Movimento de direitos humanos acusa Marina Silva: candidata não fez consultas sobre propostas e plagiou plano de FHC.

A coordenação do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) enviou carta para a Folha em que nega ter sido procurada ou consultada pela campanha de Marina Silva (PSB) à Presidência sobre a "utilização de suas propostas" no programa de governo da candidata. 

A reação da entidade contraria a versão da pessebista para justificar o plágio de quatro propostas anexadas ao seu plano que, na verdade, foram copiadas de projeto lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em maio de 2002. 

A acusação de que Marina havia reproduzido integralmente trechos do Plano Nacional de Direitos Humanos de FHC foi feita pelo candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, na terça-feira (2). A reportagem comparou os trechos indicados pelo tucano e comprovou a cópia. 

Procurada, a campanha de Marina enviou nota na qual disse que as propostas da candidatura estavam em "absoluta sintonia com as reivindicações históricas do Movimento Nacional dos Direitos Humanos" e chamou de "maliciosas" as acusações. 

"Os que incorrem na tentativa de manipulação eleitoreira desnudam-se em sua falta de vínculos com o movimento de direito humanos", argumentaram os pessebistas no texto. A entidade citada pela presidenciável, porém, não endossa a versão. 

"O MNDH vem manifestar sua surpresa e discordância com a afirmação da candidata de que foram utilizadas em seu programa as propostas do movimento. Seus dirigentes jamais foram procurados ou tiveram quaisquer tratativas para a utilização das suas propostas", diz a carta da coordenação da entidade. No texto, o MNDH ressalta que não mantém entendimento com "quaisquer" candidatura e alfineta Marina. 

A direção da entidade diz que a apropriação de suas propostas é "de faculdade daquele que o faz". "No entanto, deve expor o conteúdo do conjunto das propostas que o movimento defende", ressalta. Em seguida, o MNDH diz que sua pauta prima pelo "reconhecimento do direito de união estável de pessoas do mesmo sexo" e a "criminalização da homofobia", entre outros temas. 

REPRODUÇÃO
A primeira versão do programa de governo de Marina defendia as duas causas. Mas, menos de 24 horas depois de sua divulgação oficial, a candidata recuou e disse que os organizadores do documento haviam errado, anexando propostas que não tinham consenso na campanha. A pessebista é evangélica. 

O plágio do programa de FHC foi o primeiro dos diversos casos de colagens no programa de Marina que foram divulgados esta semana. Nesta sexta, a Folha mostrou que a candidata reproduziu no capítulo econômico trechos de discurso que fez em 2010, além de parágrafos de textos produzidos após uma conferência de tecnologia e desenvolvimento sustentável. Procurada, a assessoria da campanha de Marina não havia respondido até a conclusão desta edição.(Folha de São Paulo)

16 comentários

Isso que dar recortar e colar, não revisa o texto ai dá essa meleca!!! Será que realmente os brasileiros querem isto, esse será o governo de recortar e colar. Política Nova, me engana que eu gosto!

Reply

Coronel.
Querer o quê dessa passageira da Amazônia, teve anos para fundar seu partido, vagou aqui, acolá, na busca de simples assinaturas, e não conseguiu. Falhou nos princípios básicos de estruturação e formação do seu partido. Agora aparece envolta em nevoas, brumas tais quais os astros "pop" quando adentram os palcos cheios de fumaça de gelo seco, querendo protagonismos e holofotes. Mais uma vez, deve ser a quinta ou sexta tentativa de afundar definitivamente esta pobre nação.

Reply

CEL,

Sabemos que a Dilma é mentirosa e, ora ora, a Marina também.

Índio Tonto/SP

Reply

Pra ela, a Santinha da Floresta Oca, não existe plágio. Isso é coisa de mortais comuns. Ela afirma que essas 'ideias universais não podem ser fulanizadas', viu, Fulanos?

Reply

REPÚBLICA BANANEIRA !

Reply

MDH atacando Marina???

césu, vejam em que barafunda o lulopetismo colocou o país!!!

todos atacam todos por todos os lados e de todas as maneiras...

progressistas que sao conservadores na religião atacam esquerdistas que são progressistas e vice-versa e por ai vai...

mas ha também os que eram esquerdistas radicais ha míseros quatro anos e agora atacam os esquerdistas moderados acusando-os de serem radicais, como no caso do agronegócio...

deu pra entender?

não ha mais certo nem errado nessepaiz...

o lulopetismo destruiu a politica, a sociedade e o parco conjunto de valores que ainda restava nessepaiz...

a perda completa de parâmetros é a verdadeira herança maldita deixada pelo lulodilmopetismo...

o ultimo a sair, por favor, tranque a porta e jogue a chave fora!

Reply

Não conseguem elaborar um plano de governo sequer e querem governar o país? É igual um aluno da "turma do fundão" querer passar no ITA na moleza...

Reply

Marina "Jararaca" Silva, será que este Silva também não foi herdado do seu inventor ?

Vamos lavar este país com água sanitária!

Reply

cade os partidos de direita no Brasil...se só tem esquerda pode copiar a vontade...

Reply

ALÉM DE PLAGIAR PLANO DE FHC, MARINA MENTE DESCARADAMENTE...

NÃO NEGA QUE E "EX-PETISTA"...

Reply

Marina Talibã da Silva condena a polarização e o que eu percebo é que ela gosta mesmo é de hegemonia. Somente ela, Dilma e os outros vermelhinhos podem dar as cartas. Os que acreditam que Marina é diferente desse lixo vermelho que tomou conta das eleições, vão dar com os burros n'água. Rezam pela mesma cartilha esquerdista que infesta a nação. Comungam dos mesmos ideais apoiando invasores de terra, de reitorias, de prédios públicos. Acham tudo lindo.
Santa Catarina deu um exemplo maravilhoso para o Brasil, expulsando os invasores e na universidade arrancando do mastro a bandeira vermelha do atraso e que eles tenham, nestas eleições o mesmo patriotismo, enxergando em Aécio Neves a verdadeira mudança, pois,de todos os candidatos, somente ele é a terceira via de fato.
Quanto mais leio sobre Marina Silva concluo que ela não passa de uma quinta coluna do PT para que tudo continue como está,mudando somente os palhaços do circo.


Reply

Vocês é que não estão entendendo.
Osmarina é ecologista, apóia a reciclagem.
Pegou umas latinhas dos tucanos, algumas garrafas pet de uma ONG companheira, jogou tudo no computador e eis aí: um programa de governo ecológico, sustentável e reciclado!

Reply

Com esse "turbante" Farina (do mesmo saco) manda uma mensagem subliminar: a de que os terroristas são caros a ela...

Reply

Estou com a dona Wanda e não abro. Ela quer indenização, obviamente, pelo risco de morte, desconforto decorrente e prejuízos sofridos com a queda do "Caixa 2" do PSB. Dona Osmarina precisa deixar de blablablá e responder à dona Wanda...
.

“É como um meteoro que cai e ninguém é responsabilizado. Só que não é um meteoro, é um avião, e ele tem de ter algum dono.” - Wanda Bittencourt, uma das moradoras de Santos desalojadas depois da queda do jato usado por Eduardo Campos.

Reply

Coronel,
sem programa, sem equipe e com ideias arcaicas e esquerdista. O Brasil não merece.

Reply

OS BANDIDOS DOS "DERECHOS ZUMANO" são todos PT e não querem o nome deles ligado a candidatura independente do rei LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA.

Reply