Escândalo na CPI da Petrobras. Vídeo prova conluio entre senadores, funcionários da estatal e assessores do PT e da Presidência para combinar perguntas e respostas com envolvidos.

Os partidos de oposição ao governo cobraram neste sábado a anulação dos depoimentos prestados à CPI da Petrobras no Senado e anunciaram que vão protocolar pedido de investigação à Procuradoria-Geral da República sobre as fraudes reveladas por VEJA desta semana. PSDB, PPS e DEM também analisam acionar o Conselho de Ética contra parlamentares da base governista que protagonizaram a farsa. 
Reportagem de VEJA desta semana revela que o governo e lideranças do PT no Senado montaram uma estratégia para treinar os principais depoentes da comissão de inquérito, repassando a eles previamente as perguntas que seriam feita na CPI e combinando as respostas que seriam dadas pelas autoridades.


Segundo lideranças dos partidos ouvidas pelo site de VEJA, os parlamentares envolvidos podem responder por quebra de decoro – como os senadores José Pimentel (PT-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS). No caso de Pimentel, a oposição exige que ele seja destituído imediatamente da relatoria da CPI. 

Para a oposição, os responsáveis pelo teatro governista podem ser responsabilizados pelos crimes de obstrução da justiça, estelionato, fraude, improbidade por uso de servidores para fins privados, falso testemunho de depoentes, advocacia administrativa e possível violação do sigilo funcional – se servidores tiverem repassado documentos sigilosos da CPI para o Poder Executivo. Parlamentares de oposição vão investigar se a fraude também ocorreu na CPI mista da Petrobras, que reúne deputados e senadores. 

“A CPI tem prerrogativa de um órgão de investigação para localizar culpados de crimes. Essa operação do Palácio do Planalto é equivalente a obstruir a ação da justiça”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

Em gravações obtidas por VEJA, o chefe do escritório da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, revela que um gabarito foi distribuído aos depoentes mais ilustres para que não houvesse contradições em nenhuma das oitivas. Paulo Argenta, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais; Marcos Rogério de Souza, assessor da liderança do governo no Senado; e Carlos Hetzel, secretário parlamentar do PT na Casa, formularam as perguntas que acabariam sendo apresentadas ao ex-diretor Nestor Cerveró, apontado como o autor do “parecer falho” que levou a estatal do petróleo a aprovar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, um negócio que impôs prejuízo de quase 1 bilhão milhões de dólares à empresa.

O ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, também fez chegar às mãos de Graça Foster, sua sucessora no comando da empresa, e de José Sergio Gabrielli, ex-dirigente da estatal, todas as perguntas que seriam feitas pela CPI – e as respostas que deveriam ser dadas.

“É revoltante constatar que a presidente Dilma permitiu toda essa operação. E se não permitiu, porque a prática do PT é sempre dizer que nada sabia, ela foi estupidamente incapaz de impedir essa ação criminosa, que teve a participação de auxiliares dela na Secretaria de Relações Institucionais e da própria direção da Petrobras”, afirmou Imbassahy.

“O vídeo revelado por VEJA mostra a farsa montada pelo governo na CPI e merece uma investigação profunda. Toda a suposta moralidade do PT havia sido desmascarada no episódio do mensalão, e agora no governo Dilma se faz uso de uma dos mais importantes instrumentos do Congresso, que é a CPI”, disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). “Essa CPI chapa branca do Senado já havia sido denunciada como instrumento do governo. Agora vieram à luz as provas.”

Para o deputado Marcos Pestana (PSDB-MG), a fraude nos depoimentos da CPI mostra que o governo, ao contrário do que propagandeia, tem “tolerância com malfeitos” e não quer investigar a denúncias sobre a Petrobras. “A máquina do governo Dilma opera para evitar investigação pela CPI da corrupção na Petrobras”, criticou.

Advogados do PPS pretendem acionar a Procuradoria-Geral da República. A avaliação do partido é que a fraude é equivalente à recusa de um delegado ou um promotor em investigar um suspeito por interesse pessoal. “Vamos exigir que a presidência da CPI da Petrobras determine a abertura imediata de investigação e adote providências para punir os responsáveis por mais essa farsa armada pelo PT e pelo governo da presidente Dilma Rousseff. 

Isso é clara obstrução da investigação, que em processos judiciais costuma render decretação de prisão preventiva”, afirmou o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), que defende ainda a anulação dos depoimentos. “Não é possível que alguém escolhido para investigar atue descaradamente para beneficiar os suspeitos. Isso é inadmissível e não resta outro caminho que não seja a substituição deles em face da suspeição de conluio."

“Todos os depoimentos no Senado que foram comprovadamente manipulados por obra e graça do Palácio do Planalto deve ser anulados porque não têm valor legal. A CPI do Senado já era um teatro desde o início porque o governo tentou bloquear os trabalhos”, afirmou o líder do Democratas na Câmara, Mendonça Filho (DEM-PE). “Temos que buscar a apuração de todos os fatos e podemos ir à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho de Ética”, disse ao site de VEJA.

“A denúncia de manipulação da CPI coloca o Congresso muito mal e mostra que a independência e autonomia do parlamento estão sendo subtraídas pela interferência nefasta do Executivo”, afirmou.

José Eduardo Barrocas
TEATRO: Parecia uma encenação — e era mesmo. As perguntas que seriam feitas pelos parlamentares ao ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli foram enviadas a ele antes do depoimento por José Eduardo Barrocas, chefe do escritório da estatal em Brasília, que aparece no detalhe da foto

23 comentários

Isso nada mais é que o famoso"batom na cueca"...Mas como os petralhas tem o comando da CPI,vão dizer que essa fita não prova nada e vai ficar por isso mesmo,a única solução é o povão não votar em nada do PT,sequer um vereador,para que essa corja chegue ao fim...não há outra solução...PS:Quero ver a folha e globo se aprofundar nesses fatos,ou só vão fazer notinhas!!!

Reply

então era tudo teatrinho do Cerveró, que estava posando de homem-bomba mas na verdade ja tinha sido amansado com esse truque mandrakiano organizado pelos petralhas?

Reply

a petralhada vai se comportar como sempre se comporta quando estoura um escândalo...

bico calado e sumiço geral...

por que?

ora, porque eles não sabem o que a VEJA ainda pode ter em seu poder para detonar qualquer negativa por parte de todos os envolvidos nesse lamaçal...

Reply

O vídeo é incrível! Triste meu Brasil dominado por esse tipo de gente....

Reply

AGORA É HORA DO AÉCIO IR A FORRA.
AGORA O PT AFUNDA DE VEZ.BELEZA...
AÉCIO PRESIDENTE CADA VEZ MAIS PERTO DA VITORIA.
O PT ESTÁ SE ENFORCANDO SOZINHO.O FEITIÇO ESTÁ VIRANDO CONTRA O FEITICEIRO.HUHUHUH
DAQUI A POUCO A DILMA POSTE VAI DIZER QUE A GRAVAÇÃO É MONTAGEM E NÃO SABIA DE NADA...HAHAHA
AECIO PREIDENTE

Reply

Coronel,
uma vez petista, sempre petralha.

Reply

Pergunta: já deu no Jornal Nacional? Se não deu ainda, é porque a Rede Globo está participando da FRAUDE. Porque os dirigentes da TV Globo sabem que se der no JN não existe para a população em geral. Se não deu ainda é porque os dirigentes daquela TV sabem que a população em geral NÃO DEVE tomarnhecimento do escândalo. Seria maravilhoso saber os nomes de todos os senadores do PT que participaram da fraude. Aposto que o ÉTICO senador petista por Pernambuco sabia e participou. Posso estar errado, mas aposto que não. estou.

Reply

Quanto a Cerveró, Celso Daniel é um grande argumento. Com os petistas ninguém deve brincar.

Reply

Isso não é motivo de cassação de mandato?
Com certeza virão com o "não sei de nada"
Que merda essa País, e põe merda nisso.

Reply

E aí, Dona Folhona? Vai para a rimeira página? E aí Dona Globo? Vai sair no JN? Vai sair no Bom Dia Brasil? Vai sair na Globo News?

Reply

Cambada de vagabundos!
Fora PT!!!! Devolvam a Petrobras ao brasileiros!!!

Mariana

Reply

Estupefaciente - até para quem, infelizmente, já se acostumou às baixarias petralhas.

Reply

Coronel, veja isto:
http://painel.blogfolha.uol.com.br/2014/08/03/lula-reclama-de-falta-de-dialogo-com-dilma-sobre-rumos-de-campanha/
O Barba X9 pelo jeito viu que essa denúncia vai melar tudo e já tomou suas providências. Quer apostar quanto que vai vir uma seqüência de declarações como
- Dilma não deixa eu participar da campanha
- Eu não sabia de nada, ela era a presidente do conselho da Petrobrás
- Fui traído
-Dilma não é gente de minha confiança
E depois ele vai sumir. Isso se não fugir pra Itália, onde ele não apenas é cidadão mas ainda pelo jeito tem conexões com a Máfia.
Será que a gente, como cidadãos comuns, não pode protocolar um pedido de investigaćão das tranqueiras que Lula fez e enviar pra PGR?
porque pelo jeito, Aécio não vai fazer isso.
Se você está trabalhando junto com a direção da campanha, Coronel, ou conhece eles, precisa dizer que o povo não aguenta mais, e que precisa vir um tsunami também de ações judiciais. Temos, de qualquer jeito quebrar a blindagem do Lula, senão nada vai adiantar, mesmo que Aécio ganhe a cambada vai permanecer no poder por causa do aparelhamento do funcionalismo. Mas se a Besta Fera Barba X9 for escorraçada, acho que o processo de desinfecção do funcionalismo tem chances de acontecer.

Reply

Temos um governo de porcos (que me perdoem os suínos),

Reply

É o fim da rosca!


Lanterna.

Reply

Os comunistas para se manterem no poder TODOS OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS e a ética moral deles ´e o OPORTUNISMO, bem sabemos; são como o ladrão que aguarda v sair de casa para roubar com tranquilidade, e de preferencia carregar sua mudança.

Padre Rodrigo Maria detona o PT, a CNBB e os católicos que votam nos socialistas/comunistas!
http://youtube.com.watch?v=msowDN7rl



Reply

CEL,


A que ponto chegamos senhores, o Congresso Nacional virou palco de teatrinho PeTralha. Senhores políticos vocês não se envergonham?

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel.
Pais atrasado, população analfabeta, não se aprofundam nos acontecimentos, deixam se enganar, adoram serem ludibriados.
Alguns ainda dizem: "farinha do mesmo saco". A barca afundando de tanta "merda" que o "Pt" fez no poder, e ainda tem gente que ri, acha graça das porcarias das falcatruas, "elles" merecem, nos merecemos por nascer em pais que nunca chegará ao 1º Mundo.

Reply

Coronel, e o CACHACEIRO VAGABUNDO não vai falar porra nenhuma sobre o este escândalo???!

Reply

Petrobras: PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!!

Reply

Tudo para tentar livrar a cara da Gorda do paletó vermelho naquele imensurável escândalo da compra da refinaria de Pasadena.

CHEGA DE CORRUPÇÃO!!!

IMPEACHMENT NA ANTA GORDA!!!!

Reply

falta vergonha na cara de quem votou e vai votar novamente nessa corja. bando de socialista de livraria.

Reply

Quando o ministro do supremo disse que no Brasil os partidos era de mentirinha, causou um tremendo reboliço. Mas, a cada dia que passa os acontecimentos demonstram que ele estava certo. O grande pecado no Brasil atual não é cometer um crime; mas dizer que um crime foi cometido. Aliás quando esse grupo que está no poder é pego em um ato falho, eles dizem que nada sabem.

Reply