Fundação do PSDB, em 25 de junho de 1988. Lá estava o velho tucano...
Neste final de semana, o Globo publicou matéria em que informa que Aécio Neves, presidente do PSDB, está iniciando um processo de renovação do programa do partido. O termo utilizado é "atualização". Particularmente, prefiro "refundação", que significa uma mudança muito mais profunda. Muitas vezes um cortar na própria carne.
O partido completou 26 anos e chegou a hora de aposentar não só algumas ideias, mas de não esquecer de algo que é essencial para mostrar algo efetivamente novo: a criação de uma nova identidade visual para o PSDB. A marca ficou antiga. A figura do tucano nunca foi atualizada e caiu em desuso, restando apenas para identificar o militante e o político, na maior parte das vezes de forma pejorativa. As cores puras não tem mais aquela modernidade de duas décadas atrás. Numa figura de linguagem, a marca dos tucanos permaneceu analógica num mundo digital.
Se o objetivo é conquistar o público jovem, é bom começar tirando a poeira do logotipo e da identidade gráfica do partido. Tanto é hora de mudar que a campanha de Aécio pouco utilizou os padrões de marca do PSDB. Havia, nitidamente, uma tentativa de recriar a identidade partidária para adequá-la aos novos tempos.
Não há dúvida que é hora de Aécio assumir esta recriação do PSDB. Ninguém melhor do que um homem de mais de 51 milhões de votos para fazer isso. Que comece pela assinatura do partido: a marca. Este jovem militante que o partido quer buscar não quer ser identificado como um bicho, por mais colorido e bonitinho que ele seja. Mas por favor! Não façam concurso interno e não chamem medalhões do partido. Contratem alguém que tenha currículo e que seja do ramo.
O partido completou 26 anos e chegou a hora de aposentar não só algumas ideias, mas de não esquecer de algo que é essencial para mostrar algo efetivamente novo: a criação de uma nova identidade visual para o PSDB. A marca ficou antiga. A figura do tucano nunca foi atualizada e caiu em desuso, restando apenas para identificar o militante e o político, na maior parte das vezes de forma pejorativa. As cores puras não tem mais aquela modernidade de duas décadas atrás. Numa figura de linguagem, a marca dos tucanos permaneceu analógica num mundo digital.
Se o objetivo é conquistar o público jovem, é bom começar tirando a poeira do logotipo e da identidade gráfica do partido. Tanto é hora de mudar que a campanha de Aécio pouco utilizou os padrões de marca do PSDB. Havia, nitidamente, uma tentativa de recriar a identidade partidária para adequá-la aos novos tempos.
Não há dúvida que é hora de Aécio assumir esta recriação do PSDB. Ninguém melhor do que um homem de mais de 51 milhões de votos para fazer isso. Que comece pela assinatura do partido: a marca. Este jovem militante que o partido quer buscar não quer ser identificado como um bicho, por mais colorido e bonitinho que ele seja. Mas por favor! Não façam concurso interno e não chamem medalhões do partido. Contratem alguém que tenha currículo e que seja do ramo.
Abaixo, a matéria de O Globo:
De olho nos novos segmentos da população que se uniram à oposição nas eleições deste ano, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comandará nos próximos meses uma atualização do programa partidário tucano. O objetivo é tentar manter mobilizados jovens e demais eleitores que participaram ativamente da última campanha.
Segundo o tucano, o foco é o eleitorado que estava afastado da vida política mas que, desde junho de 2013, foi às ruas para reclamar mudanças na condução do governo. Como parte significativa dessa população aderiu à oposição, a ideia é oferecer uma estrutura de participação mais atraente para mantê-la ativa.
De olho nos novos segmentos da população que se uniram à oposição nas eleições deste ano, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comandará nos próximos meses uma atualização do programa partidário tucano. O objetivo é tentar manter mobilizados jovens e demais eleitores que participaram ativamente da última campanha.
Segundo o tucano, o foco é o eleitorado que estava afastado da vida política mas que, desde junho de 2013, foi às ruas para reclamar mudanças na condução do governo. Como parte significativa dessa população aderiu à oposição, a ideia é oferecer uma estrutura de participação mais atraente para mantê-la ativa.
O senador quer apresentar na próxima convenção do PSDB, que ocorre em maio de 2015, o novo programa do partido, um texto que incorpore temas sensíveis a esse eleitorado. - Vamos discutir a atualização do nosso programa para incluir novos temas, como a sustentabilidade, e confirmar teses mais liberais na economia. O PSDB saiu muito renovado desta eleição, e o campo contrário saiu com cara de coisa velha. Acreditamos em um partido renovado e impulsionado por uma nova militância - afirmou Aécio.
O partido está estimulando o que é considerado um fato novo nas fileiras tucanas: o alistamento de estudantes para o comando de diretórios acadêmicos em universidades, espaço que tradicionalmente foi ocupado pelos partidos mais à esquerda. Essa militância que está sendo formada deverá ter participação na atualização do programa tucano.
O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, afirma que é preciso "dinamizar" a vida partidária para que cresça o interesse da juventude. - Queremos definir no programa o que seria a nova política, compatível com a sociedade contemporânea, que é ligada nas redes sociais e mais participativa. É preciso modernizar essa estética antiga do discurso unilateral, gritado, para um estilo de retórica e relacionamento mais atual. Assim vamos estar sintonizados com a juventude - afirma.
As reuniões para definir essa "nova agenda" devem se intensificar no ano que vem. Mas, nas próximas semanas, Aécio iniciará conversas sobre a proposta.
11 comentários
O mais importante para um partido político brasileiro é encarar de frente a realidade de termos parte da população historicamente incapacitada situação essa que piorou ao longo das décadas com governos populistas, paternalistas, o coitadismo sempre imperou nessa terra com a pieguice própria de padres malditos e seus cumpadres comunistas ora no poder.
ReplyDar capacitação e independência a essa gente é o desafio, extirpar o pensamento de esquerda fortalecendo a identidade nacional um caminho, se assumir um país poderoso e potencia, lançando no lixo conversas como "descoberto" ou "povo pacífico" entre tantas outras imbecilidades. A história nacional realmente precisa ser mudada, não estou exigindo de Aécio nada menos que isso embora possa apoiá-lo por menos tirar o PT já é algo importante.
Aposentar o Tucano? Que é isso Corona! Nos EUA o burro e o elefante são tradicionais elementos que identificam os partidos Democrata e Republicano. Certas coisas demonstram tradição e não devem ser apagadas. O apelido continuará a ser usado pela imprensa, então para quê tirar o bicho? Dá uma repaginada, crie-se um pássaro estilizado, mas acho que tem que manter a história do partido. o Democratas fez uma atualização gráfica em 2009 se não me engano, com arvorezinha e cores pantone degradê e dali pra frente foi ladeira abaixo. Sem essa. Mantém a história, até pq o povo não vai entender isso como inovação, e a imprensa cairia de pau dizendo que o partido quer esconder algo, tem vergonha disso ou daquilo. Furada essa ideia.
ReplyTirar o "tucano" da marca do PSDB ? Nunca Coronel !! Discordo....sou filiado desde 99 e o "tucano" é a identidade do PSDB......A matéria do jornal O Globo não fala sobre isso...espero que não se discuta a retirada do "tucano"......concordo em atualizar certas iéias, questóes, programas......podem até "diminuir" a "logomarca" do "tucano"......mas nunca tirá-la....é como tirar "o arco amarelo do MC Donald´s".....ele foi atualizado....mudaram-se as cores....mas está la.....
ReplyQueria lembrar que os 51 milhões de Aécio não é feita de alienados nem de aterrorizados nem de vendidos. Isso quer dizer muita coisa! Essas qualidades aumentam a responsabilidade
Replyde Aécio.
¨Refundar o PSDB¨. Poderiam começar enterrando de vez o viés esquerdista socialista politicamente correto ultrapassado e adotando de fato uma posição de Direita conservadora. O brasileiro (pelo menos os decentes que são também os que pagam as contas) são sim de direita e não tem um partido hoje à altura para representá-los.
ReplyTer um tucano e um papagaio com símbolo já é um retrato de escrotice por que não a harpia ou a onça?
ReplyO burro pega muito bem mesmo aos democratas.
Bandeira Brasileira é um símbolo providencial pela ameaça que paira o país, de se tornar vermelho feito o inferno. P/ os que têm afeto ao pássaro tucano, basta envolvê-lo na bandeira brasileira como um afago, hehehe. Aurora
ReplyAo Terminator (10.25 hs)Se virar um partido de direita, tem não só que mudar o nome como toda a sua história e ai perderá 90% dos votos que teve.
ReplyO PSDB, na sua reformulação, não pode esquecer que dentro dos 51 milhões de votos do Aécio, existe uma grande parcela de pessoas com idéias mais liberais do que as defendidas pelo partido
ReplyMuitos votaram no Aécio por falta de um candidato liberal com credibilidade.
Se o PSDB quiser abranger esses eleitores o programa do partido terá que, obrigatoriamente prever uma diminuição da interferência do Estado nas atividades do País.
É isso que é refundação para você? Trocar o logotipo e as cores??? Uau, você é um GÊNIO.
ReplyConstar da refundação do partido propósitos e ideias mais liberais, tudo bem! Maravilha ler isso.
ReplySustentabilidade só se for papo magro.
É furada! Gera dependência.
Cavalaria Ligeira