Ibope dá sobrevida para Dilma.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". 

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma Rousseff (PT): 31%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 11%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 23%

Segundo turno

O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

- Marina Silva: 46%
- Dilma Rousseff: 39%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 6%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabe/não respondeu: 8%

Rejeição

Dentre os candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado pode indicar mais de um candidato. Veja os números:

- Dilma Roussef: 31%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 18%
- Levy Fidelix: 12%
- Marina Silva: 12%
- Eymael: 11%
- Zé Maria: 11%
- Luciana Genro: 10%
- Mauro Iasi: 10%
- Rui Costa: 9%
- Eduardo Jorge: 7%

Avaliação do governo

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 36% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no dia 26 de agosto, o índice era de 34%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 26% (27% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 37% (na pesquisa anterior, 36%).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 36%
- Regular: 37%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe/não respondeu: 1%

11 comentários

Cel

IBOPE do petista de carteirinha, Montenegro, esta se saindo pior que a PROCONSULT.

Reply

Essa subida da Dilma foi ótima para quem não quer a volta do Lula. Se ela despencasse, com certeza o Barba a convenceria a desistir da candidatura até o dia 15! É bom que ela fique, para o PT perder com ela.

Reply

Cel
Não acredito nas pesquisas Ibope. Acho que as da Folha são muito mais críveis e imparciais. A Anta é odiada quase que por unanimidade em todos os comentários que leio na internet. O povo quer vê-la longe, escurraçada. Desta forma, como é que pode sua rejeição ter diminuido e suas intenções de voto terem aumentado? Não é crível. É estória pra boi dormir. Sei que não posso medir as intenções de voto só na internet, mas, as pessoas com quem deparo tb odeiam a Anta, inclusive minha faxineira, como já disse aqui. Quanto ao Aécio, acho que os votos dele estão indo para a Marina, se bem que acredito x + nos dados da Folha do que nos do Ibope que é puxa -saco do governo. Aguardemos, pois, as próximas pesquisas da Folha, porém, já dá para perceber que as campanhas x a Marina estão surtindo efeito.
Esther

Reply

ORA! No mundo todo só ha duas vias, terceira via é abstração.

MARINA será um cópia do PTISMO, manterá muitos cargos CCs PTRALHAS.

Ou MARINA será o PSDB com outro nome.

A população irá se enganar de novo, colaram no AECIO e em todo o PSDB a sombra permanente dum PTISMO recalcado, incompetente.

A população não está vendo o PSDB na presidência sem o PT enchendo o saco por toda a parte.
Então, a POPULAÇÃO não quer mais arruaças com as bandeiras vermelhas, criminalidade por toda a parte, acham que nisto a MARINA usa calças, do Collor sem manchas.

Acreditam que o PT irá incomodar o Brasil menos com Marina que com o AECIO.

É isto que percebo pela rua, somente isto justifica o voto em Marina. Marina não é nada, nem para os seus ACREANOS.

DEVE O AECIO bater no PT e DIZER claramente que irá colocar a POLICIA e até o EXERCITO contra as arruaças PTISTAS.

Reply

Vamos aguardar a pesquisa da datafolha, que sai esta semana, para podermos comparar este número e ver se a Dilma cresceu mesmo.

Reply

Coronel,

será que tudo isso é para manipular as urnas?
Não tenho outra explicação.

O que sei é que precisamos intensificar a campanha para colocar Aécio Neves no poder!

FORA DIMA! FORA MARINA! FORA FORRO DE SÃO APULO!

Flor Lilás

Reply

Estes números não fazem o menor sentido se comparados com as pesquisas Ibope anteriores, nem com ela própria (comparados 1° e 2° turno).

Ou a metodologia está furada, ou as informações manipuladas.


Lanterna.

Reply

Flor Lilás

É manipulação, mas acaba dando certo porque que induz as pessoas.

Tô de saco cheio desse país de idiotas. A preguiça mental por aqui é incentivada ao máximo. Chega a embrulhar o estômago. E o objetivo é aumentar a ignorância, quanto mais melhor, pois só um povo muito burro é manipulado desse jeito.

Mariana

Reply

Os "15%" que carregam o Brasil, são os verdadeiros excluídos...

Reply

Mariana, 3 de setembro de 2014 21:06

que agonia! Tenho visto como isso realmente influencia as pessoas. Imagine - médicos achando que precisam vote na Marina para tirar o PT do caminho, porque acham que o Aécio não tem chance.
GENTE IDIOTA! Mesmo com diploma embaixo do braço!

Estou batalhando para alertar as pessoas! Que trabalho difícil...
Que cansaço!

Flor Lilás

Reply

Essa postura de " já perdeu" foi descrita pelo Luciano Ayan, no blog Ceticismo Político: direitista depressivo.
Eu, sinceramente, ainda não vi as urnas serem abertas. E já contei aqui nesse blog a história da eleição no RJ em que o Luis Paulo Conde era candidato. Só que ele estava detonando com os profissionais da saúde e da educação e com os programas que funcionavam bem na prefeitura, desviando recursos e jogando a culpa do mal funcionamento das coisas nos funcionários... A bronca dos profissionais era tão grande que, mesmo com todos os jornais falando que as eleições estavam ganhas, eles fizeram um trabalho de formiguinha. Conclusão: o Conde perdeu e ninguém soube explicar o porquê...

Reply