Oposição peita Renan e Jucá, derruba a sessão do Congresso e votação do calote fiscal da Dilma fica para próxima terça.

Terça-feira (2), às 12h. Esta é a nova data marcada para votação do PLN 36/2014, que acaba com qualquer meta de superávit primário do governo federal deste ano na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. O presidente do Senado, Renan Calheiros, foi derrotado pela Oposição, que ameaçou, com base no Regimento Interno, anular a sessão no STF, já que ela foi aberta sem quorum. A matéria abaixo é do G1.

A sessão do Congresso Nacional destinada a votar o projeto que desobriga o governo a cumprir a meta fiscal de 2014 teve início nesta quarta-feira (26) com confusão. O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE) bateu boca e trocou gritos com o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL) na mesa do plenário.

“Eu fui dizer a ele que ninguém me cala neste Parlamento. Quem me colocou aqui não foi ele não, foi o povo de Pernambuco”, disse Mendonça em entrevista a jornalistas, logo após deixar a mesa. “Existe um quarto regimento nessa Casa, que se sobrepõe aos três outros regimentos (da Câmara, do Senado e do Congresso), que é o regimento Renan Calheiros. Ele adapta à sua conveniência, ao seu tempo, de acordo com o que ele acha que deve ser feito”, criticou o deputado.

Acalmados os ânimos, Renan Calheiros, pediu “desculpas” pelos “excessos”. “Peço até desculpas pelos excessos, evidente, acho que todos temos que pedir desculpas, mas levemos adiante essa questão e realizemos essa sessão”, afirmou.

Os protestos da oposição, que é contrária ao projeto, começaram quando o senador Romero Jucá (PMDB-RO), no exercício momentâneo da Presidência do Congresso, abriu a sessão mantendo o quórum (número de deputados e senadores) registrado no fim da reunião da noite desta terça-feira (25).

Quando assumiu a presidência dos trabalhos, Renan Calheiros atendeu à demanda dos oposicionistas e passou a considerar somente as presenças registradas na sessão desta tarde. Ele decidiu, porém, aguardar 30 minutos pela chegada dos parlamentares, já que não havia quórum suficiente para abertura da sessão – 85 deputados e 14 senadores. Neste momento, estavam registrados 30 deputados e 10 senadores em plenário.

A oposição, então, sobretudo Mendonça, o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), e o líder do PPS, Rubens Bueno (PR) protestaram porque os 30 minutos, de acordo com o regimento, deveriam ter sido contados a partir das 12h00 e não das 12h30, como pretendia Renan.

Às 12h57, Renan anunciou que o quórum havia sido atingido (havia 125 deputados e 20 senadores) e que seria possível abertura da sessão. Neste momento, Mendonça Filho, da tribuna, começou a gritar “isso é uma vergonha”, “é um absurdo”, entre outros protestos.
O presidente, bastante exaltado, se dirigiu ao deputado: “vossa excelência pode tudo, mas não pode ficar gritando na tribuna”. Ambos continuaram trocando gritos até que Renan mandou que Mendonça se calasse. “Cale-se”, disse com o dedo em riste. O deputado teve o microfone cortado e, então, deixou a tribuna e se dirigiu à mesa onde Renan estava sentado. Eles continuaram discutindo. Do plenário, Rubens Bueno apontava ao presidente: “ditador, prepotente, o senhor faz parte dessa farsa”.

28 comentários

A vergonha maior ou decadência pusilânime do congresso é o fato de que o golpe na LDO está sendo dado por deputados e senadores que podem estar ligados ao petrolão e o STF não divulga os nomes. Assim fica desolador o quadro que a política chegou.

Reply

Que vergonha para estes politicos safados servientes do PT. Se estes politicos pagos pelo PT continuar fazendo isto contra o povo o exército vai acabar fechando o congresso e botando esta turma para correr.

Reply

Povo de Brasilia do bem, estao convocados a comparecer ao senado dia 2/12, as 12:00, favor divulgar aos interessados.

Reply

Vamos dar o respaldo necessário ao nossos bravos deputados e senadores que estão travando uma batalha desigual ,vamos pras ruas , vamos invadir a net fazer as pessoas tomarem conhecimento do que se passa no congresso . Nossos parlamentares estão sendo gigantes agora temos que fazer a nossa parte .

Reply


Isso!, oposição que não se curva à mafia luliana:

"ditador, prepotente, o senhor faz parte dessa farsa"

Saiu barato, viu.

Logo vamos ouvir palavras mais diretas, bandido, quadrilha, máfia, e nenhum deles vai ficar vermelho como as gravatas porque sabem o que são.

---

Interessante que o STJ tem se manifestado pela decência enquanto o STF continua com o silêncio cúmplice...

Reply

Ontem o deputado Mendonça Filho já havia chutado o balde em enfrentamento com o capacho renan(em minúsculo mesmo),pena que hoje não vi.
Nossa Oposição esta fazendo sua parte nesta luta de David contra Golias.
Nossa Oposição merece nosso respeito.
Digo Nossa Oposição, pois nós eleitores coerentes os elegemos.
Recruta 1962

Reply

É inconcebível que um político envolvido na roubalheira da petrobrás continue dirigindo o Senado, ajudando a traçar o destino do pais.
É extremamente imoral.


Tree

Reply

RENAN CALHEIROS E A CORJA DE BANDIDOS IRÂO ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS PARA APROVAR O TEXTO FATÍDICO PELO SIMPLES FÁTO QUE SERÃO CASSADOS E PRESOS PROVAVELMENTE.
COM ISTO, SERIA MAIS UMA FORMA DE MANTEREM SEU PODER EM BSB.

RENAN !!! TEU DIA TA CHEGANDO CANALHA!

Reply

pocilga parlamentar.

Reply

CEL,

off the topic

O comunismo avança no mundo e no Brasil não é diferente só que aqui está sendo feito em doses homeopáticas, em câmara lenta. Veja no trecho abaixo o que estão pretendendo na Rússia. Não se usa mais as armas para fazer a revolução vermelha mas mina-se as instituições aos poucos debaixo do nariz de todos.

Trecho:

"Se as redes sociais e os bancos de dados estão em via de sujeição total ao regime, agora seria a vez de todos os provedores em território russo.

A radicalização do controle da rede na Rússia afetaria as relações com a organização norte-americana ICANN, que rege internacionalmente os domínios da Internet.

Desta maneira, a Rússia prepara-se para desligar os internautas da rede mundial, pondo a culpa nos EUA.

O ministro Nikiforov afirmou que seu ministério realizou exercícios com o Ministério da Defesa e o FSB (polícia política russa), preparando um cenário no qual a Rússia se desligue da Internet atual e passe a funcionar sob o controle absoluto do sistema de repressão".

Fonte: Luis Dufaur - Flagelo Russo

Índio Tonto/SP

Reply

É preciso derrubar o Lula, e impedir a Dilma.
Só assim dá para recomeçar o Brasil

Reply

Quero deixar aqui o meu reconhecimento do esforço que estes nobres deputados do oposição (Mendonça Filho, de Pernambuco; Imbassahy, da Bahia; Rubens Buenos, do Paraná) estão fazendo para combater esse estupro da Constituição. Que essa nova oposição seja assim: corajosa, obstinada, com a fama nos dentes. Sem trégua, sem negociação com a base alugado desse governo corrupto.

Reply

Coronel,

viva nossa oposição!

Mendonça, Antonio Imbassahy, Rubens Bueno!

É isso aí! Nem que tenha que ser no grito.

Renan está louco para obter aprovação desse descalabro para prosseguirem roubando e poderem pagar suas bases aliadas com cargos.
Ele precisa se safar do Petrolão ao qual já está algemado.

Brasileiros de bem em Brasília - por favor, façam como no dia em que Aécio retornou ao Senado! Vão em peso exigir respeito!

Essa maldita votação teria que ser feito em aberto! Queremos saber quem serão os criminosos que aprovarão esse horror que será a pá de cal na nossa economia!

Flor Lilás

Reply

Os 51 milhões deveriam inundar a caixa postal destes corruptos e mostrar a eles que o brasileiro está de olhos bem abertos e não vai tolerar esta gatunagem. Está na hora do povo mostrar a sua força ou pelo bem se eles (políticos) se tocarem ou pela força se eles fizerem ouvidos de mouco. Vamos a luta.

Reply

E´um absurdo a atitude de Renan e Romero Juca, dois cinicos escravos a serviço do PT.Que nojo!

Reply

É inacreditável. Chegamos ao fundo do poço. Esse congresso não vale nada. O executivo não vale nada. O STF não vale nada. Em breve o TCU não vai valer nada. Obrigado aos jumentos que re-elegeram a jumenta.

Reply

Infelizmente, daqui pra frente vai ter que ser na base do tapa mesmo; um bando de terroristas derrubam um regime militar; um exercito não derruba um bando de comunistas no poder! Com a esquerda ninguem pode. Está mais que comprovado, pelo menos no Brasil e adjacentes da America Latina dos colonizadores espanhois e portugueses!Eta herança maldita!!! "Tamo" ferrado.



Reply

olha, algumas vezes eu vejo a tv senado, se o próximo congresso não "melhorar", pelo menos, 50%, este país que já está no brejo, ficará muito pior. há cada figurinha que precisam ser substituidas urgentemente. imagine que a marta relaxa e goza suplicy está de volta, mas o outro suplicy vai pra casa. se alguém acha que estou exagerando, fique sabendo que, neste instante estão aprovando um projeto de lei que "proíbe a polícia de atirar em bandido em fuga"! só país bananeiro votaria um absurdo desses ! quem ouviu as barbaridades ditas....foi aprovado! com claque e tudo ....

Reply

dizem que o pt no RS gastou ateh a ultima moedinha do estado,nao tem dinheiro nem p pagar funcionario.sao os petistas ficando multimilionarios e os brasileiros mais pobres.........

Reply

Gente,vamos dar mais força à oposição! Ela está se saindo muito bem.A Dilma quer jogar o déficit do governo dela embaixo do tapete vermelho.Graças a Deus,a oposição que queremos está crescendo!Parabéns a esses nobres deputados!

Reply

Muito bem dito, apoiado.

Reply

É INACREDITÁVEL. O PMDB É BURRO MESMO.
Eles não percebem que o objetivo do PT é destruir o PMDB.
Vejam o que o PT faz: Jogam a responsabilidade da aprovação nas mãos do PMDB.
Vejam que não se OUVE em PT neste momento.
NA MÍDIA SÓ DÁ PMDB querendo aprovar a MALANDRAGEM. A MÍDIA COMPRADA ESCONDE O PT, A QUE NÃO É DÁ O FOCO AO PMDB, POIS O RENAN CALHEIROS E ROMERO JUCÁ QUE ESTÃO EM FOCO SÃO DO PMDB.
OS DOIS ESTÃO AFUNDANDO O PMDB.
===
Os babacas do PMDB não percebem que estão se destruindo, e este é o verdadeiro objetivo do PT.
o PT pode jogar os pagamentos para o ANO QUE VEM, porém o que eles querem é DENEGRIR A IMAGEM DO PMDB, ENTÃO FICAM FORÇANDO.
===
Avisem o Sr. Renan Calheiros, pois mais um palmo em falso, ele estará definitivamente DENEGRIDO, JUNTO COM TODO O PMDB
===
Alguém pode avisar esses cabeças de minhocas.

Reply


Tem que peitar mesmo essa cambada vendida....
Morrer com o Trabuco (epa!!) na mão, mas não dar trégua a esses velhacos..
Pra cima e pra frente...

Reply



Esse Renan , foi protagonista de um escândalo, que num país decente o proibiria até de passar na calçada do Congresso.
No Brasil, está sentado na presidência do Senado...
Dizer o que?..só na porrada.

Reply

O povo NÃO TEM MAIS SACO de aguentar esses bandidos na política e nas supremas corte(sias).

Se aparecesse meia dúzia de 'Ruben Bueno' gritando verdades e abafando no congresso as verborragias criminosas desses capangas da quadrilha comunista criminosa de petralhas que roubam a Nação há 12 anos, essa pouca vergonha no governo já teria acabado.

Faltam homens de raça e coragem na oposição, que hoje com sua frouxidão e leniência deixam o PT no poder roubando descaradamente.

Político é funcionário do povo, pagos com gordos salários, por isso têm o dever de defender o povo, o Brasil e não favorecer e compactuar com os crimes do PT corrupto.

FORA RENAN / JUCÁ / E ESSA PETESADA FDP.

Reply

Estou orgulhosa da oposição. Não obstante a todos os obstáculos colocados pelos governistas, nossos bravos deputados e senadores vêm lutando com todas as forças e conseguindo incomodar a base alugada... Ops... Digo, aliada. Assim o Brasilvai pra frente

Reply

RENAN É UM PULHA, DESCARADO, SEM CARATER E SE3M VERGONHA.

É o cafajeste que sustentou (ou sustenta) a filha que tem com aamante jornalistas.

Com o pode esse calhorda estar na presidência do Senado.

Esse Brasil é uma piada pronta.

Reply

E o Teori Zawaski,caladão ele nem
imagina quais dos politicos do
petrolão estavam bem serelepes
votando a LDO.

Reply