Pronatec vira Roubatec. Descontrole, desvio de bilhões e corrupção desmontam vitrina eleitoreira de Dilma.

Auditoria inédita da CGU (Controladoria-Geral da União) no Pronatec, uma das vitrines eleitorais de Dilma Rousseff (PT), afirma que não é possível precisar quantos alunos assistem de fato às aulas e como foram gastos os recursos repassados pelo governo federal às escolas. O documento, ao qual a Folha teve acesso, é resultado da primeira fiscalização focada no programa --criado há três anos para formar técnicos e exaltado pela petista. 

O relatório, produzido a partir de entrevistas e análise de documentos, foi finalizado em 27 de agosto, depois de manifestação do MEC (Ministério da Educação). Ele aponta descontrole dos gastos públicos porque, diz a CGU, alunos desistentes continuam sendo contabilizados --e as instituições podem ser remuneradas por esse grupo que não frequenta mais as aulas, já que "não existe processo de prestação de contas nem análise e aprovação do cumprimento das vagas pactuadas com os ofertantes". 

Os auditores analisaram a execução do principal braço do programa, chamado de Bolsa-Formação, por meio do qual a União banca aulas gratuitas de ensino técnico e de qualificação profissional. Ele representa cerca de 40% das mais de 8 milhões de matrículas no Pronatec --a maior parte das vagas é oferecida e custeada diretamente pelo Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). 

"O aluno desistente continua sendo contabilizado como se estivesse matriculado e a instituição recebe indevidamente o valor da Bolsa-Formação não utilizada", afirma o relatório da CGU. "Mesmo sem a cobrança, entrega e análise das prestações de contas, o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] continuou transferindo recursos para as redes de ensino em 2013 e 2014, que juntos somam mais de R$ 4,5 bilhões", diz a auditoria da CGU. Em 2011 e 2012, foram distribuídos R$ 1,7 bilhão em bolsas. O governo federal nega descontrole. 

DADOS FIDEDIGNOS
A auditoria diz que os problemas do programa começam pelo Sistec, sistema que gerencia as matrículas. "A rede de ensino não é obrigada a corrigir os dados do Sistec, que vem apresentando falhas desde a sua implementação, nem é obrigada a apresentar dados fidedignos", diz o documento. A meta de 8 milhões de matrículas do Pronatec foi alcançada em agosto e vem sendo usada como trunfo por Dilma. Neste ano, a presidente já participou de pelo menos 11 formaturas do Pronatec -- todas em Estados diferentes. 

Segundo a propaganda eleitoral da petista, trata-se do "maior programa profissionalizante do mundo".Os auditores, porém, dizem que o sistema não permite o registro dos alunos que desistiram do curso. Tal falha impossibilita precisar quantos recebem a formação. "O Sistec não permite cancelar o registro de alunos desistentes, considerados aqueles que se matricularam e não compareceram nos cinco primeiros dias letivos de curso", diz o relatório da CGU. 

As instituições deveriam "reconfirmar a matrícula" após cumprimento de até 25% da carga horária dos cursos de qualificação profissional ou dos quatro primeiros meses dos cursos técnicos. Mas a função não foi criada no sistema até hoje, admite o MEC. A falta de controle criou um ambiente favorável a fraudes, que já vêm sendo identificadas pelo Ministério Público Federal e pelo TCU (Tribunal de Contas da União). 

No Pará, o então reitor do Instituto Federal em 2012 e outras 12 pessoas são acusadas de desvio de recursos --a denúncia foi aceita pela Justiça. No Paraná, dez servidores do Instituto Federal são investigados sob a acusação de inflar o número de aulas e receber por isso. O TCU apura se houve irregularidade em bolsas a servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.(Folha de São Paulo)

26 comentários

Coronel, como andam os trackings tucanos? Você tem alguma informação? A petralhada está espalhando que nos deles a Dilma passou o Aécio. Claro que eles podem estar mentindo, mas sabendo o grau de ignorância de boa parte do eleitorado se teme de tudo.

Reply

``O QUE ACONTECEU COM A FOLHA??!"

Reply

CORONEL

Acho que no debate de hoje e o próximo se houver, o Aécio deve tentar passar a imagem de impaciência e indignação com volume descomunal de picaretagens e sua persistência , que não param e nem mesmo desaceleram .

ONDE ISSO VAI NOS LEVAR PRESIDENTE? A SENHORA NÃO ACHA QUE FOI LONGE DEMAIS??

Reply

Coronel, todo mundo sabe que não não se deve chamar uma gorda de fofa, pois ela fica ofendida. Agora, o que eu não sabia é que dizer à uma gorda que ela é LEVIANA é ofensa?!
Caracas, uma Jamanta com mais de 100 quilos deveria se sentir lisonjeada ao ser chamada de leviana.

Reply

CORONEL

Há também graves denuncias que pesam sobre o MAIS MÉDICOS, sem falar das estatísticas fantasiosas e fajutas que divulgam .A PF já identificou existência de falsos diplomas desses médicos como também a presença de militares cubanos infiltrados entre eles, em missão de espionagem.Qual o propósito disso????Já fizeram o mesmo na Venezuela!!!
É O FORO DE SÃO EM AÇÃO!!!!!

Reply

Ei, até agora não vi nenhum comentário sobre a MPV 657/2014, que colocou a Pf abaixo do Ministeriozinho da Justiça.

Reply

Eu repito o que disse o primeiro anônimo> TRACKING, por favor, Coronel !!!!

Reply

quer saber o que é o PRONATEC ? assista 120 horas de aula, vc sairá formado !

Reply

http://www.senar.com.br/portal/senar/eventos_regiao.php?regiao=oeste
Coronel e coturneiros abram o endereço acima e descubram quais os cursos do Pronatec Senar para a região oeste de SC em outubro. Conheço gente que vai quando quer, desistem e assim por diante. Abram Senar SC e pesquisem.

Reply

Corona, fico só imaginando a dosagem de Haldol que a Gorda do paletó está tomando para ir ao debate.

A Anta acéfala corre o risco de ter uma crise de overdose diante das câmaras.

Reply

É coronel, reforço a pergunta acima. Tem notícias do tracking tucano? Tb já vi petralhas comemorando em certos blogs, dizendo que Dilma passou a frente. A falta de notícias do ninho tucano assusta, parece que não querem nos desmotivar...

Reply

imaginem o que nao rola no Turismo Sem Fronteiras...

se mal conseguem fiscalizar o que acontece dentro do país, imagina no exterior...

Reply

Cel, não há a minima chance de a Pilantra estar na frente,isso é um absurdo.
Se o Aécio está na frente em SP,MG,RS,SC PR ,ES,....etc....é ruim hein daquela vaca ridicula,estar na frente.

pode crer,é

AÉCIO 60% X 40% papagaio falante.

AÉCIO PRESIDENTE

Reply

CEL, NÃO TENHO DUVIDAS DE QUE AÉCIO VAI SER ELEITO,NÃO HÁ CHANCE PARA PAPAGAIO FALANTE .

Uma coisa me intriga:Cadê o IBOPT e Folha,nada de divulgação.Será que o PT jogou uma graninha pra eles????

Aécio Presidente

Reply

Coronel,
Pena que falte poucos dias para a eleição! esta matéria do Pronatec merece repercussão ampla para demonstrar mais uma vez que tudo onde há dedo do PT, a má fé predomina.
Falo com conhecimento de causa pois me matriculei no curso Técnico de Informática na Faculdade Pitágoras em Teixeira de Freitas-Ba, no inicio de 2013, e desisti do curso após seis meses, durante o recesso. Fiz o protocolo de desistência junto à Faculdade e até hoje continuo recebendo várias mensagens todos os dias, do tipo: PRONATEC: ainda não identificamos sua confirmação no Sistec. Vc tem 10 faltas e 31 presenças p/ dez, fev/2014. Responda esse SMS com sua senha SISTEC, eh GRATIS. 17/10/2014, 11:04:05.
No inicio não dei importância por entender que a formalização do cancelamento do curso junto à Faculdade bastaria, ocorre que devido não lembrar mais da senha do Sistec, fui orientado a fazer uma nova, mas assim que tentei com a nova senha, fazer o cancelamento o Sistema não da essa opção.
Espero ter contribüido para comprovar mais uma fraude nas estatísticas da Dilma. Abraço,
Em tempo, da minha turma de 40 alunos matriculados restavam apenas 14, quando desisti.

Reply

Mais uma minhoca....haja enxada...

Reply

Estamos em uma situação um tanto complicado nesta eleição, parece que a maquina de destruir reputações começou a surtir efeito e Aécio começa a cair em todos os institutos de pesquisas e trackins tanto tucano quanto petralha. Essa semana é decisiva pra Aécio, se ele errar o tom da campanha estamos perdidos se acertar como fez na última semana do primeiro turno estaremos comentando aqui no dia 26 sobre a vitória da mudança de Aécio.
Sabemos que a última semana é a que o eleitor passa a ter a atenção redobrada sobre as eleições e decidirá seu voto. Temos que lembrar que a arrancada rumo ao segundo turno só aconteceu de fato pela excelente campanha na última semana onde boa parte do eleitorado de marina migrou pra Aécio. Agora ta na hora de marina aparecer mais na campanha e garantir que seus votos do primeiro turno permaneçam no Aécio e que ele não perca votos da Dilma. Eu acredito que o vencedor desta eleição não terá mais que 53% dos votos válidos. Outra coisa, caso realmente seja inevitável a vitoria de Dilma o povo que é na grande maioria deve pedir o impeachment pois ta evidente que nesta eleição e em 2010 ouve crimes eleitorais o que facilmente é observado. Vale lembrar que Collor foi cassado por muito menos. Posso afirmar que os motivos da cassação de Collor são insignificantes em relação as grandes falhas neste atual governo com este mega escândalo de corrupção. O povo tem que ir pra rua e exigir o impeachment. Pense comigo, se nesta campanha eles fizeram o que fizeram pra desqualificar marina e aécio quem em sã consciência do congresso se sente tranquilo em apoiar esse governo. Se o povo for a rua e exigir a cassação da presidente tenho certeza que o congresso vai fazê-lo. Não pense que os tais 50% e mais alguma coisa que Dilma possa ter nas urnas justifique ela alegar que isso seja um golpe, não é, isso digo porque são votos válidos, se somarmos as abstenções, votos branco e nulos mais os votos de AÉCIO teremos no mínimo uns 65% da população dizendo que não que este governo ou seja a grande maioria deve sim exigir a cassação desta presidente indecente.
Claro, isso na hipótese dela se reeleger, pois ainda acredito que o povo poderá se conscientizar e dar a vitória a AÉCIO.

Reply

Cel
Para qq orgão que se olhe tem roubo, índices inflados e mentiras de todos os gêneros. Ainda bem que faltam só 7 dias para nos livrarmos dessa praga.
Esther

Reply

Caiu mais uma mentira da mentirosa.
Material para os debates, e para desmascará-la em rede nacional.
Aécio Presidente!

Reply

Rousseffiaram o Pronatec também!

Reply

Se Dilmanta não disser mais mentiras sobre esse assunto, provavelmente , será porque teve outro "piripaque de araque"! O alívio é saber que faltam poucos dias para ela sambar fora do "desgoverno PT".

Reply


NO DIA 13/10;14, ELA EDITOU A MP 657/2014...CALANDO A POLICIA FEDERAL...ONDE ESTÃO AS MANCHETES SOBRE ESTE ASSUNTO ,QUE É, GRAVISSIMO...
NADA MAIS PODER SER DITO,POR ELE, SEM ANUENCIA DA GORDA...

Reply

PORQUE NÃO HOUVE COMENTARIOS SOBRE A ..MP 657/2014, CALANDO A POLICIA FEDERAL...É GRAVISSIMO !

Reply

Anônimo de 19 de outubro de 2014 11:41

você aqui de novo?????

CORONEL - essa pessoa parece um petralha-super-hiper disfarçado.
A primeira frase que ele coloca é para assustar os Coturneiros!

Flor Lilás

Reply

Tacaram pedra na vitrine da pançuda. O pronatec é mais um foco de corruptos. Ki nojo. A PF vai ter que contratar umas 2.000 pessoas pra investigar tantos esquemas. Cruzes

Reply

Debora Parquer
Debora Araujo.
Tenho 2 face

Reply