FHC quer oposição na ofensiva contra as mentiras de Dilma e do PT.

O artigo abaixo, de Fernando Henrique Cardoso, intitulado "Diálogo ou novas imposturas", foi publicado hoje em O Globo.

Em uma democracia não cabe às oposições, como ao povo em geral, senão aceitar o resultado das urnas. Mas nem por isso devemos calar sobre o como se conseguiu vencer, nem sobre o por que se perdeu. Os resultados eleitorais mostram que a aprovação ao atual governo apenas roçou um pouco acima da metade dos votos. Ainda que a vitória se desse por 80% ou 90% deles, embora o respeito à decisão devesse ser idêntico ao que se tem hoje com a escassa maioria obtida pelo lulopetismo, nem por isso os críticos deveriam calar-se. 

É bom retomar logo a ofensiva na agenda e nos debates políticos. Para começar, não se pode aceitar passivamente que a “desconstrução” do adversário, a propaganda negativa à custa de calúnias e deturpações de fatos, seja instrumento da luta democrática. Foi o que aconteceu, primeiro com Marina Silva, em seguida com Aécio Neves. O vale-tudo na política não é compatível com a legitimidade democrática do voto. Marina, de lutadora popular e mulher de visão e princípios, foi transformada em porta-bandeira do capital financeiro, o que não é somente falso, mas inescrupuloso. Aécio, que milita há 30 anos na política, governou Minas duas vezes com excelente aprovação popular, presidiu a Câmara e é senador, foi reduzido a playboy, farrista contumaz e “candidato dos ricos”. 

Até eu, que nem candidato era, fui sistematicamente atacado pelo PT, como se tivesse “quebrado” o Brasil três vezes (quando, como ministro da Fazenda, ajudei o país a sair da moratória), como se tivesse deixado a Presidência com a economia corroída pela inflação (como se não fôssemos eu e minha equipe os autores do Plano Real, que a reduziu de 900% ao ano para um dígito), como se os 12% de inflação em 2002 fossem responsabilidade de meu governo (quando se deveram ao temor de eventuais desmandos de Lula e do PT). Não me refiro à língua solta de Lula, que diz o que quer quando lhe convém, mas ao fato de a própria presidenta e sua campanha terem endossado que o PSDB arruinou o Banco do Brasil e a Caixa, quando os repôs em sadias condições de funcionamento. E assim por diante, num rosário de mentiras e distorções, insinuando terem sido postos embaixo do tapete vários “escândalos”, como o “da Pasta Rosa” ou o “do Sivam”, ou “da compra de votos” da minha reeleição etc., factoides construídos com matéria falsa, levantada pelo PT, submetida a CPIs, investigações várias e julgamentos que deram em nada por falta de veracidade nas acusações. 

Mas isso não é o mais grave. Mais grave ainda é ver a reeleita colocando-se como campeã da moralidade pública. Entretanto, não respondeu à pergunta de Aécio Neves sobre se era ou não solidária com seus companheiros que estão presos na Papuda. Calou ainda diante da afirmação feita no processo sobre o Petrolão de que o tesoureiro do PT, senhor Vaccari, era quem recolhia propinas para seu partido. Havendo suspeitas, vá lá que não se condene antes do julgamento, mas até prova do contrário deve-se afastar o indiciado, como fez Itamar Franco com um ministro, e eu fiz com auxiliares, inocentados depois no caso Sivam. Então por que manter o tesoureiro do PT no Conselho de Itaipu? 

Pior. A propaganda incentivada pela liderança maior do PT inventou uma batalha dos “pobres contra os ricos”. Eu não sabia que metade do eleitorado brasileiro, que votou em Aécio, é composta por ricos... É difícil acreditar na boa-fé do argumento quando se sabe que 70% dos eleitores do candidato do PSDB, segundo o Datafolha, compunham-se de pessoas que ganham até três salários mínimos. A propaganda falaciosa, no caso, não está defendendo uma classe da exploração de outra, mas enganando uma parte do eleitorado em benefício dos seus autores. Isso não é política de esquerda nem de direita, é má-fé política para a manutenção do poder a qualquer custo. Igual embuste foi a insinuação de que a oposição é “contra os nordestinos”, como se não houvesse nordestinos líderes do PSDB, assim como eleitores do partido no Nordeste. 

Também houve erros da oposição. Quem está na oposição precisa bradar suas razões e persistir na convicção, apontar os defeitos do adversário até que o eleitorado aceite sua visão. Para isso precisa organizar-se melhor e enraizar-se nos movimentos da sociedade. Felizmente, desta vez, Aécio Neves foi firme na defesa de seus pontos de vista e, sem perder a compostura, retrucou os adversários à altura, firmando-se como um verdadeiro líder. 

Diante do apelo ao diálogo da candidata eleita, devemos responder com desconfiança: primeiro, mostre que não será leniente com a corrupção. Deixe que os mais poderosos e próximos (ministros, aliados ou grandes líderes) respondam pelas acusações. Que se os julgue, antes de condenar, mas que não se obstruam os procedimentos investigatórios e legais (Lula tentou postergar a decisão do STF sobre o mensalão o quanto pôde). Que primeiro a reeleita se comprometa com o tipo de reforma política que deseja e esclareça melhor o sentido da “consulta popular” a que se refere (plebiscito ou referendo?). Que se debata, sim, na sociedade civil e no Congresso, mas que se explicite o que ela entende por reforma política. Do mesmo modo, que tome as medidas econômicas para vermos em que rumo irá o seu governo. 

Só se pode confiar em quem demonstra com fatos a sinceridade de seus propósitos. Depois de uma campanha de infâmias, fica difícil crer que o diálogo proposto não seja manipulação. Só o tempo poderá restabelecer a confiança, se houver mudança real de comportamento. A confiança é como um vaso de cristal, uma pequena rachadura danifica a peça inteira.(O Globo)

14 comentários

CORONEL

Leio lá no C.H que Dilmaranha está gastando uma média de $100 milhões/mês nos cartões corporativos.Depois soca um carimbo de sigilo nisso tudo e estamos conversados.QUE ABSURDO !!!!!!!!

# FORA DILMA!!!!

Reply

Há coisa muito distinta entre dar uma notícia, uma informação e emitir uma opinião. Opinião, qualquer pessoas, letrada ou iletrada, pode emitir sobre qualquer assunto. Pode estar pautado pela verdade ou pela mentira. Esta é a minha opinião.

A notícia está mais relacionada aos fatos, à verdade dos acontecimentos, à comprovação científica. Quando pautada pela manipulação, diz que 2+2=6, promove a desinformação, desconstrói os fatos, atrasa o desenvolvimento, gera insegurança.

"Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá". Mateus 12: 25

Reply

Conforme a fábula, o escorpião vendo-se ilhado numa tempestade, pediu ajuda para a uma rã para fazer a travessia para local seguro.No caminho ferrou mortalmente a rã.
Dilmaranha está agora ilhada numa tempestade de roubos,desarranjos de toda sorte, com risco de ser arrastada pela correnteza.Vem com a mesma conversa do escorpião.

Não tem diálogo "porranenhuma" !!!!!!!

Reply

FHC é sem dúvida um grande estadista, mas eu acho que esse texto-discurso deveria ser apresentado, nos palanques e nas propagandas gratuítas do Aécio, tirando as partes pós eleição é claro. Isso se não houve fraude porque eu sou dáqueles que não acreditam que Dilma tenha sido reeleita de verdade.

Reply

Votei No Aécio Neves. Contra o Sistema político que está desgovernando o País, e, não concordo em dar um voto de confiança a esse desgoverno falso, mentiros, corrupto e baixo. As eleições mostraram o nível dos adversários. O vale-tudo pelo projeto de poder para um único partido. Quero um País para os meus netos Verde, Amarelo, Azul e Branco.

Reply

Louvável que FHC se posicione frente a essa situação do Brasil enlameado pelo PT. Importante para o Brasil o apoio dessa figura emblemática e positiva da política brasileira, necessário como apoio para a maioria dos brasileiros, pela decepção diante do resultado suspeito das urnas.

Muito mais importante ainda é que esse discurso não fique na retórica, mas que FHC lidere e use seu preparo, seu prestígio, sua influência numa atuação efetiva e eficaz contra o PT, que tem sido a desgraça do Brasil e se mostra uma grande ameaça para a Democracia.

Principalmente que essa oposição deixe de fazer média com essa corja de ladrões,e pare com a falsidade de dizer que esses safados contribuíram com alguma coisa boa para o Brasil. Acabaram com o que tínhamos de bom, do patrimônio aos valores sociais, das instituições às propriedades privadas, da ética até nossa soberania.

Esse momento é único, nunca o PT foi tão ousado nos ataques, nunca teve tanta falta de vergonha e atrevimento na prática dos crimes, ao mesmo tempo nunca o PT foi tão reprimido, acuado, odiado e atacado pelos brasileiros.

Essa reação da população e essa grande força concentrada na retirada do PT do poder não pode ser minimizada pela oposição, tem que ser alimentada e tem que crescer até que o objetivo do povo, de se livrar do PT, se concretize vigorosamente, para que nunca mais haja possibilidade de ameaçarem de novo o Brasil. Essa jornada é o dever da oposição no momento.

O material criminoso é imenso, muito mais do que o necessário para apear a Dilma do cargo. Collor por muito menos foi 'impeachado'.

Não se pode desperdiçar essa força do bem que toma conta do País. É preciso que Aécio encabece a oposição e concretiza essa missão junto com essa grande maioria do povo, empenhada e amante do Brasil, de livrar o país desse câncer petista, dessa conspiração criminosa de transformar o Brasil em uma terra de socialistas bolivarianos comunistas.

FORÇA OPOSIÇÃO É HORA DE CUMPRIR O DEVER, É HORA DE MOSTRAR O AMOR PELO BRASIL.


FORA LULA E SUA CORJA CORRUPTA!

Reply

FHC, nada pessoal, mas em nome da governabilidade, em 2005:

"Em 2005..integrantes do PT e do Governo Federal. Achavam que Lula não resistiria e que o impeachment do presidente da República era iminente. "Havia muita gente convicta de que o governo tinha acabado", admitiu o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, em entrevista à revista Veja, em junho de 2008. Houve até uma "famosa noite", em que os ministros Antonio Palocci (PT-SP), da Fazenda, e Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, sugeriram um acordo à oposição. Para evitar o acirramento da crise, nas palavras de Gilberto Carvalho, "Lula abriria mão da reeleição em troca do restante do mandato. Aquela noite foi difícil para todos nós".

(...)Os dois ministros procuraram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) por orientação de Lula. Márcio Thomaz Bastos disse a FHC que o País ficaria ingovernável com o impeachment.

(...)FHC avaliou que o afastamento de Lula "criaria uma cisão no Brasil".

Fonte: O Chefe, livro de Ivo Patarra, 21 capítulo.

http://www.escandalodomensalao.com.br/cap21.php

http://www.escandalodomensalao.com.br/

Fazer oposição agora com tanta lama quer dizer o quê?? Fica tudo como está?
Se Lula , que não sabia de nada tivesse sofrido o impeachment, os ministros do STF seriam outros, bilhões não iriam para o ralo desde então, a história do nosso pais seria outra. Só isso.




Reply

FHC, deveria procurar o Dr. Rodrigo Mezzomo, advogado, algumas aulas sobre democracia não lhe fariam mal.


"NÃO a RECONCILIAÇÃO..."

“A minha resposta é direta...
A reconciliação é absolutamente impossível Presidenta Dilma, nossas visões de mundo são distintas, SEUS HERÓIS são DITATORES seus companheiros de partido estão presos na Papuda por corrupção, não há a menor possibilidade de qualquer reconciliação.
O PT nos legou o ódio, nos legou o rancor. O PT nos dividiu de todas as formas, nos dividiu pela cor de nossa pele, nos dividiu pelo sexo e nos dividiu até pelo lugar de nascimento. ... depois de SAQUEAR a NAÇÃO depois de pilhar o Pais...quer agora o diálogo? NÃO, Presidente Dilma...
Hoje, nossos diretos são ameaçados ...Combater o PT nas escolas, nas universidades, nas ruas, nas praças, nas redes sócias ....estamos assistindo o Brasil se apequenar ....
É chegado a hora de darmos um BASTA em tudo isso....já impedimos no passado a Cubanização deste país, vamos resistir agora novamente. Não vamos nos reconciliar Presidente Dilma, sob nenhuma forma, não vamos transigir em nome de uma governabilidade.
Quando a INJUSTIÇA se torna lei Presidente Dilma, RESISTIR se torna uma OBRIGAÇÃO MORAL. É tempo de coragem é tempo de enfrentamento e eu conclamo todos vocês à luta.”(Dr. Rodrigo Mezzomo, advogado e professor)

http://www.youtube.com/watch?v=Eqoc4F5HgHA

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/nao-ha-a-menor-possibilidade-de-reconciliacao/

Reply

Então FHC não se refere à língua solta (não era pleva?) de lullalau, que pode dizer o que quiser quando bem lhe convém. Quem lhe deu essa licença? Por que elle é diferente dos demais cidadãos? Se FHC tivesse sido mais firme quando a podridão começou a aparecer, como já mencionou um comentarista acima, tudo hoje seria bem diferente.

E por que custa tanto ao articulista reconhecer que a propaganda falaciosa é, sim, política de esquerda? Aécio Neves não deve deixar os tucanos voltarem a ser os amiguinhos frouxos (ou masoquistas) dos petralhas.

Reply

EM PORTO ALEGRE PROTESTO CONTRA O PT E O COMUNISMO MOVIMENTA MILHARES DE PESSOAS

http://www.youtube.com/watch?v=phFefunD_Aw

Reply

Coronel, quem vai tirar o PT do governo "via voto" serão os não petistas que votaram no Lula em 2002. Pessoas necessitadas de cultura e meios de subsistência sempre votaram no PT, e ele nunca havia saído vitorioso das urnas. Em 2002, boa parte do povo razoavelmente esclarecido resolveu dar um "voto de confiança" para o Lula. Deu no que deu. De certo que o contingente de bolsistas só faz aumentar, mas, urgente se faz necessário convencer quem ainda voto com o bolso. Os políticos de oposição, infelizmente, terão uma grande amiga nesta amarga tarefa: a inflação. Txr/JF MG.

Reply

Grande FHC! O lula e a Dilma não servem nem para limpar o sapato dele. É a dignidade em pessoa!!!

Reply

Políticos do PSDB não devem se comportar como mulher de malandro que apanha o dia todo e de noite tá na cama agarradinho com seu agressor. Não tem acordo com o PT. Oposição ferrenha do pescoço pra baixo é canela. Quero ver o Lula e a Dilma na cadeia.

OS CARAS:

Reply

FHC se aproxime de Deus porque o restante Ele o fará. O tempo é o melhor remédio, mas quando a doença está enraizada devemos extirpá-la, mesmo que isso seja mais radical. Veja, o mundo dá muitas voltas, que a velha luta dos militares contra o Comunismo não foi por nada, até foi lhes permitido repatriar, diante da ameaça representada pela que hoje está no poder, ficaram nos protegendo até mais do que os senhores esperavam, fizeram muitas obras com qualidades, e não roubaram. Agora seu teste de vida que levará consigo eternamente é não se envaidecer aceitando ajuda dos militares, que existem para isso mesmo em fases de crises. Te admiro muito, mas nessa hora de tudo ou nada dê uma chance ao Brasil por favor.

Reply