(Estadão) As investigações da Aeronáutica, que começam a ser divulgadas no
início de fevereiro, concluíram que o acidente que matou o
presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no
meio da campanha eleitoral do ano passado, foi causado por uma sequência
de falhas do piloto Marcos Martins - desde a falta de treinamento para
aquela aeronave até o uso de “atalho” para acelerar o procedimento de
descida.
Como
resultado decisivo, Martins foi obrigado a abortar o pouso e arremeter
bruscamente, operando os aparelhos em desacordo com as recomendações do
fabricante do avião e acabando por sofrer o que é tecnicamente descrito
como “desorientação espacial”. É quando o piloto perde a referência do
avião em relação ao solo, não sabe se está voando para cima, para baixo,
em posição normal, de lado ou de ponta cabeça.
Essa conclusão sobre a “desorientação espacial” baseou-se em
informações sobre os últimos segundos do voo, no momento em que o avião
embicou num ângulo de 70 graus e em potência máxima, como se o piloto
acelerasse pensando que estava em movimento de subida, quando na verdade
estava voando para baixo, rumo ao solo.
O acidente ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o
Cessna 560 XL saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea
de Santos, no Guarujá, em São Paulo. Por volta de 10h, a aeronave caiu
em Santos, no bairro Boqueirão. Além de Eduardo Campos, que estava em
terceiro lugar na corrida presidencial, morreram quatro assessores dele,
o piloto e o copiloto Geraldo Magela Barbosa.
13 comentários
Desorientação espacial?Ele voava por iinstrumento e instrumento nao sofrem desorientação espacial.Apagou o painel?Esta obscuro ainda.E as caixas pretas?
ReplyPorque será que esses técnicos levam tanto tempo prá chegar a uma conclusão dessas?
ReplyÉ fácil acusar o piloto já morto de "desorientação espacial"! Não acredito em nada dessa conclusão, nem nesses técnicos que chegaram a essa "conclusão" equivocada...
ReplyCel
ReplyPra mim foi assassinato, tipo o do Celso Daniel e Toninho do PT.
Esther
Se não fosse seria dito que foi e se fosse dito que não foi nada seria feito pois a governabilidade dos corruptos é sagrada, o pt não pode ser maculado e em última instância, não se pode tomar nenhuma atitude que vislumbre lá longe no horizonte de Marte uma situação de violência política.
ReplyDefunto mal cheiroso, em toda cultura enterrar seus mortos ou queimá-los é tarefa a ser cumprida.
Claro! Até as crianças do jardim de infância sabiam que o piloto seria acusado no final. Mas, e a caixa preta que ficou branca quando passou pelo Planalto? E a asa pegando fogo que o pedreiro, que estava no alto de um edifício em construção, viu e testemunhou em frente às câmeras de TV? Essa tese de desorientação espacial pode até existir, mas não neste caso para mim. O acidente e este laudo, sem se esquecer da fraude nas eleições e tantas outras abominações que já não se aguenta mais ver, tudo, dá para desconfiar que faz parte do pacote do "vamos fazer o diabo!"
ReplyAgda.
É mesmo? Não entendo nada disso, mas achei um pouco esquisita a explicação. Achar, eu posso.
ReplyMariana
Coronel, pelo meu IP você sabe que já te ajudei nessa questão do avião do Campos. Sou do ramo. Só tem uma novidade nesse material do Estadão, que é a informação de que a Aeronáutica vai apontar falha do piloto como causa principal do acidente. O resto já era tudo sabido, publicado e reconhecido. E, para todos vocês que viajam de avião, sinto informar que desorientação espacial é, sim, uma das principais causas de acidentes envolvendo o comportamento de pilotos. Quem quiser se informar melhor basta consultar os procedimentos do congresso da ICAO (Internacional Civil Aviation Organization) sobre a questão realizado no Canadá em março do ano passado. O ITA, em São José dos Campos, tem excelentes estudos sobre a questão e colaborou diretamente na investigação do acidente do Campos. Parte das informações do Estadão são bobagem pura e a repórter prova ser uma completa idiota em matéria de aviação, como acontece com a esmagadora maioria dos jornalistas brasileiros. Mas a "comunidade" da aviação sabia já desde setembro do ano passado o que causara o acidente (vou falar na linguagem do ramo): chegou alto e rápido demais, iniciou arremetida tarde, guardou curvando quase em faca, chamou o manche, inverteu a 700 pés enchendo a mão, dançou.
ReplyMais um crime perfeito. Na verdade não foi perfeito pois a Marina Silva não estava no vôo. E como estavam adiantados 8 minutos, caíram (foram caídos) em Santos e não no mar.
ReplyE tem gente que ainda acredita...
ReplyQuero é saber se os coitado atingidos em terra já foram indenizados e tiveram suas vidas e rotinas de volta.
ReplyMuito esquisito. Desde a notícia de que a caixa preta não continha nenhuma informação ou estava desligada. São tudo coisas mal explicadas. Essa gente é capaz de tudo. Aliás, o delegado que iria reiniciar a apuração da morte de Celso Daniel acabou de ser assassinado. Mais um. E não foi assalto: os dois assassinos não levaram nada.
ReplyHouve sim desorientação espacial, mas no caso porque alguma coisa ocorreu logo após a arremetida. A imagem é clara, o avião caiu virado de barriga para cima. Esses jatinhos são "Ferraris" na pilotagem e em questão de segundos uma "barbeiragem" pode virar tragédia, principalmente em baixa altitude o que era o caso. Perder a orientação espacial ocorre às vezes, mas nesse caso, muitas situações estão sem explicação, como o problema na caixa do gravador de voz da cabine. Há uma forte corrente na aviação que acredita SIM que ocorreu algo fora do comum, e esse ALGO é que tirou a orientação dos pilotos em momento tão crítico ao ponto de a aeronave virar de cabeça para baixo e embicar ao solo acelerada, como se para cima estivesse. Porque essa quase certeza? Quando ocorre algum problema mais sério com a aeronave - uma turbina falha, por ter engolido algo - um drone, um pássaro, ou mesmo um artefato explosivo DENTRO da aeronave explode, VÁRIOS ALERTAS disparam ao mesmo tempo, e isso tira toda a atenção da tripulação, que sai a procura do que pode estar ocorrendo e como proceder. Imagine os vários bips e alertas sonoros disparando, você em baixa altitude, sem visual, alta velocidade e em curva sabendo que uma serra está logo ali. É uma situação de altíssimo risco. Por isso essa história não fecha, pois certamente tem coisas que ninguém está querendo investigar. A caixa de voz é o pior sinal dessa patacoada - sinal de conspiração sim.
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