Cinicamente, a candidata Dilma rouba o lugar da presidente do Brasil na ONU.

A pouco mais de uma semana do primeiro turno das eleições no Brasil, a presidente Dilma Rousseff (PT) usou cerca de metade de seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York (EUA), para falar sobre temas internos que são a tônica de sua campanha pela reeleição. Em sua fala --que durou 24 minutos e abriu a reunião da ONU, como é de praxe com o representante do Brasil--, Dilma disse que seu governo "assumiu a responsabilidade" de combater a corrupção no país e destacou avanços sociais dos "últimos 12 anos". 

Na parte dedicada aos temas internacionais, a presidente não condenou diretamente os ataques dos EUA e seus aliados à milícia radical Estado Islâmico na Síria, mas disse que "o uso da força é incapaz de eliminar as causas profundas dos conflitos". Depois de discursar, no entanto, em conversa com jornalistas, Dilma fez críticas à ação americana --em sua fala à ONU, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que "a única língua entendida por esses assassinos [do Estado Islâmico] é a força". 

"Gente, vocês acreditam que bombardear o Isis [antiga sigla do Estado Islâmico, em inglês] resolve o problema? Porque, se resolvesse, eu acho que estaria resolvido no Iraque. E o que se tem visto no Iraque é a paralisia", disse, em referência ao país invadido pelos EUA em 2003. A presidente brasileira também defendeu que os conflitos sejam resolvidos dentro dos marcos legais, "o direito internacional e o fato de qualquer ação ter de se submeter a acordo do Conselho de Segurança da ONU".

Aos jornalistas a mandatária negou o conteúdo eleitoral da sua apresentação. "Sugiro que vocês olhem meus quatro discursos aqui. São muito parecidos no que se refere a eu falar sobre uma questão fundamental: que o Brasil reduziu a desigualdade, aumentou a renda, ampliou o emprego. Como chefe de governo, tenho um imenso orgulho disso", disse. 

SEM COMENTÁRIOS
Inquirida pelos jornalistas, a presidente não quis comentar a pesquisa do Ibope divulgada na terça (23), que aponta que ela ampliou para nove pontos percentuais a vantagem sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno das eleições. "Não comento pesquisa, já disse isso a vocês." 

No discurso para a ONU, sem citar as acusações de corrupção a ex-diretores da Petrobras--desvendadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal--, Dilma louvou as ações de seu governo contra a corrupção e o "fortalecimento das instituições que fiscalizam, investigam e punem". 

Afirmou ainda que sua gestão manteve a solidez fiscal e "continuou a distribuir renda, estimulando o crescimento e o emprego". Assim como nos debates de que participou, Dilma culpou a crise mundial por "impactar negativamente" o crescimento. Tocando um tema sensível da campanha brasileira, a presidente disse que os direitos de homossexuais, negros e mulheres "devem ser protegidos de toda seletividade e toda politização, no plano interno [e no] internacional".

Também citou no discurso dados da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação) segundo os quais o Brasil "saiu do mapa da fome".(Folha de São Paulo)

12 comentários

se a segurança do mundo dependesse dessa coisa desorientada já estaríamos vivendo o inferno na Terra...

ainda bem que o mundo c...e anda para o que achamos ou deixamos de achar...

e com gente como essa no governo, cada vez mais seremos irrelevantes para o mundo...

Reply

Confira no YOU TUBE, em apenas 5,14 min:
Padre Rodrigo Maria: católicos não podem votar no PT.
Recentemente Dilma disse que apoia os terroristas do Estado Islâmico - esse que já matou e desterrou dezenas de milhares de cristãos no Iraque e Siria - ou seja, apoia suas ações.
De igual forma apoiou os terroristas do Hamas nas agressões a Israel.
Assim sendo, aqui no Brasil então os cristãos em geral são seus alvos e inimigos, e v votará justamente nela, mesmo na igual comunista Marina?
Deve ser Aécio, o 45!

Reply

Se continuar a sequência de discursos medíocres pelo governante brasileiro, como tem acontecido nos últimos anos, a ONU vai dar um jeito de encerrar a tradição de dar oportunidade para o Brasil fazer o discurso de abertura da assembléia.

Reply

A Dilma, o Lula, o Rui Falcão e outros petistas têm posado na campanha política com tanta empáfia e arrogância que dá para desconfiar de que eles têm alguma carta na manga: se a prisidAnta não se reeleger, as FARC vão invadir o Brasil? Os médicos cubanos que já pululam aqui seriam experimentados soldados do exército castrista infiltrados no nosso país?! Seríamos todos os brasileiros tão frouxos para permitir essa DITADURA EXPLÍCITA?
PS. O discurso da anta na ONU é uma vergonha internacional: nós não merecemos tanta burrice junta.

Reply

Só eleitor vagabundo vota nessa mulher louca, que não conseguiu evoluir a linguagem. Sabiam que isso significa limitação intelectual intransponível? Mas a canalha adora ver uma representação sua no poder.

Reply

o mundo inteiro ficou pasmo ao saber que, dilma vana baixou os juros por decreto, mas teve que desfazer e o brasil continua com os juros maiores do mundo. mais surpresos ficaram ao ouvir que baixara as contas de energia elétrica, mas agora, os consumidores terão que pagar o triplo, pois as concessionárias receberam verbas à juros de mercado para amenizar o rombo que dilma causou. o mundo inteiro aplaudiu.....

Reply

Incompetenta.

Reply

Meu caro tudo isto foi armado pelo João Minhoca, que irá editar e apresentar uma bela peça eleitoral no programa gratuito e continuar a enganar o povo que vota neles e nem sabe o que é e onde fica a ONU.

Reply

E, como sempre, ela aproveitou pra fazer propaganda do Brasil de mentira e faturar em cima do tripé falcatrua: "emprego, desigualdade e aumento de renda".
Esta é a grande farsa, a mais abjeta e irresponsável.

Reply

Coronel,

e a maldita desta vez nem foi de vermelho.

Flor Lilás 100% Aécio!

Reply

Caro Coturneiro de 25 de setembro de 2014 08:12,

talvez sejamos dois loucos e esta seja uma teoria da conspiração... Ninguém me tira da cabeça o que você escreveu, e acresço - FARC, cubanos, PCC, MST, Vila Campesina e mais um grupo nefasto: os haitianos que foram trazidos para o Brasil por quem? Ninguém menos do que o maridão de Marina Silva. Sim, aquele mesmo que desviou toras de mogno cortadas ilicitamente e ganhou zilhões! E aquele mesmo que trabalhou no PT até o mês passado!!!

Estou ficando maluca?

Eles estão seguros e atrevidos demais. Além disso, desarmaram nosso exército!

Que Deus nos ajude!

Flor Lilás 100% Aécio

Reply

Vergonha de ver os discuraos do Brasil na ONU serem reduzidos a essa cacofonia incoerente e indecente.

Mas aí já estamos hospedando terrorista italiano, então. É bom os EUA continuarem espionando o Brasil porque em mais 4 anos de PT estaremos hospedando, se já não hospedamos, representantes desses comunistas assassinos orientais por aqui.

Se a jagunçada comuna terrorista desses países toma conta de um país com o tamanho do BR, o mundo inteiro está ameaçado.

Reply