Marina empata com Dilma no primeiro e vence fácil no segundo turno.

Pesquisa Datafolha (clique na imagem para ampliar) sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%. No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar. Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%
(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%

- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%

O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Rejeição

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%

Avaliação da presidente

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como "ótimo" ou "bom". Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" eram eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é "regular" – 38% no levantamento anterior. 

- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%

54 comentários

É, é difícil dizer mas precisamos entender a realidade. A oposição, que pouco fez oposição, não encontrou ressonância no eleitor. A mudança está aí, firme e forte, mas foi se identificar com a "não política" de um política... É injusto? É claro que é. Ao mesmo tempo, é imperioso que a oposição veja no resultado a consequência de seus erros. E não foi por falta de aviso, são 12 anos que gritamos!! Paciência...

Agora é momento de se concentrar no que pode ser salvo. Ou seja, esquecer o nacional e se concentrar nos estados, uma boa votação nos estados pode render uma boa bancada na câmara e no senado. É cerrar fileiras na eleição em primeiro turno no Paraná, São Paulo, Bahia e Goiás. É lutar bravamente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no(s) Mato Grosso e, fundamentalmente, em Minas. É hora de Aécio voltar a morar em Minas e eleger de qualquer jeito seu candidato, é questão de honra - gol de honra! Estamos bem na disputa pelo Senado e a Câmara depende muito de votações bastante forte dos governadores.

Com todo o respeito aos que pensam diferente, mas não adianta ficar na ilusão. RS, SC, PR, SP (e não é que o picolé estava certo em botar o vice da Marina no programa - convenhamos, o instinto de sobrevivência fala alto e, nesta altura do campeonato, é mais do que justificável), Rj, MG, GO, BA... Seria uma grande conquista, daria para deixar o governo de Marina bonzinho com a oposição.

A questão é pensar no futuro governo de Marina. Devemos apoiá-la? Tentar entrar no barco e fazer parte do governo? Apostar no fracasso do eventual governo? (já respondo, isso seria um erro enorme, ou não apostávamos no fracasso do PT?) Deveríamos deixar rolar e fazer pose de que não temos nada a ver com isso? Eu, pelo menos, penso que o melhor é tentar fazer parte da coisa e tentar, depois, ajudar a segurar os malucos da Marina e, com os estados fortes, se reconstruir para 2018.

Triste realidade mas é a realidade. Sem ilusões!

Força e muito engov para todos!!

@thiagohart

Reply

Agora o Brasil acabou de vez...
Leitora de Paulo Freire e apoiadora do PNPS...
O último que sair, apague a luz...

Reply

Ou Aécio faz uma campanha direta, sem frescuras, bem vindos e outros blá blá blás ou ele vai ter que encarar o partido e seus eleitores como o candidato tucano com a pior votação nos últimos 20 anos. Ele não vai ter moral dentro do partido para absolutamente nada. A situação é simples: Ou muda ou morre! Espero que ele mude. Aguentar a "Rainha da Floresta" por 4 ou 8 anos será dureza.

Reply

O que a falta de educação não faz pra um país. É só uma maluca parecer que fala coisa com coisa, todo mundo vai na onda dela. Voto Aécio, anulo pra governador em SP e vou fazer qualquer coisa mais útil no segundo turno se (quando?) der Marina e Dilma.

Reply

Caso se concretize tal pesadelo no segundo turno, já tomei minha decisão: irei pescar.
Mas, espero que Aécio tenha a mesma postura de Marina na eleição de 2010, ou seja não apoiar ninguém.
A oposição ao avatar do Acre será imensa no congresso. Se Aécio quiser disputar em 2018, deverá liderar essa oposição

Reply

Esse povo é besta, fala sério...

Reply

Coronel não eh possivel!!!! O povo merece o governo que tem! Trocar seis por meia duzia, francamente, estou farta!!! Com perdão da expressão, com uma bosta de governo que aí está, vai colocar outra semi analfabeta prá governar? O que esperar de 2015? Só por Deus! Alguém me de um alento que não estou entendendo mais nada...

Reply

CORONEL

Olhe a simulação para um segundo turno.Está bastante elucidativa.
Marina bate Dilma com facilidade, partindo de um empate no 1ºturno.Significa que votos tucanos migram para ela.É o voto útil marcando presença.
Na simulação contra Aécio, Dilma vence por diferença de apenas 4 pontos .Considerando que ela parte com o dobro de intenções no 1ºturno, a migração dos votos de Marina para Aécio é muito forte.
EM RESUMO O ELEITORADO TEM NESTE MOMENTO MARINA E AÉCIO COMO PRIMEIRA E SEGUNDA OPÇÃO RESPECTIVAMENTE.

Pelo andar da carruagem DILMA NÃO EMPLACA PARA O 2º TURNO.

Reply

Nas últimas inserções da campanha petista é visível a apreensão da Dilma, pelo semblante e tom de voz.Já não escondem a preocupação e o nervosismo vai começar a desarticulação deles, desencontros, desentendimentos.Enfim ou "Em Fim" como dizia o petista André Vargas vai vai virar Torre de Babel.

Reply

a vaca foi pro brejo. o gato subiu no telhado. ou a não simulação do 2º turno do Aécio e marina esconde um gato na tuba ? já são várias pesquisas que não simulam isso. por quê ? porque derrubaria as outras simulações ? o TSE já anda atrás da marina, será o efeito tòffoli ajudando o PT? mas ajudaria o paspalho Aécio ?

Reply

Infelizmente, no afã de se livrar no PT muitos votos estão migrando do Aécio para a Marina. Só que tem que avisar que a Marina é PETISTA para esse povo.

Reply

A coisa está estranha, ou os votos da Dilma ou os da Marina estão inflados. Marina cresceu 13%, Aécio perdeu 5% e Dilma 2%. De onde vieram os outros 6% da Marina? Dos indecisos, brancos, nulos? Não acredito, isso a Marina já tinha rapado na pesquisa anterior. No mais, sei de muitos eleitores do Aécio que estão partindo para o voto útil, já votando na Marina agora. Um erro, pois deveriam saber que é impossível não haver segundo turno, então deveria cada um votar no seu candidato agora. De resto, é esperar 2018, com Alckmin como candidato a Presidente. Ele complicou até a vida do Lula. E essa muié que nem pense em pular para tras e não acabar com a reeleição.

Reply

A barragem petista está rompendo.Agora vai ser água de morro abaixo como ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro.Vão encontrar Dilma no meio dos escombros e da lama.

FIM DA LINHA.
DESCE DILMA
TCHAU DILMA
PASSADILMA

Reply

Coronel,

Acho que neste momento nao importa ser o melhor candidato!!

A qualidade do produto e' definida pelo usuario e o eleitor brasileiro nao e' muito exigente, aceita tudo!!

Aecio tem que conseguir falar ao coracao, emocional dos brasileiros pra virar este jogo! Nao que va mentir, fazer populismo, mas saber falar a linguagem das pessoas, transmitindo esperanca!!

As pesquisas mostram que o povo quer mudanca, resta a ele conquistar a confianca destes eleitores!!

O Brasil nao merece mais 4 anos de mente petr@lha!

Roni.

Reply

A verdade é q muito se falou, muito se projetou mas na prática ninguém consegue tirar essa gente do poder. É quase certo q teremos + 4 anos de "mais do mesmo" disfarçado sobre o manto "$eco sustentável$". Os "pogreçistas" estão adorando, agradecem!.

Reply

A terceira via do Brasil é o aeroporto! Vamos cair fora enquanto é tempo.

Reply

Coronel, o Datafolha deveria fazer uma pesquisa sobre o Cessna caixa dois do Eduardo Marina em Pernambuco... Ou devemos conviar plenamente nestas pesquisas... sempre perseguindo o PSDB.

Reply

Volto a dizer : Aécio deve bater forte na Dilma, ela está caindo, pode entrar em parafuso e despencar de vez.
Caso contrário, sinceramente, penso em ir de vez para os EUA.

Reply

Se der Dilma e Marina não vou votar. Me recuso a ser cumplice da desgraça do brasil.

Reply

Sinto que não haverá segundo turno!!! O povo brasileiro adora uma aventura política!!! Poderá se estrepar feio nesta!!! Quem puder, proteja-se desde já! A coisa vai feder!! Mas o PT não precisa se estressar não, pois estará no Governo da JARARACA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Ela é pior que o PT!!
E agora, Coronel??

Reply

Penso que teremos mudanças nas próximas pesquisas. A população está ainda envolvida emocionalmente com a morte do Eduardo Campos, motivo pelo qual a Marina disparou nas pesquisas.
Marina é cobra criada do PT, se vencer as eleições, vamos trocar seis por meia dúzia.

Meire

Reply

A chance de Dilma vencer é ZERO. Acho que se não fosse o acidente com Eduardo Campos, Aécio teria muitas chances. A situação de Aécio é dificílima, até porque o programa de Marina se mostrou liberal. Agora, como disse o colega aí de cima, vamos nos concentrar nos estados. Aécio ainda pode passar uma imagem positiva do PSDB, fazendo uma bela campanha que impulsione o PSDB por todo o país.

Reply

Tucano é bicho frouxo mesmo.Já estão entregando os pontos ? Aloysio Nunes não tinha a menor chance de se eleger em sampa e levou 10 milhões de votos, elegendo-se o senador mais votado do pais.

Cambada de frouxos ! É por ter eleitores frouxos e politicos idem, que não ganham desde o acidente de percurso que elegeu FHC..Sim porque a eleição de FHC foi um aborto da natureza.

Primeiro porque os eleitores tucanos são covardes e desistem facil e segundo porque o povão teve um espasmo de inteligencia e votou nele duas vezes..

Reply

a campanha de Aecio eh muito boa mesmo.e marina deu sorte pq NAO PRECISA FAZER CAMPANHA.Eduardo Campos e fez p ela.............indo p outro lugar!

Reply

Esse desastre se deve em grande parte a 2 covardes,Serra e Alckmin,que disputaram 3 eleições e não defenderam o legado de FHC,deixando o apedeuta destruir as oposições.Aécio é um político honrado,fez o que eles deveriam fazer,mas o estrago já era grande demais.Estamos prestes a ter mais uma caricatura na presidência e crises sem precedentes à vista.Que tenha piedade desse país.

Reply

Caro Coronel, boa noite.
É óbvio que os números da pesquisa preocupam, mas não o suficiente para me fazer recuar da minha convicção: O efeito "Dilmarinácia da Silva" pode liquidar a eleição no primeiro turno, mas se tiver segundo turno é Aécio Neves que estará lá. Ser eleito é outro história.
Aberração parida no Olimpo criado por Marta Suplicy ao seu deus Lula, a hídrica Dilmarinácia da Silva é autofágica e, portanto, não está descartada a possibilidade de nenhuma das duas sobreviver.
Rezemos.

Reply

Muita gente entregando a rapadura antes do apito final...querendo salvar espólios junto a adversários sem nenhuma identificação com as pessoas que pensam e sonham com um país de verdade.
Não importam os números, índices, percentuais - tudo é uma questão de princípios, valores que jamais serão encontrados em qualquer beata de xapuri...
Lutar até o fim, sem fraquejar, sem olhar os adversários para, no final, colher uma grande vitória ou ao menos ter a sensação do dever cumprido. Não podemos fazer a parte dos outros, porém podemos fazer a nossa bem feita! AÉCIO 2014!!!

Reply

A Bobo polariza a eleição como quer, o povo do voto útil sangra o Aécio que com a ajuda do traíra Alckmin põe o Aécio na situação traço ou 0 %* como os demais, a situação forçada é para evitar o segundo turno federal e FORÇAR UM SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO, bastará murchar 5% o Alckmin e colocar o SKAF com 40%

o Alckmin ficaria com 43%
o Slaf ficaria com os 40%
Os demais ficariam traço.
Isto derreteria o Alckmin e daria ao Skaf a vitória no primeiro turno junto com a candidata do PSB.

O vice do Alckmin iria renunciar provocando a queda da chapa do NARIGUDO TRAÍRA e é castigo por NÃO AJUDAR O AÉCIO, talvez o próprio Aécio faça isto para quebrar o Alckmin e em 2018 colocar o PT no poder em SP e A DISSOLUÇÃO DO PSDB.

A DISSOLUÇÃO SERIA VOTADA POR AÉCIO que entraria no Rede Sustentabilidade e o narigudo ficaria sem legenda.


ALCKMIN AGORA É PETRALHA , UM INIMIGO QUINTA COLUNA. MAS VOTAR NELE POR FALTA DE OPÇÃO HONESTA, O RESTO SÃO QUADRILHAS DE BANDIDOS.

bpistelli 45

Reply

Alguém precisa lembrar aos tucanos que a Marina é, antes de tudo, uma alma petista. Ela deixou o PT (não no Acre), mas o PT não deixou ela. Essa história de terceira via, de nova política, etc, é bobagem, Marina é PT, é trocar seis por meia dúzia.

Reply

Aécio precisa dizer que Marina foi PT e ainda é PT. Precisa falar abertamente dos problemas do marido. Tem que chamar Aldo Rebelo para falar.

Reply

Uma única palavra: TRAGÉDIA .....
Sem saída, mais 4 anos de sombra.

Reply

Ainda falta bastante tempo para a eleição e agora fudido por fudido, truco, é hora de descer a lenha nas duas e falar a lingua do povão, pois até agora Aécio esta falando manso demais. Agora o importante é chegar no segundo turno, custe o que custar. A partir de agora é bater, bater, bater, igual mulher de malandro, isso o povão entende.

Reply

Concluo o seguinte:

Se o PT não me serve mais (nunca serviu), a Marina muito menos.

Pela primeira vez votarei NULO no segundo turno!

Todavia, ainda estou a espera de um milagre...


Chris 45/SP




Reply

se der Marina,OPOSIÇAO!" arco e flecha" desde o primeiro dia.indio contra indio........

Reply

Tem de haver algum podre desta maritaca esganiçada por ser revelado. É a única chance!


Chris 45/SP

Reply

Bem, foi bom enquanto durou. É certo que o Aécio teria ganhado um segundo turno na formulação anterior com o Eduardo Campos na disputa - talvez ele nem mesmo tivesse entrado se tivesse alguma ideia que a Marina seria candidata (considerando que ela já tinha quase 30 nas simulações de há um ano, quando ainda tentava formar a "Rede").

Paciência: se é a "mudança" de mentira que o povo quer, então que este mesmo povo que adora enganação aguente as consequências.

Reply


Coronel
Enquanto der, lutaremos.
De qualquer maneira, a boa noticia é que Dilma e a petralhada vão arrumar as malas.
Em vencendo a Funérea, é tratar de não permitir que a petralhada queira enclipsá-la, e apoiá-la imediatamente para um segundo turno.
Afastada a petralhada, Funérea diante da situação de catástrofe economica que se aproxima do Brasil, vai comer o pão que o diabo amassou.
Talvez seja melhor para Aécio não comandar o barco neste momento em que o mesmo fatalmente vai para o abismo , sob risco do "grande messias nove dedos" voltar triunfante nos braços do povo como grande salvador em 2018.
Os anos que vem serão de debacle e é bom que a esquerda de merda esteja associada à derrocada..
Aécio é novo, não dando agora, dará depois.
Parece derrotismo, mas é apenas uma análise diante do que se está a apresentar.

Reply

Eu não entendo alguns eleitores, ainda falta mais de um mês para as eleições e tem gente jogando a toalha, não seriam os petistas que estão fazendo guerra de travesseiros. Dilma e Marina são a mesma coisa, ou seja PT.

Reply

hahahahaha 103%?

estão forçando tanto q daqui a pouco marina terá 171%

Reply

Pois é Coronel

E a julgar por sua atuação hoje no blog e no twitter a culpa é do Alckmin né?

Reply

Meus Deus,como o Brasileiro entrega os pontos fácil,já dão como derrota a eleição do Aécio!!Estamos no meio do primeiro tempo caramba!!Marina tá surfando na comoção da morte do Eduardo,mas antes da eleição,muitos saberão que ela é ex PT da ala radical,e podem sim mudar o voto.Alckmim,ou a campanha dele,cometeu um erro,assim como Aécio também cometeu com Serra,mas Alckmin não é responsável,por exemplo,pelo PT estar bem para eleger governador em MG.Para mim,dá Aécio e Marina no segundo turno,com vitória do Aécio,pois é muito tempo para os podres da Marina(que não são poucos)vir a tona e melar sua vitória...PS:não esqueçam que Marina enfrenta os petralhas dilmistas,que sabem muito dela e vão jogar a sujeira no ventilador,nisso os petralhas são bons...

Reply

Muita água ainda vai rolar antes de 3 de outubro. Marina cairá pelo marido. Ali tem falcatrua e da boa. Estava no governo do Acre que está mandando os haitianos, africanos e outros anos como escravos para o Brasil inteiro. Aqui em Chapecó não dá para sair à rua e nos Bancos dá até medo de ir ao 3o piso do BB. A impressão que dá é que estamos na África, de tanta pobreza. Ademais, aquela história do desvio de mogno também deve ser apurada. A ligação com a escravagista Natura é outro ponto a ser verificado, bem como o avião que caiu. O collor de saia não tem ética, nem pudor.

Reply

É bem isto. Só tire o RJ desta lista.


Lanterna.

Reply

Ainda há muita água para correr; não percamos tempo e lutemos por um futuro embate no 2º turno entre Aécio x comunista Marina disfarçada de evangélica!

Reply

É possível que nem haja segundo turno! De tudo isso, as ditas oposições deveriam tirar lições. Amargas, claro, pois não fizeram o papel que lhes competia nesses doze anos.

Reply

O Aécio vai precisar fazer comparaçõa e perguntas :


1) Marina não disse que vai ACABR COM A REELEIÇÃO. Apenas disse que não se canditaria á reeleição.

A Proposta do Aécio é ACABAR COM A REELEIÇÃO.

2) Aécio tem propostas para reajustar a tabela do imposto de renda na fonte.

Qual a proposta de Marina para isto?

3) Aécio tem proposta para um reajuste digno das aposentadorias.

Qual a proposta de Marina para isto?

4) Com Aécio o pt sai do poder de vez.

Marina Já avisou que o Suplicy é uma "boa cabeça.

Tião Viana, PETISTA, governador do Acre, ALIADO DE MARINA deve virar ministro.

São as diferenças que me vêem á cabeça neste momento.

O Aécio precisa colocar rápido estas diferenças á mostra.E já deve começar a fazer isto no debate do SBT , na segunda feira, 1 de setembro .

Reply

Senhores, senhores, senhores, um povinho lixo merece um governo lixo. Simples assim. Querem saber? O brasileiro, em sua maioria, merecia era mesmo um Stalin ou um Hitler no comando para passarem o pão que o diabo amassou para ver se criavam vergonha na cara. E a todos os povos que sofreram nas mãos desses dois aí me desculpem pela comparação, pois vcs nunca mereceram tal sofrimento pelo que passaram, mas o vagabundo do brasileiro merece sim!!!!

Reply

Se não fosse o avião, talvez estivéssemos empatados com Dilma agora...

Reply

Realmente é infinita a capacidade do eleitor brasileiro f. com o Brasil. Não chegamos a esse estado de coisas por acaso, mas é uma obra elaborada de muitas décadas de burrice coletiva.

Reply

O resultado é um verdadeiro desastre para nós Coronel, o Aécio que representa a segurança para um governo estável não emplaca. Que diabos se passa na cabeça do brasileiro? Será que a doutrinação socialista, anos a fio, deu certo? Nosso Brasil quer sofrer uma aventura perigosa, e não podemos fazer nada, nosso voto infelizmente não está tendo o poder de mudar as coisas. Um desastre!

Reply

Essa pesquisa aí é muito engraçada. Chamaram algum cara com o mobral para fazer a totalização dos dados, já que, a soma do universo pesquisado, dá exatos 102 % . Bom né?? O Brasil sempre inovando.Não bastasse uma candidata evangélica favorável ao aborto, agora temos pesquisa com 102 % de intenção de votos.

Reply

Nunca votarei em um comunista.

Aécio Presidente!

Reply

Oi? 13% de uma pesquisa pra outra? Ah ha ha!

Reply