Relator petista da CPI afirma que compra de Pasadena foi bom negócio, mesmo com propina.

O petista Marco Maia livra a cara da Dilma no relatório da CPI da Petrobras. Oposição vai apresentar relatório paralelo.

O deputado Marco Maia (PT-RS) apresentou nesta quarta-feira o relatório da CPI mista da Petrobras sem pedir indiciamentos. Ele apenas lista pessoas que poderiam ser investigadas, sem quaisquer nomes de políticos entre os que deveriam ser alvo de apuração. Maia propõe ainda em seu relatório mudar a legislação de contratações para empresas estatais. O relatório tem 903 páginas e deve ser votado na próxima semana. Apesar de não pedir nenhum indiciamento diretamente, Maia diz que "corrobora e ratifica" os indiciamentos feitos na esfera judicial.

Em todo o parecer, Maia fez 13 menções à presidente Dilma Rousseff. Em nenhuma delas há qualquer acusação contra ela. A maior parte das citações está na transcrição de trecho do depoimento de Paulo Roberto Costa à comissão. No caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são oito citações, todas também relativas ao depoimento. 

O relator afirma em relação a refinaria Abreu e Lima que foi constatado um sobrepreço de US$ 4,2 bilhões na construção. Apontou apenas diretores e gerentes já investigados como culpados, e recomendou a abertura de processos administrativos.

Sobre a compra da refinaria de Pasadena, o relator disse que o negócio foi feito de forma correta, mesmo que tenha havido pagamento de propina, como já admitiu o ex-diretor Paulo Roberto Costa. "Mesmo que tenha havido pagamento de propina a Diretores da Petrobras, conclui-se que a aquisição de Pasadena ocorreu dentro das condições de mercado da época e que a empresa conta, hoje, com um bom e lucrativo ativo, compatível com o seu custo", afirma. 

Disse ainda que é preciso ser "reavaliado" o cálculo do TCU que apontou prejuízo de US$ 792 milhões pela compra do ativo. Afirmou que não foram levados em conta "fatores importantes do negócio". Maia destacou na introdução que a CPI acaba sem ter conseguido concluir as investigações que se dispôs a fazer. – Estamos encerrando essa CPI não por encerramento do processo de investigação, mas por uma questão legal porque a Constituição não permite que a comissão passe de uma legislatura para outra – disse.

A oposição não ficou satisfeita com o texto. - É um relatório chapa branca, produzido pela Petrobras e pelo governo. Vamos apresentar um relatório paralelo e não vai ter só indiciamento de bagrinhos -- afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). Além de não haver novos indiciamentos, a oposição questiona o fato de integrantes da atual diretoria da Petrobras não terem sido nem sequer mencionados como responsáveis pelas irregularidades apontadas.

Será alvo de debate também a conclusão de Maia de que Pasadena foi um bom negócio. Para a oposição, a compra da refinaria gerou prejuízos para a Petrobras e a responsabilização poderia recair até sobre a presidente Dilma, que estava a frente do Conselho de Administração da Petrobras, na época da aquisição. — O Conselho de Administração da Petrobras não pode ficar imune a tudo que aconteceu nesta empresa, um mar de lama que tomou conta da empresa — disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE). (O Globo)

22 comentários

Dia internacional dos direitos humanos: dois relatórios sugestivos.Ainda bem que é também dia do...PALHAÇO! Dilma tem a voz embargada e chora: A Globo não perde o azo e empata minutos registrando o memorável evento, plateia aplaudente, de pé.Ah, Globo, Globo, Globo.Tomatra que se redima e não se afogue: glube, glube glube!... Quanto a mim, hoje mal lhe vejo o noticioso (Sou cioso de meu precioso tempo!).Hoje: dia do palhaço, alma do circo da vida nesses tempos de BRASÍLULA.

Reply

Essa quadrilha é bem unida, né?
Um está sempre apagando o fogo do rabo do outro!
E a oposição sempre levando na tarraqueta, por ser tão incompetente em exterminar bandidos!

Reply

CARA-DE-PAU.

Reply

Coronel,

que desespero... Até Gilmar Mendes petralhou?
Onde vamos parar?

Que Deus tenha piedade de nós!

Flor Lilás

Reply

É um deboche!1519

Reply

Pasadena, A Ruivinha, Enferrujadinha, foi um bom negóicio??? Só se for para Agremiação Criminosa Comunista chamada pt.
Deputados do pt e seus asseclas não são deputados, SÃO DEPUDORADOS!!!
Que cara de pau, que vergonha. Será que o Brasil ainda pode ter jeito??? Assim??
Marcos Pereira

Reply

O PT faz o brasil inteiro de fantoche, congresso comprado, TSE, STF, persegui aos militares, roubo é normsl.

Brasileiros, os incomodados que seretirem, no voto e no congresso não tira o PT do poder.

era uma vez um brasil.

Reply

Quando alguns de nós afirmam que o PT somente deixará o poder mediante a força das armas, acham que somos radicais e que queremos golpe! Não somos radicais, somos realistas! Quem ainda não percebeu o golpe em andamento, golpe do PT para se eternizar no poder, não passa de um ingênuo!!! Essa conversa fiada de "precisamos de mais democracia" para tirar o PT ladrão do poder, não resiste a um segundo de análise da realidade! Só não vê quem não quer que o PT domina todas as instituições e instâncias superiores dos três poderes, também a imprensa, a OAB, etc., inclusive O PROCESSO ELEITORAL!! Mais um pouco, a situação se tornará insustentável, porque o contribuinte honesto não quer mais bancar a roubalheira generalizada, sem falar neste absurdo de tentar integrar o Brasil no bolivarianismo picareta sul-americano!!! E ainda tem uns e outros, tidos como espertos analistas políticos, que acham que o tal Foro de São Paulo é algo irrelevante!!!
Até Gilmar AMARELOU vergonhosamente (enumerou os diversos crimes eleitorais e desvios perpetrados pela campanha de Dilma, mas faltou CORAGEM para desaprovar suas contas), assim como amarelam todos aqueles que se acham muito "democratas" para falar em medidas drásticas para dar um basta neste desgoverno petista!!
Estão achando que peço a ajuda das FA? Mas que Forças Armadas vocês se referem? Existe isso ainda?!!! Estou falando de uma rebelião genuína da parte HONESTA e trabalhadora da sociedade que ainda sobrou!!!
Ah, a esperança de vocês, os "democratas empedernidos" é que o Dr. Moro dê um jeito, não é mesmo? Caiam na real, apesar de sua retidão e determinação, ele pouco pode fazer, pois a cúpula da corrupção no País é INTOCÁVEL!!!!

Paolo Hemmerich

Reply

Parece que aquele negócio de que "precisamos de mais democracia" para tirar os corruptos do poder não está funcionando!! Enquanto o TSE capitula miseravelmente ao PT (Gilmar AMARELOU, essa é a verdade), o TRE/SP DESAPROVA as contas de Alckmin, que, no limite, pode até ser impedido de assumir o segundo mandato!!!
E ainda tem INGÊNUO que acha que podemos tirar o PT do poder central via eleições!!!
Escutem, oh democratas empedernidos: o interesse do PT (e demais bolivarianos) NÃO abrange governos estaduais e municipais!! Eles se esmeram em FRAUDAR somente as eleições presidenciais, que é o que realmente interessa a essa súcia!!!

Paolo Hemmerich

Reply

Uma vez do baixo clero, sempre do baixo clero.

Reply

>>

Esse Marco Maia é só um boçal. É possível que esse sujeito esteja na folha de pagamento do doleiro Youseff.

<<

Reply

Está tudo aí, abaixo http://www.luizfelipelampreia.com.br/relacoes-internacionais/refinaria-de-pasadena
Tudo bem explicadinho e muito bem resumido o "casinho" do maior golpe do século. Até a desavença entre as partes, julgada na Suprema Corte Americana, foi planejada. Aliás, para quem acompanhou muito bem todo o caso, sabe que desde o início foi tudo uma exponencial armação.
42 milhões de dólares virar 1 bilhão e 180 milhões de dólares foi um tremendo negócio. Tá certo!
Só um idiota para não enxergar.
O senhor Marco Maia que vá treinando poquer ou dominó para passar o tempo.
Crápula!

Cavalaria Ligeira

Reply

essa gente sempre justificando o crime! Malandros nato!

Reply

Será que o quinhão dele também não está incluído na referida propina? Esperemos o resultado da delação premiada. Este "nobre" deputado que envergonha o Rio Grande do Sul, deve ter rabo preso também.

Reply

E foi um ótimo negócio mesmo. Todos ganharam, e muito, isso é fato.

Com exceção da Petrobras e seus maiores acionistas, no caso o povo brasileiro.

Reply

Para quem vive do alheio, tudo é lucro...

Reply

Coronel,

O PT poderia mandar este relatório de CPI, esta MENTIRAIADA infernal, para os escritórios de advocacia dos EUA que estão processando a PETROSSAURO.

Eles iriam dar boas gargalhadas.

Reply

Este sujeito, por estar comprometido demais, nem era para ser relator.
Mais uma maracutaia petista.

Reply

É a primeira vez na vida que vejo uma atrocidade dessas: um membro da quadrilha presidindo CPI para investigar sua própria corja! Esse país está uma vergonha mesmo!!!

Reply

Bah! Mas o que vosmecês esperavam de um MERDA?!!!!!

Reply

Coitado de que passar perto desta refinaria, pega tétano na hora.

Reply

A raposa velha defendo a toca....

Reply