Petrobras do PT: a lei usada para roubar.

Audiência pública denunciou que 60% das compras da Petrobras, nos anos Dilma, foram feitas sem licitação.
 
Em 1998, para dar agilidade e competitividade para a Petrobras enfrentar a quebra do monopólio, Fernando Henrique Cardoso criou, via decreto, um regime especial de licitações para a estatal. O que deveria ser uma lei para a empresa lucrar virou uma lei para, anos depois, o PT usar para roubar, criando um clube de empreiteiras criminosas que, junto com a "cumpanherada", está quebrando a estatal.
 
Em audiência pública na CPI mista da Petrobras, o secretário de Fiscalização de Obras para a Área de Energia do Tribunal de Contas da União (TCU) Rafael Jardim Cavalcante afirmou que mais de 60% das contratações de bens pela Petrobras nos últimos quatro anos foram feitas sem licitação. — Nos últimos quatro anos eventualmente em bens a Petrobras talvez tenha contratado entre R$ 60 e R$ 70 bilhões. Levantamentos preliminares, e peço a paciência e a compreensão sobre a rigidez desse número, apontam que de 60% a mais de 70% dessas contratações de bens são feitas sem licitação — disse o secretário. Não entram nesse cálculo serviços e obras. O secretário do TCU não quis detalhar quais seriam as fontes do dado apresentado. A auditoria ainda está em andamento. 

Além de Cavalcante, participaram da reunião Daniel Matos Caldeira, chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Auditorias das Áreas de Minas e Energia da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Rafael Jardim Cavalcante, o gerente-geral de Orientação e Gestão do Processo Suprir Bens e Serviços da Área de Materiais da Petrobras, Adriano Marques Manso, gerente do Jurídico de tecnologia e Materiais da área Jurídica da Petrobras, Bernardo Braga Pasqualette, gerente do Relacionamento, Controle Externo e Suporte às Auditorias da Gestão Corporativa da área de Engenharia, Tecnologia e Materiais Corporativos da Petrobras, e Marcelo Antônio Moscogliato, procurador regional do Ministério Público Federal (MPF).

O representante do MPF criticou o decreto de 1998 que regulamentou o Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobras. Ele afirmou que a Petrobras não precisaria de tanta flexibilidade por não ter concorrentes do mesmo porto no Brasil. — A Petrobras não precisa do decreto. O sistema Petrobras não tem concorrente no mercado brasileiro. Ninguém concorre com a Petrobras no mercado brasileiro. Não existe uma empresa no Brasil com o tamanho e a capacidade para fazer o que ela faz — disse Moscogliato. 

Para o secretário do TCU, poderia haver uma legislação diferente apenas para a atividade fim da companhia e não para atividades como aquisição de bens. — Empresa pública compra papel, compra computador. Nessa área meio não está na competitividade do mundo privado — argumentou. O procurador Moscogliato criticou ainda a legislação sobre cartel. Para ele, houve avanços na área administrativa com as mudanças em relação ao Cade, mas falta avançar na área criminal. — Nossa legislação de cartel é frágil. Nossa criminalização, no caso de cartel, merece aprimoramento, merece melhora — defendeu. 

O representante da CGU defendeu a repactuação de contratos como um mecanismo importante para acelerar a recuperação pelo poder público de recursos desviados em favor de empresas por meio de irregularidades e atos ilícitos. Os gerentes da Petrobras, por sua vez, defenderam a necessidade de um decreto específico para a companhia. Ressaltaram que desde a lei do petróleo, de 1997, a empresa enfrenta concorrência internacional e precisa ter mecanismos mais céleres de decisão. Afirmaram que a simplificação não significa que a empresa não cumpra os princípios constitucionais em relação às licitações. (O Globo)

5 comentários

cadê o lobão ? o outro lobão, o do PMDB, das minas e energia. cadê o analfabeto ? qual analfabeto ? (no brasil são 40%), o luiz inácio, ora!

Reply

por onde anda o lobão ? por onde anda o analfabeto ?

Reply

Da mesma forma que os militares ao tornar o Congresso Nacional igualitário e não representativo, em especial o Senado Federal, o sr. FHC, com a reeleição e esta lei ferrou o Brasil. Muito do que acontece ao Brasil hoje, devemos a eles.

Reply

bota esse partido de corruptos para correr.Aécio impitimam de dilma já.

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Como se vê, toda essa desgraça tem origem no governo FHC, reeleição, cartão corporativo, bolsa eleição e agora essa facilidade criada por ele. Dá até pra pensar se não foi coisa pensada, afinal são frutos de uma mesma arvore.Não foi atoa que ele comemorou a eleição do primeiro operário.

Reply