A morte de Eduardo Campos era
conhecida desde 10h20 daquela manhã trágica. Foi constatada por um dos oficiais
do Resgate que, em meio aos escombros e com o avião ainda em chamas, encontrou
a carteira de identidade do candidato morto. Imediatamente, o governador do
Estado, Geraldo Alckmin, foi informado por fontes militares. Minutos antes,
Márcio França, o candidato a vice pelo PSB, já havia ligado para o tucano para
dizer que o avião não havia pousado, que “havia passado”, segundo informou a
Imprensa. Tudo conspirava para uma inacreditável tragédia. No entanto, Alckmin e ninguém no mundo poderia confirmar o acidente sem mais
provas. Imediatamente o governador decidiu ir para Santos. Para um pequeno
grupo de assessores, já havia a confirmação que Eduardo Campos e os demais membros da sua
comitiva estavam mortos. Mas era preciso ter novas provas e as confirmações
oficiais, como a identificação da aeronave e de todos os ocupantes, em respeito
às famílias. Faz parte do protocolo que deve ser seguido. Este Blog noticiou a
morte de Campos às 12h27min. Consta que antes de qualquer outro veículo de
comunicação. Uma morte que já era conhecida duas horas antes, mas que
teimosamente ninguém queria confirmar.
20 comentários
VEJA POSSÍVEIS RAZÕES PARA GRAVADOR NÃO REGISTRAR ÁUDIO DE AVIÃO DE CAMPOS
ReplyO gravador de voz, que fica dentro da caixa-preta, é acionado quando o motor da aeronave é ligado e registra as falas do piloto e do co-piloto e do som ambiente da cabine. O equipamento grava o áudio das duas últimas horas de voo da aeronave e é desativado quando o motor é desligado. O conteúdo da gravação vai se sobrepondo à medida que novos voos são realizados.
Por uma falha, o último voo do jato onde estava Campos não fez isso. O equipamento tem duas horas gravadas de outros voos. A Aeronáutica ainda não identificou a quais voos o áudio se refere
(...)
"Esse equipamento [gravador de voz] não é de segurança, não precisa fazer um 'check' para decolar", defende Febeliano. O especialista explica que o gravador de voz de cabine só é necessário quando um acidente acontece e ele é utilizado na investigação para identificar as possíveis causas. O equipamento, no entanto, não entraria na lista de checagem de segurança que o piloto é obrigado a fazer antes de cada voo. O equipamento deve ser checado de acordo com o tempo determinado pelo fabricante ou quando acusasse problema no painel da aeronave.
Segue;;;
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/15/entenda-os-possiveis-motivos-de-o-gravador-nao-registrar-audio-do-acidente.htm
Chris 45/SP
Assistindo JN, todas as justificativas apresentadas, parecem muito estranhas.
ReplySe a ANAC estabelece que o avião não poderia decolar sem o tal CVR funcionando, como que o piloto não seguiu o procedimento?
Agora vieram com a questão que o piloto pode ter tido "descontrole espacial" em razão do mau tempo e das nuvens. Não sabia onde se encontra.
E tome, bla, bla, bla
Finalmente, vão dizer que foi culpa do piloto.
Chris 45/SP
Concordo com RA! E vocês ????
Reply15/08/2014 - às 19:33
MARINA ANUNCIA AO MUNDO QUE ESTÁ SOFRENDO MAIS DO QUE A VIÚVA. NÃO DÁ!
Desculpem a crueza, mas não tenho paciência para mistificações. Leio na Folha a seguinte informação, de Mônica Bergamo. Prestem atenção. Volto em seguida.
"A ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) telefonou ontem para Renata Campos, viúva do ex-presidenciável Eduardo Campos.
Foi a primeira vez que as duas se falaram depois do acidente que matou o ex-governador.
A conversa durou mais de uma hora e foi bastante emotiva.
Renata contou à candidata como estava cuidando dos filhos e como os quatro mais velhos tinham reações distintas diante da tragédia.
Houve momentos de descontração em que as duas rememoraram episódios divertidos da campanha.
De acordo com relatos que Marina fez a interlocutores, a viúva estava serena e firme, a ponto de consolar a ex-senadora.
“Eu quero te agradecer por você me dar esse momento. Eu liguei para te confortar e, na verdade, quem me confortou foi você com a sua tranquilidade e a sua força. Você é muito corajosa”, teria dito Marina.
De acordo com testemunhas, as duas não conversaram sobre campanha eleitoral.
Voltei:
Não tenho dúvida de que Mônica Bergamo apurou exatamente o que está aí. Ocorrem-me algumas coisas. Vamos a elas:
1: era uma conversa privada, entre Marina e Renata;
2: Renata não falou com a imprensa, como se sabe;
3: logo, quem falou “a interlocutores”, que, por sua vez, falaram com a imprensa, foi… Marina Silva, este ser que flana acima do mundo, sem maldades.
Sinceramente… Eu estou entendendo direito ou Marina, segundo a informação divulgada por seus “interlocutores” pretende sofrer mais do que a viúva, mãe de cinco filhos. Não é preciso ser muito rigoroso para considerar indecoroso esse tipo de vazamento de “informação”. Não estou criticando a jornalista, não — até porque, quando acho que é o caso, critico. Cumpre a sua função e informa.
O que me incomoda, meus caros, é que Marina está, vamos dizer, se comportando como a viúva política. E viúvas, como se sabe, reivindicam, por força de sua condição, o espólio.
Com a devida vênia, esse tipo de informação me causa mais repulsa do que admiração.
Por Reinaldo Azevedo
Chris 45/SP
Coronel,
Replyoff - Kristina - a louca, culpa empresa de terrorismo!
A empresa pede falência e a Louca diz que é uma fraude! Que está de mãos dadas com os "fundos abutres"!!!!
Já pensaram? Tem uma lei do terrorismo à qual eles estão encaixando a tal empresa!
BRASILEIROS - abram os olhos!
Precisamos eleger Aécio Neves urgente!
Alguém aqui quer ser Venezuela? Argentina em breve futuro???
Marina-cara-de-mogno é a favor do decreto 8.432!!!!
É comunista de carteirinha!
E certamente apoiará Dilmaldita no segundo turno!
Coturneiro, faça seu trabalho de formiguinha:
Fale da inflação
Fale do Foro de São Paulo
Para quem ainda não conhece o FORO DE SÃO PAULO, leia aqui:
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/03/24/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/
CAMPANHA DIÁRIA OBRIGATÓRIA:
não deixe de votar
não vote nulo
não vote em branco
não vote em protesto nos Tiriricas da vida!
Vote Aécio Neves Presidente (45)
Flor Lilás
Coronel,
Replyali no twitter:
O cenário está armado para abafar a verdade sobre o acidente com Campos. Uma coisa é certa: há quem saiba o que houve. Há quem saiba!
Quem sabe?
Lulla, Dillma, Gilberto-Carvalho-coveiro-do-PT, Zé Dirceu, Genoíno, Marcola-PCC.
Que Deus nos ajude!
Que Deus ilumine Aécio Neves e o proteja.
Flor Lilás
Na musica nada se compara a Wagner
Replyhttps://www.youtube.com/watch?v=0EUHnu48DmQ
Te Amo, Lucilene.
Coronel, querido, boa noite!
ReplyAcabei de ver seu convite, lá vai meu link!
https://www.facebook.com/leticiamaria.decampos
Beijo, Coronel!
RENATA CAMPOS Candidata !
ReplyDesde o momento em que vi a foto da bela família, casal unido com 5 filhos, achei que ELA é que deveria ser a candidata. Após ver a reportagem do Globo sobre a sua serenidade, mais ainda. Quem melhor pode representar as ideias do marido do que a sua cara-metade por mais de 30 anos?
É coisa de país populista? Pois bem, acidentes sem explicações com candidatos à presidência também são coisas de países populistas. Então que venha a CANDIDATA Renata Campos.
V.
Coronel,
Replyalgumas considerações...
Marina Silva é comunista e apoia o decreto 8.423, é contra o agronegócio, autoritária e ditatorial. Já está se aproveitando desse povo idiotizado e emotivo que até é capaz de votar nela por respeito a Eduardo Campos. Este por sua vez, em breve será beatificado, se o andar da carruagem seguir estes passos que estamos vendo, inclusive aqui no Coturno. Até o Coronel ficou de consciência pesada por ter criticado duramente Eduardo!!!!
Oras bolas! Morreu numa tragédia e isto é um horror, profundamente chocante, mas não faz dele um homem perfeito e nem a salvação do Brasil! Eu não votaria nele nem amarrada. E tenho certeza que a maioria dos Coturneiros também não.
Coronel - desculpe-me, mas este post é tão sensacionalista quanto as coisas que a Rede Globo faz. E daí que tiveram que ficar com a boca calada! O mundo está caindo sobre nossas cabeças! O Brasil está afundando num buraco vermelho e abissal com a ameaça da perda de nossa liberdade! Tudo isso é muito mais importante do que o silêncio obrigatório de um líder como Alckmin que precisa cuidar para não liberar uma grave notícia erradamente.
Primeira vez nestes anos aqui no Coturno que o chamo à razão! Pés no chão Coronel. Pés no chão.
Já chega a exploração de toda a mídia se Marina cai-não-cai. Essa louca-cara-de-mogno-que-chupou-limão-e-não-gostou com sua "fragilidade" e coitadisse que "estudou e era pobre e se fez e ama a natureza e fala com Deus" é para enganar trouxas. E de trouxas o Brasil está cheio!
ACORDA BRASIL!
Enquanto o foco das coisas importantes está sendo desviado pela terrível tragédia, o PT está se armando contra todos nós!
Pessoal - precisamos mostrar a realidade nua e crua. Ou votamos em Aécio Neves ou muito em breve seremos a Venezuela.
Flor Lilás
ReplyRegis BeaGalo @RegisBeaGalo · 13 de ago
Porque um empresário do agronegócio e energia que faz doações ao PSDB MG emprestaria um jato de $ 10 milhões ao PSB?
AI CORONEL NO MESMO DIA DO ACIDENTE ESTE PETRALHA ESGOTO TENTANDO JOGAR A CULPA EM AÉCIO.
Cel
ReplyConforme já dizia em ocasião anterior (por volta das 20 horas, obrigado pela publicação do material) tenho ligação com o setor aeronautico, não posso me identificar e gostaria de colaborar para que você, cujo trabalho respeito muito, e seus comentaristas, que sempre leio, não embarquem em canoa furada. Li alguns de seus tuítes e acho que você não precisa xingar os brigadeiros da FAB. Eles não podem emitir uma nota dizendo que não foi um drone (não se pode excluir o que não se sabe), mas já disseram on the records que Marinha, PF, FAB e PM não tinham esse equipamento voando naquele momento. O pedido de uma zona de treinamento foi feito pela PM Ambiental para controlar a área de Peruíbe, bem longe dali. Mas o pessoal do setor da aviação já sabia que drone era bobagem, pois o tempo estava fechado demais. Em segundo lugar, você pergunta como pode um piloto anunciar calmamente que vai proceder a uma arremetida e, pouco tempo depois, sofrer desorientação espacial. E que estão pondo a culpa no piloto. Bobagem sua, coronel. Desorientação espacial é um dos fenômenos mais conhecidos e corriqueiros da aviação, e ocorre não tanto por causas psicológicas mas, principalmente, no que se chama "momento de transição" entre o voo automatizado e o voo manual, entre o voo visual e por instrumentos. A tripulação não tinha visibilidade, executava um procedimento pouco comum, a baixa altitude e com um avião "nervoso". As condições do tempo eram muito adversas. Ocorre, sim, que o piloto, sem visibilidade, pensa estar subindo e está descendo, pois desviou a atenção do painel de instrumentos (onde um horizonte artificial diz isso prá ele, se está subindo ou descendo) e tentou ver alguma coisa prá fora da janela. Naquele momento, segundo testemunhas, era possível alguma visibilidade vertical para o solo, mas nenhuma horizontal. Pilotos experientes assumem que quem pilotava o Excel "apertou" a curva, pois o entorno do procedimento de arremetida é cheio de morros que ele não via, desorientou-se e provocou talvez um "stall" de asa, o que torna o avião incontrolável e coincide com relatos de testemunhas, segundo as quais as asas não estavam niveladas, os motores faziam muito barulho e a velocidade era muito alta. Por fim, um breve esclarecimento ao que disseram outros comentaristas aqui. De fato, o CVR (cockpit voice recorder) não é equipamento de segurança mas o piloto está obrigado a verificar se ele está funcionando antes de decolar. Se não estiver, não decola. MAS ISSO SE APLICA APENAS A VOOS REMUNERADOS, FRETADOS, DE TAXI AÉREO. Em voos particulares, não é necessário. Seria o PR-AFA um avião particular? É sabido que o grupo que consta como operador da aeronave no Registro Aeronautico Brasileiro não era mais o operador há três meses. Seria, talvez, de um particular....um Eduardo? Não estou dizendo nada, claro. Eu acho que teorias de todo tipo prosperam em cima de detalhes técnicos difíceis muitas vezes de serem compreendidos. Mas este blogue -- o seu blogue, Coronel -- ganhou credibilidade pelo trabalho combativo, essencial e sério de destruição das hostes lulopetistas, e não pode ser, ele mesmo, vítima de presunções mal informadas. Continue e receba meu sincero abraço.
Hum, pastor Everaldo e Marina são 2 candidatos evangélicos que podem puxar de 10 a 15% dos votos, o que levaria a eleição ao segundo turno. Como os evangélicos são mais conservadores e têm a tendência de votar em candidatos mais à direita, votarão em Aécio no segundo turno. Assim, os evangélicos acabarão decidindo a eleição.
ReplyEntao coronel. As informações estão corretissimas. Sei disso por que minha mãe estava no Palácio dos Bandeirantes em uma reunião com a defesa civil e outros orgãos (q se reporta diretamente ao alckmin). Aí chegou um assessor do geraldo perguntando se teria como ver se o campos estava no avião e se era o dele. Era quase 11h. E uns 20 min depois confirmaram.
ReplyForam cautelosos em divulgar a notícia, nada de errado nisso. Esse é o tipo de fatalidade na qual ninguém quer acreditar sem antes dar um bom beliscão em si mesmo para ver se não é um pesadelo.
Reply
ReplyJucá (PMDB) muda de lado, diz que Dilma é 'socialista' e pede voto em Aécio.
Na noite da última quarta-feira (13), data da morte de Eduardo Campos, Jucá participou de um evento organizado pelo Corecon-RR (Conselho Regional de Economia de Roraima), em Boa Vista. O áudio do discurso de Jucá foi divulgado pela "Rede Brasil Atual".
No encontro, o senador fez um discurso de mais de 40 minutos recheado de críticas às opções ideológicas e ao modo de condução da economia do governo Dilma. Também prometeu se empenhar para que a vantagem da petista sobre Aécio na região Norte seja reduzida. É a primeira vez que o líder pemedebista declara voto no candidato tucano.
Vou dizer a vocês com muita sinceridade: do jeito que o governo tá tocando a economia não voto no PT, não voto na Dilma", disse. "A gente tinha duas opções de voto: era o Aécio e o Eduardo. Hoje perdemos uma. Não quero influenciar ninguém, mas eu vou falar meu voto. Eu vou votar no Aécio", afirmou.
LEIA MAIS
eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/15/juca-pmdb-muda-de-lado-diz-que-dilma-e-socialista-e-pede-voto-em-aecio.htm
Coronel,vamos rezar para que a verdade sobre a queda do avião venha totalmente a tona,mas que queda de avião é uma maravilha para se eliminar inimigos,isso com certeza,pois sempre será"fatalidade"!!!
ReplyMarina sempre gostou de holofotes, queria aparecer muito mais que o candidato. Por que nesse dia não estava com ele? Marina, a intuitiva, quem se une a ela tem morte precoce.Tomara que o Brasil não morra precocemente, embora ja esteja enfermo. Salve, Aécio!
ReplyAnônimo 23:02
ReplySe você é a mesma pessoa que escreveu em texto anterior, que atua na aeronáutica e não pode se identificar, agora seu relato confirma, o que me disse certa vez um engenheiro de bordo:
"o avião não foi feito para cair e que em 99% das vezes é falha humana". Isto é lamentável!
Concluo que os comandantes e pilotos precisam ser melhor treinados para enfrentar adversidades.
Chris 45/SP
Anônimo 23:02
ReplyComplementando meu comentário anterior: os comandantes e pilotos precisam receber melhor treinamento, por serem na maioria das vezes culpados (falha humana), ainda pergunto:
Se os pilotos deste fatídico acidente eram experientes, com não sei quantas horas de voo e com treinamento nos EUA, não reportaram falha técnica, comunicaram-se com a Torre de São Paulo, não há gravação na caixa preta deste voo, alguém sabe de algo mais, que não sabemos. Talvez, nunca saibamos.
Chris 45/SP
Pois é. Eu vi aquele post e informei aos colegas aqui no trabalho. Todos agora conhecem o Corona.
ReplyNossa mãe! Que agonia para Alckmin! Não dá pra esquecer daquele fatidico maio de 1994, quando só tivemos a confirmação da morte de Ayrton horas depois.