está sendo feita? Por que nenhum órgão da mídia não comenta?
Grato
Johnny Bear

Reply

Enquanto isto: Em uma praia qualquer de Banãnia, a oposição (PSDB em especial) tirou suas luvas de pelicas e punhos de rendas e botou um tomara que caia.
Gostaria de saber do Sr. Aécio por que tanta covardia?

Reply

Seria o "silencio dos coniventes" ou a "República Federativa Estelionatária do Brasil"?

Reply

Admirável Flor Lilás,

Tens razão: são especialistas em mudança de foco!
Aquele repórter bochechudo, correspondente da Globo nos EUA, o tal Luiz Fernando Pinto, quando foi falar sobre o ataque terrorista na França, falou 1 minuto sobre o tema em si, e mais uns 14 minutos sobre o caso Herzog, ocorrido há uns 40 anos, no Brasil. Provavelmente não tinha nem preparado a matéria e ainda arrisca ganhar um prêmio pelo "oportunismo" da abordagem que fez. Coisa nojenta.

Brasil!

Reply

Coronel,
estão de férias. O Brasil somente existe depois do Carnaval. A oposição nunca existiu e o governo paralelo é um factoide.

Reply

Aécio Aluisio e outros estão em férias E Serra por onde anda?Não vão fazer oposição

Reply

O Brasil é um pais que abriga um povo de incapacitados e corruptos, somente uma intervenção internacional pode moralizar essa terra, dos filhos dessa terra só virá podridão, seja da esquerda seja da direita, não existe suficiente organização para impor qualquer mudança de dentro e nem o povo honesto daqui tem interesse nisso pois nunca lhe passou pela cabeça que estava formado uma nação: o Brasil foi "descoberto" e eu estou aqui para receber meu salário, nada mais que isso, essa é a mentalidade do brasileiro dito honesto. O Brasil esta falido moralmente se é que em algum momento de sua história o lixão teve alguma moral, agora a coisa se torna internacionalmente pública é torcer para que as nações civilizadas percebam que a podridão que daqui emana ameaça a ordem das nações.

Podem fechar o caixão que fede demais, o último a sair apague a luz.

Reply

Parem de se iludir, em 2018 Lula será aclamado por um povo de corruptos e dementes tendo o câncer como vice, vai morrer no poder, será transformado em múmia e qualquer imbecil que ele colocar no testamento assumirá e nunca mais irá sair, entendam, o Brasil acabou, acabou sem nunca ter existido, existem umas 10 nações no mundo, isso aqui nasceu satélite, viveu satélite e vai morrer satélite de cuba/Rússia.

Reply

Não ouço, nem leio, uma palavra da oposição! Vão ficar até quando de férias com o país pegando fogo ????

ALÔ OPOSIÇÃO!!! OS 51 MILHÕES DE VOTOS ESTÃO AGUARDANDO UMA ATITUDE!


Chris/SP

Reply

É isso aí. À seco e sem nem ao menos uma espécie de Charlie Hebdo à disposição.
Avante,Coronel!

Radical Livre

Reply

Impressiona o silêncio de figuras do PSDB.

Reply

Mas isto é simplesmente APOLOGIA DO CRIME.
O CRIME COMPENSA ?
compensa sim.
Na seara do governo corrupto é a única coisa que compensa.
E compensa para todos os comparsas, na lei, segundo sua interpretação pelos nomeados que dão a palavra final...

Reply

Se os "bagrinhos" comissionados
Paulo Roberto Costa e Alberto YOUSSEF , mediante delação premiada estão prestes a se safar, o Youssef novamente , ou alguém acha que algo vai respingar nos poderosos, nos donos do negócio ?
Os políticos poderosos e os donos dos canteiros de obras terão toda a cobertura jurídica e judicial para continuarem roubando.
Com esse povinho que gosta de pagar
a farra alheia , tá difícil...

Reply

Quem está perguntando "onde está a Oposição"?

Reply

Caro Coturneiro de 10 de janeiro de 2015 21:51,

agradeço o admirável" certamente não merecido...

Vi o repórter da Globo e o sentimento que tive foi de NOJO!
Todos esquerdopatas, todos oportunistas, todos idiotizados por esta filosofia espúria. Imbecis que não percebem que serão amordaçados completamente assim que os desejos doentios de controle da mídia se concretizarem, algo que espero nunca ocorra.
E o que mais me chama a atenção é que neste momento em que o mundo grita em manifestações em prol da democracia, da liberdade de expressão, estas marionetes do PT saem a falar de uma "ditadura militar repressiva".
Não concordo com tortura, nem com violência. Sinto muita tristeza por saber que tivemos radicais dentro do grupo de militares. Mas sou grata, diariamente, à proteção que deram ao nosso país e por terem nos livrado das garras doentias destes vermelhos que agora, infelizmente, tem o poder nas mãos.

Ou os brasileiros abrem os olhos e não se deixam "lavar" em suas ideias, e tem muito claro para si o papel importantíssimo que os valorosos militares tiveram em nossa história, ou realmente nos tornaremos uma Venezuela.

E repito, em alto e bom tom:

OLHO VIVO E FARO FINO!

ABERTURA DO SIGILO DOS CARTÕES CORPORATIVOS JÁ!

FORA URNAS ELETRÔNICAS!

FORA PT!

CADEIAS AOS MEMBROS DO PETROLÃO!

FORA BERZOÍNI COMUNISTA LOUCO!

FORA DILMA!

ACORDA OPOSIÇÃO! CHEGA DE FÉRIAS! ESTÃO DESTRUINDO NOSSO PAÍS!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO.

Desculpe as maiúsculas, Coronel. Estou aqui gritando para ver se o Senador Aécio Neves me ouve...

Flor Lilás

Reply

O Califado petista cresce inexoravelmente com a oposicinha.

Reply

O Califado petista avança inexora-
velmente.

Reply

Como disse um amigo meu, aliás, muito bem informado e por dentro dos bastidores: "ESSA MERDA (leia-se o país)NÃO FUNCIONA!!". Sumiu de todos os espaços e foi tratar da vida dele. Lhe dei força e razão.
E é isso mesmo!
Em seguida, nos próximos capítulos, ELETROLÃO, BNDESÃO, HOSPITALÃO e o DIABÃO A QUATRO; e por aí vai. Diante do que estamos vendo, vocês acham que dará em alguma coisa?
Não temos nem mínima nem máxima capacidade de mudar as coisas. Alguém ainda tomará conta disso aqui. Escutem aí!

Cavalaria Ligeira

Reply

Isto é esperteza de petista,faz de vitima honesta para enganar o povo,ela sempre foi avalista do PT,o barco afundou e a capitâ naõ quer afundar junto.

Reply

Hora de pressionar para que se entenda, de uma vez por todas, que os politicos foram os criadores da ciorrupçao da petrobras, entre estes, Lula e Dilma.

Reply

É muita bandidagem. Como pode achar que empresas que roubaram o contribuinte podem se tornar idôneas? Que cara de pau dessa AGU!

Quando o Estado decide defender bandidos... é o fim.

Reply