TCU encontrou R$ 3 bilhões de falcatruas do PT na Petrobras. Até agora! STF faz corpo mole para julgar liminares.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes (foto), disse nesta terça-feira que as irregularidades encontradas até agora em obras da Petrobras somam R$ 3 bilhões. O valor inclui o prejuízo apurado na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e em empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e as refinarias Abreu e Lima; em Pernambuco; Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; e Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

De acordo com Nardes, o caso Petrobras é "o maior escândalo da história do TCU", devido aos vultosos valores envolvidos. Em meio à crise, o presidente da Corte tenta destravar a fiscalização de obras da Petrobras que está dificultada por causa de 19 liminares concedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Há duas semanas, Nardes se reuniu com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, e pediu agilidade no julgamento desses casos, que discutem o cumprimento da Lei de Licitações pela petroleira. O ponto central da discussão é o Decreto 2745 de 1998, que permite à Petrobras fazer contratações pela modalidade de convite, sem obedecer aos critérios da Lei. Em vários processos, o TCU multou a estatal por não seguir as normas previstas na legislação. A Petrobras recorreu ao Supremo, que suspendeu a aplicação das multas pela Corte de Contas.

Segundo Nardes, Lewandowski se comprometeu a pautar a discussão sobre as liminares envolvendo a Petrobras em breve. Além da conversa com o presidente do STF, Nardes também já falou sobre o assunto com Gilmar Mendes, ministro do Supremo, que também manifestou intenção de julgar os processos. (Estadão)

16 comentários

Passou um carro de som, agora mesmo em minha cidade, Fortaleza, convocando pessoas a se reunirem no dia 15 por uma constituinte exclusiva e reforma política.

Todo apoio ao Congresso nesse momento é o meu dever. Tão querendo o golpe bolivariano e convocando os incautos nas ruas através dos sindicatos.
Cadê a contrapropraganda?

Reply

Tá na hora de deixar de pendengas. A hora é de união contra o bolivarianismo que estáaguçado e mostrando as garras desavergonhadamente.

Reply

Cel
Deus do céu! O que nós temos de ver com o Simão Bolívar???????
Esther

Reply

A paciência tem limites. A Democracia também.

Reply

Ou o PT sai ou a guerra civil fatalmente acontece. Um país civilizado não suporta esta situação por mais tempo. As manifestações de rua podem ser o estopim, mas a quadrilha que assalta a Nação não sairá do Estado de bom grado.

Reply

Cel, a Martaxa jamais vai brigar com a Dilmanta.É jogada do PT para não demiti-la ,aí ela pede pra sair.
Cel o PT já está morrendo....
" É O COMEÇO DO FIM DO PT"
Graças a Deus.

Reply

Nardes é gaúcho, ainda bem que existem algumas pessoas decentes na política e serviço público.
Pena que o STF e o judiciário em geral estão comendo na mão do PT.
Dia 15/11, o povo vai às ruas, todo poder emana do povo. Está na hora do povo mostrar seu poder.

Reply

Povo do Ceara vao com os cartazez "Fora Dilma" enfrentem a quadrilha desclasificada do PT,tenho certeza que a capital nao e boba,eles vao ter que contratar os coitados do interior.Aproveitem e levem cartazes "Fora Cid Gomes"

Reply

Eu adoro ler os comentários porque leio grandes barbaridades por aqui. Uma a de que a Marta jamais iria brigar com a Dilma. Gente vocês precisam aprender um pouco sobre a história política deste país e principalmente a história dos nossos políticos. A Marta não é e nunca foi do time da Dilma. Foi imposta no ministério pelo Lula para que ele fosse acalmada pelo fato dele ter escolhido o Haddad e não ela para concorrer a Prefeitura de São Paulo. Quando a Dilma fraquejou na corrida eleitoral, em especial quando chegou o furacão Marina Silva a Marta foi a mãe do 'Volta Lula'. Pessoalmente este ato que ela tomou hoje sem a presença da Dilma e se antecipando a sua demissão é típica da sra. Marta Suplicy.

Reply

O que me impressiona é a como nossa oposição é inocente. O acordo que o braço direito do Aécio fez com o PT e fez sim foi de 1º a CPI chamar os não parlamentares e depois estes. Na hora de chamar o 1º não parlamentar o ex-diretor da Petrobras, que arrecadava para o PT, os parlamentares da base deram uma chave de galão e deixaram os bobinhos falando sozinho. Só teremos uma oposição verdadeira quando os integrantes dela forem tão fdp como são os da base. Simples assim.

Reply

Infelizmente minha cidade não tão grande e não deverá fazer manifestações no dia 15 mas os cidadãos sérios, comprometidos com a democracia e com o resgate do Brasil das mãos bolivarianas devem comparecer às manifestações pacificamente. Agora, Ministro Augusto Nardes pedir ajuda ao Lewando? É o próprio levando enrolowski

Reply

As maquininhas de colocar preço em mercadorias estão de volta, e a todo vapor. A gorda disse que não tem inflação, ela só esqueceu de dizer em que país.

OS CARAS:

Reply

Cel

A dona Dilma esta propondo uma alteração, contabilidade criativa, na LDO de 2014 e isto fatalmente vai trazer mais um rebaixamento do Brasil pela Agencia de Risco Moody's.

Com este rebaixamento, fatalmente a SELIC vai ter de subir uma exorbitância para satisfazer o mercado.

A SELIC subindo, o dólar sobe, a inflação sobe, a gasolina sobe,enfim tudo sobe. Ai volta o ciclo vicioso novamente.

Átila

Reply

Agora fica muito claro que são as instituições superiores da Justiça que estão jogando o Brasil no abismo.

Reply

Só 3bi?! Dinheiro de pinga!

Reply

3 bilhões uma ova. Bota bilhão nisso.

Mariana

Reply