A tramóia das pesquisas eleitorais.

Há seis dias, Dilma Rousseff esteve com o presidente do SENAI, Raphael Luchesi e com Robson Andrade, presidente da CNI, na abertura da Olimpíada do Conhecimento. Sabem onde? Em Belo Horizonte, casualmente. 

Ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou a  sua tradicional pesquisa eleitoral feita pelo Ibope, com quatro dias de atraso. Se quisesse, teria publicado os resultados na terça-feira e não na sexta. O Jornal Nacional, que entendeu a jogada, registrou que a pesquisa da CNI  foi realizada de 5 a 8 de setembro.

O que trouxe a pesquisa do Ibope? Dilma subiu em relação à última pesquisa Datafolha tanto no primeiro quanto no segundo turno e a avaliação do seu governo melhorou. Mas quando foi feita a pesquisa Datafolha? Em 8 e 9 de setembro, tendo sido publicada no dia 10, dois dias antes da pesquisa Ibope da CNI. Entenderam? A pesquisa Ibope que parece ser a mais recente, com bons resultados para Dilma, na verdade é mais antiga do que a pesquisa Datafolha, que mostra um quadro pior para a petista. Vergonhoso!

Mas o que levaria a CNI a entrar nesta jogada politiqueira e rasteira? Ora, a CNI comanda o SENAI e esta instituição educacional está sendo privilegiada com as verbas do Pronatec (possui 40% dos alunos do programa e centenas de milhões em bolsas) e com financiamentos praticamente a fundo perdido do BNDES (R$ 1,5 bilhão). Não há semana que o senador Robson Andrade, do PMDB, não esteja em eventos com Dilma Rousseff. A indústria pode estar quebrando por causa do governo petista, mas nada quebra a aliança do presidente da CNI com Dilma Rousseff.

14 comentários

Coronel, bom dia.
Dê uma olhada no site votehoje.com.br, que já foi retirado do ar pelo governo federal, já que o mesmo considera proibido "pesquisas não homologadas no TRE" com Aécio liderando munido de cerca de 100.000 votos. Ele voltou e Aécio está liderando com 77% das intenções.

Tudo bem que o acesso à internet limita as classes mais humildes do país, mas já desmente o Ibope e Datafolha.

Reply

Coronel,

além dessa tramóia, tem também vício de pesquisa. Eleitores entrevistados são simplesmente descartados por não se "encaixarem" no perfil!

Uma vez fui entrevistada pelo telefone. Quando disse o alto grau de escolaridade que tinha, simplesmente o entrevistador disse: você não se encaixa no perfil e deu adeus!

Quem são essas pessoas entrevistadas?
Onde moram?
Fazem o que da vida?
São bolsa-tudo?

O que realmente me preocupa é a possibilidade de estarem armando o bote das urnas eletrônicas.

Não podemos cair nessas armadilhas!
Prossigamos votando em Aécio Neves e conseguindo mais votos!

Que Deus nos ajude!

Flor Lilás 100% Aécio

Reply

CEL,


Em eleição e em mineração os resultados vêm só depois da apuração. Palavras de Aécio Neves nosso futuro presidente da República.

Atenção, os adversários querem que acreditemos nas pesquisas porque ELES sabem que o povo incauto não gosta de "perder o voto", então vão manter o índice de Aécio Neves baixo com o propósito de INDUZIR o eleitor a votar no mais cotado nas pesquisas, esse é o objetivo das manipulações dos institutos comprados. As URNAS vão dizer o contrário a não ser que haja também fraude nas urnas, uma possibilidade.

Índio Tonto/SP

Reply

CORONEL

Não podemos menosprezar o poderio da falange petralha. O monitoramento dos institutos de pesquisa é o de menos.Monitoram os meios de divulgação impressos, radiofõnicos, televisivos...
Nestes a candidata DILMARINA (Dilma+Marina) garantirá o caneco para a esquerdalha.
TODAVIA NÃO É O QUE SE VERIFICA NAS REDES SOCIAIS ONDE QUALQUER ENQUETE (NÃO PESQUISA) mostra o oposto.
A internet é a nossa grande ferramenta pela enorme capilaridade.

Reply

Tb não devemos esquecer que o tal Robson Andrade foi pego na mentira deslavada ao dizer, p/"justificar" os 2 milhões "ganhos" pelo Fernando Pimentel em "palestras" fantasmas nas sucursais da FIEMG em MG. P/ azar dele, a imprensa foi conferir e ninguém de lá (FIEMG) nunca inha visto o Pimentel...

Reply

O monteiro, senador eleito com a ajuda do lula em 2010 e agora candidato ao governo de pernambuco era o presidente da cni durantes os governos do lula. A cni apoiava sempre o lula e fazia estas estas mesmas pesquisas com o ibope!

Reply

Sei que essas pesquisas são viciadas desde a sua origem e tendem a favorecer o partido governante, no caso atual o maldito PT. Mas pergunto, por que os tucanos, ao invés de ficarem choramingando, não contrataram até hoje um instituto internacional respeitável de pesquisas de opinião, de credibilidade inatacável, para fazer frente aos vendidos Ibope, Vox Populi e tutti quanti? Não há na praça nenhum instituto norte americano, canadense, britânico, alemão, francês, suíço, australiano ou japonês deste tipo? Por que ao invés de agir e tomar decisões sérias neste sentido, para neutralizar a estratégia adversária de indução do eleitor ao voto útil, como é o caso de Marina atualmente, por meio de pesquisas fajutas, os tucanos ficam apenas reclamando das fraudes que são as pesquisas feitas por estes institutos brasileiros de opinião vagabundos? Vocês já não tiveram tempo suficiente para isso? E por que nada fizeram? Lembrem o que o Ibope e similares, a soldo do PT, fizeram com o Serra na eleição presidencial de 2010 com esta estratégia criminosa de usar pesquisas viciadas. Afinal, já são três eleições presidenciais consecutivas onde o fenômeno se repete, com os mesmos padrões (2002, 2006, 2010). Na eleição de 2010, o Ibope apontou que Dilma ganharia no primeiro turno. Quantos milhões de pessoas deixaram de votar em Serra no primeiro turno por causa do voto útil? Ou os tucanos gostam mesmo é de apanhar e se fazerem de vítimas do destino cruel? Desculpe a franqueza, ou até a dureza dos comentários, mas, sem ver reação à altura por parte de alto tucanato, diante de tantas falcatruas e descalabros eleitorais, onde o eleitor é feito de palhaço por este esquema criminoso de poder que desgoverna o Brasil, capitaneado pelo Foro de São Paulo, esta é a hora de falar verdades, de tirar o jogo a limpo, e não ficar fazendo lamentações. Se lamentar agora não vai adiantar nada. É preciso que concretizem ações. E rápidas.

Luiz Antônio

Reply

CORONEL

O Aécio tem um só adversário , a candidata 2 Em ! ; DILMARINA..

Reply

Que as duas se arrebentem uma à outra nos debates, bom pro Aécio!
Só idiotas acreditam em pesquisas; voto no 45 e nem quero saber!
Não sejamos massa-de-manobra!

Reply

Povo ignorante é conduzido por malandros, sejam do governo do PT, sejam dos institutos. Onde estão os princípios de civismo do povo brasileiro, único instrumento para acabar com a velha política?

Reply

Eu nunca desisti do Aécio.Ele está lutando contra toda espécie de tramoias,mas sairá vencedor.Sempre falo que estas pesquisas são manipuladas,justamente para fazer com que os eleitores da oposição que estão com Aécio desistam. Eu não desistirei nunca.Estou com Aécio rumo à vitória no 1º turno.

Reply

General Peri,

SOCOOOOOORRRRRRO!



Toloco

Reply

Coronel,
sempre duvidei da seriedade nas pesquisas. Os exemplos nas eleições passadas que o digam.

Reply

O senador não é o robson, era o clésio (cada um mais minúsculo que o outro).

Reply